Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Kurumin - Dúvidas gerais... respondam e perguntem!


bigboss

Posts recomendados

Galera, aqui quem fala é Big Boss (Bruno) e estou postando este tópico pra tentar suprir todas - ou boa parte né :) - das dúvidas dos usuários de Kurumin, seja qual for sua versão, e relações com o Windows, DOS, etc.

E pra abri com chave de ouro ;), eu mesmo vou perguntar umas coisas, pois ja estou com muitos problemas ;/ (mas vou ajudar a responder tb noq eu puder)

1° Como fazer o disco de boot do kurumin 4, sem ser na instalação?

2° O meu Kurumin parou de subir logo após eu desligar o PC e retirar um gravador de CD. Dai eu liguei e ele acusa q não há SO (Sistema Operacional) instalado. Agora só posso dar boot pelo CD, mas mesmo assim num adianta né, porque pelo CD num tem como entrar no Kurumin instalado no HD, ou tem? Eu já tentei reconfigurar o Lilo entrando na pasta dele, rodando o Kurumin do CD, mas ele num deixa gravar, mas mesmo assim tá certo lá.

3° A um tempo atrás, eu tava com o Kurumin nas primeiras partições (Swap e Reiserfs), o WindowsXP (fat32) na terceira e uma Fat32 pra backup era a quarta. Pra liberar espaço pro WindowsXP, eu fui tirar o Kurumin e reparticionar pelo QParted a unidade C: Fat32 do XP.

_Só q ao tirar as partições do Kurumin e reiniciar o PC, o windows não subiu, nem apareceu o Lilo, nem nada. Aliás ele simplesmente num fala nada... nem q num tem S.O., nem q é disco invalido... nada.

_Dai fui instala o Win98SE em cima do XP, já q ele era Fat32 tb, e num deu certo, ele tb num sobe.

_Recolokei o Kurumin, mas aconteceu o caso da 3ª pergunta (acima). fui tentar instalar o win98se na unidade D:, a extendida, mas antes da serial, quando ele tá analisando o HD (depois do scandisk), ele fala q num dá pra grava nada na unidade, bla bla bla, e pede pra q se eu tiver um arquivo .HPSC, q eu crie um "sie lá o que" de reinicialização! Q isso?!

5ª E aí pessoal, o que faço pra "revive" o Kurumin, ou o Windows, ou os dois?! Será q refazer todas as partições é o unico jeito?

Agora outras perguntas sobre o Kurumin:

1ª Pra mim conectar na Internet, eu uso Virtua. So q eu tenho q, sempre q inicia o PC, ir lá no menu KDE, depois 'Internet', depois 'Conectar a Internet ou conf...' e clicar no item "Conecta mas não navega" e configurar tudo lá. So assim pra a internet começar a funcionar... num tem um jeito de sempre q iniciar o PC o Kuruma fazer isso pra mim? Algo como script (acho...), ou registrar na inicialização?

2ª Alguém consegue "ativar a aceleração" nos jogos de uma Voodoo4 4500 AGP? Esse modelo é o unico q num tem no Kurumim (so 3 e 5).

Bom galera, quero ver todo mundo respondendo e, logico, perguntando tb, pra gente acumular ainda mais conhecimento dobre o Kurumin e Linux.

Flws!

:sne:Big Boss®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

respostas:

1 - vai no terminal e digite "syslinux /dev/fd0", com um disquete em branco no drive.

2 - pra resolver isso faz assim:

- vai no terminal, modo root

- monte a partição assim: mount /dev/hd?? /mnt/hd?? (seja lá onde for sua partição do kuruma), não vale montar pelo modo convencional porque dá :priv: .

- digite "chroot /mnt/hd??"

- digite "mount -t proc /proc proc

nesse ponto é como se você tivesse o modo terminal do kuruma instalado aí no teu hd, mas pra abrir trecos gráficos já é mais complicado.

- faça o q for necessário

- digite "umount /proc" e depois "exit" pra sair

3 - o Windows não consegue trabalhar em outra partição que não seja aquela onde ele foi instalado. como ele não enxerga as partições linux ele ficava como C: . você colocou uma partição q ele enxergava, então pela contagem de partições ele passou a ser D:. aí já viu né? telinha azul correndo solto....

5 (cadê a 4?) - prestenssão nesse pequeno detalhe da próxima vez, planeje bem a instalação e faça backup de tudo o que for importante. se der zebra apague e começe do zero.

respostas p/ perguntas do kuruma:

1 - arrasta aquele ícone pra pasta /home/usuario/Desktop/.kde/autostart (hehehehehe...)

2 - acho q não dá cara... :cry:

té+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!