Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Informação difícil de conseguir


berger

Posts recomendados

Olá. Estou com um problema. Nada relacionado a instalação ou configuração. É algo anterior a isso.

Estou começando a tentar a me virar sozinho na montagem de computadores (nunca mais quero depender de técnicos para isso!). Assim, estou procurando peças e preços para montar o meu PC. Vou aproveitar um processador que já tenho, um AMD Athlon XP 2000+. Como ainda sou inexperiente, não sei qual é o tipo de soquete dessa peça.

Qual é o problema? Me interessei bastante por uma placa-mãe da Asus, a A7N8X-E Deluxe. Achei ótimas as suas configurações. Mas, navegando tanto pelo site da AMD quanto da Asus, não consigo achar aquela informação básica, dizendo "esse processador serve para essa placa-mãe". Já vi tudo (acho). Dei vários buscas, fucei tudo. Nada.

Será que poderiam me dar essa força? Me dizer se esse processador serve a essa placa. Corrijam-me se estiver enganado, mas o que eu quero saber é se o meu Atlhon XP tem o soquete A, não é isso? Porque a placa-mãe Asus A7N8X-E Deluxe é do "tipo" soquete A, né?

Ah, outra coisa. Essa placa aceita memórias DDR400 em Dual Channel. Achei ótimo. Mas, eu posso usar memórias "convencionais"? É que estava pensando em comprar uma placa-mãe que suportasse updates de tecnologia. Eu sei que esse lance de Dual Channel não é tão novo assim, mas por enquanto, eu ficaria no "mono" (é assim que se fala?) mesmo.

Pô, desculpa aí o post gigante. É que realmente estou começando e não tenho a menor cancha nesse negócio de montar computadores.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, aceita o seu axp 2000 sem problemas

Na hora de configurar, use fsb 133 e multiplicador 12,5x

não esqueca, axp 2000+ não trabalha a 2000mhz e sim a 1667mhz, não tente eleva-lo a 2000 sob pena de efetuar OC ou ainda queima do processador.

Quanto as memorias, use no minimo as de fsb 333mhz

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, obrigado pela resposta, LetalWeapon! Só mais uma coisa. Quando você disse:

Quanto as memorias, use no minimo as de fsb 333mhz

esse "fsb" de 333mhz se aplica às memórias não-dual-channel? Por exemplo, se eu fosse comprar um pente de memória "mono" de 256 Mb, ao invés de escolher um de 400mhz (que parece ser o padrão do mercado), eu poderia comprar um de 333mhz? Ou são dois pesos, duas medidas?

Valeu mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por berger@18 de junho de 2005, 19:27

Puxa, obrigado pela resposta, LetalWeapon! Só mais uma coisa. Quando você disse:

esse "fsb" de 333mhz se aplica às memórias não-dual-channel? Por exemplo, se eu fosse comprar um pente de memória "mono" de 256 Mb, ao invés de escolher um de 400mhz (que parece ser o padrão do mercado), eu poderia comprar um de 333mhz? Ou são dois pesos, duas medidas?

Valeu mesmo.

FSB diz respeito ao clock externo do cpu....

Seu cpu possui clock externo de 133mhz(DDR266mhz)....

Portanto o máximo em que seu cpu vai acessar as memórias são a 133mhz(DDR266mhz)....

Essa sua placa mãe suporta FSB e memórias 200mhz(DDR400mhz)....

O bom seria comprar memórias 400mhz( diferença de preço pequena e futuro upgrade de plataforma)...., mas só lembrando..., as memórias só irão trabalhar a 266mhz pelo fato do seu cpu ter FSB 266mhz...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por LetalWeapon@18 de junho de 2005, 18:54

Quanto as memorias, use no minimo as de fsb 333mhz

FSB( front side bus ou barramento externo )...., diz respeito ao caminho de comunicação do cpu com o chipset....

Quanto as memórias se diz:

DDR 266mhz,333mhz,400mhz...e por ai vai.....

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as memórias só irão trabalhar a 266mhz pelo fato do seu cpu ter FSB 266mhz

Interessante. Talvez, então, seja melhor adquirir um novo processador. A partir de qual Athlon XP seria possível utilizar a capacidade ótima dessa placa-mãe? Existem também os Sempron, mas parece que são inferiores em desempenho, não é isso?

Mais uma vez, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos em partes:

O seu processador e um athlon xp 2000+ (velocidade real e de 1667mhz). FSB 266mhz (133 x 2 pulsos por clock = 266). E a configuração na placa-mãe e fsb 133 e multiplicador de 12,5

Quanto a memoria de 400mhz. Veja bem que uma memoria ddr 400mhz so andara a 400 mhz se o seu processador for fsb 400. (athlon xp 3200mhz no minimo).

Caso contrario, tomando como base seu athlon xp 2000, o sistema andara a fsb 266 não importando se as suas memorias forem de 333 ou 400.

Opinando memorias de 333mhz no minimo, eu quis informar que futuramente, caso venha a fazer um overclock no seu processador, voce não tera problemas, visto que o overclock aumenta o fsb do sistema em geral. (acima de 266)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Enéias Antunes Ramos@18 de junho de 2005, 19:32

Você quis dizer modelo 3200+..., clock de (2200mhz)....

Abraços.

Sim exatamente, athlon xp 3200+ (desculpe meu erro, na hora não percebi)

Erroneamente usei o modelo como termo de velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por berger@18 de junho de 2005, 19:09

Interessante. Talvez, então, seja melhor adquirir um novo processador. A partir de qual Athlon XP seria possível utilizar a capacidade ótima dessa placa-mãe? Existem também os Sempron, mas parece que são inferiores em desempenho, não é isso?

Mais uma vez, obrigado.

Para ter um desempenho respeitável, recomenda-se, pelo menos um A-XP 2600 ou um Sempron 2800.

Os Sempron são ótimos processadores. Seu concorrente é o CeleronD, enquanto o do A-XP é o Pentium4, sem HT. Todo Sempron é inferior ao A-XP de mesma PR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!