Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por somaniaco@29 de outubro de 2005, 12:19

Grande Marcio...consegui baixar dua Demo!!! Bem legal... os efeitos iniciais deram um charme!!! Valeu...está no caminho!!!

Obrigado Dinho... Estamos nos empolgando!!

O que você achou dos graves? Acho que não exagerei não...

Vou baixar a Diana Krall em casa depois....

Postado

Não, Marcio, você não exagerou nos Graves... Inclusive você poderia até liberar mais graves em todos os canais para gerar um envolvimento maior...

Postado

Quem poderia explicar?

Depois que mixo uma musica em 5.1 no Nuendo 3.0.2.623, eu insiro o plugin da WAVES L360 para normalizar o audio. Quando eu gero esse arquivo .wav em 6 canais separados, eles todos estão normalizados há 0dB, mais se eu esses mesmos canais forem gerados em .ac3 o audio não está normaliza. Pergunto tem alguma opção no encoder Dolby Digital que eu não estou usando e com isso não presenva o audio normalizado ou baixo o volume do arquivo?

Grato.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por somaniaco@29 de outubro de 2005, 12:09

Bom, de volta ao Barraco, vou então cumprir a promessa feita a meu amigo Milo!!!

Curta sua Loira (Negríssima!!!) deus do Jazz Moderno!!!

Daina Krall em versão Dolby Digital 5.1 - Sonar 5

Diana Krall - Mixado - Dolby Digital 5.1

Nâo esqueçam

Senha = audio

Enjoy!!

Rapaz!! Esta realmente ficou de arrepiar!!

Como separou bem as freqüências...

A bateria nos canais traseiros...

Sem palavras!!!

Postado
Postado Originalmente por jefferson andrade@31 de outubro de 2005, 19:42

Quem poderia explicar?

Depois que mixo uma musica em 5.1 no Nuendo 3.0.2.623, eu insiro o plugin da WAVES L360 para normalizar o audio. Quando eu gero esse arquivo .wav em 6 canais separados, eles todos estão normalizados há 0dB, mais se eu esses mesmos canais forem gerados em .ac3 o audio não está normaliza. Pergunto tem alguma opção no encoder Dolby Digital que eu não estou usando e com isso não presenva o audio normalizado ou baixo o volume do arquivo?

Grato.

Amigo, estou aconselhando a todos deixarem de usar o Encoder Dolby Digital do Nuendo, encontrei vários bugs nesse software. Assim, aconselho que faça esse Encodamento usando o Audio Trancoder do Sonic Scenarist. Vá em configurando e acerte os decebies da maneira que mais te convier !!

Postado
Postado Originalmente por somaniaco+29 de outubro de 2005, 12:09-->
Bom, de volta ao Barraco, vou então cumprir a promessa feita a meu amigo Milo!!!

Curta sua Loira (Negríssima!!!) deus do Jazz Moderno!!!

Daina Krall em versão Dolby Digital 5.1 - Sonar 5

Diana Krall - Mixado - Dolby Digital 5.1

Nâo esqueçam

Senha = audio

Enjoy!!

GRANDE DINHO!

Que bom gosto! Essa música é 10!

realmente é uma das Deusas da música, adoro testar equipamentos de HT com ela, principalmente tam´bem pela qualidade das gravações de seus CDs. Tenho um DVD dela que acho um dos melhores DVD musicasis já lançados no mercado.

Como o Márcio realçou ficou legal mesmo a percussão evidenciadas mais nos surrounds. ahhh e outra coisa! gostei dos graves estes estão bem reforçados, o subwoofer fez tremer meu coração!!! rsssss

somaniaco

Amigo, estou aconselhando a todos deixarem de usar o Encoder Dolby Digital do Nuendo, encontrei vários bugs nesse software. Assim, aconselho que faça esse Encodamento usando o Audio Trancoder do Sonic Scenarist. Vá em configurando e acerte os decebies da maneira que mais te convier !!

