Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso de memorias de velocidades diferentes


Acemanbr

Posts recomendados

E ai pessoal.

Eu tenho 256MB de memoriam ram. O pente é 25MB DDR 333

Eu comprie mais um pente de 256MB pra ficar com 512MB.

só que o segundo pente é 256MB DDR 400.

O cara da loja me disse que não tem problema utilizar pentes

de velocidades diferentes. Eu sei lá. Eu procurei na net e vi que

alguns dizem que não tem problema. A unica coisa que acontece é que

o pente de 400 vai trabalhar a uma velocidade de 333. só isso.

Outros dizem que se misturar memorias de velocidades diferentes,

o micro nem liga, e que depois pode queimar um dos pentes.

Eu to com os dois pentes ligados aqui no PC e tá fucionando normal.

Alguem sabe se no final das contas isso pode dá problema ou não??

Valeu galera!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Gostaria de saber a mesma resposta da pergunta acima, porém meu problema é o contrário. Tenho uma memória de 128 MB no 1º slot e coloquei uma memória de 512 MB no 2ª slot (observação: só reconhece 256 MB). O manual da minha placa mãe diz que suporta 512 MB em cada slot, totalizando 1.5 GB (são 3 slot's). Mas isso não é verdade, pois a memória de 512 MB PC 133 não foi reconhecida. Ouvi dizer que se colocar uma de 512 MB PC 100 vai funcionar. Isso é verdade ? Vai dar algum problema ?

Placa mãe:

Tipo de processador Intel Pentium IIIE, 1000 MHz (7.5 x 133)

Nome da Placa Mãe Soyo 7VBA133 (2 ISA, 5 PCI, 1 AGP, 3 DIMM, Audio)

Memória do Sistema 384 MB (SDRAM)

Propriedades do controlador de memória:

Memória entrelaçada suportada 4-Way

Memória entrelaçada atual 4-Way

Velocidade de memória suportada 70ns, 60ns

Tipos de memória suportadas SPM, FPM, EDO, Parity, ECC, SIMM, DIMM, SDRAM

Voltagens de memória suportados 5V, 3.3V

Tamanho máximo dos módulos de memória 256 MB

Propriedades do módulo de memória:

Nome do módulo Micro Memory Bank

Tamanho do módulo 512 MB (1 rows, 4 banks)

Tipo de memória SDRAM

Velocidade da memória PC133 (133 MHz)

Largura do módulo 64 bit

Taxa de atualização Reduzido (7.8 us), Self-Refresh

Latência CAS máxima 3.0 (7.5 ns @ 133 MHz)

Segunda maior latência CAS 2.0 (10.0 ns @ 100 MHz)

Aguardo resposta,

Valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho 256MB de memoriam ram. O pente é 25MB DDR 333

Eu comprie mais um pente de 256MB pra ficar com 512MB.

só que o segundo pente é 256MB DDR 400.

O cara da loja me disse que não tem problema utilizar pentes

de velocidades diferentes. Eu sei lá. Eu procurei na net e vi que

alguns dizem que não tem problema. A unica coisa que acontece é que

o pente de 400 vai trabalhar a uma velocidade de 333. só isso.

Acemanbr

E é isso mesmo, caro Acemanbr! Não se preocupe!... :rolleyes:

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Memória do Sistema 384 MB (SDRAM); Tamanho máximo dos módulos de memória 256 MB; Tamanho do módulo 512 MB (1 rows, 4 banks)

scooty

Amigo scooty, confesso minha ignorância!... Não entendi nada!!!

você entendeu?

:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:aranha: Caros colegas.....

Teoricamente ( na teoria evidentemente), acontece que memorias de freqüências diferentes, por serem do tipo sdram ( memorias de sincornismo dinâmico) elas devem sincorinzar na freqüência mais baixa.

Mas na prática, as memorias que nos compramos não são de boa qualidade, na maioria das vezes podendo sim algumas vezes dar problema....

Na minha opinão, aconselho comprar ou memórias de boa qualidade ( de freqüências diferentes) ou memorias de freqüências iguais ( no outro caso).

Espero ter ajudado...

