Ir ao conteúdo

VCD, SVCD e DVD. Qual a diferença?

Posts recomendados

Postado

Olá,

Comecei a explorar recentemente a área de edição de vídeos e hoje, ao exportar um filme DivX de alta resolução para VCD usando o Nero Vision, me surpreendi com o fato de que o arquivo DivX no formato AVI ao ser convertido para um VCD em MPEG diminuiu absurdamente de tamanho além de ter uma perda incrível na resolução.

O arquivo original tinha 760 mb, e após a conversão deu origem a outro com cerca de 550 mb. Como isso é possível? Do pouco que entendo sei que DivX é uma espécie de compressão, e o meu raciocínio é que um arquivo comprimido após ser descomprimido transformaria-se em outro bem maior. Será que a resolução do filme que baixei era elevada demais para o formato VCD?

Foi então me ocorreu a seguinte pergunta: Caso ao invés de criar um VCD eu tivesse tentado criar um Super VCD, seria possível que a resolução original fosse mantida? Sei que eu teria que dividir um vídeo como este em várias partes para que sem compressão coubesse em CD (vários cds diga-se de passagem) mas como não tenho gravador de DVD e não gostaria de perder definição pensei em fazer um teste.

Qual é a principal diferença entre VCD, SVCD e DVD? Desculpe a ignorância mas estou apenas me iniciando num assunto o qual desejo me aprofundar mais. Atualmente para criar os meus vídeos uso o Nero Vision para converter arquivos que são grandes demais para caber num cd de DivX em AVI paga MPEG (formato com o qual o TMPGenc consegue trabalhar), divido-o quando necessário com o TMPGenc e depois copio para VCD com o Nero. Estou fazendo correto ou existiria alguma forma mais fácil de se fazer isso? Será que talvez o Nero Vision dividisse os vídeos sem a necessidade de usar o TMPGenc?

Mais uma vez obrigado a todos pela boa vontade comigo e pelas informações,

[]´s, Suztain

Postado

DVD-Video

Utilizando a tecnologia MPEG-2 para comprimir arquivos de vídeo, um DVD-Video pode conter até 135 minutos de vídeo num DVD-R/-RW/+R/+RW de 4,7GB numa qualidade extremamente superior à do VHS ou do VCD (ver abaixo). Este tipo de disco pode ser reproduzido na maior parte dos leitores de DVD, o que o torna ideal para armazenar todos os seus vídeos domésticos na maior qualidade possível! Também poderá reproduzir DVDs no seu PC se tiver o software adequado e uma unidade de DVD-ROM.

Com discos DVD+R9, a capacidade dos discos duplica, para que exista espaço suficiente para um DVD-Video.

DVD-Video (VR)

DVD-Vídeo (VR) é um tipo particular de DVD-vídeo. Apenas poderá ser criado com discos DVD+RW ou DVD-RW. Esta opção apenas estará disponível se o gravador instalado suportar a gravação de discos no formato DVD VR. Este formato oferece três possibilidades não disponíveis no formato DVD-Video:

- A gravação directa e em tempo real de vídeos num disco é possível (Opção: gravação directa em VR).

- Os dados no disco poderão ser editados e alterados posteriormente.

- Poderão ser adicionados mais vídeos se ainda houver espaço disponível no disco.

Os DVD-Video +VR / DVD-Video -VR também podem ser criados a partir de vídeos que já tenham sido guardados no disco rígido ou directamente com uma placa de captura

miniDVD

Em princípio, um miniDVD é igual a um CD-R ou um CD-RW gravados em formato UDF com uma estrutura de DVD. Oferece as mesmas opções e qualidades técnicas que um DVD, pode criar capítulos ou menus animados e suportar subtítulos e múltiplas faixas de áudio (incluindo som digital de multi-canal). Apesar de não ser garantida a compatibilidade com todos os leitores de DVD, os miniDVDs podem ser reproduzidos por computadores sem nenhum problema.

Super Video CD (SVCD)

Muito semelhante a um VCD, este formato utiliza a tecnologia MPEG-2 para armazenar arquivos de vídeo com uma qualidade semelhante ao S-VHS e permite armazenar até 35/40 minutos de vídeo de alta qualidade com som estéreo em CDs de 650MB/700MB, respectivamente. Os SVCDs podem ser reproduzidos num número cada vez maior de leitores de DVD e no seu PC, se tiver o software adequado e uma unidade que possa ler CD-R/CD-RW.

Video CD (VCD)

Utilizando a tecnologia MPEG-1 para comprimir arquivos de vídeo, um VCD tem uma qualidade semelhante ao VHS e permite armazenar até 74/80 minutos de vídeo com som estéreo em CDs de 650MB/700MB, respectivamente. Os VCDs podem ser reproduzidos na maior parte dos leitores de DVD e no seu PC, se tiver o software adequado e uma unidade que possa ler CD-R/CD-RW.

[Texto retirado do manual do Nero Vision Express 3]

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...