Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformando ATI X850 XT em X850 XT PE


rcerdeira

Posts recomendados

Olá passoal,

sou novo aqui no fórum, porém leitor antigo dos noticiários do Clube do Hardware.

O motivo deste tópico é de esclarecimento, pois acabei de adquirir uma ATI Radeon Sapphire X850 XT PCI-E (clock 520/540) (comprei na A1 e ainda não chegou!) e li que é possível transformá-la em XT PE (clock 540/590) aplicando-se a atualização da bios da XT PE na XT. Caso alguém já tenha efetuado esta atualização nesta placa ou tenha conhecimento deste procedimento, gostaria que me fosse compartilhado.

Obrigado!

Abraço, Rodrigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando ela chegar, ou antes até, faça uma pesquisa pra ver se o GPU e as memórias usados na XT são os mesmos usados na XT PE. Duvido que no site da Sapphire vá ter alguma coisa, mas no Google com certeza você encontrará muita informação sobre isso.

Se forem iguais, não vejo problema em executar o Mod. Até porque os clocks da PE não são tão mais altos que os da XT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho absolutamente possível, mas acho melhor fazendo um oc mesmo...de 520/540 p 540/590....muita gente aquei conseguiu mais q isso...eu vou fazer, mas só depois de comprar uma fonte decente e ver o que q eu faço com as temperaturas...

P.S.: Recomendo q compre uma fonte boa antes de usar essa VGA!!!!

valeu!!! T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...é até agora não chegou a danada, o pessoal do A1 diz que a receita esta em "greve branca". Por enquanto estou com estas configurações:

Asus A8n sli deluxe

athlon 64 3500 venice

1gb ram Corsair vs

Asus Extreme 6600 GT

Hd Seagate Barracuda 80gb Serial Ata

...numa fonte Gamer 700w (...não reais!), mas tá guentando!

Será que preciso trocá-la?

E a placa, tá gostando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...quanto à bios, encontrei informações a respeito, inclusive no link abaixo tem um exemplo que fizeram com uma X800:

http://www.techpowerup.com/articles/overcl...6lr%3D%26sa%3DG

...quem preferir sem o translate, basta tirá-lo.

A diferença da atualização da bios e o over, é simplesmente de que a placa passa a ser identificada pelo sistema operacional como XT PE, nada mais!

Vi também em alguns sites, conseguirem overs muito altos, mudando o cooler, mas não vejo necessidade de tanto.

A GPU da X850 XT é a mesma da XT PE R480 e a memória 1,6ns, confere?

Abraço, Rodrigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rcerdeira@26 de agosto de 2005, 19:39

...é até agora não chegou a danada, o pessoal do A1 diz que a receita esta em "greve branca". Por enquanto estou com estas configurações:

Asus A8n sli deluxe

athlon 64 3500 venice

1gb ram Corsair vs

Asus Extreme 6600 GT

Hd Seagate Barracuda 80gb Serial Ata

...numa fonte Gamer 700w (...não reais!), mas tá guentando!

Será que preciso trocá-la?

E a placa, tá gostando?

cara, acho q para não arriscar é indicado sim, que você troque a fonte por uma de W reais de marcas boas como: Seventeam, OCZ, enermax, thermal take...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rcerdeira@26 de agosto de 2005, 19:57

...quanto à bios, encontrei informações a respeito, inclusive no link abaixo tem um exemplo que fizeram com uma X800:

http://www.techpowerup.com/articles/overcl...6lr%3D%26sa%3DG

...quem preferir sem o translate, basta tirá-lo.

A diferença da atualização da bios e o over, é simplesmente de que a placa passa a ser identificada pelo sistema operacional como XT PE, nada mais!

Vi também em alguns sites, conseguirem overs muito altos, mudando o cooler, mas não vejo necessidade de tanto.

A GPU da X850 XT é a mesma da XT PE R480 e a memória 1,6ns, confere?

Abraço, Rodrigo.

Andei pesquisando pra comprar um 9800PRO (Diferença hein?? Neguinho com uma X850XT e eu querendo uma 9800PRO hehe :P ). E já que estava num site de reviews, vi que as duas VGAs são iguais mesmo (a XT e a PE, não a 9800PRO hehe), tanto o GPU quanto as memos, então e só fazer o mod, sem problema.

E antes que me perguntem porque eu quero uma 9800PRO, simples...Já tive uma 9800XT e achava demais pra mim, então vou em uma PRO e sossego hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, resolvi seguir o conselho do colega Felipe e troquei aquela fonte Gamer por uma Seventeam ST-420BKV, só tem um detalhe, a placa ainda não chegou!

O pessoal da A1 informou que em função da tal "greve branca" da receita, a previsão de liberação do lote onde meu pedido se encontra, está previsto para somente depois do dia 7 de outubro!!! :bravo:

Enquanto isso, até lá, tentarei vender minha 6600 GT! Fazer o quê?!

Voltando à fonte, espero que esta aguente a configuração, a princípio gostei muito dela!

O que me impressionou foi o peso, em relação à outra que se dizia "700W", que diferença! :blink:

Abraço, Rodrigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

... a placa chegou dia 7/10, após exatos 50 dias de espera e para minha surpresa veio a "Platinum Edition", apesar de não ter no site da A1 nenhuma placa com a indicação X850 XT PE quando comprei! Bom, eu que não vou reclamar né! :D

instalei a placa e atualizei os drivers de vídeo com a versão Catalyst 5.10, os clocks aparecem como 540/587 e não 540/590, mas o que esta me preocupando mesmo é a temperatura que chega aos 87ºC!!! :wow:

Inverti o cooler da tampa lateral do gabinete para ficar apontando diretamente para a placa de vídeo, mas memo assim, quando jogo doom3 por muito tempo, aparece uma caixa de mensagem do "ati control center" informando que o clock será reduzido em função da temperatura estar alcançando o limite estabelecido!

A máquina não trava nem o jogo é encerrado, mas é normal aparecer esta mensagem??? :blink:

Obrigado!

Abraço, Rodrigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

cara tenho uma gecube x850xt, rodo em 555/600 e num tenho problemas não, minha temperatura não passa de 58º no full, tipo assim tá medindo com que programa ??? desabilita ele e tenta com outro programa o over, pode ser loucura do programa que você tá usando, agora se num der certo, é problema na placa me desculpa lhe informar hehehhehehehe, vai fuçando aí o que é isso porque essa temperatura eu nunca vi na minha e se chegar eu enlouqueço hauhauhaha ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!