Ate mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fragoso,

Desculpe a explicação confusa. É o seguinte, tenho uma memória SDRAM de 128 MB PC 133 e coloquei mais uma memória SDRAM de 512 MB PC 133, porém meu computador não reconhece os 640 MB (512 + 128) e sim 384 MB (128 + 256).

Para fazer um teste eu coloquei somente a mémoria de 512 MB e foi reconhecido 256 MB, porém no manual da minha placa mãe Soyo 7VBA133 diz que suporta 512 MB em cada slot, totalizando 1.5 GB (são 3 slot's).

Já testei essa memória de 512 MB tanto a genérica como uma de marca (Samsung) mas não funcionou. Ouvi dizer que se colocar uma de 512 MB PC 100 vai funcionar. Isso é verdade ? Vou perder muita performance se funcionar com a 512 MB PC 100 mais a 128 MB PC 133 ? Ou melhor colocar uma de 256 MB PC 133 ?

Agradeço a atenção.

Obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Scooty, talvez o problema esteja no numero de chips da memória,

o que pode significar uma densidade acima do suportado pela sua

placa. Não, não entendo nada do assunto, mas acabei de ler sobre

isso nesse tópico fixo:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....showtopic=68122

Mas, pegando carona nesse post, gostaria então de me certificar:

Eu tenho um módulo de 512 mB 133MHz (PC2100).

Minha placa é uma ASUS p4s8x-x.

O site sa Asus diz o seguinte:

3 x 184-pin DDR DIMM Sockets

support max. 3GB PC2700/PC2100/PC1600

non-ECC DDR SDRAM memory

Não entendi essa última parte, mas constato

que ela suporta um novo módulo de 512 MB de 333MHz(PC2700).

Mas, afinal, esse novo módulo trabalharia a 133MHZ, é?

Se, sim, devo me aborrecer com essa diferença ou não

significa tanto?

falou, valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes:

scooty, o que me chamou a atenção foi isto > Tamanho máximo dos módulos de memória 256 MB... Então, embora você tenha dito que no Manual da Placa diz que suporta 512 MB em cada slot, acredito que o Manual não está condizente com a verdade!...

Um conselho > Tire esse módulo SDRAM de 128MB PC 133 e coloque três módulos de 256MB SDRAM PC 133. você irá ficar com 768MB de Memória em lugar dos 640MB que está pretendendo! Venda ou troque esses módulos que você tem por 3 de 256MB!... :rolleyes:

kita, pergunto > Por que tem um módulo de 512MB 133MHz (PC2100) e quer colocar um módulo de 512MB de 333MHz (PC2700)??? Lógico que haverá diferença... Não irá se aborrecer muito! Mas, por que se aborrecer? Coloque um igual a esse que já está aí!

512MB 133MHz (PC2100)!!!

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, sabe que tá meio difícil encontrar um pente de 512 MB de 266 mhz (sim, descobri que é 2x133 mhz :wacko: )? E se tem pode até ser mais caro que um 333 mhz, que tem a rodo.

Tem uma outra questão que um amigo trouxe: ele sugeriu não só usar a mesma velocidade, mas a mesma marca do outro. Exagero?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kita, eu já li esse tópico várias vezes. Mas o problema é como descobrir a densidade suportada pela minha placa mãe ? No manual dela e em nenhum outro software (AIDA, Everrest, Sandra) não achei esta informação. O número de chips na mémoria são os chips pretos colados em ambos os lados do pente ?

Fragoso, esta informação: "Tamanho máximo dos módulos de memória 256 MB" foi retirada do programa Everest Professional. O programa AIDA 32 também diz essa mesma informação, porém em ambos os programas aparece uma advertência:"A precisão DMI não pode ser garantida". Ou seja, as informação não são totalmente confiáveis. Tanto é que esse programa me diz que tenho 4 slots para colocar memória, quando na verdade só tenho 3. O programa Sandra me diz outra informação: "Maximum Installable Memory: 512MB". Ou seja, em cada módulo. E o manual da placa mãe me diz a mesma coisa e também usar memória conforme a velocidade do barramento atual. Acredito mais no manual do placa mãe (SOYO 7vba133)

Gostaria de saber se colocar uma memória de 512 MB PC 100 irá afetar significativamente o funcionamento do computador.

