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Rede sofrendo ocilações constantes.


FBorges22

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Saudações

Ultimamente eu tenho percebido que a rede elétrica aqui em casa está sofrendo constantemente ocilações fora do normal, o estabilizador emite estalos muito frequentemente, o que eu devo fazer? Se eu colocar um filtro de linha resolve o problema?

O estabilizador que eu uso é: SMS Revolution IIl True RMS

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Olha meu amigo na teoria o estabilizador tem que resolver, mas o ideal é resolver o problema e não um paliativo como um estabilizador.

Também não disse se a oscilação é na casa inteira ou em alguns comodos...

Você não especificou o tipo de rede que você tem aí mas vou me basear pela minha aqui no Paraná, bifásica(220V na entrada) com aterramento. (dentro da casa é 110 pois ligamos 1 fase + o terra o que dá 127V)

Se sua rede for igual, ela possui uma haste de terra na entrada, nada mais que uma barra de cobre enterrada no chão, um fio sai da barra e entra no contador de luz, este fio é ligado no terra que vem da rua, verifique as ligações deste aterramento e se possível reaperte elas.

Um segundo vilão é que em algumas casas existe uma caixa de passagem abaixo do contador, e esta pega bastante umidade, deslige o contador abra esta caixa e tire toda a fita isolante que cobra os fios, se eles estiverem muito oxidados pode pegar um alicate daqueles bem fortes e apertar estas emendas, depois isole novamente com uma fita de boa qualidade.( cuidado com aquelas importadas vendidas a preço d ocasião, algumas desenrrolam sozinhas depois de algum tempo)

Procure onde fica a caixa de distribuição, com o contador desligado abra ela e reaperte com uma chave de fenda todos os parafusos de conexão dos disjuntores e no aterramento que não passa por disjuntor você reaperta com o alicate, procure terminais oxidados.

Abra a tomada onde o micro é ligado e verifique a conexão, aperte elas.

Uma outra saída é ligar uma lâmpada na caixa de passagem embaixo do contador de entrada e verificar se a energia oscila na entrada, se ocorrer você terá que solicitar o auxílio da cia de energia, pode ser desde um mau contato nas conexões do poste até um vizinho com algum equipamento muito forte.

Em tese é isso, veja se ocorre este problema na vizinhança... pode ser uma defasagem no transformador de alimentação, descubra se é só na sua casa ou na de todo mundo. você paga pela energia exija uma de boa qualidade.

Boa Sorte.

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  • Membro VIP

Aqui em casa a rede é bifásica 220V sem o aterramento, aqui em casa eu possuo o terra mas não no quarto onde fica o computador. Aparentemente o problema está na casa inteira, irei conversar com os meus vizinhos para ver se eles têm o mesmo problema.

Mas enquanto eu analizo a situação existe algo que eu possa fazer para proteger o computador?

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  • Membro VIP

Amigo

O aterramento não influirá muito nas oscilações existentes na rede pública e podem não ser problema de sua instalação ou equipamentos!

Diversas são as causas de oscilações na rede pública de energia e como isso é frequente, procure a CIA de energia elétrica, que deverá verificar se o problema é na rede ou em sua residência!

Para um teste simples e seguro, sugiro que desconecte todos os equipamentos de sua residência, como gelareira, ar condicionado, freezer ou qualquer outro que trabalhe com partidas e paradas bruscas, o que causa repiques normais num estabilizador na maioria das instalações residenciais.

Se não tem prática com eletricidade, não recomendo mexer nas conexões de quadros de entrada ou distribuição! Procure um bom eletricista ou solicite uma verificação pela Concessionária de energia!

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Entendido Fborges, a sua rede 220, então até seu micro é 220?? pois se for 220 não teria muito problema de oscilação, em teoria deveria ser bem mais estável...

Quanto ao mau contato que o Meiraneto colocou eu discordo pois mau contato na linha de terra nas instalações 110 gera oscilação sim!!!

Quando o terra está com mau contato e seu micro está em 110 e você liga um aparelho forte (impedância baixa) entre outra fase e o terra os aparelhos acabam ficando em paralelo nas 2 fases por falta de aterramewnto central, assim o de menor impedância receberá uma carga maior com uma tensão maior!!

