Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ODBII liga Injeção Eletrônica na Serial


angelodn

Posts recomendados

É um pouco off topic mas... Alguém sabe como fazer um cabo ODBII para interligar o conector de dados dos carros diretamente na porta serial?

Sei que estes cabos apesar de terem um padrão parecido com o da porta serial do computador diferem no quesito tensão, a tensão do conector do carro pode queimar a entrada do micro, ao menos foi o que lí em um site inglês, achei um projeto com o ci max232 que me parece ser bom mas alguém já fez esta conexão?

E sobre o software qual seria o mais recomendado? Existem alguns que chegam a colocar na tela do micro todos os sensores da injeção e seu estado no momento será que funcionam com carros nacionais?

Ps. o meu é um pálio 1.6 magnett mareli iaw-1g7.

Este é um projeto de interface:

http://www.geocities.com/MotorCity/Shop/99...Serial8192.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O OBD-2 é obrigatório na União Européia desde 2000, existe 3 tipos de protocolos:

- ISO: é usado pelos fabricantes Europeus e Asisaticos

- VPW e PWM: são usado pelos fabricantes Americanos (sempre do contra :P )

A Elektor publicou uma interface OBD-2 nas edições 17 e 18, usando um CI dedicado: ELM 323

Existem alguns outros esquemas pela internet, você tem que verificar qual o protocolos que eles aceitam. Quanto ao software, você pode baixar gratuitamente o ScanTool

Só tome cuidado aonde você "mexe", para não detonar a injeção :P

E por mais que você mexa, a fisica sempre vai ser a mesma, para andar mais ele vai beber mais :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por neyton@15 de abril de 2005, 21:33

eu tambem me interessei, q q você acham? é fácil de conseguir esses chis 233 sei la o que aqui no brasil?

Esse CI você só comprar pela Internet, o fabricante vende pela internet e custa uns $16,50(U$12,37).

Eu sei que ele é PIC16C505 programado, nada impede de se usar um PIC(com portal serial) e programá-lo

Só precisa descobrir qual o protocolo que o seu carro usa :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OBD-2 é obrigatório na União Européia desde 2000, existe 3 tipos de protocolos:

- ISO: é usado pelos fabricantes Europeus e Asisaticos

- VPW e PWM: são usado pelos fabricantes Americanos (sempre do contra  )

????

E estes protocolos diferentes são ligados com o mesmo circuito só difere o programa ou cada padrão exige um circuito diferente??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha como é o CONECTOR dá para saber pelos fios qual é o protocolo usado.

Os circuitos são diferentes para cada protocolo, muda o programa no PIC.

A MTE-Thomson é distribuidor do ScanTools aqui no Brasil, não sei se eles vendem os kits, só vi no site do ScanTool:

MTE-THOMSON Ind. e Com. LTDA

Av. Moinho Fabrini 1067

São Bernardo do Campo, São Paulo, 09862-002

Brazil

Phone: 55-11-4393-4343

Fax: 55-11-4393-4363

Email: [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Spinner@17 de abril de 2005, 18:31

perae Medx... esse circuito usa é o CI MAX 233A da Maxim, que não é um PIC, é um CI para comunicações seriais...

Eu sei, não estava falando dele, estava falando do ELM 323 da ELM Eletronics(usado no projeto da Elektor e no ScanTool). Ele é um PIC 16C505 com um programa para cada tipo de protocolo :-BEER

Eu tenho outros esquemas em pdf, se alguém quiser é só pedir por MSN

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Medx@17 de abril de 2005, 22:13

Eu sei, não estava falando dele, estava falando do ELM 323 da ELM Eletronics(usado no projeto da Elektor e no ScanTool). Ele é um PIC 16C505 com um programa para cada tipo de protocolo  :-BEER

Eu tenho outros esquemas em pdf, se alguém quiser é só pedir por MSN

a sim... entendi...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei descobrindo algo nesta foto :

http://www.injetronic.com.br/adm/bin/a9_zo...if&l=Figura%201

Identifica o conector como aldl será que tem haver com o protocolo utilizado? O conector tem 3 fios e pelo que descobri a ordem é vcc, data e gnd a comunicação unilateral é feita em 1 fio apenas??

Abraços e obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por angelodn+19 de abril de 2005, 23:09-->
Acabei descobrindo algo nesta foto :

http://www.injetronic.com.br/adm/bin/a9_zo...if&l=Figura%201

Identifica o conector como aldl será que tem haver com o protocolo utilizado? O conector tem 3 fios e pelo que descobri  a ordem é vcc, data e gnd a comunicação unilateral é feita em 1 fio apenas??