Obrigado.

PS: a memória atual de 512 MB PC 133 só é reconhecida como 256 MB. Memory Module 2 : Micro Memory Bank 512MB 16x(64Mx4) SDRAM PC133U-333-542 (CL3 up to 133MHz) (CL2 up to 100MHz).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida parecida.

Minha MB trabalha a 266MHz (MB ECS e processador Athlon XP 1800+). Tenho um pente DDR266 de 256MB. Quero colocar um pente de de 512MB (junto com esse de 256MB). Porém, tá difícil achar memória DDR266. Posso colocar uma DDR333 para trabalhar junto com minha memo atual? Sei que ela vai trabalhar a 266, mas terei alguma perda de performance, pelo fato de estar usando ela num barramento mais lento para o qual ela foi projetada? Quais fatores devo levar em conta para haver compatibilidade entre meu pente atual e o pente novo?

Li em alguns tópicos do forum o pessoal falando em latência, e outras coisas. Não tenho nem ideia quais sejam esses itens na minha memo atual. Como faço pra descobrir?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, como eu cheguei no final!

Vou responder um à um!

E serão dois postes... já que em um só deu erro!

Postado Originalmente por Acemanbr+28 de abril de 2005, 00:30-->
Eu tenho 256MB de memoriam ram. O pente é 25MB DDR 333

Eu comprie mais um pente de 256MB pra ficar com 512MB.

só que o segundo pente é 256MB DDR 400.

O cara da loja me disse que não tem problema utilizar pentes

de velocidades diferentes. Eu sei lá. Eu procurei na net e vi que

alguns dizem que não tem problema. A unica coisa que acontece é que

o pente de 400 vai trabalhar a uma velocidade de 333. só isso.

Outros dizem que se misturar memorias de velocidades diferentes,

o micro nem liga, e que depois pode queimar um dos pentes.

Eu to com os dois pentes ligados aqui no PC e tá fucionando normal.

Alguem sabe se no final das contas isso pode dá problema ou não??

Amigo, eu já liguei inúmeras vezes DDR266 com DDR400...

E não se preocupe a tensão das duas é o mesmo 2,5V... Não existe perigo de queimar sua memo!

E está funcionando! Que bom, não?!

É comum vendedor não entender nada, e saber pelas metades como é normal vendedor mala sem-alça querendo lhe vender mais do que precisa! eheh

Felicidades!

scooty@28 de abril de 2005, 00:55

Tenho uma memória de 128 MB no 1º slot e coloquei uma memória de 512 MB no 2ª slot (observação: só reconhece 256 MB). O manual da minha placa mãe diz que suporta 512 MB em cada slot, totalizando 1.5 GB (são 3 slot's). Mas isso não é verdade, pois a memória de 512 MB PC 133 não foi reconhecida. Ouvi dizer que se colocar uma de 512 MB PC 100 vai funcionar. Isso é verdade ? Vai dar algum problema ?

  Placa mãe:

      Tipo de processador                              Intel Pentium IIIE, 1000 MHz (7.5 x 133)

      Nome da Placa Mãe                                Soyo 7VBA133  (2 ISA, 5 PCI, 1 AGP, 3 DIMM, Audio)

      Memória do Sistema                                384 MB  (SDRAM)

Propriedades do controlador de memória:

      Memória entrelaçada suportada                    4-Way

      Memória entrelaçada atual                        4-Way

      Velocidade de memória suportada                  70ns, 60ns

      Tipos de memória suportadas                      SPM, FPM, EDO, Parity, ECC, SIMM, DIMM, SDRAM

      Voltagens de memória suportados                  5V, 3.3V

      Tamanho máximo dos módulos de memória            256 MB

   

Propriedades do módulo de memória:

      Nome do módulo                                    Micro Memory Bank

      Tamanho do módulo                                512 MB (1 rows, 4 banks)

      Tipo de memória                                  SDRAM

      Velocidade da memória                            PC133 (133 MHz)

      Largura do módulo                                64 bit

      Taxa de atualização                              Reduzido (7.8 us), Self-Refresh

      Latência CAS máxima                              3.0 (7.5 ns @ 133 MHz)

      Segunda maior latência CAS                        2.0 (10.0 ns @ 100 MHz)

Amigo, seu problema é densidade de memória! E existem tópico destacado sobre isso!

