Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dois coolers no dissipador do processador!


RachaCUCA

Posts recomendados

  • Membro VIP

Acredito que não va adiantar muito, pois se colocar soprando no sentido das aletas

do dissipador vai empurrar o ar quente que está sendo soprado pelo cooler de

volta para dentro. O que teria alguma lógica seria monta-lo invertido, sugando o

ar quente soprado pelo cooler através do dissipador e jogando-o para alguma

área do gabinete onde houvesse um exaustor.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, dissipador lapidado é um dissipador que foi lixado e polido, ou seja um dissipador sem aquelas pequenas ranhuras na sua base, é lisinho, e serve para que você possa aumentar a superfície de contato do dissipador com o processador, melhorando a refrigeração do mesmo, e aqui no fórum do Clube do Hardware explica tudo certinho como fazer! É só procurar. Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vezes não adianta nada soprar mais ar sobre um dissipador ineficiente, chega a um certo momento que o aumento de circulaçao de ar sobre o dissipador não acarreta em ganho de performance nenhuma, só aumento de barulho...

Vou dar uma dica, é mais eficiente o cooler se voce por o fan sugando ar do dissipador... Por que?

Porque com um fan sugando ar do dissipador voce estara criando uma zona de baixa preçao na area das aletas do dissipador, e como você deve saber, menos preçao menos temperatura...

Eu fiz isso em varios coolers, e meu melhor resultado foi com um Volcano 10 que chegava a baixar 5° na temperatura, e a diferença no toque no dissipador era sensivel...

Tambem porque com um fan jogando ar no dissipador você esta comprimindo uma massa de ar quente bem em baixo do motor dele, ali onde não tem Pas da helice, então fica uma massa de ar quente... Com ele sugando o ar você retira essa massa de ar que fica presa ali ganhando uns 3°...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por Gusporti@16 de agosto de 2005, 13:44

As vezes não adianta nada soprar mais ar sobre um dissipador ineficiente, chega a um certo momento que o aumento de circulaçao de ar sobre o dissipador não acarreta em ganho de performance nenhuma, só aumento de barulho...

Vou dar uma dica, é mais eficiente o cooler se voce por o fan sugando ar do dissipador... Por que?

Porque com um fan sugando ar do dissipador voce estara criando uma zona de baixa preçao na area das aletas do dissipador, e como você deve saber, menos preçao menos temperatura...

Eu fiz isso em varios coolers, e meu melhor resultado foi com um Volcano 10 que chegava a baixar 5° na temperatura, e a diferença no toque no dissipador era sensivel...

Tambem porque com um fan jogando ar no dissipador você esta comprimindo uma massa de ar quente bem em baixo do motor dele, ali onde não tem Pas da helice, então fica uma massa de ar quente... Com ele sugando o ar você retira essa massa de ar que fica presa ali ganhando uns 3°...

Tem certeza?! Mas acho que inverter o cooler apenas faz sentido em dissipadores pequenos, concorda? Pois como a altura do cooler exaustor é pequena, resulta num bom fluxo de ar frio no dissipador, para logo em seguida ser expelido.

Será que você pode arrumar algumas informações extras desse sistema de cooler invertido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Gusporti , tive problemas com o cooler Vcom 21b conforme tópico aberto por mim mas sem solução , o fato é que mesmo lapidado e com pasta térmica artic silver 5 , a temperatura em full era de 50°C porém com gabinete bem ventilado e temperatura da MB em 25°C ( próxima à ambiente ) .

Resumindo , ontem resolvi inverter a posição do fan do cooler , conforme relato de alguns usuários deste fórum ; em vez do fan soprar sentido dissipador coloquei soprando sentido à lateral do gabinete .

"Porque com um fan sugando ar do dissipador voce estara criando uma zona de baixa preçao na area das aletas do dissipador, e como você deve saber, menos preçao menos temperatura... " ( Gusporti )

Conclusão : A temperatura do processador em full não passa de 45°C e o mais interessante é que antes à temperatura chegando em uma determinada faixa ( 50°C por exemplo ) não baixava mesmo em repouso , agora tenho a impressão que a fan está dando conta baixando a temperatura de volta aos 37°C.

