Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar led em 220V AC


Posts recomendados

Por causa da tensão de 220V você precisará ligar um resistor de aproximadamente 10k9 ohms (10900) em série com o led. Mas como é uma corrente alternada você precisa ligar um diodo em série também. Creio eu que um diodo 1N4004, 1N4005, 1N4006 ou 1N4007 deva servir, me corrijam se eu estiver errado.

Agora quanto ao resistor tente encontrar um que se aproxime deste valor que falei.

Acho que ligando assim funciona:

---- Resistor ---- Diodo ---- LED

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marlon89@29 de maio de 2005, 11:09

Por causa da tensão de 220V você precisará ligar um resistor de aproximadamente 10k9 ohms (10900) em série com o led. Mas como é uma corrente alternada você precisa ligar um diodo em série também. Creio eu que um diodo 1N4004, 1N4005, 1N4006 ou 1N4007 deva servir, me corrijam se eu estiver errado.

Agora quanto ao resistor tente encontrar um que se aproxime deste valor que falei.

Acho que ligando assim funciona:

---- Resistor ---- Diodo ---- LED

Está correto mais eu usei um resistor para ligar um led em 110v de 10K x 2 Watts de dissipação porque ele vai esquentar muito se você usar a convencional que é de 1/2 watt e o diodo que eu usei foi o IN4007 engraçado que eu liguei um led em 12v sem diodo e com uma resistencia propria para 12 volts e o danado acendeu.

-------Resistor------Diodo-------uma perna do led Led

__________________________a outra perna do Led

O nosso amigo se esqueceu de falar da polaridade depois do diodo você terá que usar um multimetro para saber qual é o positivo e qual é o negativo poi se ligar invertido não acenderá o led tem polaridade correta.

a perna menor do led é a negativa e a maior é a positiva.

Me corrigam se eu estiver errado por favor.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por digam AMD@29 de maio de 2005, 13:00

Salve galera...

Meu amigo M Ferreira, você ligou o LEd em 12V, com resistor e acendeu pois em tensão continua VCC, não é necessario diodos retificadores, que é o caso da linha 1N4000.., pois a tensão já é continua e não senoidal como em AC.

Abração. :bandeira:

Desculpe mais eu informei errado eu liguei o led em 12v com a resistencia propria para 12v em corrente alternada e não continua e o led acendeu em 12v com sem o diodo.

Alguém sabe porque o led acendeu?

Quando você balançava o led ele piscava que devia ser o efeito da corrente alternada nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha dúvida é sobre o diodo!

Eu devo utilizálo para que haja apenas a polarização positiva no anodo, assim ele funciona como curto e só passa tensão de 0 a 220 V: tensão negativa não passará por que o diodo abriria o circuito!

No caso então a tensão irá variar de 0 a 200 V POSITIVOS...e assim o led ficará piscando (apesar que o período para variar de 0 a 200V é de 8mS [ acho que não dá tempo do led piscar] )! certo? Eu não deveria utilizar um CAPACITOR para transformar a corrente AC em DC???

Me corrijam!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marginal_nh@29 de maio de 2005, 17:05

A minha dúvida é sobre o diodo!

Eu devo utilizálo para que haja apenas a polarização positiva no anodo, assim ele funciona como curto e só passa tensão de 0 a 220 V: tensão negativa não passará por que o diodo abriria o circuito!

No caso então a tensão irá variar de 0 a 200 V POSITIVOS...e assim o led ficará piscando (apesar que o período para variar de 0 a 200V é de 8mS [ acho que não dá tempo do led piscar] )! certo? Eu não deveria utilizar um CAPACITOR para transformar a corrente AC em DC???

Me corrijam!!!

Só o diodo, o resistor e o led!

O led irá piscar a 60Hz, mas sua retina não consegue perceber acima dos 20Hz :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Medx@29 de maio de 2005, 18:12

Só o diodo, o resistor e o led!

O led irá piscar a 60Hz, mas sua retina não consegue perceber acima dos 20Hz  :-BEER

entendi! Era essa a minha dúvida!

Obrigado Medx!

Outra coisa que lembrei... o resistor terá q ter quantos W?

Potencia= V X I = ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marginal_nh@29 de maio de 2005, 18:24

entendi! Era essa a minha dúvida!

Obrigado Medx!

Outra coisa que lembrei... o resistor terá q ter quantos W?

