Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formatar ou não formatar !?


J.J.

Posts recomendados

Ok, o objetivo deste tópico é somente um: discutir, do ponto de vista de um técnico em informática prestando serviços para clientes domésticos, a validade de se utilizar do procedimento de formatação do HD como ferramenta de manutenção.

Deixem-me explicar melhor. Eu NÃO sou técnico. Estou cursando há tres meses o curso de Técnico de Informática da Microcamp (curso certificiado pelo MEC, duraçao de três anos e meio). Como TODO curso, cursinho e faculdade, ele tem pontos negativos E positivos, mas sou da opinião que o aluno é que faz o aprendizado.

Portanto eu, constantemente, "cutuco" os professores e professoras com relação a certos assuntos sobre os quais acabo tendo algum conhecimento de tanto ler ou fuçar.

Neste caso, é a questão de formatr o HD. Há várias opiniões de pessoas MUITO mais habilitadas do que eu nos diversos fóruns do Clube do Hardware dizendo que formatar o hd por qualquer problema que apareça é incapacidade do técnico. Vírus ? Anti-vírus nele. Spyware ? Anti spyware nele. Problemos no registro ? Limpa o registro na unha ou com auxílio de um software...

Estou ajudando um vizinho com uma máquina que ele tem que pegou alguns spywares terríveis, e tenho sentido uma dificuldade enorme para remover o danado, já faz uma semana que tenha estudado o problema para resolvê-lo.

Já recebi algumas dicas e tenho algumas opções para solucionar o problema, mas, pensem bem, nós, como técnicos e futuros técnicos, ganhamos por visita, por solução de problema, não por hora. Será que em um caso particularmente mais complicado, não seria interessante partir para a formatação, usando a técnica do "espelhamento" ? (obs.: não sei como funciona esta técnica, meu professor me informou que,m em certos casos, principalmente para usuários domésticos, o espelhamento, que aprenderemos durante o módulo de hardware do curso, permite criar um particionamente, salvando as informações mais importantes com rapidez e segurança, e permitindo uma rápida re-instalação do Windows, sem prejuízo ao cliente)

Perceba que NÃO estou dizendo para dar um mal atendimento ao cliente, apenas usar, dentre as várias possibilidades, aquela mais simples, rápida e prática, que dará um bom resultado ao cliente, ao mesmo tempo que não nos fará perder um tempo proibitivo com um atendimento que não renderá de acordo com trabalho que nos dará, caso tentássemos resolver a questão de outra forma.

Apesar de não conhecer NADA de informática, eu sei que, todo e qualquer dificuldade ou situação, em informática, tem, sempre, pelo menos duas soluções, senão mais ! Porque não usar a mais simples, rápida e igualmente eficiente, para o bem do cliente E do nosso próprio bem ? Podemos, perfeitamente, gastarmos quantas horas quisermos para resolvermos esses problemas com as NOSSAS máquinas, que tanto amamos...

Gostaria que opinassem porque, aqui no fórum, sempre li que formatar é coisa para "trocador de peça" e não de técnico de verdade. O link para a minha luta contra o spyware LoP segue abaixo. Abraços digitais para todos !

Marcelo "J.J." Machado

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=248934

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigão.

Apesar de informatica ser apenas o meu hobby. minha profissão é completamente diferente. sou formado em "MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICROS", "TÉCNICO EM ELETRÔNICA -RADIO E TV", "TÉCNICO EM ELETRÔNICA DIGITAL", "DOS - REDE - WINDOWS". fiz varios cursos e vou entrar agora em outros.

O que posso te dizer que simplicar a coisa é sempre bom, desde que a qualidade de seus serviços não caia. ou seja que seu serviços sejam feitos com qualidade e que o cliente fique satisfeito, pois a alma do negocio é a propaganda. a propaganda positiva no maximo a pessoa fala para dois ou três e a propaganda negativa faz-se questão de espalhar para mais de dez.