Aguardo a opnião de vocês

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse negócio de inverter o fan é furada... E daí que vai criar uma zona de baixa pressão no dissipador? Só porque a pressão DO AR diminuiu o dissipador vai ter sua pressão reduzida? :chicote: Coloquem o fan soprando em cima, há perda de desempenho com ele invertido. E lhe explico porque... Com ele soprando em cima do dissipador, o local da entrada de ar está praticamente desobstruido, ou seja, fluxo de ar ótimo, melhor só se você tirar o dissipador de baixo, o que não nos ajudaria em nada... Agora, com ele sugando ar do dissipador, a entrada está totalmente obstruida, resultando em um fluxo de ar bastante reduzido. E sobre a diferença de pressão, agora ela estará localizada em cima do dissipador realmente. Só que o ar terá que preencher o local se locomovendo naturalmente, bem mais lento do que se fosse soprado em cima do dissipador de maneira forçada. Se vocês estão tendo resultados bons, continuem, mas que não faz sentido não faz... Vai ajudar a resfriar logicamente, mas menos do que na posição normal. Não é a toa que todos os coolers vem com o fan nessa posição...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tassio...

é uma discuçao meio polemica, mas que as vezes mostra resultado, como você disse a maioria dos coolers vem assim, mas você sabe me dizer porque todos os radiadores de carros, freezers, trocadores de calor de agua e etc usam fans sugando ar do radiador?

Não to forçando ninguém a inverter o cooler, mas que só tentem, se ficar melhor deixa, mas se piorar simplesmente desinverte e deu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já participei de um fórum sobre "fan sobre fan" e antes de colocar Water Cooler eu esperimentei e consegui baixar 5°. O melhor resultado foi quando coloquei a fan a seis centímetros de distância da outra. Faça um teste com o gabinete aberto prendendo a fan com arame ou fio e se você gostar do ganho fure o gabinete na direção do processador e pronto. Caso contrário mude para Water Cooler.

Luizsemu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gusporti@06 de setembro de 2005, 16:57

Tassio...

é uma discuçao meio polemica, mas que as vezes mostra resultado, como você disse a maioria dos coolers vem assim, mas você sabe me dizer porque todos os radiadores de carros, freezers, trocadores de calor de agua e etc usam fans sugando ar do radiador?

Não to forçando ninguém a inverter o cooler, mas que só tentem, se ficar melhor deixa, mas se piorar simplesmente desinverte e deu...

Bem, um radiador de carro trabalha grande parte do seu tempo com o ar sendo jogado em cima, justamente pelo fato de ele se mover contra o ar. E eu nunca ví um freezer com um ventilador atrás, pelo menos doméstico, não vou duvidar de você, logicamente eles existem :P . Mas é possível tecer um raciocínio para explicar porque o ventilador de um radiador de motor a combustão retira o ar de cima do trocador, pois os componentes estão dispostos na seguinte ordem: RADIADOR, VENTILADORES, MOTOR. Bem, como disse, a sacada do radiador do carro é utilizar o movimento do veículo para jogar ar no trocador. Os ventiladores, como você deve saber, só são usados para suplementar o fluxo quando necessário. O radiador tem que ficar na frente dos ventiladores pois do contrário estariam obstruindo a passagem de ar quando o carro estivessem em movimento. Se os ventiladores soprassem em cima do radiador nesta posição ia ser um desastre: primeiro porque sopraria um ar muito quente, localizado ao redor do motor, e segundo porque se tiver que funcionar com o carro andando vai girar a 10 rpm... hehehe... daí nos resta sugar. Mas como já disse, o radiador deve funciona naturalmente com o ar sendo jogado em cima dele, que no caso seria provocado pelo deslocamento do sistema. Daí, como não podemos andar pela rua correndo com um case aberto, tempos que botar um ventilador! :D Eu ao menos não vou trocar o meu... hehehehe... Sei lá, talvez eu e os fabricantes estejamos errados, é necessário um diagnóstico de um profissional...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Me desculpem pela intromissão mas no caso do radiador do carro, tem que ser considerado que ele recebe ventilação dinâmica, pois na maior parte do tempo

o carro está em movimento, só ligando o ventilador quando o veiculo está parado

e a temperatura sobe pela ausência da ventilação dinâmica. Isso favorece a teoria,não de cooleo sobre cooler, mas sim da ventoinha sobre ventoinha do cooler, todos meus gabinetes tem ventoinha montada na lateral localizada exatamente em cima da do cooler e tenho obtido bons resultados com isso.

Está mensagem não tem por finalidade causar ou alimentar polêmicas e meu

objetivo é tão sómente informativo.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!