Dinho, faz tempo que queria comentar isso:

não sei se isto é um problema do encoder do Nuendo, mas anyway quando eu p. exemplo deixo por um minuto os canais frontais mudos na timeline do Nuendo e com som neste mesmo minuto os canais do surround, quando mando encodar e finalizo o AC3, o som do surround "escapa" um pouco para os frontais onde deveriam ficar mute sem som algum mesmo, como eu desejei que ficassem na timeline do Nuendo.

Isso se trata de um bug ou tem alguma configuração no encoder DD do Nuendo ou no próprio Nuendo? você já passou por isso?

Já no premiere não acontece isso os frontais ficam mudo mesmo se você deixar sem som na timeline dele - não "escapando" o som do surround para os frontais.

Veja:

Aqui os dois primeiros canais frontais estão sem áudio:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img290.imageshack.us/img290/5176/nuendoprojeto2zy.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Depois de encodar usando o Encoder DolbyDigital do Nuendo, e deixo deste jeito as configurações (será que seria a configuração em 'Bit Stream'?)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img290.imageshack.us/img290/3815/encoder2qt.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

...e importando a demo finalizada no próprio Nuendo, veja! onde era para ficar mute nas frontais agora tem som ( o áudio que sai é como se fosse um "eco" dos canais surrounds!) - percebemos também que no canal central onde era sem som continuou sem som....

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img290.imageshack.us/img290/8949/finalizado8uy.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Se alguém também observou isso e quiser comentar dê um toque aí também!

Abraços, Milo.

Postado

Milo, o que acontece é o Nuendo, em seu Encoder, envia graves para os Subwoofers das frontais... isso não é bom.. eu não gosto!! No meu equipamento de HT eu configuro para que todos os graves sejam reproduzidos pelo Subwoofer... Esse recurso do Nuendo é bom para quem tem pequenos ambientes e subwoofers passivos!!

Postado

beleza Dinho também deixo configurado no HT para mandar o LFE só para o Sub, de fato em ambientes pequenos, sub passivos, e para quem usa caixas Small que não agüentam a "porrada" do LFE, é bom configurar mesmo para que os graves saiam somente no sub. Já em caixas médias ou grandes que também tenham a capacidade de reproduzir as baixas freqüências, como a maioria das high end, aí dependendo do gosto e preferência, seria melhor dividir o LFE para ambos, para as caixas frontais e subwoofer!

Puxa dinho que lástima, então é normal, o áudio do surround "escapar" um pouco para as frontais onde há silêncio nestas, como me referi!

Mas não me conformo pois com o Premiere não acontece essa situação! isso deve ser outro bug do encoder do Nuendo, se não for algum problema de configuração, pois nas partes que deveriam ter silêncio deveria ficar em silêncio, não é mesmo? Vou verificar também se isto ocorre também com o encoder do Scenarist!

Milo.

Postado

Olá gente boa!!

Estou com uma dúvida sobre o sonar!!

Estou começando a mexer com esse programa e para tanto gostaria de saber se para exportar o audio 5.1 que eu criar nele para ac3 é preciso instalar algum plugin no mesmo? :bored:

Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.

Postado
Postado Originalmente por gandalfbas@03 de novembro de 2005, 11:01

Olá gente boa!!

Estou com uma dúvida sobre o sonar!!

Estou começando a mexer com esse programa e para tanto gostaria de saber se para exportar o audio 5.1 que eu criar nele para ac3 é preciso instalar algum plugin no mesmo?  :bored:

Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.

Oi amigo, como já se foi anteriormente relatado, estávamos ansiosos para que a Cakewalk lançasse algum plug in de AC3 para o Sonar na sua última versão 5, mas infelizmente até o momento não saiu....

