Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Workstation AMD Opteron Dual


Spud

Posts recomendados

Boa noite.

Estou montando uma workstation Intel Xeon Dual e a placa mãe que encontrei para isso foi a Asus PC-DL Deluxe.

Só que existe um detalhe que me preocupa.

Os processadores Xeon 2.8Ghz que pretendo instalar nesta placa tem barramento de 800mhz, enquanto a placa mãe da Asus tem barramento de 533mhz.

Gostaria de saber se é possível instalar estes processadores nesta placa.

Acredito que caso funcione, os processadores funcionarão a 533mhz ao invés dos 800mhz que possuem, mas acho que seria suficiente.

Alguém sabe se é possível?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta 477.

Pesquisei um pouco mais em alguns sites e achei uma coisa interessante.

No site da Asus a especificação da placa mãe diz que ela usa o chipset 875P da intel e suporta 533mhz FSB.

Já no site da intel é informado que este chipset suporta 533mhz e 800mhz FSB.

Será que houve alguma confusão na especificação ou a Asus usou um chipset 875P com alguma modificação.

Ficou meio confuso isso.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é o seguinte nas especificações do xeon 2.8 diz se ele tem a tecnologia em64t ou não, se o seu tiver (o que acho que tem) essa placa mãe não suportara... você terá que usar uma placa com a mesma tecnologia para o processador ligar....eu estou usando uma MB XEON DUAL INTEL SE7525GP2 SATA V/R

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Spud@27 de junho de 2005, 10:28

Eu desencanei deste xeon.

Acabei comprando um Dual AMD Opteron com placa Asus K8N-DL.

Acham que fiz uma boa troca optando pelo Opteron ao invés do Xeon?

Agradeço todos que colaboraram.

Valeu.

Com certeza, leia os tópicos falando do Athlon64 e do HyperTransport (isso inclui o Opetron) e você verá que fez a melhor escolha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal cara.

Eu utilizei apenas macintosh a muito tempo.

E como todo macmaníaco não prestava muita atenção às notícias sobre o desenvolvimento dos PCs.

Então fiquei perdido mesmo na procura de uma boa configuração.

Com o que você disse aqui e com tudo que li a respeito acho que fiz uma boa escolha mesmo.

Agora é colocar para funcionar e ver no que dá.

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Spud@27 de junho de 2005, 21:43

Legal cara.

Eu utilizei apenas macintosh a muito tempo.

E como todo macmaníaco não prestava muita atenção às notícias sobre o desenvolvimento dos PCs.

Então fiquei perdido mesmo na procura de uma boa configuração.

Com o que você disse aqui e com tudo que li a respeito acho que fiz uma boa escolha mesmo.

Agora é colocar para funcionar e ver no que dá.

Obrigado pela ajuda.

Uma pergunta: qual será o uso do Dual Opteron?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Não vou usar esta máquina como servidor.

Será na verdade uma Workstation.

Vou usar este equipamento para trabalhar com imagens, tanto destinadas à impressos quanto à mídia eletrônica (TV e DVD).

Para a mídia impressa trabalho essencialmente com a linha Adobe CS2 e para vídeo com Combustion, Cinema 4D, Maya, After Effects e utilizava o Final Cut Pro. Agora vou ter que encontrar um substituto para a finalização do material.

Geralmente usam esses processadores para servidores, mas vou desviar um pouco o foco dele mesmo.

O setup final ficou assim:

Placa mãe Asus K8N-DL.

Dois processadores AMD Opteron.

2Gb de memória DDR 400 Kingston com ECC registrado.

HD SATA de 200Gb.

Placa de Vídeo nVidia Geforce 6600 PCI Express com 256mb.

Gravador de DVD Pioneer.

Ainda tenho que melhorar a placa de vídeo.

Mas devido ao valor de uma FireGL ficou para depois.

Aproveitando, qual sua opinião sobre o setup?

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, se a placa-mãe é tão antiga a ponto de não suportar o fsb de 800MHz desses xeon, é provável que não vá funcionar com esse processador por outros motivos além do fsb.

Além disso, mesmo que funcione, se você pegar 2 processadores xeon de 3.0GHz, ao usar com fsb de 533, o clock deles cairá para 2.0GHz. Se é para usar dessa forma, um "simples" pentium 4 de 3.0GHz HT vai ter um desempenho muito superior a essa sua configuração caríssima de 2 xeons em "underclock".

