Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Athlon XP 2800+ operando com FSB 400


henriquesp

Posts recomendados

Aí galera, beleza?

estou com essa config da assinatura aí, A7N8X-E Deluxe + Athlon XP Barton 2800+, rodando com as configuracoes de fabrica, ou seja, com clock de 2.083 GHz, senao me engano, o que equivaleria a 12.5x166 MHz, q é o FSB dele.

Eu estava pensando em fazer um OC leve nele, só pra extrair o maximo de performance, sem por em perigo o sistema nem precisar gastar $$ a mais em coolers e/ou dissipadores extras. Mas sou um completo cabaço em overclock, preciso de alguma ajuda aqui.

estou com um gabinete generico, fonte de 400W, o cooler é q o veio com o processador Box. Apesar de generico o cooler do gabinete é bom e dá uma resfriada boa.

Pelo que li do pessoal, existem algumas maneiras diferentes de realizar o overclock:

1. aumentando diretamente o multiplicador do clock do processador;

2. aumentando a FSB do processador;

3. aumentando a tensão (vcore) do processador...

Comentarios:

Bem, basicamente o OC q eu queria fazer era pra aumentar a FSB do meu proc pra 400 MHz (200 MHz x 2) pra poder extrair a maior velocidade que minhas memorias suportam. Por isso eu estava pensando em aumentar o clock externo pra 200 MHz e diminuir o multiplicador do clock interno pra 10.5, de modo que ele ficasse com clock interno de 200 x 10.5 = 2100 MHz, não muito distante do original. Será que isso vai aumentar muito a temperatura do proc ou deve manter mais ou menos a mesma?

Mas antes de iniciar o OC, surgiu uma duvida. Eu chequei as temperaturas de operacao do PC com o Everest (rodando aplicativos em background, msn, emule, BitComet, firefox, nada muito pesado) e estavam assim:

- temperatura da placa-mãe: 28°C

- temperatura do processador: 47°C

Eu achei essa temperatura do proc muito alta, não condizente com a temp do gabinete, q tá num valor bem aceitavel. então chequei a vcore do meu proc e estava:

tensão do núcleo: 1.70 V

Mas pros barton 333MHz pensei q a default fosse 1.65 V (eu nunca mexi nas voltagens antes). De qualquer maneira, estou pensando em mudar o vcore de volta pra 1.65V e ver se o sistema se mantém estavel e se a temperatura cai mais. Vou deixar assim por 1 semana, se tiver estavel e a temperatura baixar, parto pro OC. Se não, deixo do jeito que tá.

O q vocês acham? Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o V-core ta certo , a a7n8x-E automaticamente aumenta um pouco o v-core do processador pra dar mais estabilidade.

O seu processador provavelmente tem o multiplicador travado , então pra fazer overclock tem que ser pelo FSB. O ideal é você baixar um programa chamado CPUFSB , ai você pode alterar o FSB pelo windows. Como o seu multiplicador é mt alto , acho q você não vai conseguir elevar o fsb até 200 , tenta deixa por volta de 185.

A fonte tb é importante , se sua fonrte for ruim , ela pode queimar ou então danificar outras peças do PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pedro Gattas@05 de julho de 2005, 17:21

o V-core ta certo , a a7n8x-E automaticamente aumenta um pouco o v-core do processador pra dar mais estabilidade.

O seu processador provavelmente tem o multiplicador travado , então pra fazer overclock tem que ser pelo FSB. O ideal é você baixar um programa chamado CPUFSB , ai você pode alterar o FSB pelo windows. Como o seu multiplicador é mt alto , acho q você não vai conseguir elevar o fsb até 200 , tenta deixa por volta de 185.

A fonte tb é importante  , se sua fonrte for ruim , ela pode queimar  ou então danificar outras peças do PC.

O barton 2800+ por default tem os multiplicadores travados? :(

O pessoal que consegue alterar os multiplicadores todos fazem aquele esquema de ligar as trilhas lá?

E com relação ao vcore: eu posso de boa baixar pra 1.65V?

porque pelo q vi no seguinte site

http://www.pantherproducts.co.uk/Articles/...ification.shtml, e googlando um pouco, descobri q o model number default pros barton 2800+ é : AXDA2800 DKV4D, teoricamente a vcore default do barton 2800+ seria 1.65V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi ... olha meu pc de assinatura.

Eu uso 11x189 para o dia a dia ! Com essa config, ganhei aproximadamente 250 de clock ( está muito bom ) e ainda comunicação mais rápida com a memória ( antes era de 166, agora 189 ) !

Creio que nos próximos dias vou pegar um 2800+ tb ! Com a ansiedade que eu estou eu fiz as contas e cheguei num over legal para o dia a dia: 12,5x184 ! Com essa config, você ganhará 217 mhz de clock ( o que é bom ) e ainda comunicação mais rápida com a memória ( 184 de fsb ).