A saída é exportar tudo em wave e usar o Encoder AC3 do Scenarist, que pelo que tudo indica é melhor ainda que o plugin AC3 do Nuendo, já que este vem apresentando alguns problemas!

vide este post n.º: #733:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....dpost&p=1557148

Outro problema do Sonar é que quem não tem placas 5.1 Reais (que dê para ouvir os seis canais em tempo real de mixagem) tem apresentado dificuldades inclusive em exportar os canais em wave, já que posts anteriores afirmavam que o Sonar somente exportava de dois em dois canais.... Como eu me encaixo neste caso, estou preferindo ficar com o Nuendo e na sua versão 2.2.0.39 e seu plug in AC3 que fica muito mais prático para exportar, ou usar o Premiere que é o jeito mais fácil de se criar um áudio multicanal!

Abraços,

Milo.

Postado

OLÁ AMIGO!!!

primeiramente você é muito ######, e seus tutoriais são otimos.

so que eu não estou conseguindo sair da primeira parte.

eu tenho um wav que retirei do lost.avi

faço o primeiro processo, converto "- Vá em Process->Channel Convert -> Stereo to stereo – Vocaal Cut (com isso transformamos seu arquivo estéro em outro arquvio estéreo sem diálogos." fica ok, sem dialogos, mas depois o que eu faço?? salvo ele? qual seria o arquivo que eu utilizo para conversão da direita e esquerda.

se puderes me ajudar agradeço de coração pois sou iniciante e tenho muitas duvidas.

obrigado. :D:bandeira: :palmas:

Postado
Postado Originalmente por iandelonge@03 de novembro de 2005, 16:28

OLÁ AMIGO!!!

primeiramente você é muito ######, e seus tutoriais são otimos.

so que eu não estou conseguindo sair da primeira parte.

eu tenho um wav que retirei do lost.avi

faço o primeiro processo, converto "- Vá em Process->Channel Convert -> Stereo to stereo – Vocaal Cut (com isso transformamos seu arquivo estéro em outro arquvio estéreo sem diálogos." fica ok, sem dialogos, mas depois o que eu faço?? salvo ele? qual seria o arquivo que eu utilizo para conversão da direita e esquerda.

se puderes me ajudar agradeço de coração pois sou iniciante e tenho muitas duvidas.

obrigado. :D  :bandeira:  :palmas:

Olá amigo, você deve estar se referindo ao nosso Mestre Dinho!

se eu puder te ajudar...

a ideia de se remover os vocais é que pretendemos com isso evidenciar mais os vocais, ou diálogos se for um filme, no canal central (caixa central), e utilizar tal áudio sem o vocal, por exemplo nas caixas frontais do seu Home Theater, ou até mesmo nos surrounds caso você tambem achar melhor...

Assim é preferível como mostra o tutorial, que de preferência todo seu arquivo de áudio esteja em mono para você importar todos eles ou no premiere ou no Nuendo, mas nada impede também de que você possa utilizar trilhas em stereo nestes programas.

Assim neste seu arquivo que você usou o Vocaal cut no SoundForge está em stéreo, certo?

Se você seguir mais a frente neste mesmo tópico do tutorial, você vai verificar que foi ensinado que tal audio em stereo terá que ser dividido em dois arquivos MONO. um correspondente ao canal direito e outro do canal esquerdo.

Separado os dois arquivos em mono salve respectiavamente como frontal esquerda e frontal direita para serem utilizadas nas caixas frontais do HT, p. exemplo.

tente fazer, qualquer coisa amigo, tamos aí!

Milo

Postado

obrigado pela ajuda!!

essa parte eu fiz, de tirar os vocais e tal, mas quando eu vou converter esse arquivo (já sem os vocais) de stereo = mono 50% a linha fica sem som nenhum...

como eu faço para dividir o arquivo?

outra coisinha como eu faço os surround's uso o mesmo arquivo

desculpe ser impertinente, mas vos agradeço de coração.

Postado
Postado Originalmente por Milo de Crotona@03 de novembro de 2005, 13:39

Oi amigo, como já se foi anteriormente relatado, estávamos ansiosos para que a Cakewalk lançasse algum plug in de AC3 para o Sonar na sua última versão 5, mas infelizmente até o momento não saiu....