A sua opção de partir para dual opteron é melhor do que a ideia anterior, mas ainda acho que não é o ideal em termos de custo/benefício.

Ainda acho que se você pegar um processador athlon 64 3500+ (por exemplo, pode ser um 3800+ ou mesmo um 3000+ overclockado), numa boa placa-mãe, e gastar a grana que você economiza não montando um sistema dual comprando mais memória, uma placa de vídeo melhor, HDs mais rápidos, etc, você vai ter uma máquina com desempenho final melhor e ainda periga gastar menos.

Além disso, claro, você tem a opção de no futuro (próximo) trocar o processador por um athlon x2, e aí vai ter um sistema dual-processor de alto desempenho sem gastar tanto.

Ou então tente comprar já um processador athlon x2, é de fato um sistema com 2 processadores mas você paga menos do que um dual opteron (e muito menos ainda do que um dual xeon).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rafael.

Eu pensei mesmo nas possibilidades de upgrade quando optei pelo Opteron.

Li em alguns sites que para o upgrade dos processadores não preciso levar em conta coisas como FSB e etc.

Basta ter o processador com o número de pinos compatível com minha placa mãe (me corrijam caso esteja errado).

Então acho que será possível um upgrade dos processadores no futuro.

A placa de comprei utiliza processadores de 940 pinos.

Não sei se este é o padrão porque não conheço muito do assunto.

Inclusive, se alguém puder me esclarecer isso eu agradeceria.

Sou leigo mesmo no assunto.

Mas se os processadores Athlon X2 puderem ser utilizados nesta placa será um upgrade a ser considerado futuramente.

Gosto da ideia de usar processadores, placas e memórias usadas em servidores porque acredito que isto pode resultar em mais estabilidade para o sistema.

Por isso a predileção pelos Xeon e depois pelos Opteron.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Spud@24 de junho de 2005, 07:55

Boa noite.

Estou montando uma workstation Intel Xeon Dual e a placa mãe que encontrei para isso foi a Asus PC-DL Deluxe.

Só que existe um detalhe que me preocupa.

Os processadores Xeon 2.8Ghz que pretendo instalar nesta placa tem barramento de 800mhz, enquanto a placa mãe da Asus tem barramento de 533mhz.

Gostaria de saber se é possível instalar estes processadores nesta placa.

Acredito que caso funcione, os processadores funcionarão a 533mhz ao invés dos 800mhz que possuem, mas acho que seria suficiente.

Alguém sabe se é possível?

Obrigado.

existe uma placa da asus, a nct-D , ACEITA OS núcleos NOCONA...

LINK http://www.asus.com/products/server/srv-mb...-d/overview.htm

essa aceita barramento de 800...

eu usei um xeon com barramento de 533, com a pc dl....

é otima em overclock....

mas se fosse você, escolheria as placas mães da SUPERMICRO....

SÃO AS MELHORES.....

LINK http://www.supermicro.com/products/motherb...n800/?chp=E7525

VEJA NA GALERIA DE CASEMOD, COMO FICOU O XEON QUE MONTEI....

ABRAÇOS...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Spud@28 de junho de 2005, 20:33

Mas se os processadores Athlon X2 puderem ser utilizados nesta placa será um upgrade a ser considerado futuramente.

Gosto da ideia de usar processadores, placas e memórias usadas em servidores porque acredito que isto pode resultar em mais estabilidade para o sistema.

Por isso a predileção pelos Xeon e depois pelos Opteron.

Um abraço.

O Athlon 64 X2 utiliza o socket 939, mas o Opteron Dual Core utiliza o socket 940.

Dá uma olhada no tópico destacado sobre processadores Dual Core: http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=263159

Como você disse que uso será como WorkStation e não como servidor, o Athlon 64 X2 seria uma solução mais interessante, mais barata e com maior desempenho, não há necessidade de usar memória com ECC e nem registradas em WorkStations, quanto as placas mãe, atualmente as placas para o socket 939 são excelentes, quanto a isso não há problema.

Mas a escolha do Opteron foi certamente melhor que a do Xeon, não tenha dúvidas disso.

Quais processadores Opteron você adquiriu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gregori.

No momento adquiri os Opteron 242.

