Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criação de Áudio 5.1 - Real


Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado Originalmente por somaniaco@19 de outubro de 2005, 15:18

Estou novamente nessa Cibéria Curitibana!!!

Eu já havia comentado com o Lauro e vou falar aqui: Detectei um Bug no Nuendo 3, ele tem dificuldade para Exportar em wave... voltei usar a versão 2 temporariamente...

Gostaria que mais algum usuário do SONAR 5 se candidatasse aqui, pois o programa está fantástico!!!

Valeu Milo, estou esperando!!!

Usuário eu sou, mas totalmente perdido...

Mas devagar vamos indo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:natal: Aí pessoal taí mais uma parte do meu aprendizado que vocês estão acompanhando!

Fiz umas demos aí, vocês não sabem como me deram um trampo lascado! rsss

tira freqüência daqui tira outra de lá, fica tudo abafado, volta tudo de novo e vai tentando...principalmente para o canal central que como falei se você ficar tirando muita freqüência tira todo o timbre original da voz.... porque ela, a bendita voz, por mais que a gente tente somente deixar ela, tem um pouquinho das baixas e das altas freqüências também.... aí se você tirar zerando as altas e as baixas deixando somente as freqüências médias, não fica muito bom não, aliás fica um lixo hehe

Outra coisa realmente, quando se remove o vocal (usei o analogvocal) perde um pouco dos agudos... depois você trabalhando para separar só a voz, você acaba por também tirar mais um pouco das altas freqüências. Resultado o som fica :naonao: abafado!!! :bravo:

Na demo do U2 tive que inovar criando mais dois canais (para os frontais) só de "tweeters" porque senão ficaria muito abafado o som. e não colocquei p.ex um reverb na central poque ficou muito irritante já que nos surrounds coloquei um chorus que eu acho que foi o slow flange - carvenous acho que é isso... já na segunda demo coloquei um reverb b no Nuendo para dar profundidade na voz...

Outra coisa super importante como o Dinho sempre ensinou é que depende tudo muito da fonte de som a ser mixada. na primeira demo foi uma mp3 acho de 256kbps já na outra foi uma fonte extraída para wave 44.100hz 16bits, ou seja foi uma TORTURA ter que mixar um mp3, que já veio com as freqüências muito mais misturadas e com frames perdidos face ao processo de compactação do mp3! e outra coisa, quanto mais "calma" ou com menos instrumentos a música tem, mais fácil fica mexer/eliminar as freqüências, pois as músicas mais agitadas ou com muito instrumentos as frequências ficam muito mais misturadas dificultando nosso trabalho...!

Eu não manjo nada ainda deste mundo de áudio estou engatinhando muito, nem me passa na cabeça o que seriam a "separação por analise do angulo de fase e por analise de forier nas freqüências musicas" que #@%!@# é isso? Pô o Sigma podia dar umas dicas disso aí! aliás por oportuno boas demos postadas pelo Sigma, principalmente aquela Soon que dá para ver que aquele solo central (daquele instrumento que acho que é um bandolim sei lá) ficou bem destacado e somente na central, beleza mesmo.

Outra coisa que já também vinha observando e que o Sigma também comentou é que não tem jeito: quando termino uma demo 5.1 aqui ou qualquer outro trabalho em multicanal, eu tenho que escutar no Hometheater e só lá é que dá para ver, digo ouvir se o som saiu legal, bem equalizado e mixado entre os canais, apesar de como falei já ter comprado umas caixinhas 5.1 aqui para o computador.... mas como observado pelo Dinho a fonte é uma só, independentemente do palco sonoro. Acho que comprei uma bela dumas caixinhas porcarias, aliás um dos motivos que me levaram a adquirí-las foi pensando que ia mixar REAL TIME o áudio 5.1, as graças a minha plca de áudio super mega blaster plus advantage isto não foi possível! :bravo:

bom a gente caça com o que tem, e por enquanto está dando para se virar assim, apesar de não estar conseguindo mixar em tempo real tenho que finalizar a demo e depois ouvir no computador em 5.1 menos mal, mas depois infelizmente tenho que comparar no Home theater para ver se está realmente tudo beleza!

resumindo eu NÃO TROCO O NUENDO POR NADA! :wub: me apaixonei realmente pelo bichinho! aliás não tive ainda nem coragem para ir para o 3, a versão 2 tá beleza e até agora nunca deu algum bug não sei se parto para a 3 pois o Dinho falou que já está dando uns troubles com esta versão...

SONAR? Ainda nem passo perto! SONAR 5 que isto! só de pensar nele me dá calafrios, se eu for tentar pilotar ele tenho certeza que vou cair no meu primeiro vôo! que painel surreal! preciso fazer um curso antes de aeronáutica com certeza antes de me aventurar nele! hehe Eu sinto o mesmo quando ouço falar em Scenarist! que absurdo! :D

Mas dinho falando sério, vocês comentaram que no sonar4 a exportação das waves só saiam de dois em dois canais, no SONAR 5 acontece isso ainda? facilitaram para depois a gente encodar para AC3 em outro encoder?

OUtro programa que ultimamente estou queimando as pestanas é o fruitloops ou FL Studio 5, meu próximo passo é mixar umas músicas eletrônicas (bem feitas) em 5.1! É MUITO legal ficar criando batidas nele de diversos tipos de rítimos é incrível! Dinho, aliás o Nuendo comsegue criar samples, tipo ficar dando loops de uma certa batida para criar um rítimo que nem o fruity loops faz? Pô aí eu só ia usar o Nuendo para fazer isso também!!