A saída é exportar tudo em wave e usar o Encoder AC3 do Scenarist, que pelo que tudo indica é melhor ainda que o plugin AC3 do Nuendo, já que este vem apresentando alguns problemas!

vide este post n.º: #733:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....dpost&p=1557148

Outro problema do Sonar é que quem não tem placas 5.1 Reais (que dê para ouvir os seis canais em tempo real de mixagem) tem apresentado dificuldades inclusive em exportar os canais em wave, já que posts anteriores afirmavam que o Sonar somente exportava de dois em dois canais.... Como eu me encaixo neste caso, estou preferindo ficar com o Nuendo e na sua versão 2.2.0.39 e seu plug in AC3 que fica muito mais prático para exportar, ou usar o Premiere que é o jeito mais fácil de se criar um áudio multicanal!

Abraços,

Milo.

Amigo,

Muitíssimo obrigado pelas dicas. Você me ajudou muito!!

Parabéns pela ajuda que você e outros membros do forum que tem mais experiência na área estão dando a todos os iniciantes. :palmas:

Postado
Postado Originalmente por iandelonge@04 de novembro de 2005, 09:33

obrigado pela ajuda!!

essa parte eu fiz, de tirar os vocais e tal, mas quando eu vou converter esse arquivo (já sem os vocais) de stereo = mono 50% a linha fica sem som nenhum...

como eu faço para dividir o arquivo?

outra coisinha como eu faço os surround's uso o mesmo arquivo

desculpe ser impertinente, mas vos agradeço de coração.

não amigo, olhe: esta parte de stereo para mono é quando, preferencialmente você já tem o canal central devidamente equalizado para dar ênfase na voz/diálogos e como você irá utilizar no canal central, você transforma realmente para mono.

Mas neste caso, você retirou os vocais do arquivo de áudio para que o mesmo seja utilizado, como foi dado no exemplo, nas caixas frontais, então você não terá que transfomá-lo em mono e depois utilizar este arquivo mono nos canais frontais pois assim se procedendo, estaria se repetindo esse mesmo arquivo de áudio mono na caixa frontal da direita e da esquerda!

Assim, com seu áudio aberto no soundforge você perceberá que quando o arquivo é em estéreo ele estará divido em dois canais, o de cima é o canal esquerdo e o debaixo é o canal direito. então é isso que você precisar fazer separar estes canais, esquerdo e direito, criando assim dois arquivos monos distintos que será utilizado como canais frontais, da esquerda e o da direita respectivamente...

Faça da seguinte forma:

1) Selecione o canal de cima, que é o esquerdo, clicando bem na parte de cima para que o cursor fique marcando somente ele.

2) aperte a tecla 'Home' para selecionar o canal desde o início, e depois precione a tecla 'Shift + End' para selecionar o canal todo.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img224.imageshack.us/img224/4037/canalesquerdo7hb.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

3) Depois minimize a timeline do áudio que você está editando no Soundforge.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img219.imageshack.us/img219/6773/minimizar3zm.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

4) Feito isso clique no canal selecionado com o botão esquerdo do mouse, segure e arraste o canal para fora da timeline do Soundforge;

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img492.imageshack.us/img492/5987/arrastar9cs.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

5) você verá que foi criada outra janela de Sound 1. Maximize esta janela.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img238.imageshack.us/img238/8453/sound15at.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

6) agora basta salvar (Save as) o seu arquivo (Sound 1)como wave, nomeando por exemplo como "Frontal esquerda", não se esquecendo que o áudio padrão para DVD será de 48.000hz, 16bits, e mono claro.

Se esta opção não aparecer na parte da 'Template', clique em 'Custom' e configure o Sample para 48000 hz, para 16 bits e para Mono.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img398.imageshack.us/img398/5415/salvarwave5ch.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Pronto! Faça isso tudo de novo, agora com o canal direito do seu arquivo stereo e salvando-o como "frontal direita".