Não são os mais atuais e rápidos mas acho que vão rodar legal.

Por isso disse que a possibilidade de upgrade é interessante.

Logo poderei vender estes processadores e comprar outros mais atuais.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O desempenho realmente será bom, disso não tenha dúvida, afinal são dois processadores com 1.6 GHz e 1 MB de Cache L2, seria como dois Athlon 64 2800+.

A possibilidade de upgrade realmente existe, além disso o preço do Athlon 64 X2 ainda é elevado, dois Opteron 242 custam 200 dólares a menos que o Athlon 64 X2 4200+, que é o modelo mais simples e possui dois núcleos funcionando a 2.2 GHz e com 512 KB de Cache L2 para cada um.

Talvez juntando o preço da placa mãe, e dos Opteron 242 o preço fique bem próximo de um Sistema com o Athlon 64 X2, mas a possibilidade de upgrade não seria a mesma, você realmente fez um excelente negócio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu sinceramente acho que a maior diferença técnica entre opteron e athlon64, e também entre pentium 4 e xeon, é apenas MARKETING.

Ninguém até hoje me convenceu de que um pouco menos de cache faz o processador não servir para servidores...

Mas tudo bem, o único defeito do opteron em relação ao athlon 64 é mesmo o preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael Coelho@30 de junho de 2005, 08:58

Eu sinceramente acho que a maior diferença técnica entre opteron e athlon64, e também entre pentium 4 e xeon, é apenas MARKETING.

Ninguém até hoje me convenceu de que um pouco menos de cache faz o processador não servir para servidores...

Mas tudo bem, o único defeito do opteron em relação ao athlon 64 é mesmo o preço.

A diferença técnica é a capacidade do Opteron (série 2xx e 8xx) de trabalhar em sistemas com 2, 4 ou 8 processadores, por esse motivo ele custa mais caro.

Agora, montar um sistema com apenas um Opteron, não é muita vantagem, nesse caso o Athlon 64 é uma melhor opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um ponto que achei vantajoso no processador Opteron frente ao Athlon 64 foi o que li no site da própria AMD e em alguns reviews do processador na internet.

O Athlon 64 tem apenas 1 link Hyper Transport de 16 bits ou 2 links de 8 bits cada.

Já o Opteron com seus 940 pinos utiliza 3 links Hyper Transport de 16 bits por processador.

Se isto estiver correto, em um sistema dual terei 6 links Hyper Transport funcionando a 16 bits ao invés de 1 que o Athlon 64 possui, o que melhora muito o desempenho multitarefa da máquina.

Acho que este na verdade é o grande diferencial do Opteron.

Me corrijam se eu estiver errado.

Como já disse sou leigo no assunto e só estou reproduzindo o que li na internet.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Spud@30 de junho de 2005, 14:19

Um ponto que achei vantajoso no processador Opteron frente ao Athlon 64 foi o que li no site da própria AMD e em alguns reviews do processador na internet.

O Athlon 64 tem apenas 1 link Hyper Transport de 16 bits ou 2 links de 8 bits cada.

Já o Opteron com seus 940 pinos utiliza 3 links Hyper Transport de 16 bits por processador.

Se isto estiver correto, em um sistema dual terei 6 links Hyper Transport funcionando a 16 bits ao invés de 1 que o Athlon 64 possui, o que melhora muito o desempenho multitarefa da máquina.

Acho que este na verdade é o grande diferencial do Opteron.

Me corrijam se eu estiver errado.

Como já disse sou leigo no assunto e só estou reproduzindo o que li na internet.

Valeu!

Não, tanto o Athlon 64 e o Opteron possuem um link de 16 bits para transmissão e outros 16 bits para recepção de dados...., o que acontece..., é que em um sistema multiprocessado...., cada Opteron possui seu próprio link HyperTransport para a comunicação I/O ( Input/Output ) para com o chipset..., e um outro barramento exclusivo para a comunicação com as memórias...., diferentemente do Xeon..., onde toda a comunicação com o sistema é feita por um único canal ( FSB )..., com isso a perda de desempenho e os " GARGALOS "...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, como disse sou leigo no assunto.

Apenas reproduzo o que leio por aí.