Boa Sorte!

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  • Membro VIP

Nobre Angelodn

Creio que o amigo está esquecendo que o aterramento existente no padrão(entrada) de energia é um "extra" para ajudar no equlíbrio e principalmente para proteção das instalações! Não é o "ponto fundamental" de retorno da corrente!" Tem função auxiliar, não fundamental!

O neutro é aterrado na entrada de energia do consumidor, mas no caso de haver falha total dessa conexão para o terra ali existente, ainda assim o neutro estará conectado ao circuito público, que também é aterrado nos "fins de linha" e nos padrões de entrada circunvizinhos, além do terra dos trafos! Portanto, não é uma conexão que definirá se o funcionamento ocorrerá normalmente, com ele presente ou, não funcionará, caso ausente!

PS.

Seu raciocínio estaria correto se fizesse referência ao NEUTRO da instalação, mas ao terra, não!

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  • Membro VIP

Alguns equipamentos são mais sensíveis que outros! O nobreak que segura meu PC é de 1.2kVA com bateria automotiva e comuta com muita frequência! Principalmente no horário de pico, entre 18 e 21h. Já um outro que tenho de reserva e que uso para ligar as máquinas em manutenção ou quando monto uma nova, não comuta com a mesma frequência! Ambos são ligados no mesmo filtro de linha.

A diferença é que o barulho de chaveamento dele é bem silencioso. Diferente dos estabilizadores que já observei!

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  • Membro VIP

Não conheço o modelo, mas posso dizer que qualquer nobreak convencional pode receber uma bateria externa automotiva. O resultado é um maior tempo de autonomia.

Alguns saem de fábrica com terminais já prontos para receberem uma bateria externa. Esses são mais práticos, pois não precisam passar por adaptações!

O meu é um SMS Manager com fan interno e chave pare ligá-lo! Foi adaptado e ficou uma beleza! É originalmente projetado para trabalhar com bateria externa. Não vem com bateria interna.(meio velhinho, mas ótimo!)

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  • Membro VIP

O ruim é o preço das baterias externas, eu vi uma esses dias de Chumbo e Prata que custava R$330 reais, e fora o No-Break que custa uns 500...

Vai sair meio caro esse upgrade na energia.

Uma pergunta:

Esse conjunto totaliza 82Ah. Quanto tempo o meu PC ficaria ligado na bateria?

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  • Membro VIP

Bom, ai é mais complicado. Em função do modo como será usado o PC, o tempo poderá variar. No meu caso, em uso normal, consigo 45 minutos. Após esse tempo o beep de alarme acelera e creio estar tentando mostrar que é hora de desativar.

Em resumo: depende da configuração e da atividade do sistema nessa condição. Nessa hora, o monitor de 17 é o maior vilão, pois consome sozinho quase 100W.

PS.

Esqueci de citar que a bateria usada é de 65Ah, do tipo comum.

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  • Membro VIP

Sinceramente falando, como fazer os cálculos é algo que não sei dizer com segurança! Podemos falar alguma coisa, mas uma metodologia concreta, não posso descrever!

Vejamos alguns detalhes:

Bateria de 65Ah - Seria equivalente a fornecer 65A durante 1 hora? Talvez na teoria!

Meu PC suga da rede cerca de 300W, incluindo o monitor!

Se com essa bateria citada consigo 45 minutos(no mínimo), podemos fazer uma regra de três para qualquer PC:

65Ah------45min

45Ah------ x min

Assim, com uma bateria de 45Ah e um PC que consome 300W teríamos:

x = 30 minutos!

Pode-se tentar demosntrar para outros valores e configurações, mas dependerá das condiçoes de uso do PC! Ou seja, esqueça como calcular e atente somente para a autonomia média, que pode ser obtida como mostrado acima! E lembre-se que poderão ocorrer variações de equipamento para equipamento! Depende de muitos fatores....por isso valores médios são mais interessantes do que tentar-se valores exatos!

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Mas você já colocou um Multi-teste na entrada e na saída deste estabilizador que você tem??

