Ir ao conteúdo

Progressive Scan bom ou ruim?

Posts recomendados

Postado

Amigos,

Onde atua o recurso Progressive Scan?

No que difere o uso ou não do recurso? O que eu ganho ou perco com ele?

Questão (pra mim) mais importante:

O Progressive Scan pode alterar o entrelaçamento de linhas de forma negativa?

Akira.

Postado

aí eu li um artigo não sei esta totalmente certo mais funciona assim:

Progressive scan (proscan, escaneamento progressivo da imagem). Neste processo, as linhas pares são formadas juntamente com as ímpares, de modo alternado (linha (1) + (2) forma linha [1], a seguir linha (2) + (3) forma linha [2], etc...) o que significa que o CCD é lido uniformemente de alto a baixo e não 'saltando-se' linhas. Como a quantidade de leituras torna-se o dobro, também o mesmo acontece com o tempo gasto para formar todas as linhas do quadro: 1/30 seg. e não mais 1/60 seg. A vantagem está na diferença de tempo na captura das linhas da imagem: no modo interlace, entre uma linha a seguinte existe uma diferença de 1/60 seg. no momento em que ocorre a captura. No modo progressive, este tempo é praticamente desprezível (tempo que apenas uma linha leva para ser lida).

É isso que eu sei, tomara que tenha ajudado

Postado

Opa Fnd,

Ok! Mas você acostuma usar o recurso? Viu vantagens?

Desvantagem, e caso houver, qual é a desvantagem?

Akira.

Postado

Veja bem, esse recurso existe em cameras, em aparelhos de TV e em DVD Players. Na prática, ou ao assistir vídeos em equipamentos com Progressive Scan só vi vantagem quando ele reside em Player de DVD.

Na prática não sei se isso funciona como deveria.

Akira.

Postado

Akira, a explicação do parceiro aí está bem certinha e o Progressive Scan funciona MESMO!!! A diferença é estúpida!! Não sei se é bem visível em TVs pequenas.. Mas no caso: Tenho uma sala de Home Theater onde projeto meus filmes num Projetor Pregressive Scan num Telão de 96" wide, a fonte vem de um dos Players Pioneer ou Phillips, ambos em Progressive Scan.. A imagem é totalmente lisa, plana. Ao escolher a opção entrelaçado, ou seja, desabilitar a função Progressive Scan, putz, fica um desastre!! Você vê claramente as linhas horizontais no vídeo, sem falar que as imagens ficam com um contorno mais distorcido.... existe inclusive diferença no frame em que está sendo reproduzido, há um delay... Como eu sei: Reproduzo o DVD e dou Stop num frame...agora, desabilito o Progressive scan, a cena passa a ser um frame anterior...se voltar a habilitar o Progrssive scan, retornará àquele frame inicial..... Porque disso? NÃO SEI!!!

Agora, o que quero dizer é que nas imagens geradas pela MiniDV GS250, as imagens são exatamente iguais aos DVDs Progressivos... ou seja, não percebo as linhas horizontasi!! Para esse teste eu ligo a GS250 diretamente no Projetor!!!

Isso diz alguma coisa para você?

Postado

Dinho,

Disse muita coisa, sim. Tudo.

Tive receio de utilizar o recurso. Mas agora estou confiante.

Obrigado.

Akira.

• 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!