Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

P3 866 Coppermine ou Celeron 1.2Ghz Tualatin?


PHaNToN oF OpERa

Posts recomendados

Bom, meu irmão adiquiriu uma placa mãe com um processador Celeron 1.2 Tualatin, mas eu já tinha um Processador P3 866 Coppermine.

Ele olhou a tabela aqui no Clube do Hardware e viu que o Tualatin foi um dos melhores Custo desempenho que teve, mas eu tenho uma dúvida, vejam só as diferenças

Celeron Tualatin 1.2 usa FSB 100

Pentium III Coppermine usa FSB 133

Nesse caso nos progs não deu muita diferença, mas nesse caso, qual dos dois vale a pena?

To com só essa e mais uma dúvida por causa do FSB deles.

Qual dos dois em si são mais rápidos?

E Porque se o Celeron Tualatin tem um núcleo tão grande se ele foi fabricado em uma técnica de fabricação menor e usa uma menor tensão?

Ele fica em 41 Graus em Full, é normal pra ele né? Pois acima de 45 sente-se já instabilidade e tal, isso porque to usando um gabinete 3 baias, mas a temperatura diminui se a fonte ficar pra fora.

Mas gostei de uma coisa aqui foi o over, mudei o FSB ele foi pra 1.7ghz, mas ficou meio instável em progs e games, se essa MB tivesse ajuste fino de tensão, ia ser o Bicho!!!

Só isso.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim valeu, tinha me esquecido disso.

mas também acho meio estranho até, pois olha um p3 mesmo com 256k e agora pense ele com 512k que seria o tualatin, acho que o tamanho ficaria tipo um xp barton, e não esse núcleo enorme.

Olha, acho que vou ficar com o Celeron Tualatin, pois o desempenho aqui em tudo deu igual ao pentium 3, acho que por causa do micro do meu irmão ter pouca memória ram (128MB). E vou colocar o pentium 3 pra rolo.

O que gostei nele é o overclock, como o Celeron Coopermine eram bons de over, esse Celeron é a mesma coisa, é o bicho pra over, aumentei o FSB pra 133 e fez 1.7ghz pois ele automaticamente colocou o mult de 12x pra 13x (lebrando que o mult é travado), acho que se a placa mãe tivesse ajuste fino e vcore, eu poderia fazer esse over ficar melhor, pois a placa liga, o desempenho aumenta mas depois de um tempo começa a ficar lento, travar, etc. Se colocasse uns 1.6v acho que já iria de boa nele.

Estranho que achei que a temperatura aqui não aumenta nada quando está em full, ele realmente é bem frio, quando tá com a fonte no gabinete que é 3 baias, ele fica em 48, gabinete fechado com a fonte pra fora 41 graus, e com a tampa do gabinete aberta, 36, realmente muito bom :palmas:

Bom, é isso...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pois é, o Tualatin (terceiro e último núcleo da linha P3 e seus respectivos Celeron) é raríssimo de se encontrar.

Mas vamos ao que interessa: Você diz que ele fica instável quando em OC e que o desempenho deles é similar em clock normal. Não sei o cache desse Celeron Tualatin, mas como regra geral sabemos que o P3 possui mais memória cache do que o Celeron. Isto e a frequência da memória (que passou a operar em 133mhz) explicam a semelhança de performance.

Resumindo: se eu fosse me desfazer de um deles, seria do Tualatin: dada a dificuldade de você encontrá-lo, você poderia vendê-lo um pouco mais caro, o que é normal sendo apenas o processador.

Se futuramente você for vender o PC todo, terá mais valor se você disser que é um P3 do que um Celeron. Pelo menos por aqui, há essa escala de valores.

Sendo só o processador, você venderá (provavelmente para alguém que saiba o que é um Tualatin e a dificuldade de se encontrar um).

Já vendendo o PC completo... :devil:

É só uma dica, não sei se aplica à sua região. Faça o melhor possível. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu aí pelas dicas, o Tualatin é difícil de achar mesmo.

Mas nesse caso o Tualatin possui 256k de cache L2(o mesmo do Pentium 3 Coppermine), FSB 100 e 1.5v

O Pentium 3 Tualatin possui 512K de cache L2, FSB 133 e 1.7 V

Esse pentium 3 que eu tenho é o Copermine que possui 256k de cache l2, 1.7v e fsb 133.

Que nesse caso fico na dúvida, Mais FSB ou mais CLOCK. Já que diferença entre esses dois além dos MHZ é o FSB.

Mas assim, quanto ao overclock, acho que se eu colocasse FSB 133, o multiplicador automaticamente sobe para 13, e fica 1.7ghz, só que instável, se eu pudesse aumentar a tensão, tipo 1.7v acho que ficaria igual a um pentium 3 COPERMINE de 1.7GHZ, já que o Tualatin tem 512k de cache l2.

Valeu pelo conselho de venda! Vou ver o que posso fazer.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!