Potencia= V X I = ?

Calcula assim:

Ligar um led de 2V e 20 mA na rede de 220V AC

R = (220 - 2) / 0,02 = 10,9k ohms => 12k ohms

P = R * I^2 = 12.000 (0.02)^2 = 4,8W => 5W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marginal_nh@05 de junho de 2005, 19:12

É isso mesmo claudomirorl!

Busquei esclarecimentos com meu professor e ele disse que o diodo fica em paralelo com o LED, justamente para protegê-lo e assim o CKT funciona!!!

valeu!!!

Bom obrigado Claudomiror e marginal_nh pois uma vez eu liguei um led em 110v sem o diodo e ele acendeu mais eu não sabia que tinha esse fator dessa proteção de tensão inversa agora se eu tiver que ligar um led em 110v eu usarei o diodo.

valeu vivendo e aprendendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por M Ferreira@05 de junho de 2005, 23:14

Bom obrigado Claudomiror e marginal_nh pois uma vez eu liguei um led em 110v sem o diodo e ele acendeu mais eu não sabia que tinha esse fator dessa proteção de tensão inversa agora se eu tiver que ligar um led em 110v eu usarei o diodo.

valeu vivendo e aprendendo.

E aí mano M Ferreira!

Estamos aí para isso!!!!

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O lance do diodo em paralelo eu aprendi aqui no fórum. Antes, também pensava que tinha que ligar em série.

Falando em LEDs, tô pensando em montar um sistema de iluminação de emergência, utilizando LEDs brancos. Seria mais ou menos assim:

Todos os cômodos da casa teriam um ou dois LEDs brancos perto da lâmpada. Quando faltasse energia, os LEDs acenderiam, alimentados por uma bateria de 12v/7Ah.

Por enquanto é apenas uma ideia. B)

Eu já tenho uma lanterna que converti para usar 3 LEDs brancos e ela ficou muito boa. Estes LEDs brancos iluminam o suficiente para se enxergar tudo no cômodo, sem ter de ficar atrás de lanterna ou vela, quando a energia acaba.

Aceito sugestões :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por claudomirorl@06 de junho de 2005, 12:35

O lance do diodo em paralelo eu aprendi aqui no fórum. Antes, também pensava que tinha que ligar em série.

Falando em LEDs, tô pensando em montar um sistema de iluminação de emergência, utilizando LEDs brancos. Seria mais ou menos assim:

Todos os cômodos da casa teriam um ou dois LEDs brancos perto da lâmpada. Quando faltasse energia, os LEDs acenderiam, alimentados por uma bateria de 12v/7Ah.

Por enquanto é apenas uma ideiaB)

Eu já tenho uma lanterna que converti para usar 3 LEDs brancos e ela ficou muito boa. Estes LEDs brancos iluminam o suficiente para se enxergar tudo no cômodo, sem ter de ficar atrás de lanterna ou vela, quando a energia acaba.

Aceito sugestões  :bye:

Muito interessante o circuito!!

Se tiver o projeto ou esquema inicial, passa aí pra galera!!!!

valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O lance do diodo em paralelo eu aprendi aqui no fórum. Antes, também pensava que tinha que ligar em série.

Falando em LEDs, tô pensando em montar um sistema de iluminação de emergência, utilizando LEDs brancos. Seria mais ou menos assim:

Todos os cômodos da casa teriam um ou dois LEDs brancos perto da lâmpada. Quando faltasse energia, os LEDs acenderiam, alimentados por uma bateria de 12v/7Ah.

Por enquanto é apenas uma ideia

Eu já tenho uma lanterna que converti para usar 3 LEDs brancos e ela ficou muito boa. Estes LEDs brancos iluminam o suficiente para se enxergar tudo no cômodo, sem ter de ficar atrás de lanterna ou vela, quando a energia acaba.

Aceito sugestões 

Montei um sistema de iluminação de emergência em minha casa, utilizando uma bateria de carro 12v 65A, e quatro lâmpadas alógenas de 55W, uma lâmpada para cada cômodo, ficou muito bom.

Depois do sucesso da gambiarração citada acima, acabei colocando duas lâmpadas 55W na sala, a iluminação fica superior a uma lâmpada incandescente convencional, o único problema é que; lâmpadas alógenas, esquentam muito, muitooooooooooooooooooooooooo e outra coisa, geram muita resistência, por isso o fio torra facim facim. valeu galera.