Sobre se um PC133 de 512MB não funciona e se uma PC100 de 512MB pode funcionar a resposta é longa!

Primeiro, quem acessa as memórias é o chipset, e este é naturalmente limitado a enxergar apenas a uma exata e máxima capacidade de memória em cada chip!

E sempre que colocar uma memória com chips com uma capacidade maior do que o chipset é capaz de "enxergar", seu módulo será reconhecido com uma quantidade menor memória!

E isso se deve a densidades do chip e não tem ligação com a freqüência dos módulos de memória!

Mas o que ocorre?! Em geral, a tabela de capacitor das memórias PC100 e PC133 utilizam tecnologias diferentes! Então, uma PC100 de 512MB e 16chips pode ser reconhecida corretamente, apesar de uma PC133 de 512MB e 16chips não ser!

A explicação? Como dizia os chips possuem características diferentes!

O chipset por ser limitado tanto em enxergar em cada chips PALAVRAS de um determinado tamanho, quanto uma certa quantidade de colunas e linhas em cada chip, e até acredito que uma quantidade de bancos de memória em cada chip!

Um exemplo:

Cada chip pode ser dividido internamente em 4 bancos, e guardar 32Mega de PALAVRAS ( WORDs ) de 8bits.

E se o chip for limitado a enxergar apenas dois bancos por chip, ou limitado a enxergar apenas 16M por chip ou limitado a enxergar apenas 4bits por chip, sua memória será reconhecida pela metade ou até menos!

E por isso, a chance de um modulo PC100, por ser mais antigo, e, exatamente por isso, possuir a mesma tecnologia que o chipset suporta é maior do que a chance um módulo PC133 possuir a mesmo e velha tecnologia!

Entendeu?!

Mas na verdade, existem outros limitantes também... como quantidade de páginas de memória por slot ou mesmo bancos...

(...)

Mas você entendeu!?

Felicidades!

(Obs.: sobre as especificações que você postou... se quiser posso lhe explicar!)

Postado Originalmente por Fragoso+28 de abril de 2005, 02:37-->
Amigo scooty, confesso minha ignorância!... Não entendi nada!!!

você entendeu?

Amigo Fragoso, o que você não entendeu?!

Se for esse trecho: (1 rows, 4 banks)

Eu fiz um tópico exatamente por isso!

Clique aqui, para uma explicação e pode ler logo meu último comentário!

Felicidades!

Postado Originalmente por wolgrandfsousa@28 de abril de 2005, 09:49

Na minha opinão, aconselho comprar ou memórias de boa qualidade ( de freqüências diferentes) ou memorias de freqüências iguais ( no outro caso).

Amigo, como respondi acima, não acredito que esse seja o problema!

Postado Originalmente por scooty@28 de abril de 2005, 13:55

Tenho uma memória SDRAM de 128 MB PC 133 e coloquei mais uma memória SDRAM de 512 MB PC 133, porém meu computador não reconhece  os 640 MB (512 + 128) e sim 384 MB (128 + 256). 

Porém no manual da minha placa mãe Soyo 7VBA133 diz que suporta 512 MB em cada slot, totalizando 1.5 GB (são 3 slot's).

Acho que já lhe respondi, mas devo fazer mais uma resalva...

Em geral, esses valores são para memórias Double Sided e de 16 chips!

Logo, se você colocar uma memo com a mesma capacidade da do manual, porém, com apenas 8 chips e, principalmente, se ele possuir apenas 4, não será completamente reconhecida por motivos já explicados!

Felicidades!

kita@28 de abril de 2005, 18:42

Eu tenho um módulo de 512 mB 133MHz (PC2100).

O site sa Asus diz o seguinte:

3 x 184-pin DDR DIMM Sockets

support max. 3GB PC2700/PC2100/PC1600

non-ECC DDR SDRAM memory

Não entendi essa última parte, mas constato

que ela suporta um novo módulo de 512 MB de 333MHz(PC2700).

Mas, afinal, esse novo módulo trabalharia a 133MHZ, é?

Se, sim, devo me aborrecer com essa diferença ou não

significa tanto?

