Ir ao conteúdo

Limpar midia com alcool estraga ?

Remela

Posts recomendados

Postado

Tenho um filme gravado em mídia dvd+r Dotcom aqui, eu imprimi o label do filme e colei (com cola mesmo) em cima do dvd de modo que sujou um pouco a superfície de leitura , eu limpei a cola com alcool.......não testei na hora.

Agora, alguns dias depois, tentei assistir o filme no dvd da sala, e o player não consegue ler o dvd....

Foi o alcool que estragou o dvd ou esta mídia Dotcom é uma porcaria mesmo ? ( Ela é uma das mais baratas )

Postado

Ops......acabei de lavar o dvd com água e sabão e agora dá pra assistir o filme no dvd, no pc tb reconheceu......nada melhor que água e sabão para limpar cds e dvds....

A alegria durou pouco.... :( .......depois de um tempo, o dvd voltou a não ser reconhecido no player e nem no pc.....

Tenho a impressão que ao limpar o dvd com alcool, a superfície de leitura do dvd ficou meio fosca, com menos brilho, dificultando a sua leitura.

E ao lavar com água e sabão este brilho voltou temporariamente....pode ser isso ?

Queria saber de vocês se alcool realmente estraga o dvd ou se essa marca não é boa (DOTCOM), ou os dois :D

Postado

Beleza Remela? Nossa que nome estranho hein...bem... vamos lá.

Acool estraga sim senhor, quanto a marca num conheço não.

E sempre que for lavar um DVD ou CD, use detergente "neutro" e enxugue-o com um tecido maçio e limpo no sentido centro-borda suavemente. :joia:

Postado

Acho que o que aconteceu é que ao limpar o dvd, acabei o arranhando, ficou cheio de arranhõezinhos, nada muito profundo , mas arranhou.........parece que as mídias dvd-r são mais sensíveis a arranhões do que os cd-r......

O interessante é que ao lavar com água o dvd se torna legível por alguns minutos, deixei rodando o filme e travou em 8 minutos, tirei o dvd, coloquei e o player não mais o reconheceu......parece que a água dá uma aliviada nos arranhões, depois que ela evapora por completo, o dvd se torna ilegível novamente......essa teoria é possível ?

E agora? Dá para recuperar este dvd ? Passei polidor de metais e nada........só lavando com água é que ele se torna legível ( temporariamente )

Postado

Na hora do desespero eu uso massa branca de polir carro (aquela da lata verde). Faço um polimento deixando a massa agir por alguns minutos (uns 2 ou 3) depois tiro o excesso.

Passo pano limpo pra finalizar o polimento. Depois lavo com água e sbão neutro.

Comigo sempre deu certo.

Tenta, naõ custa nada.

:P

Postado
Postado Originalmente por Remela@21 de maio de 2005, 15:22

Tenho um filme gravado em mídia dvd+r Dotcom aqui, eu imprimi o label do filme e colei (com cola mesmo) em cima do dvd de modo que sujou um pouco a superfície de leitura , eu limpei a cola com alcool.......não testei na hora.

Agora, alguns dias depois, tentei assistir o filme no dvd da sala, e o player não consegue ler o dvd....

Foi o alcool que estragou o dvd ou esta mídia Dotcom é uma porcaria mesmo ? ( Ela é uma das mais baratas )

Limpar mídias a seco não resolve e acaba arranhando pelo alto atrito de partículas sólidas em suspensão no ar ou nas superfícies no pano ou do próprio disco. Álcool também não é indicado, pois corroe o material plástico resinoso do qual é feito o a mídia. O álcool seria recomendado se a mídia fosse de cristal ou de vinil como era o caso dos velhos LPs.

Já passei por dificuldade enormes com leituras de mídias, como quando precisava instalar programas (ex. Windows XP) e travava, mas quando aprendi a lavar as mídias tudo se resolveu, ao ponto de travar o Windows no meio da instalação(por não conseguir copiar algum arquivo) e eu retirar o CD, lavá-lo e colocá-lo de novo na unidade e pronto!, o programa voltou a instalar que é uma beleza.

