Ir ao conteúdo

Circuito Detector de massa metalica.

Digão AMD

Posts recomendados

Postado

Salve galera...

Mais uma vez venho "encher" a paciencia de vocês... :D

Eu gostaria de saber se alguem tem ou pode ajudar a conseguir um circuitinho que ao aproximar algo de metal, tipo, por exemplo, arme um relê pra acionar uma carga X. Acredito que uma especie de bobina, indutor, laco indutivo, etc possa servir pra algo, mas as coisas ainda estão basicas pra mim.

não quero algo muito "mirabolante"...rs...pelo contrario, "simples e eficiente!" :D

É isso aí, qualquer ajuda já tá de bom tamanho.

Abração. :bandeira:

Postado
Postado Originalmente por digam AMD@29 de maio de 2005, 13:06

Salve galera...

Mais uma vez venho "encher" a paciencia de vocês...  :D

Eu gostaria de saber se alguem tem ou pode ajudar a conseguir um circuitinho que ao aproximar algo de metal, tipo, por exemplo, arme um relê pra acionar uma carga X. Acredito que uma especie de bobina, indutor, laco indutivo, etc possa servir pra algo, mas as coisas ainda estão basicas pra mim.

não quero algo muito "mirabolante"...rs...pelo contrario, "simples e eficiente!" :D

É isso aí, qualquer ajuda já de bom tamanho.

Uma vez eu ganhei um sensor de um amigo meu, quando você aproxima algo de metal a resistência diminui. Eu não sei o nome mas era bem pequeno, com a aparência de um parafuso com 2 fios. Com esse sensor ficaria fácil fazer isso, é só usar um driver para acionar o relê. :-BEER

Postado

aí pessoal!!!

Tem o sensor Reed-Switch! Só que é um sensor magnético (não sei se ajuda), ao aproximar um IMÃ ele fecha o circuito! Utilizei este sensor para fazer um alarme para proteger portas....quando a porta abre, o alarme dispara!

Postado

Salve galera!!

Gostaria de agradecer o apoio galera!

Amigo Medx, é exatamente um circuito como esse que você descreveu que eu to precisando bastante!

Agora, me diz uma coisa, o que seria esse "driver" que você se referiu exatamente?!

Teria um diagrama desse projetinho meu caro? :bored:

Muito obrigado pela força.

Meu amigo marginal_nh, agradeço sua ajuda e ideia, realmente interessante, mas de qualquer forma, pra esse projeto que to tentando fazer com a ajuda de vocês, nem me serviria o sensor reed. Preciso mesmo é de: "Metal proximo a um indutor e aí o circuito "detectar" e acionar uma carga. :bored:

Obrigado a todos.

Fico aberto a todas as opinioes/ideias galera.

Postado
Postado Originalmente por digam AMD@29 de maio de 2005, 18:06

Salve galera!!

Gostaria de agradecer o apoio galera!

Amigo Medx, é exatamente um circuito como esse que você descreveu que eu to precisando bastante!

Agora, me diz uma coisa, o que seria esse "driver" que você se referiu exatamente?!

Teria um diagrama desse projetinho meu caro?  :bored:

Muito obrigado pela força.

Isso seria simples, você faria um divisor de tensão com o sensor e o sinal você entraria em um amplificador operacional atuando como comparador. Quando a tensão for maior que a referência ele aciona o relê. :-BEER

Eu não sei te dizer o nome do sensor, mas ele é usado em automação industrial, as vezes como fim de curso(sem contato)

Postado

Salve pessoal...

Isso seria simples, você faria um divisor de tensão com o sensor e o sinal você entraria em um amplificador operacional atuando como comparador. Quando a tensão for maior que a referência ele aciona o relê. 

Eu não sei te dizer o nome do sensor, mas ele é usado em automação industrial, as vezes como fim de curso(sem contato)

Mano Medx, poxa, é ISSO AÍ MESMO, tudo que você disse, é o circuito que tenho em mente, mas tenho um problema, áinda me falta conhecimentos pra q eu mesmo "crie" um circuto, to na estrada...rs...aprendendo, mas ainda sou aluno, nem sou professor..rs

Mas é isso grande, eu precisaria de um esqueminha, algo assim, simples e pratico, aí facilitaria MUITO.

De qualquer forma, pelo menos você entendeu minha ideia! :rolleyes:

Qualquer coisa...

Postado

Salve pessoas!!!

não tenho esquema de dector, mas o componente que tem essa "propriedade" se chama HALL, sensor HALL. Tenho um aqui comigo, ele parece um transistor do tipo BC.

Como o amigo Medx falou ele é usado p fim de curso e também agora nas "modernas" igniçoes eletronicas, esse sensor no circuito faz o "papel" do "carvaozinho" que tem no distribuidor, claro que não "literalmente" mas é ele o responsavel pelo acionamento da "vela" correta no motor. Claro que o treco é mais complicado do que isso mas em grosso modo, é mais uma aplicação do sensor hall.