Amigo, você tem uma DDR266 ( Ela possui clock real de 133 e clock efetivo de 266Mhz... Para meu comentário não ficar gigantesco, lhe pergunto: entendeu?

Se não, é só dizer que lhe explico!)... também não lhe entendi direito! eheh

Você colocou um outro módulo, para testar, DDR333 de 512MB? E fui perfeitamente reconhecido?!

De qualquer maneira, é o seguinte: Sua placa mãe aceita, pelo trecho apresentado acima, até 3GB de memórias! Logo, ela aceita até 1GB de memória por slot! E além disso, ela aceita que as memórias rodem nos valores DDR200,DDR266 e DDR333.

Se você colocar uma DDR550, por exemplo, ela rodará no máximo até 333Mhz...

Se seu processador tiver FSB de 533 e suas memos estiverem rodando à 266Mhz, estão em sincronia e tudo vai bem! Mas eu defendo a tese de que seu pc vai ter um desempenho maior se utilizar memos maiores do que DDR333 e "setadas" nessa velocidade e assim em assincronia, caso o processador tenho 533Mhz de clock externo!

Certo? Se não entendeu, não hesite em perguntar!

Felicidades!

Postado Originalmente por kita+29 de abril de 2005, 03:57-->
Pois é, sabe que tá meio difícil encontrar um pente de 512 MB de 266 mhz (sim, descobri que é 2x133 mhz :wacko: )? E se tem pode até ser mais caro que um 333 mhz, que tem a rodo.

Tem uma outra questão que um amigo trouxe: ele sugeriu não só usar a mesma velocidade, mas a mesma marca do outro. Exagero?

Novamente, hehe, você tem um módulo DDR266 de 512MB, certo?

E queria colocar mais um módulo DDR333 de 512MB? É isso?!

E seu amigo lhe disse para comprar um módulo de marca igual ao que você tinha?!

Ora, se você quer ficar com 1GB de ram é só comprar o outro módulo de 512MB que ambos rodaram à 133Mhz sem problema algum!

Certo? Felicidades! ( Sim, exagero! eheh)

Postado Originalmente por scooty@29 de abril de 2005, 09:48

Kita, eu já li esse tópico várias vezes. Mas o problema é como descobrir a densidade suportada pela minha placa mãe ?

Acho que já respondi, certo?

scooty@29 de abril de 2005, 09:48

Esse programa me diz que tenho 4 slots para colocar memória, quando na verdade só tenho 3.

PS: a memória atual de 512 MB PC 133 só é reconhecida como 256 MB. Memory Module 2 : Micro Memory Bank 512MB 16x(64Mx4) SDRAM PC133U-333-542 (CL3 up to 133MHz) (CL2 up to 100MHz).

Se estiver se re-ferindo ao 4banks... Está olhando no lugar errado, essa informação não é quantidade de Módulos de memórias, mas, sim, de bancos internos em cada chip! Como expliquei anteriormente e no link que passei para o Fragoso!

Continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuação, e fim!

Postado Originalmente por scooty+29 de abril de 2005, 09:48-->
Gostaria de saber se colocar uma memória de 512 MB PC 100 irá afetar significativamente o funcionamento do computador.

PS: a memória atual de 512 MB PC 133 só é reconhecida como 256 MB. Memory Module 2 : Micro Memory Bank 512MB 16x(64Mx4) SDRAM PC133U-333-542 (CL3 up to 133MHz) (CL2 up to 100MHz).

Postado Originalmente por scooty@28 de abril de 2005, 00:55

Tipo de processador            Intel Pentium IIIE, 1000 MHz (7.5 x 133)

Se sua placa-mãe aceitar a assincronia, você terá uma pequena queda de desempenho. ( Não é toda placa-mãe que aceita configurar FSB e acesso às memos de maneiras completamente diferenetes! )

Devo fazer uma resalva, ao que disse... pelo jeito, sua placa-mãe está rodando e, logicamente, aceita FSB133Mhz... e o que lhe disse sobre as memórias continua valendo... mas expliquei penso que sua placa-mãe tivesse FSB de 100Mhz... e por isso se seu módulo não está sendo reconhecido... é mais provável porque você precise de um módulo com o dobro de chips!