Quando as mídias estão precisando de uma limpeza, eu as lavo da seguinte forma:

1º) Utilize uma esponja macia de cozinha. (Se for daquelas que têm duas faces, ATENÇÃO!!!!, é com o lado MACIO!!!! Para não arranhar);

2º) Sabão Neutro de lavar louças. (geralmente vem naqueles potes tipo margarina);

Lave os discos levemente e enxague com água corrente. Depois com papel higiênico (que é bem macio), seque do centro para a borda.

Pronto! Sua mídia está nova e pronta para ser lida com mais precisão.

OBS: Se a mídia estiver com arranhões profundos, continuará com os mesmos, pois o processo descrito é apenas para completa e eficiente limpeza. :bandeira::bandeira:

Postado

Pois é cara, eu tb costumo lavar mesu cds, só passei alcool neste dvd por causa da cola.....mas creio que ele não estava funcionando devido aos arranhões.......

Consegui fazer este dvd funcionar da seguinte maneira :

Peguei uma cera incolor de passar no piso ( daquelas que vem em lata) , ela já estava velha , toda resecada, parecia uma vela, para você ter uma ideia.... :D

Passei esta cera no dvd, depois lavei o dvd com água e sabão, esfregando com esponja, foi bem difícil para tirar a cera....só com água e sabão não saiu, o dvd ficou muito embassado depois que o lavei.....depois de secar o dvd ficou completamente sem brilho , ainda havia resíduos da cera que não saiam apenas lavando......

A solução ? Passei ALCOOL com algodão !!!!

Com alcool , todo o resíduo da pasta saiu, e devolveu o brilho ao dvd, depois lavei com água e sabão, sequei e agora o dvd funciona como antes......já se passaram vários dias e o dvd está funcionando :palmas:

• 2 semanas depois...
Postado

:D:D:D

Amigo, esta foi demais, como um DVD conseguiu passar por tantos testes!!! Este DVD merece um prémio de resistência! Muito legal as dicas! ?Tenho um DVD original matrix aqui, que estou querendo fazer uma cópia com o Shrink e não consigo pois ele está arranhado, vou submeté-lo a prova.. Abraços!!!

Postado

Não quero provocar polêmica mas não sei onde está escrito que álcool estraga o material de que é feito o disco (cd ou DVD) que é de policarbonato. Tem alguns que é de acetato mas mesmo assim o álcool não deveria atacar.

O álcool ideal para tirar machas de gordura é o álcool isopropílico, que é usado para limpeza de peças de eletrônica.

Pode usar com uma flanela daquelas para lentes de óculos com algumas gotas deste álcool.

No caso se o disco estiver com a superfício inferior riscada, use pasta de dente para polir com uma flanela macia.

Postado

Não quero provocar polêmica mas não sei onde está escrito que álcool estraga o material de que é feito o disco (cd ou DVD) que é de policarbonato. Tem alguns que é de acetato mas mesmo assim o álcool não deveria atacar.

O álcool ideal para tirar machas de gordura é o álcool isopropílico, que é usado para limpeza de peças de eletrônica.

Pode usar com uma flanela daquelas para lentes de óculos com algumas gotas deste álcool.

No caso se o disco estiver com a superfício inferior riscada, use pasta de dente para polir com uma flanela macia.

• 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Quanto aos arranhões em mídias eu tb uso creme dental (obs: não pode ser gel), e se o arranhão for profundo, o jeito é partir para a massa de polir carro. E para finalizar lavar a mídia com água e sabão neutro.

Quanto a marca Dotcom, pode continuar usando, é muito boa e se for a premium então!! show de bola. Só uma pena esta marca está em falta no nosso famoso Mercado Popular do RJ (Uruguaiana)

Valeu

Morenno

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!