Bom curtam aí! Thats right! é uma homenagem ao fãs do BonoVox e Cia. com uma música agora em 5.1. Nada tão especial, sem effects algum, só mixagem de música mesmo... aliás é sempre bom lembrar que todas as demos baixadas deste tópico têm que serem escutadas em sistemas 5.1 senão não tem como vocês curtirem os efeitos multicanais produzidos! Peguem o Audio DVD Creator e gravem nossas demos no DVD para escutar no HomeTheater, para quem não tem um DVD que leia CD/DVD de dados... Peguem as demos também e importem no Nuendo para ver como cada canal foi trabalhado! assim dá para se ter um ideia também de como foi feito determinado audio multicanal.

E galera vamos postar suas demos aí! Vamos aprender demonstrando o que se foi aprendido, isto é o maior presente para nossos mestres, não tem que se ter vergonha para isso, estamos todos aqui para aprender e evoluir! sei que tá faltando as demos de algum pessoal que já faz um tempo que está por aqui!vamos ver se vocês aprenderam! :music:

Demo1 Demo 2

:-BEER

T+ Milo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Milo, desculpe aí pela demora, mas é que eu estava fazendo uma faxina aqui na máquina!!!

Baixei e ouvir suas Demos.

A primeira você precisa dar uma Normalizada em Todos os canais, pois você abafou demais os ângulos!! E dar uma acertadinha no cnal do Sub pois ficou muito marcado e isso prejudica a reprodução!!!

A Segunda está muito boa!!! Você acertou em cheio.. Fala como você conseguiu a separação desse canal central...se percebe logo que não foi por Equalizador... Acho que os canais de Surround ficaram muito baixos e você poderia ter colocado todos os aplausos apenas neles.. Você precisa abaixar também um pouco o Sub, pois acab distorcendo!! Não adianta dar muito volune ao Sub, pois as baixas freqüências são circulares e tomam com facilidade o palco sonoro...por exemplo: aqui comigo tive que reduzir muito o volume do Sub (500) para segurar a distorção!!!

Mas você está indo muito bem.... Parabéns Milo...muito legal!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Marcio Sell@24 de outubro de 2005, 19:28

Bom pessoal,

Aqui está a minha demo

Demo Stones

A primeira.... Óbvio que é Stones...

Escolham salvar como no link...

Aí Márcio MUITO BOA a demo mesmo! O Som está bem envolvente surround mesmo! Parabéns! vou ver se melhoro as minhas nas próximas!

abraços,

Milo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Galerinha, para inaugurar o nosso Maravilhosos SONAR 5, fiz uma mixagem de Norah Jones, usando Equalizador de Bandas e encodando pelo Nunedo Dolby Digital. Também fiz uma versão em DTS mas ficou com 39Mgb... Mas vou postar aqui também!! mas com um link para o Rapishare

Ouçam:

Antes de tudo A SENHA :audio

Norah Jones -Dolby Digital 5.1

Divirtam-se!!!

SONAR 5 é tapa na orelha!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca! pô Márcio você também é dum tremendo "Maníaco de Som" claro que no bom sentido da palavra! :) Ficou muito boa mesmo esta sua última demo dos Stones! tô "vendo" que ás vezes para ficar "bom" o som também nem precisa ficar tirando os vocais como foi o caso desta demo!

você fez pelo Sonar ou pelo Nuendo?

Dinho nem preciso falar que ficou também perfeita da Norah Jones, principalmente a versão do DTS, que pra mim é um dos melhores áudios que existe. Gosto muito da Diana Krall também, no mesmo estilo da Norah, puxa você podia mixar uma dela também!!! aliás to pensando em mixar uma música dela ou da Sade, não sei... mas estou com receio de estragar a música e ficar um lixo de novo! hehe :hehehe:

Abraços,

Milo Skywalker.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por somaniaco+27 de outubro de 2005, 13:15-->
Qual o método e o Programa que você usou para compor esta DEMO, Marcio?

Fiz pelo Nuendo 3.

Extraí a musica do CD.

Fiz alguns cortes no inicio da música para tocar apenas em alguns canais.

Também coloquei alguns efeitos no inicio gerados pelo Smartsound Quicktracks.

Equalizei todas as faixas, aumentando os graves no subwoofer e diminuindo nos canais centrais.

Nos canais surround apliquei um efeito Phaser.

Milo de Crotona@27 de outubro de 2005, 14:48

Caraca! pô Márcio você também é dum tremendo "Maníaco de Som" claro que no bom sentido da palavra! :) Ficou muito boa mesmo esta sua última demo dos Stones! tô "vendo" que ás vezes para ficar "bom" o som também nem precisa ficar tirando os vocais como foi o caso desta demo!

você fez pelo Sonar ou pelo Nuendo?

Abraços,

Milo Skywalker.

Muito obrigado Milo... Legal que você gostou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz pelo Nuendo 3.

Extraí a musica do CD.

Fiz alguns cortes no inicio da música para tocar apenas em alguns canais.

Também coloquei alguns efeitos no inicio gerados pelo Smartsound Quicktracks.

Equalizei todas as faixas, aumentando os graves no subwoofer e diminuindo nos canais centrais.

Nos canais surround apliquei um efeito Phaser.

... legal... simples e eficaz!! ah não vou tentar fazer outras aí sim, me aguardem! :hehehe:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!