Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quem controla a Taxa de memoria?


gamalazer

Posts recomendados

estava tentando entender um pouco da importancia da placa-mãe. Descobri que no meu caso, o chipset é embutido. Acho que deve ser na placa-mãe,ou pode ser no processador?

Mas na verdade quem controla a tx de transferencia que as memorias RAM irao ter no micro. É uma função da placa-mãe, do chipset ou placa-mãe e chipset devem ser estudados sempre como sendo uma coisa so?

No meu caso não adiantaria de nada, trocar o processador para um de 2.5 ou 2.8ghz, com o objetivo de ganhar desempenho com a maquina, ja que mesmo com a troca do processador a placa-mãe e o chipset continuarao os mesmos...so deixando eu trabalhar com 133mhz (266DDR)?

Pode existir chipset independente da placa-mãe? A velocidade do PCI, AGP, USB, IDE...é controlado por quem?

Deu pra ver que estou perdidinho. Essas duvidas surgiram depois que começei a ler os topicos e os artigos do CH. Algumas coisas ja ficaram bastante claras, mas outras so fizeram aumentar a confusao da minha cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você está meio perdido mesmo, mas ninguém nasce sabendo... vamos tentar ajudar!

O chipset é o principal componente da placa-mãe. Então, não tem como analisar um independente do outro...

A velocidade da memória depende do chipset, mas também do processador. Em geral, o chipset é que limita a velocidade máxima da memória, mas você vai setar numa velocidade condizente com o seu processador.

A diferença é nas placas para athlon64, pois nesses processadores, a controladora de memória fica dentro do processador e não no chipset.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael Coelho,

Vamos ver se entendi um pouco:

ChipSet e placa-mãe sempre juntos. porém pode haver diferentes "modelos" de ChipSet para uma mesma placa mãe e vice-versa.

não existe ChipSet que possa ser retirado da placa mãe e dar lugar para um mais moderno?

No meu caso especifico, o ChipSet so libera 2.100mb/s das memorias para o meu processador. Mesmo ele (processador) podendo trabalhar com 3.200mb/s. Fazendo com que seja bobeira (a nivel de ganho de rendimento real) a troca das minhas memorias por outras mais rapidas (PC3200)?

então, ao trocar meu processador por um mais rápido de nada adiantaria para conseguir um melhor rendimento na minha maquina. Rendimento esse em velocidade na abertura e execução de programas.

OBS: Atualizar o ChipSet no site do fabricante (as ferramentas com que ele trabalha) e certeza de sucesso e ate de melhorar o desempenho dele? Ou isso e arriscado igual a querer atualizar a BIOS sem estar precisando?

Valeu mesmo pelo ensinamento...aos poucos vou me familiarizando com os termos e depois passo a colaborar mais ativamente com a multiplicação das informações aqui no Forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não existe ChipSet que possa ser retirado da placa mãe e dar lugar para um mais moderno?

Correto amigo. Não existe possibilidade de substituição.

No meu caso especifico, o ChipSet so libera 2.100mb/s das memorias para o meu processador. Mesmo ele (processador) podendo trabalhar com 3.200mb/s. Fazendo com que seja bobeira (a nivel de ganho de rendimento real) a troca das minhas memorias por outras mais rapidas (PC3200)?

No seu caso o maior limitador da velocidade é a velocidade das memória que são DDR266(PC2100). Só colocar uma memória mais veloz não fará milagres, porque as memórias tendem a seguir a velocidade do FSB do processador.

Porém um bom investimento que aumentaria seu desempenho seria pegar memórias melhores e reduzir as latências delas.

então, ao trocar meu processador por um mais rápido de nada adiantaria para conseguir um melhor rendimento na minha maquina. Rendimento esse em velocidade na abertura e execução de programas.

Não. Uma troca de processador sempre traz uma melhora. Porém ele pode não valer a pena pelo custo e poruqe não trará o resultado esperado.

OBS: Atualizar o ChipSet no site do fabricante (as ferramentas com que ele trabalha) e certeza de sucesso e ate de melhorar o desempenho dele? Ou isso e arriscado igual a querer atualizar a BIOS sem estar precisando?

Atualizar o Chipset é uma coisa. O Bios é outra.

Atualizar o chipset é um processo simples, basta você entrar no site e fazer o download dos novos drivers. Atulizar o BIOS é mais complicado e arriscado pois existe um pequeno risco de você pegar um arquivo errado ou corrimpido e falhar tudo.

Na maioria dos casos a atualização dos drivers do chipset traz melhora de desempenho, porém no BIOS geralmente só há correção de bugs e adição de novas funcionalidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

477,

Valeu pelos esclarecimentos. Agora começo a entender melhor o universo das placas maes e seus componentes.

Posso te mandar uma imagem do Everest ou CPU-Z mostrando a configuração do meu chipset e das minhas memorias pra você me auxiliar numa nova configuração para tentar melhorar o meu desempenho (quero dizer...da maquina :D )?

OBS : Comprar memorias DDR400, poderia com mudanças na configuração delas, mesmo com o meu chipset sendo "antigo" poderia ter algum tipo de ganho de rendimento? Sei que trocando minhas memorias agora...quando trocar a placa-mãe poderei usa-las sem problemas!!! você consideraria um bom negocio?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OBS : Comprar memorias DDR400, poderia com mudanças na configuração delas, mesmo com o meu chipset sendo "antigo" poderia ter algum tipo de ganho de rendimento? Sei que trocando minhas memorias agora...quando trocar a placa-mãe poderei usa-las sem problemas!!! você consideraria um bom negocio?

Sim traria melhoras. Principalmente se você fizer o que eu disse reduzir as latências das memórias.

Quanto a questão do upgrade, elas só não serão aproveitadas se você migrar para o socket775 da Intel e passar a usar memórias DDR2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!