O que eu disse está escrito aqui:

http://www.amd.com/br-pt/Processors/Produc...26_8832,00.html

Quarta linha de recursos no quadro laranja: "Suporte para até 3 (três) conexões HyperTransport coerentes, proporcionando largura de banda máxima de até 19,2 GB/s por processador".

Obrigado pela correção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Spud@30 de junho de 2005, 14:43

Ok, como disse sou leigo no assunto.

Apenas reproduzo o que leio por aí.

O que eu disse está escrito aqui:

http://www.amd.com/br-pt/Processors/Produc...26_8832,00.html

Quarta linha de recursos no quadro laranja: "Suporte para até 3 (três) conexões HyperTransport coerentes, proporcionando largura de banda máxima de até 19,2 GB/s por processador".

Obrigado pela correção.

Não, isso que você disse agora é diferentemente do que você havia dito na resposta anterior..., eu apenas disse..., que tanto o Athlon 64 e o Opteron..., possui link HyperTransport de 16 bits para envio e outros 16 bits para a recepção de dados..., quanto ao número desses links..., um processador Opteron que não tem capacidade de multiprocessamento.., possui apenas um link, um que tem capacidade de multiprocessamento com dois processadores..., possui dois links e um que tem capacidade para trabalhar com oito processadores..., possui três links HyperTransport...., veja bem:

Postado Originalmente por Spud+30 de junho de 2005, 14:19-->
Um ponto que achei vantajoso no processador Opteron frente ao Athlon 64 foi o que li no site da própria AMD e em alguns reviews do processador na internet.

O Athlon 64 tem apenas 1 link Hyper Transport de 16 bits ou 2 links de 8 bits cada.

Já o Opteron com seus 940 pinos utiliza 3 links Hyper Transport de 16 bits por processador.

Como disse, o HyperTransport do Athlon 64 e Opteron é de 16 bits para envio e outros 16 bits para recepção...., e não 8 bits por link como você disse....

Spud@30 de junho de 2005, 14:19

Se isto estiver correto, em um sistema dual terei 6 links Hyper Transport funcionando a 16 bits ao invés de 1 que o Athlon 64 possui, o que melhora muito o desempenho multitarefa da máquina.

Acho que este na verdade é o grande diferencial do Opteron.

Você não terá 6 links HyperTransport..., mesmo se fosse um sistema com até oito processadores...., Vide observação acima... B)

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É simples, os links HyperTransport do Opteron serve para liga-lo aos outros processadores (também ao Chipset) em um Sistema Multiprocessado.

Sobre as séries do Opteron:

1xx – Não suporta multiprocessamento e possui apenas um barramento HyperTransport;

2xx – Suporta sistemas multiprocessados com até dois processadores, possui dois barramentos HyperTransport;

8xx – Multiprocessamento para até oito processadoes, possui três barramentos HyperTransport.

Lembrando que outros links estão presentes, mas estão desativados, é isso o que diferencia uma série Opteron de outra série.

O Athlon 64 como não suporta multiprocessamento, naturalmente possui apenas um link HyperTransport.

Sobre a largura de banda que a AMD citou como sendo de até 19,2 GB/s por processador, seria o seguinte:

Em um sistema Opteron com quatro processadores, cada Link HyperTransport possui 800 MHz, sendo um canal para recepção e outro para emissão de dados, atingindo uma taxa trasferência total de 6400 MB/s, como são três canais, chegamos ao total de 19,2 GB/s citado pela AMD.

Mas esse dados estão desatualizados, os últimos Opteron lançados possuem HyperTransport de 1000 MHz, transferência de 8000 MB/s, o que dá um total de 24 GB/s.

Postado Originalmente por Spud@30 de junho de 2005, 13:19

Se isto estiver correto, em um sistema dual terei 6 links Hyper Transport funcionando a 16 bits ao invés de 1 que o Athlon 64 possui, o que melhora muito o desempenho multitarefa da máquina.

Em um sistema bi-processado são utilizados dois links HyperTransport, são 12.8 GB/s por processador (800 MHz) ou 16 GB/s (1000 MHz).

No Athlon 64 X2 apesar de serem dois cores há apenas um Link HyperTransport, já que a comunicação entre os dois núcleos é feita internamente e não externamente como acontece em um sistema bi-processado tradicional, por esse motivo o X2 Dual Core é mais rápido que um sistema bi-processado Opteron, mesmo os dois núcleos compartilhando a banda da memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...