Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber porque não se pode usar álcool 96°GL, que é um álcool com apenas 4% de água para limpeza de placas, e só é indicado o uso de álcool isopropílico, qual a diferença de se usar um ou o outro na limpeza das placas de computador?

Se o problema é normalmente a oxidação dos contatos por causa da água, o álcool 96°GL evapora muito rápido, não deixando resíduo nenhum, e se for o caso as placas podem ser ventiladas para que a secagem seja mais rápida, sendo assim, o que impede o uso deste álcool?

Postado
Postado Originalmente por Eduardo Constantino@03 de março de 2005, 21:36

Gostaria de saber porque não se pode usar álcool 96°GL, que é um álcool com apenas 4% de água para limpeza de placas, e só é indicado o uso de álcool isopropílico, qual a diferença de se usar um ou o outro na limpeza das placas de computador?

Se o problema é normalmente a oxidação dos contatos por causa da água, o álcool 96°GL evapora muito rápido, não deixando resíduo nenhum, e se for o caso as placas podem ser ventiladas para que a secagem seja mais rápida, sendo assim, o que impede o uso deste álcool?

Mesmo que seja só 4% de agua, eu acredito que fique a umidade que com o tempo pode prejudicar a placa... Em todo caso eu uso o alcool isopropilico, é barato e mais "puro" :D

Postado

Saudações

O álcool 96ºGL possui 4% de água apenas enquanto está engarrafado. Ao entrar em contato com o ar, enquanto ele começa a evaporar, também começa a absorver a água presente na atmosfera através de um processo químico que não conheço. Aí, numa placa, o álcool evaporaria mas deixaria mais do que os 4% de água que ele continha antes.

Com o álcool isopropílico esse processo não ocorre. Ele tem uma outra composição química; não é apenas o conhecido álcool etílico com menos água, e sim um composto diferente.

No meu antigo trampo, o pessoal limpava as placas com álcool etílico 96º e, quando estava para chegar um cliente, botavam uma garrafinha de álcool isopropílico (que é mais caro) por perto, para parecer que esse é que foi usado... Isso era sacanagem.... <_<

Tranzorb.

Postado
Postado Originalmente por Tranzorb@03 de março de 2005, 23:14

Saudações

O álcool 96ºGL possui 4% de água apenas enquanto está engarrafado. Ao entrar em contato com o ar, enquanto ele começa a evaporar, também começa a absorver a água presente na atmosfera através de um processo químico que não conheço. Aí, numa placa, o álcool evaporaria mas deixaria mais do que os 4% de água que ele continha antes.

Com o álcool isopropílico esse processo não ocorre. Ele tem uma outra composição química; não é apenas o conhecido álcool etílico com menos água, e sim um composto diferente.

No meu antigo trampo, o pessoal limpava as placas com álcool etílico 96º e, quando estava para chegar um cliente, botavam uma garrafinha de álcool isopropílico (que é mais caro) por perto, para parecer que esse é que foi usado... Isso era sacanagem.... <_<

Tranzorb.

Dessa eu não sabia, aprendendo uma nova a cada dia :D

Economizar alcool isopropilico é demais, não custa quase nada uma garafa :blink:

Postado

Olá Medx!

Economizar alcool isopropilico é demais, não custa quase nada uma garafa

Realmente cara... firma pequena... E isso porque eu nem disse que, às vezes, eles compravam galões de álcool, pasme, em posto de combustível :ahh: , porque saia bem mais em conta. As placas ficavam com um aspecto engordurado e fedendo a gasolina...

Pois é...

Tranzorb.

Postado

O alcool isoproílico tem a fórmula diferente do 98º, o isopropílico é solvente orgânico para retirar as sujeiras de resina da solda, na internet tem informações técnicas de cada um.

• Curtir 1
Postado
Postado Originalmente por Tranzorb@04 de março de 2005, 00:15

Olá Medx!

Realmente cara... firma pequena... E isso porque eu nem disse que, às vezes, eles compravam galões de álcool, pasme, em posto de combustível  :ahh: , porque saia bem mais em conta. As placas ficavam com um aspecto engordurado e fedendo a gasolina...

Pois é...

Tranzorb.

Caramba Tranzorb e esta pequena empresa ainda vive?

È muita sacanagem o que eles faziam, acho que era questão de dias ou semanas para estas peças começarem a oxidar!

Ainda bem que existe estes pilantras heheheh , pois e melhor para quem trabalha honestamente !

valeu

• 2 meses depois...
Postado

O álcool comum contém água o que causa oxidação e até o curto circuito dependendo da peça que entrar em contato com ele, nunca use o álcool comum em eletrônica pois você poderá ter surpresas desagradáveis. :-BEER

Postado

Vende em casas de componentes eletrônicos ou em farmácias de manipulação, algumas farmácias comuns tb tem.

Fiquei sabendo q o isopropílico é utilizado para fazer perfumes tb.

quando utiliza o alcool normal a placa fica esbranquiçada depois de seca.... uma nojeira, mas para mim tb funciona desde que bem seca.

Agora o campeão é o transorb com alccol de posto!!! E olhe q o de posto contém metanol e uma media de 4 a 6% de gasolina q a Petrobras coloca para q os manos loucos não tomem como pinga!!!

Postado

caras

sera q serve o alcool absoluto??

procurei nas farmácias aqui perto pelo isopropílico mas só achei o absoluto.

mas ele num é absoluuuuuuuuuuuuuto.

é 99,5 %. e estava um pouco menos q 3 reais.

posso usar esse sem risco?

posso pedi na farm d manipulação? num sai mais caro não?

Postado
:naonao: Olá pessoal o alcool isopropilico evapora com mas facilidade e contem pouco quantidade de água em sua composição, pois é indicado para limpeza de componente eletricos... :bandeira:
  • 15 anos depois...
Postado

Certa vez, há pouco tempo, um colega trouxe uma placa de sinal de trânsito, que queimou com a chuva forte que ocorreu por aqui. Cidade pequena, ele me pediu para ver o que podia fazer pela placa.

A placa estava muito suja, condenada porque não funcionava. Não havia como piorar a situação dela.

Fiz o seguinte procedimento:

1 - Lavei com água e sabão, com auxílio de um pincel e de uma escova de dentes macia. 

2 - Enxaguei bem, com água comum da torneira.

3 - Passei álcool do posto de gasolina com a escova de dentes, porque ainda tinha sujeira nela. Mas não se deve demorar, pois o álcool é corrosivo.

4 - Sequei com um secador de cabelos de longe, pois tomei o cuidado para a placa não aquecer muito. 

Depois verifiquei que dos quatro circuitos iguais que a placa possuía, um estava funcionando e daí pude resolver o problema.

Um detalhe.

Como aposentado, faço o meu hobby com eletrônica e não tenho nenhum compromisso profissional. 

Já usei este método em diversas placas minhas e não tenho perdido nenhuma placa devido a este procedimento. 

GERALMENTE a placa não possui nenhum componente que estrague com este processo, mas há exceções. Por exemplo, nas superfícies delicadas da resistência de potenciômetros e de componentes que permitam acesso interno.

MOR_AL

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...