Ir ao conteúdo

Relês...

Digão AMD

Posts recomendados

Postado

E aí meus amigos, beleza?! B)

Este é meu primeiro Post no fórum, e por sinal, um post de uma dúvida chata pra mim, mas que com certeza fará muitos rirem, mas de qualquer forma, gostaria tb de avisar, que venho iniciando no mundo da eletrônica há muito pouco tempo, mas indo em busca do sucesso! :palmas:

O que eu peço encarecidamente a quem possa ajudar, é me dizer como se liga um relê, por exemplo, um RU101012 numa PCI feita por mim mesmo.

Tipo, eu sei que possui os pinos 1, 2, 3, 4, 5, mas fico perdido quando me deparo com um esquema de algum circuito que faca uso de relês, já que não acho solucao, de onde "plugar" os pinos 3, 4 e 5, pois os pinos 1 e 2 geralmente mostra no esquema, que de vez em quando até utilizam em determinados circuitos, um diodo em paralelo com os pinos 1 e 2 do relê, estou certo?! :looka:

Mas é isso aí pessoal, mais uma vez desculpem pela pergunta que pra muitos é motivo de gargalhada, mas me cadastrei no forum, justamente pra poder ter mais um "instrumento" pra facilitar meu aprendizado de um modo geral.

Grande Abraço a todos. :bandeira:

Postado

E ai digam AMD, bem vindo ao Clube do Hardware.

Então, não se preocupe que ninguém aqui vai rir da sua dúvida...afinal eu acho que todos aqui nesse fórum játiveram essa sua dúvida...

Dê uma olhada no link abaixo....fala sobre relês...é um tópico um pouco antigo. Mas é legal...

rele

Quanto a dúvida da "pinagem", normalmente, os pinos 1 e 2 são os da bobina. O pino 4 em alguns esquemas é o COM (comum). Esse fica no meio do relê. Nele, você sempre liga algum fio...

Os que sobraram os contatos NA (normalmente aberto) e NF (normalmente fechado).

O NA está representado como o "ponto sozinho". O NF está representado com um "ponto junto com risco" ligado com o pino COM....

Espero ter ajudado.

PS: Gente...alguém coloca uma imagem (não tenho nenhuma...) que represente um símbolo de um relê...com uma imagem fica melhor pra "entender"...

Valeu!!!

Postado

E aí meu amigo Ferreira...td bem?!

Agradeço sua explicação, MUITO bem-vinda por sinal.

Obrigado pelo apoio e pela força!

Essa recepcao foi boa... :D

Mas veja bem, desculpe, mas eu quero ter certeza de que entendi tudo no final desse post, rs.

Os pinos 1 e 2, no caso, os que sao da bobina do relê, beleza pra mim indentificar e até saber onde serao ligados num circuito qualquer da vida, mas j'a os pinos 3, 4 e 5, a'i que o bicho t'a pegando, pois como você disse, existe o NO, NA e COM, e pelo que entendi de vossa explicacao, nem sempre serei obrigado a usar o pino 4 e 5 ao mesmo tempo (NO e NA) certo? E nesse caso, um deles ficaria " isolado" na PCI?

Eu to com um rel^e TIANBO aqui na mao, preto, 12v, que possui exatamente 5 pernas, e queria matar essa duvida que tá me pegando de jeito.

Ah, se for possivel, eu tb queria saber, por exemplo:

Num circuito qualquer que posua um rel^e, uma carga de 110V precisa ser "ligada" atraves de um VCC 12v, at'e ai tudo bem, pois essa é a funcao de um rele certo? de uma certa tensão, ele conseguir armar uma mais elevada, como nesse caso que acabei de citar?! Mas a

i gvem uma duvida tambem, que no caso 'e a seguinte:

se o rele arma a carga de uma tensão maior, ELE S'O LIGA A TAL CARGA ou o circuito no geral, atrav'es deste rel^e tb seria o responsavel por alimentar a carga de 110V?! :bored:

Amigo Ferreira, mil desculpas por tantas duvidas, e a toda a galera solid'aria tb, mas se eu conseguir sanar todas essas duvidas, com certeza serei um estudante de eletrônica mais FELIZ! :palmas:

Aguardando contatos.

Grande abraço a todos. :bandeira:

Postado

Bom...respondendo...Sim, você pode deixar "isolado" qualquer um dos terminais que "não tiver serventia" para você.

Sim, o relê tem essa função que você citou. Existem relês que suportam as mais variadas tensões, desde valores pequenos até milhares de volts (mas isso é outro caso...).

Na verdade o relê "não alimenta nada". Ele apenas fecha o circuito, fazendo a corrente circular, "ativando" o circuito.

Espero ter ajudado.

Postado

Meu caro amigo Ferreira, beleza?!

Poxa, te agradeço mesmo, por todas as explicações dadas, que por sinal são de MUITA serventia pro meu aprendizado.

Nem sei como agradecer.

De qualquer forma, apesar de ser um novato nesse mundão da eletrônica, se precisar de alguma coisa, é so falar.

Aliás, realmente, o relê não passa de um interuptor de determinada tensão para ativar a entrada ou saída de uma outra tensão de valor correspondente ao seu projeto, tô certo mano Ferreira!?! :D

Se estiver, é sinal que aprendi um pouco mais. :D

Obrigado mais uma vez,

Sucesso. :bandeira:

Grande Abraço. :palmas:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!