Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marcador de Truco


marlon89

Posts recomendados

Ontem à tarde tive a ideia de montar um marcador de TRUCO. Isso mesmo, digamos que eu seja um pouco viciado nisto. :D

Minha ideia era a seguinte:

- 2 colunas de 11 leds pequenos, destes que custam centavos, uma coluna de cada cor

- um botão em cima de cada coluna

- a cada vez que o botão é pressionado acende mais um led na respectiva coluna

- quando os 11 leds estiverem acesos eles piscarem todos juntos, ou como sequencial, apenas para chamar a atenção que está em "mão de onze" (opcional)

- um interruptor para ligar e desligar o marcador, desligando ele o contador seria resetado

- alimentação por pilhas.

Bem, agora vem o problema, sou iniciante em eletrônica e não saberia montar isto. Sei que precisaria de leds, resistores, CIs variados (certamente um 555 para que pisquem). Alguém tem alguma ideia? Isso seria interessante de montar porque além da montagem em si eu ganharia mais conhecimento na área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara eu fiz um desses só q tipo em vez de ascender todos os leds eu fiz ir pulando um a um, tipo fiz duas fileiras de 11 leds enumeradas, os leds começam apagados dai quando clica no botao ascende o led, depois ao clicar de novo ele pula pro outro (no caso o numero dois) e quando chega no 11 ele fica piscando, se você quiser eu tem mando o esquema , você tem ewb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

porque não fazer um com display de 7 segmentos?

Fica bunitinho e é muito fácil de fazer.

É bem fácil achar esquemas desses contadores na net.

Por exemplo: http://www.aaroncake.net/circuits/counter.htm

Esse aí é o de 1 digito. A entrada de clock é um botao simples q o usuario apertaria.

Pra criar outro digito, é só ligar a conexao 11-6 entre o 7490 e o 7447 na entrada de clock do proximo circuito, como ele mesmo explica lá. Pra resetar em 12, faz um esqueminha combinacional simples resetando o circuito quando o 1o digito tá em 1 e o 2o vai pra 2. Ou deixa só o reset assincrono mesmo.

Eu usava um desses pra contador de life pra magic: the gathering. :D

Só q era bidirecional (a vida começa em 20 e pode subir ou descer) e o reset jogava ele pra 20. Mas é uma alteracao simples de fazer. Mas o contador bidirecional tinha q ser outro ci, q não lembro a referencia agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera !

Sou novo por aqui e não sei como postar fotos.

Sobre o assunto do marcador de truco, montei um a uns 5 anos atrás, parecido com o esquema que o amigo mencionou.

foto no link:

http://s24.yousendit.com/d.aspx?id=1E94JR0...8N21R62AO4GI9J7

Utilizei um pic 16F627/628 e não é um produto para comercializar, apenas para brincar.

Abraços

Fabio landi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marlon89@12 de julho de 2005, 14:40

Gostaria de saber qual o preço médio destes CIs e dos displays de 7 segmentos. Também gostaria de saber se é necessário usar 4 displays de 1 digito ou posso usar 2 displays de 2 dígitos cada.

claro q pode usar 2 displays de 2 digitos cada, afinal eles tem os 14 pinos dos catodos dos leds pra você conectar, os outros 2 pinos sao terra e vcc.

acho q o preco medio de cada ci vai ser em torno de 2 reais ou 2,50.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom, acho que vai dar pra montar se tiver os CIs aqui na minha cidade. Maaas, como geralmente não tem, não sei se vai dar pra fazer. Mas eu dou um jeito, seria legal.

Pra mim vai ser bom no ano que vem, acho que vou morar em Porto Alegre, daí sim vou poder montar tudo que quiser, pois vai ser fácil de encontrar os componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por henriquesp@12 de julho de 2005, 09:28

Esse aí é o de 1 digito. A entrada de clock é um botao simples q o usuario apertaria.

Pra criar outro digito, é só ligar a conexao 11-6 entre o 7490 e o 7447 na entrada de clock do proximo circuito, como ele mesmo explica lá. Pra resetar em 12, faz um esqueminha combinacional simples resetando o circuito quando o 1o digito tá em 1 e o 2o vai pra 2. Ou deixa só o reset assincrono mesmo.

Eu usava um desses pra contador de life pra magic: the gathering. :D

Só q era bidirecional (a vida começa em 20 e pode subir ou descer) e o reset jogava ele pra 20. Mas é uma alteracao simples de fazer. Mas o contador bidirecional tinha q ser outro ci, q não lembro a referencia agora.

Eu tenho uma dúvida...como faço para resetar o contador 7490????

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marginal_nh@21 de julho de 2005, 19:02

Eu tenho uma dúvida...como faço para resetar o contador 7490????

Obrigado!!!

http://www.ee.washington.edu/stores/DataSh...74ls/74ls90.pdf

Pinos 2 e 3, no 74ls90, sao resets.

No esquema lá o cara deixou aterrado pra nunca resetar assincronamente, só quando fosse pro 10 (BCD comum).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • 3 meses depois...

:muro: bom dia, eu fiz esse contador do Roger.com http://www.rogercom.com/index.htm

O circuito display um bit. porém só de ligar ele o contador dispara, e se eu segurar a placa pela parte do positivo e negativo ela não dispara. Mas de encostar o pino 1 do 4518 no 5volts o contador já dispara. Alguem pode me ajudar? :priv:

depois eu posto as fotos de como ele esta

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 5 meses depois...
  • 9 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!