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Prezados...curiosos deste fórum :

Aqui quem vos fala é apenas um auto-ditada de 39 anos que é apaixonado por eletrônica desde 1978, quando começei a fazer minhas pequenas montagens de circuitos eletrônicos.

Atualmente eu estou aposentado por problemas de visão.

Por acaso lí o tópico sobre uma dúvida a respeito de ligar led em 110,220 vac e resolví dar algumas dicas para ACABAR DE VEZ com as dúvidas que assombram alguns curiosos...

Não tenho a menor intenção de ficar aqui tentando dar explicações técnicas detalhadas a respeito de LEDs... tenho coisas mais importantes p/ fazer, sendo assim, vou tentar ser direto, apenas dando o valor dos componentes e como ligá-los ao LED prá fazê-lo funcionar em qualquer tomada (linha AC) de luz de casa.

O exemplo que eu irei dar foi testado e aprovado tanto em leds comuns (que apenas acendem), quanto em leds que piscam, mudam de cor (vários leds coloridos num mesmo invólucro). Sendo que a única diferença para ligar os que piscam e/ou mudam de cor foi que eu tive que adicionar um capacitorzinho eletrolítico (qualquer um, ex.: 10uF/16V , 22uF/16V, 4,7uF/16v, enfim, praticamente qualquer um !) em paralelo com os terminais do led para filtrar o ripple (um ruido de corrente alternada que "perturba" os circuitos eletrônicos que existem dentro desses leds piscantes que são feitos para trabalhar com tensão contínua).

Pode até ser que algum led piscante funcione sem esse capacitor em paralelo, mas no caso do que eu usei (um led de 4 cores que ficam alternando as cores) ele ficou aceso com 2 cores ao mesmo tempo quando eu desliguei o capacitor.

Sendo assim... eu recomendo esse capacitorzinho de menos de 30 centavos apenas por garantia, ok ?

Pois bem, vamos aos resistores :

Para uma rede de 110vac :

Quando chegar na loja peçam : "Eu quero 2 resistores safety de 18K por 10watts !"

10 watts parece muito né ? Ok, prá quem começou eletrônica antes de 1978 vai lembrar que de 20 anos prá cá, esses resistores que agora são vendidos como sendo de 10 Watts naquela época eram vendidos como 2 watts !

Isso significa que os fabricantes simplesmente inventaram essa história prá vender resistores menores mais caros ! Tivemos que engolir... fazer o quê ?

Sendo assim, galera, não abram mão : 2 resistores de 10 watts SIM ! Isso se vocês não quiserem sentir cheirinho de queimado saindo dos resistores depois de alguns minutos com o led ligado...

O diodo pode ser praticamente QUALQUER UM !!! Chega dessa palhaçada de ficarem procurando dificultar as coisas ! Nada de diodo prá 400 volts, etc. ! É 1N4001, 1N4148, no maior dos exageiros um 1N4002 já está de bom tamanho !

A função desse diodo é só retificar em meia onda (transformar a corrente da tomada - alternada) em contínua pois o LED como todos já sabem (ou pelo menos deveriam saber...) é um componente feito prá trabalhar com corrente contínua.

No caso desse led a corrente que ele irá consumir é uma merreca, sendo assim praticamente QUALQUER diodinho fuleiro (pequeno) vai dar conta do recado fácil !

Já os resistores, o papo é outro. Eles vão ter q suportar o "abaixamento" de tensão tornando os 110v quase 10 vezes menor, aproximando da tensão do LED. Eles farão isso dissipando um certo calor (esquentando um pouco).

Por isso é que eu aconselho 2 resistores em paralelo, prá somar a potencia (dobrando a wattagem e dividindo a resistencia por 2) formando um resistor de 9k (9 mil ohms) por 20 watts. (teoricamente...)

Com esse valor de 9K eu garanto que o LED acende bem forte, e com essa wattagem resultante da soma dos 2 resistores em paralelo garanto também que eles apenas irão mornar.

Esses resistores são facilmente encontrados porque são valores muito utilizados em fonte de alimentação de tvs da philips. (18 K)

Comprados os resistores, para ligá-los em paralelo basta apenas torcer as pontas dos terminais dos resistores um no outro e pronto !