Mas 3 módulos de 256MB, como Fragoso bem disse, me parecem agora mais certivos de compatibilidade!

Certo?

fredfw@29 de abril de 2005, 19:00

Minha MB trabalha a 266MHz. Tenho um pente DDR266 de 256MB. Quero colocar um pente de de 512MB (junto com esse de 256MB).

Posso colocar uma DDR333 para trabalhar junto com minha memo atual?

Sei que ela vai trabalhar a 266, mas terei alguma perda de performance, pelo fato de estar usando ela num barramento mais lento para o qual ela foi projetada? Quais fatores devo levar em conta para haver compatibilidade entre meu pente atual e o pente novo?

Li em alguns tópicos do forum o pessoal falando em latência, e outras coisas. Não tenho nem ideia quais sejam esses itens na minha memo atual. Como faço pra descobrir?

Isso, isso, isso!

Pode colocar, não irá ter perda de performace... afinal, você estará acessando a memos a mesmo velocidade, e até, pelo contrário, se você for uma pessoa que precisa de muita RAM, seu rendimento irá aumentar pela diminuição do uso da memória virtual! Mas até a latência permanerecerá igual... afinal, a sua memo DDR266 continua presente... sem ela você poderá até baixar a latência, mas devo avisa-lo que o aumento de desempenho e baixo!

Incompatilibidade, como bem disse kickass, é muito difícil de ocorrer!

E para descobrir baixe o Everest! E veja nele!

Certo? Felicidades!

Amigos, espero ter elucidado a todos!

Qualquer dúvida não hesistem em perguntar!

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ferjor,

Mas o que ocorre?! Em geral, a tabela de capacitor das memórias PC100 e PC133 utilizam tecnologias diferentes! Então, uma PC100 de 512MB e 16chips pode ser reconhecida corretamente, apesar de uma PC133 de 512MB e 16chips não ser!

A explicação? Como dizia os chips possuem características diferentes!

O chipset por ser limitado tanto em enxergar em cada chips PALAVRAS de um determinado tamanho, quanto uma certa quantidade de colunas e linhas em cada chip, e até acredito que uma quantidade de bancos de memória em cada chip!

Um exemplo:

Cada chip pode ser dividido internamente em 4 bancos, e guardar 32Mega de PALAVRAS ( WORDs ) de 8bits.

E se o chip for limitado a enxergar apenas dois bancos por chip, ou limitado a enxergar apenas 16M por chip ou limitado a enxergar apenas 4bits por chip, sua memória será reconhecida pela metade ou até menos!

E por isso, a chance de um modulo PC100, por ser mais antigo, e, exatamente por isso, possuir a mesma tecnologia que o chipset suporta é maior do que a chance um módulo PC133 possuir a mesmo e velha tecnologia!

A sua resposta acima é mais ou menos a explicação que eu precisava. E eu não me enganei quando mencionei que o programa Everest e o Aida 32 diz que minha placa mãe possui 4 slots e não 4 banks. Na verdade minha placa só possuem 3 slots. Não confie nesses programas, pois a precisão DMI não pode ser garantida. Além disso esses programas informam que eu possuo 4 barramentos do tipo ISA e 4 do tipo PCI, quando na verdade possuo 2 ISA e 5 PCI.

Voltando ao assunto anterior, achei a devida explicação no site do fabricante da minha placa mãe. Eis a explicação encontrada no site da SOYO:

"My memory is only being recognized as half size?

To resolve this issue:

There are number of different memory types available in the market, some of the most popular memory types are based on 4 bit, 8 bit, 16 bit, and 32 bit design for the memory modules. SOYO motherboards (unless specified otherwise) can only recognize 8 bit memory modules. If a 4 bit memory(also known as high density memory) is placed on the board the system will only be able to recognize half the memory. for example if a 512MB high-density(4 bit) memory is placed on a board that does not support that memory. the memory will only read as 256MB. If you are experiencing such problems, please contact the memory manufacturer for the specs on your memory module to make sure it is 8 bit memory".

