Ir ao conteúdo

Carregar bateria automotiva com no-break

madeindf

Posts recomendados

Postado

gostaria de saber se alguem ai ja carrego uma bateria de carro e um no-break?

e que no momento eu esto usando o meu no-break para carregar a bateria do meu carro aqui e não sei quanto tempo vai custar para carregala toda.

sei que isso não tem nada a ver com esse forum, mais de repente alguem aqui ja deve ter feito isso!

:-BEER

• Membro VIP
Postado

Sem problema amigo!

O nobreak tem um circuito para essa finalidade e a bateria sendo de 12V, compatível com a bateria do nobrek, apenas o tempo de carga é que varia de uma bateria pra outra. Dependerá da capacidade dela.

No caso do nobreak, creio que o sistema trabalha com uma corrente de carga bem baixa(menos de 2A) e assim, basta fazer as contas como segue:

Bateria de 45A> tempo de carga = 2A x 22.5h = 45Ah que é a capacidade da bateria do exemplo! Esse tempo pode variar conforme variar a corrente de carga!

Postado

Só pra acrescentar, se você tiver um multímetro digital, poderá verificar qual a carga da bateria utilizando a tabela abaixo:

100% = 12,7v

75% = 12,4v

50% = 12,2v

25% = 12v

Você precisa medir a tensão com os terminais da bateria desligados há pelo menos 30 minutos.

Pra quem quiser aprender mais sobre baterias de chumbo ácido:

http://www.batterystuff.com/tutorial_battery.html

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado

Se não houver bornes(terminais) para conexão externa, terá de abrir, desconectar a bateria interna e conectar a bateria à ser carregada!

Postado

A bateria do nobreak é potente ou é fraca? Vou tentar recarregar uma beteria de moto, demora quanto tempo para carregar?

Outra pergunta, tem ampéres bateria do nobreak?

• Membro VIP
Postado

Bateria de moto geralmente é de 7Ah. De automóvel, a menor que conheço é de 45Ah. De nobreak, deve ser próximo à de moto!

A velocidade de carga depende de dois fatores:

- corrente de carga e

- estado da bateria.

Nobreaks carregam com pequena corrente e assim, podem demorar horas até completar a carga. Pode-se fazer uma continha simples. Veja.

Bateria de 45Ah.

Corrente do carregador 2A(exemplo).

Tempo de carga = 22.5h. Como a bateria ainda mantém uma carga residual, não será usado todo esse tempo. Por isso, o tempo de carga dependerá do estado da bateria!

Postado

Deixe-me ver se eu entendi.

A bateria que possuo é uma selada, de 5A que contem eletrólito. (sem solução)

O nobreak possuou vários modelos aqui, e não sei como descobrir os Ampéres, como faço?

Eu abri 2 nobreak, liguei os cabos corretamente na bateria da moto.

O primeiro ligou quando pressionei o botão liga, acendeu o LED da carga da bateria.. quando liguei o nobreak da tomada continuou a mesma coisa, acho que é o nobreak com problemas

Tem algum problema de incompatibilidade de amperes ou volts?

Ou eu posso deixar dando carga sem problema nenhum mesmo com essas diferenças?

Eu tenho um novo Aqui O STAY 700 da MICROSUL, quando eu ia abrir ele, vi na traseira uma caixinha com 2 paeres com o nome EXTENSÃO DE BATERIA VDC, posso ligar a bateria nessa saida?

• Membro VIP
Postado

Sim, amigo. Essa extensão é para bateria externa. O único cuidado que se deve ter é a bateria ser de 12V e respeitar a polaridade.

Postado

Desculpe pelas inumeras perguntas, mas tenho mais uma duvida.

A bateria do nobreak são de quantos volts? 12V também?

Pergunto porque fui ligar ela na foto e deu um pipoco que quase incendiava.. :tantan:

• Membro VIP
Postado

Ligar onde?! Talvez tenha invertido a polaridade!

Podem existir nobreaks que usem baterias diferentes de 12V, mas os equipamentos para PCs(domésticos), são todos com bateria de 12V.

Postado

Opa... eu quis dizer que liguei ela na moto, e fui ligar também em um toca cd de carro, e deu um estalo e quimou o fúsivel.

Será que essa bateria de nobreak é maior que 12V? Sei que ela é muito forte, liguei um fio nas 2 polaridades e quase que pegava fogo.

Como assim baterias diferentes de 12V?

Obrigado pela atenção!

Postado

Verifique se o valor da tensão está escrito no corpo da bateria.

Se for de 12v, para que tenha queimado o fusível quando ligou num toca-cd, você pode ter invertido a polaridade ou então, ligou nos fios errados.

Já na moto, verifique se não há curto no circuito elétrico dela (medindo com um multímetro nos fios que vão ligados na bateria).

Postado

A bateria mão indica nenhuma inrformação sobre o mesmo.

Eu liguei tudo certinho, esse nobreak esta carregando a bateria original da moto, e deu tudo certo, não entendi essa...

Se não for perguntar demais amigos, a bateria do nobreak quando fui instalar de volta deu um pipoco e o ambiente ficou com um cheiro de queimado durante uns 10 minutos e quando fui olhar a bateria tinha tipo uma bolinha, como se fosse estufando para fora, quase na abertura, o que aconteceu? Será que vai explodir?