Coloque um do lado do outro como se fossem dois bombons e torça a ponta de um na ponta do mesmo lado do outro. Faça o mesmo c/ a outra ponta de um dos resistores na outra ponta do outro. Entendeu ? Não ? Putz...peça ao vendedor que ele faz p/ você facinho...rs... s/ ferramenta alguma, na mão ! A, cuidado p/ não furar seus dedos, ok ? Se você não tiver prática, não faça cerimonia, peça ao vendedor p/ ele ligar um no outro (em paralelo) p/ você.

Depois disso, corte o excesso de terminal com uma tesoura (provavelmente você não deve ter um alicate de corte em casa...) e ... solde (dê o seu jeito !) ou simplesmente torça um dos terminais dos resistores (terminal = fiozinho duro que tem nos resistores) no terminal ânodo do diodo (bem firme).

Para saber qual é o Anodo é fácil : Em todo diodo...geralmente tem um lado que tem um anelzinho desenhado. Calma, esse lado identifica o terminal Katodo (negativo). O katodo do diodo deverá ser torcido (ou de preferência soldado...) ao terminal anodo do LED.

Feito isso, o que sobra ? Uma "perninha" dos resistores (emendada uma na outra) e uma das perninhas do LED.

Obs.: No LED a perninha maior geralmente identifica o terminal do anodo (positivo), mesmo assim, existe um chanfro (um lado chato) na cabeça do LED que identifica o terminal do KATODO.

Não ligue ao contrário, porque não irá funcionar ! (e pode queimar o LED...)

Os demais componentes se ligados ao contrário não irão causar dando, só que o LED não irá acender...

Os resistores não tem polaridade, podem ser ligados de qualquer jeito...(qualquer lado)

Apenas o diodo que vai ligado em série e o LED tem polaridade certa p/ ser ligado.

Lembre-se : se for colocar LED piscante, ligue também (além dos resistores e do diodo) um capacitorzinho eletrolítico qualquer em PARALELO com os terminais do LED. E não se esqueça de ligá-lo na polaridade CERTA. Atente p/ o sinal de mais ou de menos no capacitor. O terminal de + (positivo) deve ser ligado ao terminal ANODO do LED. Se não tiver desenho de + mas tiver desenhado sinal de - (menos) esse é o terminal negativo do capacitor que deverá ser ligado no terminal Katodo do LED.

OBS.: Os dois terminais do capacitor TEM que ser ligados aos dois terminais do LED ein !?

Feito isso... (coisa muito simples, que qualquer criancinha de 2 aninhos sabe fazer...) basta ligar as pontas que sobraram (2 apenas) na tomada c/ muito cuidado p/ não encostar em nada desencapado... e de preferência usando calçados emborrachados... e ver o led acender. Se ele fizer PUFfffff ! E enfumaçar você ligou alguma coisa errada... não prestou atenção em alguma coisa que eu expliquei SIMPLIFICADAMENTE aqui... e aí... nesse caso só voltando na loja e pedindo ao vendedor todas as peças de novo.

Caso você tenha em casa um multímetro (o que eu duvido...) e saiba usá-lo (que eu duvido ainda mais...) você poderá testar o led, os resistores, o capacitor, e o diodo, e ver o que você queimou por descuido e comprar apenas o que você danificou ligando errado. Mas sinceramente ? Eu acho q não vale a pena você correr o risco de aproveitar o componente errado (queimado) e queimar os que você irá comprar novamente. Portanto, jogue fora tudo o que você comprou que enfumaçou depois que você ligou na tomada e tente montar de novo, só que dessa vez, PRESTE MAIS ATENçÂO e tenha muuuuita paciencia. Foi assim q eu aprendi eletrônica ! Montando, testando, queimando, descobrindo onde eu errei, comprando as peças de novo, montando certo, funcionando, e por aí vai...

Não desista. A parada funciona mesmo ! Eu garanto !

Resumo : Lista de material - 2 resistores safety de 15K por 10Watts , 1 diodo qualquer, 1 led (se for piscante, compre também um capacitorzinho eletrolítico de 4,7uF/16v, ou valor próximo)

Só ! Boa sorte a todos.

Espero que esta sucinta explicação seja útil e tenha terminado de vez com qualquer dúvida que vocês tenham em relação a ligar led na tomada de casa.

Um abraço a todos.

Mike.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!