Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD athlon ....


Posts recomendados

O dissipador do 21b é melhor do que o desse 39b, mas a ventoinha desse 39b é mais silenciosa do que a do 21b. Para o seu processador ele vai dar conta do recado sem nem muito esforco.

Para trocar basta tirar o cooler antigo, limpar o processador (com um cotonete ou algo macio para não arranhar nada), aplicar uma camada bem fininha de pasta térmica no die (aquele cristalzinho que fica no meio do processador) e colocar o cooler novo e não esquecer de ligar a alimentacão dele no lugar apropriado da sua placa mãe.

Procura aqui pelo forum que você vai encontrar um video que mostra a maneira correta de aplicar a pasta térmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pv_fernandes@14 de abril de 2005, 23:02

Entendo pouco disso achei esse modelo aqui ( Vcom Cooler S462-39B825 ) por R$ 30 . Esse ta bom para mim.

é fácil para eu trocar, como faço?

VLWWWW

o 39B tem o mesmo desempenho do 21B e é mais silêncioso, para trocar o cooler use uma chave de fenda para desprender o cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dvs@17 de abril de 2005, 12:43

EM 85º O PROCESSADOR não QUEIMA?

opa amigo pelo menos até hoje não ..heheh eu estou usando o Matherbord monitor ....

mas ontem dei uma boa limpada no disipador e a temp. caiu para 76 ºc.

vle por todo ai pessoal....logo logo já troco esse cooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pv_fernandes@18 de abril de 2005, 04:17

opa amigo pelo menos até hoje não ..heheh eu estou usando o Matherbord monitor ....

mas ontem dei uma boa limpada no disipador e a temp. caiu para 76 ºc.

vle por todo ai pessoal....logo logo já troco esse cooler

depois posta o resultado da troca do cooler...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IMPORTANTE

O meu ja chegou em 80 no asus probe... abri o pc pra ver se descobria algo e sabe o q eu descobri? o cara q montou colocou aquele cooler adicional embaixo da fonte virado ao contrario, ou seja ao invés de jogar ar para fora do gabinete ele estava jogando o ar quente em cima do processador novamente. Foi so virar o cooler e agora meu processador não passou de 55º.... Cuidem-se pois tem cada um que monta mal pc....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Refrigeração de computadores

por Equipe IdealGuide.net

Olá! Neste tutorial vamos tentar ajudá-lo a acabar com um tormento que assola a maioria dos power-users de computador hoje em dia: o superaquecimento do sistema. Os sintomas são clássicos: travamentos, instabilidade e - para os mais hardcore - impossibilidade de fazer aquele overclock que você vem sonhando a tempos.

Se você gosta de "overclockar" seu computador (obter um desempenho do processador acima do normal), quer um pouco mais de estabilidade ao usar a máquina ou mesmo diminiur o desgaste causado pela alta temperatura, continue lendo: este artigo é para você!

O método que vou apresentar para melhorar o resfriamento do computador foi testado e comprovado por mim, após momentos de raiva à frente de meu Athlon XP 2800+. Os sintomas eram tão clássicos como os que abrem este texto: piques de velocidade (e lentidão) - também conhecido por instabilidade e temperatura acima da média, impossibilidando qualquer sonho de overclock. Após muitas pesquisas pela Internet e testes com meu próprio computador, consegui chegar a uma solução e é esta que vou apresentar para vocês agora.

Resfriando seu computador

Minha primeira ideia - obviamente - foi tentar cortar o problema pela raiz: trocar o cooler do processador. Após uma pesquisa de preços e modelos, optei por um Thermaltake Volcano 9, que custa cerca de R$ 90,00 em BH, e que é totalmente compatível com os processadores Athlon XP.

Depois de adquirido o Volcano, retirei o cooler original do processador, limpei o processador, apliquei pasta términa sobre o mesmo novamente e remontei o AXP sobre a placa.

Ao ligar o computador, realizei que estava encarando meu primeiro problema: mesmo com as opções de regulagem de velocidade oferecidas pelo cooler, o conhecido estrondo do Volcano. Naturalmente, se eu abaixasse a velocidade, diminuiria o barulho e aumentaria a temperatura, acontecendo o inverso se eu aumentasse.

Mas nem tudo estava perdido: há uma lógica que todos conhecem mas - misteriosamente - se esquecem de aplicar à técnica de resfriamento de computadores: para que se abaixe a temperatura, deve ser criada uma boa circulação de ar dentro do gabinete. Veja a figura abaixo:

esquema_circulacao.jpg

Para que isso fosse possível, foi necessária a aquisição de mais R$ 45,00 por um cooler da Vcom (velocidade máxima de 3000 RPM). Então regulei a velocidade do Volcano para aproximadamente os mesmos 3000 RPM, e coloquei o Vcom como exaustor, como mostra a foto abaixo. Assim, o computador ficou mais silencioso, e a temperatura do processador abaixou de 55ºC para cerca de 49ºC e a da placa mãe - que chagava aos 43ºC - caiu para cerca de 31ºC, evidentemente reduzindo os danos que seriam causados pelas altas temperaturas, mas que ficam mais evidentes quando a idade começa a chegar.

foto_pc_thiago.jpg

Repare na imagem acima que o exaustor deve ficar um pouco acima do cooler, de modo que o ar quente que está subindo seja expluso do interior do gabinete pelo exaustor.

Algo importante de ser lembrado é que os processadores são construídos para funcionar a temperaturas de até 90ºC. Entretanto, isso é definitivamente desaconselhável, você estaria "com a faca nos dentes", trabalhando com uma máquina a pouquíssimos graus de queimar o processador, ou danificar a placa-mãe e seus componentes.

O que checar antes?

Antes de adquirir um novo cooler, procure um cooler compatível com seu processador e principalmente com sua placa mãe, pois existem no mercado coolers com dissipadores que não se adaptam perfeitamente à placa-mãe.

Monitoramento

Se você ainda não possui algum programa que monitore a temperatura do computador (sem ser o Hardware Monitor do Setup da sua BIOS), você já deveria estar usando algum. Antes de sair baixando qualquer coisa pela rede, cheque primeiro o CD da sua placa mãe, que geralmente possui algum software desse tipo, como o ASUS Probe. Se no CD não tiver nada mesmo, aconselho os seguintes: Speed Fan, MBProbe e VCool.

Espero que este artigo tenha sido útil para você! Bons overclocks!

(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE ARTIGO FORAM RETIRADAS DO SITE http://www.idealguide.net)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!