Deste modo estarão finalizado os canais frontais, prontinhos para serem importados no Premiere Pro 7 ou 1.5 ou no Nuendo!

Quanto ao Surrounds, a imaginação é seu limite, você pode repetir sim os canais frontais no surround, mas para que? Se você já está criando um audio 5.1 REAL, então use sua imaginação e crie seus efeitos nestes canais, que combinem com a música ou áudio de filme que você está fazendo, é claro.

Coloque sons de bomba, tiros, explosões, som de chuva, cachorros latindo, por exemplo, de acordo onde você achar necessário, use seu instinto.

ou se for para mixar uma música, há vários efeitos que podem ser utilizados nos surrounds, como deixar a música com "eco", vibração, fuzzy, inserir reverberações, dê uma olhada no soudforge (Effects)que tem bastante efeitos, inclusive no Nuendo.

Olha essa aqui foi minha primeira demo que fiz, utilizando o Premiere que gostei muito de fazer e dá uma ideia legal de como é um som 5.1, pois na época estava bem inspirado e fiz vários tipos de efeitos, inspirada no filme terminator 2. baixe AQUI

Não se esqueça de ouví-la em um equipamento 5.1 tanto no computador como no Home Theather senão os efeitos não serão percebidos! e também baixe as várias demos que estão aqui postadas de altíssimas qualidades, e estaremos esperando também a sua!

Hoje, graças ao meu mentor Dinho, consigo criar um áudio 5.1 que há muito tempo estava querendo aprender, e sempre irei dever muito isso pela dedicação e entusiasmo que ele sempre nos dispensou!

Tenta fazer aí, e como sempre é bom lembrar dê uma boa lida no tópico desde o começo! (é eu sei... que tem muita página!) mas você irá achar cada informação preciosa, que em lugar algum em nosso país você encontraria isso!!!

Boa Sorte.

Milo.

Postado

Milo, meu camaradinha, você arrebentou!!! Tirei 3 dias de férias (pô, a Mulher estava reclamando!!! hhehehhe)

Você explicou bem direitinho, mas me deixe dar um pitaco... O problema do nosso amigo fazer o Cut Vocal, remover o vaocal e o áudio se tornar mudo, isso é muito comum...Porque?...Simples, você está tentando fazer isso já num arquivo comprimido, talvez um mp3 já pra lá de exprimido e os canais todo zuado, onde não se reconhece o comando de Inversão de canal!!! Faça este processo nuum áudio de 44.1Khz em CD e tudo vai correr bem!!!

• 3 semanas depois...
Postado

Olá, amigos, passei quase 1 mês fora deste tópico por vários motivos: pessoais e técnicos em outros tópicos!!! Mas não abandonei nem deixei de fazer meus testes:

Queria saber se temos algum participante que curta, conheça, tenha, use, etc... um DVD ÁUDIO?

Mas é DVD ÁUDIO autorado em MLP, reprodzido apenas pelas saídas analógicas independentes do seu DVD Player e seu Receiver!!!.... As saídas analógicas independentes de seu DVD Player, num total de 6 canais e suas entradas analógicas, também independentes de seu Receiver recebem um sinal totalmente LIMPO e PURO MARAVILHOSO e gerado pelo codec MLP da Dolby Digital... É de uma qualidade impressionante!!! Gostaria muito de postar aqui algumas de minhas DEMOS produzidas no SONAR 5 e encodadas em MLP, porém cada arquivo tem cerca de 150Mg e é preciso que se tenha o equipamento acima descrito!!!!

Aconselho a todos quando forem adquirir um DVD Player EXIJAM um equipamento que reproduza DVD Áudio, pois só esses têm as saídas independentes na traseira do equipamento, geralmente eles reproduzem também o SACD, que é outra maravilha do ÁUDIO....

A corrida do dinheiro infelizmente deixam esses equipamentos na faixa dos Hi End, é que os mp3 da vida, cada dia mais baratos, inibem a comercialização em massa desses formatos!!!!

Quem tem DVD Áudio?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!