Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marcador de Truco


marlon89

Posts recomendados

Ontem à tarde tive a ideia de montar um marcador de TRUCO. Isso mesmo, digamos que eu seja um pouco viciado nisto. :D

Minha ideia era a seguinte:

- 2 colunas de 11 leds pequenos, destes que custam centavos, uma coluna de cada cor

- um botão em cima de cada coluna

- a cada vez que o botão é pressionado acende mais um led na respectiva coluna

- quando os 11 leds estiverem acesos eles piscarem todos juntos, ou como sequencial, apenas para chamar a atenção que está em "mão de onze" (opcional)

- um interruptor para ligar e desligar o marcador, desligando ele o contador seria resetado

- alimentação por pilhas.

Bem, agora vem o problema, sou iniciante em eletrônica e não saberia montar isto. Sei que precisaria de leds, resistores, CIs variados (certamente um 555 para que pisquem). Alguém tem alguma ideia? Isso seria interessante de montar porque além da montagem em si eu ganharia mais conhecimento na área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara eu fiz um desses só q tipo em vez de ascender todos os leds eu fiz ir pulando um a um, tipo fiz duas fileiras de 11 leds enumeradas, os leds começam apagados dai quando clica no botao ascende o led, depois ao clicar de novo ele pula pro outro (no caso o numero dois) e quando chega no 11 ele fica piscando, se você quiser eu tem mando o esquema , você tem ewb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

porque não fazer um com display de 7 segmentos?

Fica bunitinho e é muito fácil de fazer.

É bem fácil achar esquemas desses contadores na net.

Por exemplo: http://www.aaroncake.net/circuits/counter.htm

Esse aí é o de 1 digito. A entrada de clock é um botao simples q o usuario apertaria.