Abraços e obrigado pela ajuda.

O OBD2 usa 4 ou 5 fios, dependendo da posição deles no conetor dá para saber qual é o protocolo usado, como eu disse acima.

Medx@16 de abril de 2005, 14:10

Olha como é o CONECTOR dá para saber pelos fios qual é o protocolo usado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então ferrou tudo o meu deve ser outro padrão pois é um conector simples de 3 fios de nome aldl, o celta do meu pai tem um conector padrão odb2 e já ví ele ao lado da caixa de fusíveis, o meu fica dentro do motor.... vou tentar espetar um max233 destes para ver se funciona, é só encontrar ele aqui em Curitiba!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por angelodn@20 de abril de 2005, 00:38

Então ferrou tudo o meu deve ser outro padrão pois é um conector simples de 3 fios de nome aldl, o celta do meu pai tem um conector padrão odb2 e já ví ele ao lado da caixa de fusíveis, o meu fica dentro do motor.... vou tentar espetar um max233 destes para ver se funciona, é só encontrar ele aqui em Curitiba!!

Procura descobrir qual o protocolo antes de "espetar", você pode danificar algo.

Que ano é seu carro? Pergunta pro pessoal na Agência sobre o protocolo :-BEER

Acho que a Farnell deve ter esse MAX233, olha lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Saiu uma matéria na Saber Eletrônica no 388

INJEÇÃO ELETRÔNICA MULTEC EFI – 6

autor(es): Alexandre Capelli

Recebemos várias solicitações dos leitores para continuar explorando a “eletrônica embarcada” em veículos automotores. Atendendo aos pedidos, preparamos este artigo do módulo de injeção eletrônica MULTEC EFI – 6, que equipa vários carros da linha GM (Corsa; S10). O grande diferencial é que mostramos como diagnosticar problemas utilizando apenas um multímetro e um simples “analisador de polaridade”, cuja montagem é proposta na matéria. Sem dúvida, uma ótima solução para os profissionais que não dispõem de um scanner.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

:cry::cry::cry:

A alguns dias comprei uma CI da ELM, o ELM323 e montei um circuito (em um protoboard) conforme a documentação da ELM; porém não funcionou conforme o esperado.

Segundo a documentação, eu deveria conectar o circuito no meu PC, executar o hyper terminal e dar o comando ATZ, que é um comando para verificar a conexão com um equipamento serial; a resposta deste comando deveria ser OK, porém não recebo nenhuma resposta no Hyper Terminal.

Cheguei a colocar alguns leds no circuito para tentar entender o que estava acontecendo e o LED que indica conexão com o PC ficou ligado o tempo todo, informando que havia conexão com o PC o que significa que esta certo, mas não funciona.

Já fiz todos os passos que estão descritos no help do site da ELM e não funcionou.

Alguém montou algum circuito utilizando o chip da ELM?

Alguém tem alguma ideia do que fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a porta odb pode servir tb para reprogramar a centralina (central electronica do carro ) k pode aumentar uns cavalos no carro e dar mnais potencia e para não dizer k quem tiver um portatil pode ir ''esticar' o carro com o pc ligado la k aquilo com o softwre correto regista tudo do carro e pode-se ficar a conhecer melhor o carro :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por andrerodrigues@14 de junho de 2005, 10:19

:cry:  :cry:  :cry:

A alguns dias comprei uma CI da ELM, o ELM323 e montei um circuito (em um protoboard) conforme a documentação da ELM; porém não funcionou conforme o esperado.

Segundo a documentação, eu deveria conectar o circuito no meu PC, executar o hyper terminal e dar o comando ATZ, que é um comando para verificar a conexão com um equipamento serial; a resposta deste comando deveria ser OK, porém não recebo nenhuma resposta no Hyper Terminal.

Cheguei a colocar alguns leds no circuito para tentar entender o que estava acontecendo e o LED que indica conexão com o PC ficou ligado o tempo todo, informando que havia conexão com o PC o que significa que esta certo, mas não funciona.

Já fiz todos os passos que estão descritos no help do site da ELM e não funcionou.

Alguém montou algum circuito utilizando o chip da ELM?

Alguém tem alguma ideia do que fazer?

A Elektor publicou um circuito usando o ELM323 e eles dizem para usar o ScanTool, faz um teste com esse software :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por feiefaria@29 de junho de 2005, 18:30

Tô tentando montar isto tb para o gol OBD2 ISO e montei dois circuitos e não funcionou, usando fotoacopladores....agora eu queria ver se com o ELM323 funciona...só não consegui encontrar este CI....

Eduardo

Acho que você só compra pelo site deles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!