Eu recomendo isso para o dia a dia ...

Quando chegar o 2800+ eu vou pedir uma a7n8x-e deluxe e usar essa config...

Não recomendo você subir o Vcore, eu particularmente não curto, pois acho que esse over que eu passei pra você é de bom tamanho !

É isso ... até mais ! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gugazz@05 de julho de 2005, 18:55

Oi ... olha meu pc de assinatura.

Eu uso 11x189 para o dia a dia ! Com essa config, ganhei aproximadamente 250 de clock ( está muito bom ) e ainda comunicação mais rápida com a memória ( antes era de 166, agora 189 ) !

Creio que nos próximos dias vou pegar um 2800+ tb ! Com a ansiedade que eu estou eu fiz as contas e cheguei num over legal para o dia a dia: 12,5x184 ! Com essa config, você ganhará 217 mhz de clock ( o que é bom ) e ainda comunicação mais rápida com a memória ( 184 de fsb ).

Eu recomendo isso para o dia a dia ...

Quando chegar o 2800+ eu vou pedir uma a7n8x-e deluxe e usar essa config...

Não recomendo você subir o Vcore, eu particularmente não curto, pois acho que esse over que eu passei pra você é de bom tamanho !

É isso ... até mais ! ;)

Mas eu não quero subir, quero descer, porque já estou achando alto demais!!!

Acho q vou baixar mesmo e testar e ver o q q dá.

Editado: eu fui na bios e a vcore que tá setada é 1.65V, a fonte tá soltando 1.69V porque é meio vagabunda mesmo. :/ Daí pensei em diminuir pra 1.60V e ver se permanecia estável mas a Bios não tinha essa opcao, o minimo era 1.65V. Se eu atualizar a bios, será que aparece essa opção de 1.60V?

Qual bios você tá usando? porque a minha não deixa subir o FSB assim não, se não for 166 é 200. :P Se eu atualizar a bios muda isso também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, pelo que vi aqui, com minha fonte e cooler atuais não vai dar pra fazer muita coisa, pois a temperatura já tá em 47°.

já que vou ter q gastar mesmo, então vou gastar de verdade. estou pensando em comprar:

a 1 Slot Cooler (ainda não sei qual, aceito recomendacoes);

b. 1 Seventeam 420 BKV

c. 1 Zalman CNPS7000B-*****

O cooler vou deixar um pouco pra depois (talvez proximo mes), o slot cooler (q ainda não sei q marca e modelo vou comprar) e a fonte vou comprar logo. A fonte vou comprar porque pelo que andei lendo aqui no CDH, se a fonte ###### é comum dar curto nas saidas, e isso sai torrando CPU, placa-mãe, VGA etc. não quero isso de jeito nenhum!

Será que esse investimento, de mais ou menos 420 reais, vai valer a pena?!?

porque isso já dava a diferença do meu barton 2800+ pro 3200+ que já vem com FSB400, apesar de q tá muito difícil achar esse proc pra vender, principalmente agora com o Paraguai barrado. :/

O investimento na fonte e no slot cooler (mais ou menos 220 reais) não é nem por causa do over, é mais por questao de qualidade e segurança mesmo. O cooler sim seria mais por causa do over. Se com essa fonte eu conseguir uma tensão de 1.65V redonda e com o slot cooler conseguir baixar pra 43° ou menos, dai já compro o cooler e se daí der 38° ou menos eu faço o OC. Senão já aborto antes.

Aguardo comentarios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi ...

Você deve ta fazendo algo de errado, ve se tem manual ou user define na hora de mudar o FSB, pois sua placa sobe de um e um sem problemas !

Quanto a fonte, é a que eu tenho... recomendo a todos !

Emrelação ao cooler , faça isso mesmo ... compre um 21b ou 39b e lapide ele !

Fiz isso com um Vcom39b, e coloquei uma Thermaltake Smart Fan II ...

Gastei cerca de 80 com tudo e ficou otimo ..

Até mais !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gugazz@06 de julho de 2005, 14:15

Oi ...

Você deve ta fazendo algo de errado, ve se tem manual ou user define na hora de mudar o FSB, pois sua placa sobe de um e um sem problemas !

Quanto a fonte, é a que eu tenho... recomendo a todos !

Emrelação ao cooler , faça isso mesmo ... compre um 21b ou 39b e lapide ele !

Fiz isso com um Vcom39b, e coloquei uma Thermaltake Smart Fan II ...

Gastei cerca de 80 com tudo e ficou otimo ..

Até mais !

User define é o q sobe de 1 em 1?

Vou ver quando chegar em casa.

A fonte já estou encomendando! :P

O cooler vou de Zalman mesmo, eu acho. Mas vou deixar pro proximo mes, como falei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...