:ahh:

• Membro VIP
Postado

Pode ter ocorrido duas coisas!

1-ligação com polaridade invertida(já comentado).

2-instalação da bateria com a chave do nobreak em ON! Isso poderia ter provocado um chaveamento brusco e que pode ter danificado o circuito do nobreak(não ele todo)! É bom lembrar que mesmo estando desconectado da rede AC, inserindo-se a bateria com a chave on/off em ON, as saídas estarão alimentadas em 115V! Todo o circuito do inversor estará ativo! Lembrando que, os capacitores estando descarregados, no processo de ativação do inversor, a carga dos capacitores será vista pela bateria, como um curto-circuito!

Postado

Muito obrigado pela ajuda MeiraNeto, qualquer coisa estamos aí! :-BEER

Como o nobreak recarrega a bateria com uma baixa corrente, posso colocar 2 nobreaks ao mesmo tempo recarregando uma mesma bateria?

Essa pergunta é muito louca! hehehe

Por exemplo, ligar o positivo de um nobreak no positivo do outro nobreak e os negativos da mesma forma, e em seguida liga-los na bateria respeitando corretamente a mesma polaridade.

Ou então deixar a bateria na moto normalmente, e ligar com 2 fios positivo e negativo uma bateria na outra, para assim quando uma descarregar a outra passa a carga (como se fosse um ''gato''), pois montei um som numa moto, mas tenho de ligar a moto de vez em quando para dar uma recarregadinha na bateria.

:blink::wacko:

• Membro VIP
Postado

Não podemos abusar da tecnologia! Devemos manter os equipamentos trabalhando dentro de suas especificações. Usar 2 nobreaks em paralelo não é uma situação normal e assim, não se surpreenda com a possibilidade de surpresas!

É preciso conhecer cada vez mais o equipamento e sua integração com outros que não sejam idênticos ou que tenham sido projetados para operar nessa condição! Por exemplo, podemos nos perguntar, o que pode ocorrer quando ligamos os dois nobreaks alimentando uma bateria, se um deles for senoidal e o outro não! Será que há algum problema? São senoidais nas saídas AC(lógico), mas haveria alguma outra diferença na etapa de alimentação da bateria? São perguntas assim, que devemos responder, antes de mudar a forma ou característica funcional de um equipamento!

Vejamos uma possibilidade boa para análise. O nobreak foi projetado para operar com uma bateria de 12V. Na condição de operação via bateria, espera-se uma resposta do equipamento, que seja adequada a uma tensão puramente DC! Estando com dois nobreaks conectados a mesma bateria, suponha que a alimentação AC de um deles seja interrompida. Ora, o equipamento irá chavear para a bateria, mas não esqueçamos que no lugar da bateria, além dos 12V DC(puro), terá uma outra componente DC, de maior valor e que talvez não seja puramente DC, oriunda do segundo nobreak! Como irá reagir esse equipamento? E o outro?

Assim, podemos observar que algumas situações, poderão não corresponder ao esperado! Devemos estudar cada possibilidade e avaliar os riscos!

• 9 meses depois...
Postado

Cuidado ao ligar a bateria do nobreak, a maior parte dos nobreaks acima de 600va trabalham com 2 baterias internas.

Aí que está o problema, uns trabalham com ela em paralelo, ou seja, fornecem 12 volts e trabalham nesta tensão DC.

Outros trabalham com as baterias EM SÉRIE, desta forma, o resultado é 24 volts!!! Pode ser isso que causou problema ao ligar a bateria do carro ou moto diretamente, ao invés de fornecer 12 volts o nobreak forneceu 24v!

A maneira correta de verificar e garantir a tensão de saída de carga das baterias é ligando um multimetro nos cabos do nobreak que vão nos terminais das baterias na escala DC.

Espero ter ajudado.

Att,

Bruno

• 1 ano depois...
Postado
ok!

a bateria e de 70A.

e uma MOURA para carro a Diesel.

o no-break e um MANAGER NET + de 1300VA da SMS.

valeu aí :-BEER

Com essa corrente acredito que não vai carregar, acho melhor você usar um carregador externo, eu fazia isso, de tempos em tempos dava uma carga externa na minha de 45A...

Postado
Muito obrigado pela ajuda MeiraNeto, qualquer coisa estamos aí! :-BEER

Como o nobreak recarrega a bateria com uma baixa corrente, posso colocar 2 nobreaks ao mesmo tempo recarregando uma mesma bateria?

Essa pergunta é muito louca! hehehe

Por exemplo, ligar o positivo de um nobreak no positivo do outro nobreak e os negativos da mesma forma, e em seguida liga-los na bateria respeitando corretamente a mesma polaridade.

Ou então deixar a bateria na moto normalmente, e ligar com 2 fios positivo e negativo uma bateria na outra, para assim quando uma descarregar a outra passa a carga (como se fosse um ''gato''), pois montei um som numa moto, mas tenho de ligar a moto de vez em quando para dar uma recarregadinha na bateria.

:blink::wacko:

Se os dois nobreas forem idênticos a possibilidade de funcionar 100% é bem grande, mas só testando pra ter certeza....

• Membro VIP
Postado

Evitem postar em tópicos inativos! Este, esteve parado desde 2005.....será que o interessado ainda não resolveu o problema??? Basta analisar e ver se a resposta terá alguma utilidade!

Bloqueado!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!