Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

REDUÇÃO DE CORRENTE

BARTOMSILVA

Posts recomendados

OI AMIGOS PRECISO DE AJUDA, TENHO UMA BATERIA SELADA DE 6V4AH, NO MULTIMETRO ELA DA 6,50 - GOSTARIA DE REDUZIR PARA UMA FAIXA ENTRE 5,5 E 6 NO MÁXIMO, POIS QUERO FAZER UMA ADAPTAÇÃO PARA USAR EM UMA CÂMERA DIGITAL, DO JEITO QUE ESTA A MAQUINA LIGA MAIS TENHO MEDO QUE DE BRONCA.

GRATO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Qual a potência da câmera (consumo)?

Acho que o 7805 não funcionará, pois a entrada mínima dele é de 7V.

Só esclarecendo:

Qualquer equipamento eletrônico em perfeito estado, só consome a potência que precisa para utilizar. Ou seja, você pode colocar uma bateria de 5V 1000000000Ah numa câmera digital que a corrente que vai atravessá-la será aquela especificada pelo fabricante: É só lembrar da lei de ohm:

U = R.I (Volts = Ohms.Ampères) => I = U/R.

A corrente que passa pelo circuito depende da resistência e da tensão (e não da corrente).

Link para o comentário

Ola RSFJR grato pela sua explicação mais meu problema é o seguinte:

Minha máquina funciona com 4 pilhas AA ou eliminador de 5v no fundo da maquina tem a incrição 5V - 5W.

tenho um bateria selada de 6V que dá 6,49v minha dúvida esta carga é muita? se for como reduziar a carga da bateria selada para faixa ideal?

Grato!

Link para o comentário

Postado Originalmente por BARTOMSILVA@27 de junho de 2005, 08:23

Ola RSFJR grato pela sua explicação mais meu problema é o seguinte:

Minha máquina funciona com 4 pilhas AA ou eliminador de 5v no fundo da maquina tem a incrição 5V - 5W.

tenho um bateria selada de 6V que dá 6,49v minha dúvida esta carga é muita? se for como reduziar a carga da bateria selada para faixa ideal?

Grato!

Caro amigo, a corrente fornecida por sua bateria não irá influir em nada no funcionamento da sua câmera, ou seja; ela só irá consumir a corrente necessária para seu funcionamento, isso irá depender da resistência que seus componentes geram, a corrente restante, como dito acima; irá atravessar o circuito, porém, não será, consumida.

No caso, as informações citadas, são a respeito da tensão, e não da corrente, se sua câmera funciona com 5v, você deverá regular está tensão para que não queime os componentes internos, que são extremamente sensíveis.

Espero ter sido útil.

Link para o comentário

Olá BARTOMSILVA

Seguinte, esses 6,5v que voce marcou é com a bateria desconectada, certo?

As baterias, quando sem carga nenhuma realmente marcam a mais. Isso é normal, na hora que liga uma carga nela a tensão cai.

voce pode fazer o seguinte pra ver se a tensão vai cair com carga sem ligar na sua camera:

Ligue uma lampada qualquer entre os terminais da bateria. Pode ser lampada de carro, lampada 110v, lampada 220v, qualquer uma. Só pra colocar uma carga na bateria. Com essa carga na bateria meça a tensão e veja se não baixou pra 6V.

Se não tiver baixado compre diodos 1n4007 e ligue eles em serie com a bateria.

Cada diodo abaixa a tensão da bateria em cerca de 0,6 a 0,7V. Se estiver com 6,5 coloque um diodo que ela ficará com 5,9. O diodo voce liga ele com o lado da faixa no positivo da camera e o lado sem a faixa na bateria.

Qualquer coisa dá um berro.

Link para o comentário

Olá

A ideia do ktulu é muito boa, já que o diodo abaixa tensões de 0,6 V até 1,7 V.

Você disse que sua câmera funciona com 4 pilhas AA, isto é, 4 x 1,5V = 6V.

Então se a bateria é rateada para 6V, ela irá funcionar tranquilamente. Mas se você não estiver seguro, faça o seguinte:

O seu multímetro mostrou a tensão maior que a indicada devido a ausência de resistência de carga na bateria, se você quiser se certificar se a bateria realmente fornecerá 6V na hora em que colocar na câmera:

1. Compre um resistor de 7,5 Ohms ou 6,8 Ohms, para 5W (Esse wattagem do resistor refere-se a potência máxima que ele consegue dissipar sem se esquentar, se você colocar um de 1W ou de 1/3W ele vai esquentar muito).

2. Pegue a bateria de 4Ah e ligue o resistor em paralelo com ela, ou seja, coloque uma perna do resistor no polo positivo e outra no negativo.

3. Com o resistor ligado em paralelo, meça a tensão da bateria, ele deve estar +-entre 5,8 V e 6,2.

O resistor não tem polarização, isso significa que você pode ligar ele de qualquer jeito na bateria, sem se preocupar qual lado é positivo ou vice-versa.

