Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ver se há sincronia entre CPU e Memória?


Bruno.bmf

Posts recomendados

Olá caros amigos! :-BEER

Possuo um P4 2.4 (como podem ver na minha configuração abaixo) e 2 módulos de memória 256MB DDR 400 e já li diversas vezes em posts no fórum sobre a sincronização das memórias como o processador, mas, não sei como ver tais opções na BIOS. :chicote:

Alguém sabe quais opções devo verificar para confirmar se está sincronizado? Minha plc mãe é uma ASUS P4S800D-X.

Tem algum software que analiza isso?

Qualquer ajuda é válida!

abraços!

:palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar dar uma explicação aqui da minha maneira, se eu estiver errado, por favor podem me corrigir. Vamos lá:

PROCESSADOR

Seu processador é um Pentium 4 (2.4 GHZ), os processadores Pentium 4 tranferem 4 (quatro) dados de pulso por clock, o clock interno (FSB) do seu P4 é de 133 MHZ e o clock externo é de 533 MHZ, ou seja; como o P4 transfere quatro dados de pulso por clock, 4 x 133 = 532 MHZ, não sei porque eles arredondam para 533 MHZ.

MEMÓRIA DDR

As memórias DDR transferem 2 (dois) dados de pulso por clock, então o clock real dessa sua memória DDR 400 é de 200 MHZ, porque 200 X 2 = 400 MHZ.

CONCLUSÃO

O clock da sua memória é maior do que o clock do seu processador.

Para que a memória trabalhasse em sincronia com o processador, teria que ser uma memória com um clock real de 133 MHZ.

Mas isso não tráz nenhum problema, pois a sua placa mãe suporta essa memória (DDR 400), pois isso é determinado pelo chipset da placa mãe e não pelo processador.

Bom, eu acho que é mais ou menos isso, Por favor me corrijam onde eu estiver errado.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por LIBRA@26 de julho de 2005, 01:06

MEMÓRIA DDR

As memórias DDR transferem 2 (dois) dados de pulso por clock, então o clock real dessa sua memória DDR 400 é de 200 MHZ, porque 200 X 2 = 400 MHZ.

Então não vejo vantagem no Dual Channel certo? :blink: Já que o chipset da plc mãe vai controlar esta "sincronia"...? Certo? (acho que viajei :looka: )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá, eu acho qua a memória está menor, pois o clock de 133 do processador e o clock de 200 da memória é real, mas se você colocar o everest pra ver o clock efetivo o processador vai ficar em 533 , o da memória em 400 e o da placa em 800, então o processador está maior que a memória sendo assim, ficaria melhor colocar o dual channel, sei que passaria do processador pois ficaria como se fosse uma de 800, mas pelo menos fica sicronizado com a placa e não fica abaixo do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!