Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fortran power station


Visitante

Posts recomendados

Caros Colegas,

Tenho uma cliente que está necessitando de uma máquina usada de preferência, por motivos financeiros para rodar Fortran Power Station, sob Win 2000 Pro.

Como não conheço os requisitos necessários, não quero indicar o que não tenho certeza, por isso peço ajuda nesse sentido.

Então o que quero saber é:

Qual a plataforma mínima recomendada, e qual a ideal ?

Essa linguagem roda bem com processadores da AMD, ou seria melhor um Intel ?

Desde já agradeço a atenção que possam me dar !

Abraços !

José

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você sabe que tipo de programas ele irá rodar? São pesados?

Os usuários de Fortran adoram o Athlon.

Como a maioria dos programadores Fortran que sobraram o usam por causa dos zilhões de software para cálculos científicos e de engenharia, eles precisam de grande desempenho de ponto flutuante. Por isso o uso do Athlon (ou Duron, se o programa não necessitar de muito cache e desempenho de memória).

você sabe porque usar o Power Station e não o Compaq Visual Fortran? Já tem ele?

O Compaq Visual Fortran tem melhor desempenho. Não sei se isso é importante pra ele. Inclusive tem otimizações específicas para Athlon.

você poderia dar maiores detalhes do que ele quer e precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar, obrigado pela atenção de vocês.

Seguinte:

Pela informação que me deu, é um engenheiro civil, que está fazendo estágio no Rio e junto com o estágio tem um curso dessa linguagem. Ou seja, a linguagem tem que ser essa mesmo. Acho que a máquina será usada para rodar aplicativos voltados para a engenharia civil feitos nessa linguagem.

Consegui uma máquina usada c/ 128 ram Celeron 433 HD de 4,2 Gb e vídeo on board da Sis. Vocês acham que roda bem ?

Abraços,

José

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não vejo problema.

Só depende o programa. Se for um programa que use muita memória, 128MB para dividir com o SO é bem pouco.

Além de o Celeron usar memória de 100MHz (na verdade é pior, a arquitetura dele limita de tal forma que é como se fosse 66MHz).

Então, se for um programa que execute cálculos muito complexos e necessite de bastante memória (e desempenho desta), o Celeron será uma das piores escolhas.

Já para o ambiente de desenvolvimento, serve. Não dou certeza por que nunca usei o PowerStation, mas como já usei o Delphi 4 num K6-2 500MHz com 128MB, mas numa placa-mãe decente, video rapidissímo, e era algo bem razoável, acho que não tem problema, pois não deve ser mais pesado que o Delphi 4.

Fica difícil saber se vai ficar legal, por causa que você não tem informações sobre o programa.

Uso programas que preciso deixar rodando por cerca de 20hrs na configuração que você vê ai embaixo. Antes tinha que reduzir e fazer menos do que eu necessitava (ou rodar numa estação alpha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega,

Obrigado,

Conversei com alguns colegas q trabalham com manuten;áo e vendas tambem, e um deles me disse mais ou memos isso.

Que o ideal seria uma placa off board boa e uma placa de video ATI. Que ate as Nvidia não deveriam ser uadas, pois não se adaptam bem a programas voltados para engenharia.

E que o processador deveria ser um PIII ou Atl. XP.

E vai ficar difícil montar algo barato para ela !

Abracao a todos e grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por jozealberto@13 Aug. 2002,09:38

Colega,

Obrigado,

Conversei com alguns colegas q trabalham com manuten;áo e vendas tambem, e um deles me disse mais ou memos isso.

Que o ideal seria uma placa off board boa e uma placa de video ATI. Que ate as Nvidia não deveriam ser uadas, pois não se adaptam bem a programas voltados para engenharia.

E que o processador deveria ser um PIII ou Atl. XP.

E vai ficar difícil montar algo barato para ela !

Abracao a todos e grato.

Depende o programa.

Alguns programas não precisam de tanto.

Placas da nVidia são boas para uso profissional sim. O que acontece é que não tem qualidade gráfica tão boa quanto da Matrox ou mesmo da ATI quado se usa resolução muito alta (acho que não será o caso, pois acho que ele não irá comprar um super monitor). Mas não é nada absurdo. E boa parte das aplicações de engenharia não precisam de tanta coisa assim.

As da nVidia tem até desempenho melhor em aplicações de CAD (isso não é uma verdade para todos os programas e tarefas, é na média).

Veja quanto você consegue um Athlon XP 1500+, e uma placa com memória DDR simples.

você precisa saber os que será rodado no micro. Pode ser mais interessante você ter 256MB de memória mais lenta (PC133) do que apenas 128MB de memória mais rápida.

Eu acho que a sua melhor escolha, se for para atirar no escuro, sem saber o que vai rodar no micro, seria um Duron (1GHz de preferência) numa placa barata que use memória DDR(você pode ver no fórum de motherboards, e considerar a ECS K7VTA2). Apesar do pequeno cache, o desempenho de memória dele é muito maior que do Celeron. Isso faz diferença.

Ou você vai comprar usado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!