:priv:

A memória de 512 MB que não foi reconhecida totalmente contém a seguinte descrição:

Memory Module 2 : Micro Memory Bank 512MB 16x(64Mx4) SDRAM PC133U-333-542 (CL3 up to 133MHz) (CL2 up to 100MHz)

Explicação: minha placa mãe aceita módulos de 512 MB em cada slot totalizando 1536 MB. Portanto, minha placa só aceitará módulos de memória com no máximo 256 Mb de densidade, pois, como na caso acima, a memória possui 16 chips, temos 512 / 16 = 32 MB. Transformando para bits temos 32 * 8 = 256 Mbits. Este critério está sendo cumprido, como mostra a descrição da memória acima, pois temos 64 x 4 = 256.

Porém, como diz o artigo acima, as placas mãe SOYO somente reconhecem 8 bits por modulo de memória e não 4 bits como na descrição da memória. Portanto, preciso de uma memória de 512 MB PC 133 com 16 chips ou mais e com o seguinte fator: 32 x 8 e não de 64 x 4. Eis o motivo pelo qual a memória PC 100 deve funcionar, pois a tecnologia é mais antiga.

Obrigado pela ajuda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ricochete@07 de maio de 2005, 21:51

Será que dá problemas se eu colocar uma memoria de 256MB DDR 400 na minha placa-mãe que é DDR333 ??? Haverá incompatibilidade ou apenas uma perda de rendimento??

Vai ter perda de rendimento por parte da memória ela vai passar a operar a 333MHZ, não tem incompatibilidade nenhuma. hoje em dia só vale a pena comprar DDR 400 para cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por scooty@06 de maio de 2005, 20:21

Ferjor,

A sua resposta acima é mais ou menos a explicação que eu precisava. E eu não me enganei quando mencionei que o programa Everest e o Aida 32 diz que minha placa mãe possui 4 slots e não 4 banks. Na verdade minha placa só possuem 3 slots. Não confie nesses programas, pois a precisão DMI não pode ser garantida. Além disso esses programas informam que eu possuo 4 barramentos do tipo ISA e 4 do tipo PCI, quando na verdade possuo 2 ISA e 5 PCI.

Voltando ao assunto anterior, achei a devida explicação no site do fabricante da minha placa mãe. Eis a explicação encontrada no site da SOYO:

"My memory is only being recognized as half size?

To resolve this issue:

There are number of different memory types available in the market, some of the most popular memory types are based on 4 bit, 8 bit, 16 bit, and 32 bit design for the memory modules. SOYO motherboards (unless specified otherwise) can only recognize 8 bit memory modules. If a 4 bit memory(also known as high density memory) is placed on the board the system will only be able to recognize half the memory. for example if a 512MB high-density(4 bit) memory is placed on a board that does not support that memory. the memory will only read as 256MB. If you are experiencing such problems, please contact the memory manufacturer for the specs on your memory module to make sure it is 8 bit memory".

:priv:

A memória de 512 MB que não foi reconhecida totalmente contém a seguinte descrição:

Memory Module 2 : Micro Memory Bank 512MB 16x(64Mx4) SDRAM PC133U-333-542 (CL3 up to 133MHz) (CL2 up to 100MHz)

Explicação: minha placa mãe aceita módulos de 512 MB em cada slot totalizando 1536 MB. Portanto, minha placa só aceitará módulos de memória com no máximo 256 Mb de densidade, pois, como na caso acima, a memória possui 16 chips, temos 512 / 16 = 32 MB. Transformando para bits temos 32 * 8 = 256 Mbits. Este critério está sendo cumprido, como mostra a descrição da memória acima, pois temos 64 x 4 = 256.

Porém, como diz o artigo acima,  as placas mãe SOYO somente reconhecem 8 bits por modulo de memória e não 4 bits como na descrição da memória. Portanto, preciso de uma memória de 512 MB PC 133 com 16 chips ou mais e com o seguinte fator: 32 x 8 e não de 64 x 4. Eis o motivo pelo qual a memória PC 100 deve funcionar, pois a tecnologia é mais antiga.

Obrigado pela ajuda...

Amigo, pelo jeito...

O link é muito resumido...

Mas me parece que o chipset reconhece apenas WORDs-BYTEs e não WORDs-Nibble ...

E acho que seja isso!