:-BEER

Em tempo, esse sensor não serve p/ detectar metais... e funciona aproximando um campo magnetico a ele, tipo um pequeno imã.

Postado
Postado Originalmente por XRBR@01 de junho de 2005, 19:33

Salve pessoas!!!

não tenho esquema de dector, mas o componente que tem essa "propriedade" se chama HALL, sensor HALL. Tenho um aqui comigo, ele parece um transistor do tipo BC.

Como o amigo Medx falou ele é usado p fim de curso e também agora nas  "modernas" igniçoes eletronicas, esse sensor no circuito faz o "papel" do "carvaozinho" que tem no distribuidor, claro que não "literalmente" mas é ele o responsavel pelo acionamento da "vela" correta no motor. Claro que o treco é mais complicado do que isso mas em grosso modo, é mais uma aplicação do sensor hall.

:-BEER

Em tempo, esse sensor não serve p/ detectar metais... e funciona aproximando um campo magnetico a ele, tipo um pequeno imã.

Não era esse sensor que eu falava, o sensor hall detecta um campo magnético atraves da corrente induzida. O sensor que eu falava é diferente, tem a aparência de um parafuso pequeno e detecta a aproximação de um metal(sem campo magnetico)

Postado

Salve galera...

Obrigado a todos que postaram algo, com certeza, servindo pra agora ou não, em relação a minha duvida, com certeza sao dicas muito constrtivas pra mim.

Em relação ao projeto que desejo, meu amigo XRBR, valeu pelo site, só que a situacao é a seguinte galera:

não sei se ja viram algumas Cancelas, tipo, de pedagios, estacionamentos, etc, mas o que eu desejo é fazer um esquema, SIMPLES, mas FUNCIONAL, pra utilizar com um destas no "portao" aqui de casa, pois alem de eu não possuir (moro tipo em vila)...rss...seria uma maneira de "automatizar" a ruazinha aqui, pois quando um veiculo parasse junto a um terminal sei la, ESSE CIRCUITO "detecta" a MASSA METALICA (automovel) e a CANCELA se abre!!

Só isso pessoal...

..."querer ser legal pra todos de vez em quando é estão complicado! :goff: "...

Obrigado mais uma vez a quem ajudou e quem possa vir a ajudar, o projeto que desejo é esse que descrevi acima, mas quero monta-lo, mas da forma mais simples possivel....coisa de amadorzinho mesmo. :D

Postado
Postado Originalmente por digam AMD@02 de junho de 2005, 19:25

Salve galera...

Obrigado a todos que postaram algo, com certeza, servindo pra agora ou não, em relação a minha duvida, com certeza sao dicas muito constrtivas pra mim.

Em relação ao projeto que desejo, meu amigo XRBR, valeu pelo site, só que a situacao é a seguinte galera:

não sei se ja viram algumas Cancelas, tipo, de pedagios, estacionamentos, etc, mas o que eu desejo é fazer um esquema, SIMPLES, mas FUNCIONAL, pra utilizar com um destas no "portao" aqui de casa, pois alem de eu não possuir (moro tipo em vila)...rss...seria uma maneira de "automatizar" a ruazinha aqui, pois quando um veiculo parasse junto a um terminal sei la, ESSE CIRCUITO "detecta" a MASSA METALICA (automovel) e a CANCELA se abre!!

Só isso pessoal...

..."querer ser legal pra todos de vez em quando é estão complicado! :goff: "...

Obrigado mais uma vez a quem ajudou e quem possa vir a ajudar, o projeto que desejo é esse que descrevi acima, mas quero monta-lo, mas da forma mais simples possivel....coisa de amadorzinho mesmo.  :D

Além desse detector de massa metálica eu colocaria um laser(dessas canetas) com um foto diodo, para evitar que a cancela detone algum carro, pois somente quando o carro tiver passado por completo o timer(555) esperaria um tempo para baixá-la :-BEER

Postado

Salve pessoall..

Meu amigo Medx, você pelo visto é um VEERANO na eletrônica, parabens, espero um dia chegar aí. :palmas:

Obrigado pela ideia do timer, realmente isto pra mim seria já a CONSAGRACAO do projeto..rss...tipo...seria o "toque final", mas eu nem consigo dar o primeiro passo! :cry:

Queria montar o esquema como falei no post ai acima, mas tá difícil. Eu sou iniciante, bem inicio da eletrônica, to com muita vontade de aprender mesmo...mas so não posso querer comecar do 100, se nem saí do 10 :((

Mas é isso aí...

Muito obrigado mesmo.

Um Abraço. :goff:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!