Ir ao conteúdo

Porque meu HD não mostra toda sua Capacidade?

Sonic

Posts recomendados

• 4 meses depois...
Postado

Olá pessoal,

A mais ou menos 3 anos atrás eu comprei um HD Seagate de 80 GB (nominais), mas no momento de formatá-lo como NTFS (uso o Windows XP) ele alcançou apenas 74 GB. A poucos dias comprei um HD novo, um Samsung de 400 GB nominais, mas ao ser formatado novamente como NTFS no Windows XP, ele alcançou apenas 372 GB.

Gostaria de saber de vocês se isso é normal. Por que "ultimamente" os HDs pararam de chegar as suas capacidades reais de armazenamento?? Digo isso porque essa diferença de tamanho nominal e real vem acontecendo comigo a vários anos: me lembra dos discos anteriores que tive (20, 10, 4 Gbytes, etc) e que nunca chegam na capacidade real.

Uso computador a mais de 16 anos (comecei com o DOS, com um computador 386 DX2 e estrondosos 4 MB de RAM) e lembro que meu HD de 128 MBytes (o primeiro computador a gente nunca esquece :P) chegava aos seus 128 Mbytes prometidos e até um pouco mais (129 Megas e alguns KBs extras) e sempre tive a curiosidade de saber porque tudo foi mudando com o tempo.

Na época do DOS era FAT16, ai com o tempo usei FAT32 e desde o Windows 2000 venho usando NTFS... É por causa do sistema de arquivos? Atualmente parece que quanto maior o HD, maior a lacuna entre o espaço nominal e o real dos HDs.

Obrigado antecipadamente pela explicação.

Abraços,

Vinícius

• 8 meses depois...
  • 2 meses depois...
Postado
Cara, estou com um problemão!

Comprei um HD Seagate Barracuda 200GB 7200RPM SATA.

Quando eu fui instalar o Windows XP, dizia que o HD tinha 131GB só. Então dividi ele em 3 partições, uma com 53GB, outra com 52GB e a ultima com 31GB.

Eu gostaria de saber ondem foram parar os outros 64GB que era pra ter no meu HD!!! Será que alguem saberia me responder essa pergunta???

Era isso!

Obrigado !

Esses 64GB não estão formatados. Vá em Gerenciamento do Computador e lá você verá as suas partições e um valor final do que restou.

• mês depois...
  • 4 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 5 meses depois...
  • 7 meses depois...
Postado

Boa tarde Sonic,

Primeiramente meus parabéns pelo tutorial sobre HD (disco rigidos) me ajudou bastante grato amigo !!!

Flávio.:)

• 4 meses depois...
Postado
Parabéns meu caro, excelente tópico.

Então temos um sistema de contagem decimal e binário que faz que na prática e na teoria fique parecendo outras coisas, o que gera confusão.

Levando em consideração o que tem menor 'perda' seria o de 120gb, pelos preços me parece também o mais adequado para o momento.

Agora tenho três dúvidas, isso muda de tecnologia para tecnologia? por exemplo SATA para SATA II? E se por exemplo eu tiver um HD de 320gb e no caso ai indica 298gb e eu chegar a esse número, o que acontece? continua gravando dados ou dá problemas? Tem como fazer com que o computador entenda tudo isso como binário para não ter mais confusões?

Agradeço parabéns pelo tutorial ficou excelente, ótimo que tenhamos pessoas aqui motivadas a trabalhar pelo bem do hardware e pelo bem do entendimento dos internautas como um todo sobre os seus conflitos problemas e soluções, realmente parabéns.

Abraço.

A Duas semanas eu estava no elevador e um garoto do 3o.and me perguntou " Dr Paulo , meu hd é de 320 estou usando 37,6 gb somando em uso e livre da 298 gb , onde esta a diferença ? " ;;; confesso me senti ignorante , e a resposta estava aqui quase 5 anos antes... parabens Sr Sonic.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...