Procure saber o quanto esta energia está oscilando pois um no-break seria na falta total de energia, ele não é indicado para uso frequente pois além do aquecimento gerado e o carregador existente nos no-breaks não sustenta o consumo exigido pelo seu gerador de saída, além do mais o aguentar aqueles bips é um saco, pior que os estalos que você já tem, faça um teste para sabermos o quanto esta energia está variando.

Existem fontes de micro mais modernas que são bi-volt de 240V a 90V, talvez uma destas de boa qualidade fosse mais indicada no seu caso e ainda economizaria uns trocos, pois a grana de um nobreak + baterias você contrata um eletricista e troca a elétrica da casa inteira!!

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  • Membro VIP

Uma informação a mais para conhecer-se sobre nobreaks. Existem duas potências que devem ser consideradas num nobreak!

- A capacidade de corrente da bateria é a primeira. Com essa limitação, o equipamento estará limitado a operar por pouquíssimo tempo e poderá sofrer queda imediata em função da pouca potência disponibilizada pela bateria.

- O próprio circuito conversor DC-AC do nobreak também tem sua capacidade nominal. Um nobreak de 5kVA não segurará essa carga por mais de alguns minutos e quem sabe nem consiga manter esse nível de carregamento, já que a bateria estaria fornecendo o máximo ou até mais do que sua capacidade.

Já um equipamento de 300VA, também não obteria ganhos com uma bateria de alta capacidade, visto que seu limitante neste caso, é o seu circuito conversor, limitado à poucos Watts ou kVA.

A melhor combinação ainda é um nobreak de boa potência, associado à bateria(s) de alta capacidade!

Alguns especialistas consideram um estabilizador, melhor indicado do que um nobreak! Eu, particularmente, discordo dessa opinião!

O nobreak tem funcionalidade maior, apresenta opções melhores, tanto para enfrentar pequenas ou grandes oscilações quanto para faltas completas. O que parece ser discutível é a "qualidade" da energia que passa a ser fornecida pelo nobreak, não sendo idealizada em sua forma de onda. Mas não posso deixar de pensar no fato de que uma boa fonte também apresenta circuitos competentes, capazes de corrigir as deficiências do sinal de tensão e assim, mantém em perfeito funcionamento o PC, enquanto durar a carga da bateria!

O nobreak SMS de 1.2kVA que uso aqui, comporta-se muitíssimo bem, tanto frente às oscilações quanto às faltas totais da rede elétrica. Após o chaveamento, a operação através da bateria nem se quer é notada pelo sistema fonte, cpu, hardware, etc.

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  • Membro VIP

Ficaria muito bom! Mas recomendo desconectar a bateria interna, pois sendo diferente das outras, o comportamento não é bom! As baterias DEVEM ser idênticas, para que se obtenha um carregamento mais uniforme e não haja interação entre as duas, de forma a perturbar o funcionamento paralelo.

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Desculpa por tentar ajudar sua lição de moral foi justa, desculpa por insistir em que o amigo deve ter uma energia de qualidade da rede elétrica antes de pensar em uma solução drástica como um no-break, que a meu ver é de extrema utilidade, apenas na minha humilde intenção de ajudar pensei que se o amigo FBorges22 consertasse a energia que tem na tomada teria entre outros benefícios a maior durabilidade de todos os aparelhos que possui em sua casa, apenas quis ajudar da melhor forma, obrigado meiraneto por sua lição...

Boa Sorte

Vivendo e aprendendo.

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  • Membro VIP
FBorges22  Postado em Ontem, 18:31

  Nesses No-breaks da SMS é possível remover a bateria interna sem precisar desmontar ele?

Bom, é necessário remover a tampa, mas não precisa desconectar muita coisa! Se quiser deixar a bateria no lugar original, basta dessoldar ou desconectar os terminais dela e conectar os cabos da bateria externa. É simples de fazer. Só não esqueça de um detalhe! Tenha certeza de que o equipamento, além de desconectado da tomada(lógico), esteja também DESLIGADO no botão de power, pois caso contrário, poderá provocar choque elétrico, já que a saída estará com tensão normal!

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