Cada chip precisa quardar palavras de 8bits em X números de tabela!

Se os mesmo X números forem de colunas e linhas na tabela forem de 4bits, ele não reconhecerá completa!

Já que terá cada chip 2X!

Certo?!

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso ai Ferjor. O maior problema vai ser encontrar esse tipo de memória, pois já testei 3 memórias deiferentes de 512 MB e todas elas eram de 4 x 64 ai só reconheceu a metade. Tenho que encontrar uma antiga de 8 x 32.

Uma curiosidade que observei ao fazer alguns testes é que ao colocar essa memória de 512 MB no 3º slot (DIMM 3), sozinha ou acompanhada de uma memória de 128 MB nos slots 1 ou 2, o computador só reconhece 128 MB se estiver sozinha ou 256 MB se for acompanhada e não reconhece os 256 MB sozinha ou os 384 MB acompanhada como era esperado se fosse colocada nos slots 1 ou 2.

Valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por scooty@08 de maio de 2005, 12:51

É isso ai Ferjor. O maior problema vai ser encontrar esse tipo de memória, pois já testei 3 memórias deiferentes de 512 MB e todas elas eram de 4 x 64 ai só reconheceu a metade. Tenho que encontrar uma antiga de 8 x 32.

Uma curiosidade que observei ao fazer alguns testes é que ao colocar essa memória de 512 MB no 3º slot (DIMM 3), sozinha ou acompanhada de uma memória de 128 MB nos slots 1 ou 2, o computador só reconhece 128 MB se estiver sozinha ou 256 MB se for acompanhada e não reconhece os 256 MB sozinha ou os 384 MB acompanhada como era esperado se fosse colocada nos slots 1 ou 2.

Valeu...

Hahahaa!

Isso eu nem imagino porque seja...

Mas é normal ver problemas ao colocar memos sozinhas em slots não Slot1!

porém, eu já vi inumeros casos de pcs funfando perfeitamente com memos em slot2 e stlot3!

E em geral, placas-mãe com video on-board só funfam se houver memo no slot 1!

Certo?

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tinha 256MB 333 na Soyo KT400 Dragon...

Aí coloquei mais um pente de 256MB, só que 400. De início tudo bem. O computador está perfeito, apesar de eu sentir que ficou um pouco mais lerdo.

Mas para jogar algo como o NFSU2 ou o Flight Simulator, trava logo nos primeiros segundos. Deixei só com o 333, e não trava mais....

Valeu!!

:bandeira::bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por scooty@08 de maio de 2005, 18:10

Ferjor,

Minha placa de video é off board. E memoria de 512 MB funciona no slot 3 sim, mas só com 128 MB hehe, enquanto nos slots 1 e 2 da 256 MB...

Falou...

Amigo,

Você relatou uma coisa engraçada! Hehehe!

Porém, nem imagino porque esse problema ocorra...

Por exemplo,

Se o fabricante usar um chipset... que reconheça 20Páginas de memórias(Ou 5bancos de memória)...

Numa placa-mãe de 3 slot esse erro pode ocorrer...

Já que seriam 8Páginas(ou dois bancos) para o primeio slot, 8páginas(ou dois bancos) para o Segundo e 4Páginas(ou um banco) para o terceiro!

Na verdade, é por isso que acho que algumas placas mãe mais antigas não reconhecem memos Double Sided!

Eles devem ter a construção de um banco de memória para cada slot...

E isso poderia ser uma explicação para o seu caso!

Na verdade, acredito que seja pouco provável também...

Mas é uma possibilidade!

E novamenta, não deixa de demonstrar mais uma situação engraçada! eheheh

É isso!

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pereira13@08 de maio de 2005, 01:55

Vai ter perda de rendimento por parte da memória ela vai passar a operar a 333MHZ, não tem incompatibilidade nenhuma. hoje em dia só vale a pena comprar DDR 400 para cima.

Obrigado pereira13,

Antigamente eu tinha um k6 II-300, e fazia justamente isso com ele, botei uma memoria PC133 nele, mas ele só reconhecia PC100... mas funcionava legal, porém minha placa-mãe era uma Soltek, com essa minha de hoje não sei se rola...

Sera que funciona mesmo??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!