Ir ao conteúdo

Duvidas Para passar Divx para DVD

Posts recomendados

Postado

olá pessoal! Estou com um probleminha... Quero passar um video em Divx para DVD, mas o filme foi feito corte de imagem, ou seja quem ripou cortou aquela faixa preta (wideScreen) Qaundo vou passar para o DVD com qualquer software como o Ulead DVD Movie Factory por exemplo, o Video fica esticado, pois ele converte a imagem para 720x480, tem algum software que eu possa usar para deixar o DIVX na mesma resolução? Assim ele não esticaria quando fosse converter para o DVD.

A resolução que esta ripado o filme em Divx é de 640x352.

Se alguem tiver alguma dica eu já ficarei muito grato!!

Postado

Na verdade essa é a resolução padrão do DVD (720x480 - para NTSC) - o que define se o vídeo será Full Screen (4:3) e WideScreen (16:9) é um tipo de "flag" que é colocado na codificação do MPEG-2 (DVD) pra na hora de montar a imagem ele colocar na proporção certa.

Exemplo: Se você abrir um vídeo de DVD Full Screen (4:3) num programa de DVD (tipo o PowerDVD), ele faz o mesmo ajuste, porque se você dividir 4 por 3 você chega no "ratio" de 1,333 (proporção do Full Screen, e também da TV) - se você fazer o mesmo com a resolução do DVD (720x480) - isso é, dividir 720 por 480 você chega na proporção 1,5.

Então o DVD (ou programa que reproduz o DVD) pega a largura (720) e divide pela proporção da imagem destino (no nosso exemplo, 4:3 ou 1,333) - aí você tem: 720 / 1,333 = 540 (e uns quebrados).

Então o DVD vai desenhar a imagem como 720x540 para você assitir com a proporção certa - o que significa que se você abrir o vídeo Full Screen e ele ser exibido no computador na resolução nativa (720x480) a imagem será achatada.

No caso do WideScreen (o seu caso), seria a mesma coisa. A proporção do WideScreen é 16:9 ou 1,777 - nesse caso eu acredito que ele pega a altura (480) e multiplica por 1,777, então ele "estica" e o vídeo seria desenhado como 852x480 (não tenho certeza disso).

O seu vídeo tem 640x352 o que da uma proporção quase de WideScreen (1,81) - o que você pode fazer primeiramente, usando o TMPGenc XPress, é aumentar o tamanho do vídeo para 872x480 (o que seria o mais próximo da resolução nativa do DVD, sem perda de pixels, e mantendo a proporção original).

Na hora de codificar o vídeo para o formato de DVD final (MPEG-2), use 720x480 e desmarque a opção "Maintain Aspect Ratio" - com certeza você terá (na tela do PC) - o vídeo "espremido" - contudo ao reproduzir no DVD (ou programas de DVD), ele deverá "esticar" como o exemplo acima, e você verá o vídeo normal.

Enfim, o formato final do DVD (720x480) a imagem contida (visualizada no PC) está sempre fora da proporção normal para sair correto depois. Alguns programas mostram no PC a versão "esticada - vulgo, corrigida" - aí você não precisa se preocupar com isso, porque você verá já como será o produto final, mas não são todos.

Eu acredito que isso deve te ajudar um pouco, tenho quase certeza que no caso Full Screen (4:3) a altura que é esticada (720x480 -> 720x540) e no WideScreen (16:9) a largura que é esticada (720x480 -> 852x480) - pois parte da ideia de nunca "perder" ou "cortar" pixels (se fosse o contrário, por exemplo no WideScreen, a altura seria diminuída para 720x404... por ai) então você teria perda de imagem da resolução nativa. Acredito que o princípio seja esse.

Não sei se ficou confuso e se deu pra ajudar na sua dúvida, mas qualquer coisa poste ai! :joia:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!