Ir ao conteúdo

Como comparar duron e celeron

erimouse1

Posts recomendados

Postado

OI pessoas, queria saber qual a matemática que deveria fazer para saber qual Athlon corresponderia a meu Duron nos requisitos de games.

Por exemplo, um game pede X de memória, placa de vídeo ABC e um processador Athlon de 800MHz. Sei que minha memória e placa de vídeo correspondem, mas será que o Duron de 800 é igual ao Athlon de 800? Claro que não, mas é equiparável com qual?

Sei que são arquiteturas um pouco diferentes, caches diferentes e tal, e que esses processadores de baixo desempenho não são os recomendáveis para games, mas gostaria de saber uma comparação. Um exemplo sem nenhum fundamento:

Duron = 3/4 Athlon = Pentium (ex: Duron 1000 = Athlon 750 = P750).

Pergunto dos Pentium também porque alguns jogos não citam os AMD.

Postado

Veja bem, Erimouse, fica complicado estabelecer uma fórmula exata. Afinal, o Duron é baseado no mesmo core que o Athlon XP (Palomino). Este processador suporta inclusive as instruções SSE do Pentium3 (usadas em programas gráficos). Ou seja, se você for comparar um Athlon Thunderbird com um Duron de clock semelhante o desempenho não será muito diferente. De acordo com alguns testes, o Duron 1.3 GHz chegou a superar o Athlon 1.4... Por aí dá para ter uma noção.

Abraços.

Postado

O seu Duron é um spitfire,acho q se compara com um Tbird de 750Mhz e com um P3 de 850Mhz(ou +,hehehe!!!).

Eu acho q o Duro é um pouco melhor q um P3,pois seu FSB é de 200MHZ(do P3 é 133,mas claro,o duron vai der melhor com DDR!)e ele tem 128 de cache L1,mas pouco dew L2!

Postado

Valeu pelas respostas gente:

Mina, é o que o DVBreak disse, os Duron Morgan são do mesmo core do Palomino, mas os Spitfire (como o meu) são derivados do Tbird. Eu sei que não há matemática simples a se fazer, mesmo porque um Spitfire de 900 rodando a 1GHz não terá o mesmo desempenho de um Morgan de 1GHz. Mas esses processadores rodam jogos e queria saber qual a relação para comparar com os requisitos do games. Tipo meu Duron pode ser considerado um Athlon de 750MHz quando eu for ver se um determinado jogo pede tal processador?

Não é conta exata, é mais uma noção de equivalência. E uma pergunta fora da inicial: para o K7 (athlon ou duron) ter fsb de 200MHz DDR é preciso usar memória DDR? O processador trabalha com o dobro da velocidade da memória se for usada memória SDR?

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por erimouse1@19 Abr. 2003,19:40

Não é conta exata, é mais uma noção de equivalência. E uma pergunta fora da inicial: para o K7 (athlon ou duron) ter fsb de 200MHz DDR é preciso usar memória DDR? O processador trabalha com o dobro da velocidade da memória se for usada memória SDR?

Em teoria, o processador apenas vai esperar um pouco mais pra receber os dados usando as SDR do que fosse numa DDR!

é mais recomendável usar DDR em athlons da vida por causa de sua capacidade de pegar os dois dados por cada clock!

Postado

consegui um pouco mais de velocidade usando DDR mas num dá o dobro por causa do fsb do duron que é de 100 mhz... comparando no sandra a velocidade das memórias, no meu fica um pouco abaixo de um athlon tbird com memória ddr 266, mas não muito...

ainda no sandra, meu duron (rodando a 1.2) está com um bench igual (um pouquinho melhor) do que o de um athlon 1.2, na "vida real" ele deve perder em alguns quesitos mas cumpre a função de ser um processador razoável e de baixo custo...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...