Com relação a formatação e uma coisa muito relativa, as vezes o pc do cliente esta tão cheio de porcarias que no final você vai fazendo limpeza, excluindo arquivos e no final vira uma bola de neve, ou seja, um programa ja corrompeu outro e assim por diante ai você vai tendo mais e mais trabalho e perdendo tempo.

mas cada caso é um caso e vai da sua experiência e conhecimento se deve ou não formatar ou se da para ficar bom apenas fazendo uma boa faxina.

Quanto a virus e spywares não á necessidade de formatar. existem inumeros antisypwares, antivirus, varreduras-on-line, enfim ferramentas para remoção dos mesmos.

O importante de tudo é você estar sempre atualizado no que existe de melhor e a melhor forma de atender seu cliente.

O forum CDH é excelente, as pessoas aqui são inteligentes tem experiências e conhecimentos que sempre ajudam. Todos nós temos muita coisa para aprender. em informatica sempre surge coisas novas e temos que estar sempre atualizados. quem diz que sabe tudo na realidade não tem a humildade de aprender e consequentemente será um péssimo profissional.

Seja sempre você. siga seus instintos mas com humildade. isso é que fará a diferença na sua vida.

um abraço

:joia::joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos, ,

Sobre o assunto a cima, , tenho uma opnião, , não sei se é correta , , se não for favor me corrijirem, ,

O que sempre aprendi é que, a formatação funciona como se fosse uma borracha, você apaga, apaga, apaga, e chega uma hora que o papel rasga, a formatação faz isso também, , e o HD vai perdendo sua vida util , , claro que você precisa formatar Muuuuuito um HD para dar problema,, , mas !!!!!!

Aprendi uma dica que estou usando , , e esta dando certo, , da mais trabalho pois demora mais , , mas estou com um HD de 2Gb em um cliente que ja faz mais de 6 ou 7 anos não sei , ,e não tem nenhum BadCloster ou BadBlock, ,

Eu ai invés de formtar eu dou um bot pelo disquete, e utilizo o comando DELTREE, ele ira funcionar como um Branquinho, aquela tinta que se usa para apagar quando você erra com caneta, ,.

você vai colocando branquinho e o papel não rasga, logico que vai chegar uma hora que vai ficar ruim de escrever, , ou fica um acesso lento ao HD, ai sim você formata !! só que a cada 5 Deltree eu dou um Formt!!

Obrigado pela oportunidade, , espero não ter falado muita besteira. . e espero sim ter ajudado em algo

Alan A Manccini

Talnet Informatica Ltda ME

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

:D Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e aproveitando o tópico do colega, meu computador está apresentando alguns problemas, quero formatá-lo mas não sei como proceder, nunca fiz antes, queria que vocês me auxiliassem com uma explicação passo a passo de como formatar meu micro, meu pc é um pentium II.

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLá,

Bem , minha esperiencia é pequena, porém pelo pouco que conheço eu adoto a formatação em muitos casos com meus clientes.

Muitas vezes o mau uso, adolecentes tentando esconder o que olharam na net, sites que implanta spy, barras.. etc fazem com que o pc fique impraticável e qualquer solução que não seja o formatar se torna paleativa, porque um problema chama o outro, quando você remove um corrompe outro e etc.

Quanto a danos no HD, seriam nescessárias muitas formatações para prejudicá-lo, o que não acontece na maioria dos usuários domésticos normais.

Espero ter ajudado

Marcio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem casos em que a formatação é a melhor saída.

Existem spywares que a pessoa baixa, como o msn plus, etc., que são muito chatos de se retirar. E também, na formatação todos os possíveis problemas somem de vez.

Se o usuário fizer um backup das coisas mais importantes, a formatação é algo simples e muito eficiente.

Praticamente uma adaptação daquela teoria conhecida como "Navalhas Occam", que diz que se há duas explicações que dão exatamente o mesmo resultado, provavelmente a mais simples é que está correto. Nesse caso, poderia-se dizer que se existem duas soluções para um problema, a mais simples pode ser a melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!