Para regular a tensão, se for o caso, ou eu usaria um diodo, como o ktulu disse, ou um regulador transistorizado, eu já tinha projetado um desses, vou procurar o esquemático.

Link para o comentário

Postado Originalmente por atomx@27 de junho de 2005, 14:08

Caro amigo, a corrente fornecida por sua bateria não irá influir em nada no funcionamento da sua câmera, ou seja; ela só irá consumir a corrente necessária para seu funcionamento, isso irá depender da resistência que seus componentes geram, a corrente restante, como dito acima; irá atravessar o circuito, porém, não será, consumida.

No caso, as informações citadas, são a respeito da tensão, e não da corrente, se sua câmera funciona com 5v, você deverá regular está tensão para que não queime os componentes internos, que são extremamente sensíveis.

Espero ter sido útil.

Amigo compreendo, mas como faço para regular a tensão para os 5V?

Grato

Link para o comentário

Postado Originalmente por ktulu@27 de junho de 2005, 14:34

Olá BARTOMSILVA

As baterias, quando sem carga nenhuma realmente marcam a mais. Isso é normal, na hora que liga uma carga nela a tensão cai.

voce pode fazer o seguinte pra ver se a tensão vai cair com carga sem ligar na sua camera:

Ligue uma lampada qualquer entre os terminais da bateria. Pode ser lampada de  carro, lampada 110v, lampada 220v, qualquer uma. Só pra colocar uma carga na bateria. Com essa carga na bateria meça a tensão e veja se não baixou pra 6V.

Cada diodo abaixa a tensão da bateria em cerca de 0,6 a 0,7V. Se estiver com 6,5 coloque um diodo que ela ficará com 5,9. O diodo voce liga ele com o lado da faixa no positivo da camera e o lado sem a faixa na bateria.

VALEU AMIGO, VOU FAZER ISSO, QUALQUER COISA EU GRITO!!!

Link para o comentário

Postado Originalmente por ktulu@27 de junho de 2005, 14:34

Olá BARTOMSILVA

Ligue uma lampada qualquer entre os terminais da bateria. Pode ser lampada de  carro, lampada 110v, lampada 220v, qualquer uma. Só pra colocar uma carga na bateria. Com essa carga na bateria meça a tensão e veja se não baixou pra 6V.

VALEU AMIGO!!!

VOU FAZER ISSO E QUALQUERCOISA EU DOU UM BERRO!!!

Link para o comentário

• Membro VIP

Caro BartoMSilva.

Vou tentar explicar o que pode ser feito e tentar mostrar como fazer, mas como disse ser leigo, recomendo solicitar os serviços de alguém que entenda e possa montar um mini circuito com um regulador para os 5V.

Um regulador de tensão trabalha da seguinte maneira:

Considere um transistor com 3 terminais, t1(entrada), t2(controle) e t3(saída).

Alimenta-se t1 com uma tensão conforme o circuito e o transistor usado(ou um CI). O t2 funciona como uma válvula que permitirá no t3, somente o valor nominal do regulador, no seu caso, 5V. Alguns outros componentes são associados, formando o circuito do regulador, ou seja, não é só o transistor ou CI.

A função de controlar a tensão para que na saída tenha-se somente o valor desejado, é executada pelos componentes associados ao transistor ou CI, que são chamados nesse caso, de componentes de polarização! Essa polarização é que manterá a saída sempre no valor de projeto.

É um circuito bem simples e qual quer eletrotécnico com conhecimento em eletrônica, poderá montar.

Mas existem os detalhes! Por exemplo, se sua câmera consome 1A, o circuito deverá suportar essa capacidade de corrente(no mínimo)! Se no entanto, consumir 0,5A e seu regulador(circuito) suporta até 1A, ótimo! Não haverá problema.

Veja como calcular o consumo de sua câmera. Sabendo que é de 5V e 5W, pode-se determinar quanto de corrente em AMPÉRES será preciso. Vejamos.

Pela Lei de Ohm, tem-se:

V = R x I(não serve, pois não temos a corrente);

P = V x I(melhorou, pois temos 2 das 3 grandezas e assim, podemos obter a terceira);

I = P / V = 5(Watts) / 5(Volts)

I = 1A. Essa é a corrente nominal de consumo da câmera(vide dados de placa), desprezadas algumas particularidades. Logo, essa será a corrente que o circuito regulador a ser montado, deva suportar! Vale lembrar que esse é o consumo estimado para o máximo e em média, com certeza será um valor menor!

Espero ter ajudado com a "ideia" da coisa!

Link para o comentário

bem, tenta isso...

Coloque um dissipador de calor no 7805, se ele aquecer muito, mas noa creio que va acontecer...

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img254.echo.cx/img254/566/imagem8li.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Criticas sao bem vindas, porque não sei se o 7805 ira funcionar de uma forma estavel com os 6.5 volts da bateria, levando em consideração que ela ira ter um desgaste natural.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!