Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock num Barton 2600+ Mobile...


Mayler

Posts recomendados

Recentemente comprei um Athlon XP 2600+ Mobile DTR(1,5 V) e uma Asus A7N8X-E Deluxe. Fiquei algum tempo trabalhando a 166 Mhz e recentemente aumentei o fsb para 200 Mhz e coloquei o mult. em 10.5x . Atualmente está funcionando perfeitamente ( 45 graus em full-load e 42 no idle, 34 na MB esta como o 3000+). Só que quando aumento para 11x o mult. (com 166 ele trabalha com mult 11,5x) ele reseta na abertura do Windows XP :bravo: e trava na abertura do Kurumin ( versao CD) :ahh: . O que pode estar acontecendo? Pode ser que a fonte esteja no talo? Não acredito que as memórias estejam influenciando, apesar de serem genéricas :D. Outra coisa estranha é que o programa da Nvidia diz que a DDR está com tensão de 2.7 V apesar que na BIOS está como 2.6V :help:

Gostaria de deixar claro que não quero ir alem... só quero que ele funcione a 3200+ pra mim taria bom d+ :-BEER valeu aí pela ajuda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, posso estar equivocado mas mobile é uma coisa, DTR é outra.

Mobile é uma versão de baixo consumo com FSB´s de 266, vcores de 1,45 ou 1,35 e multiplicadores destravados para baixo e para cima.

Os DTR´s simplesmente são versões de baixo consumo de dos processadores de desktop. no seu caso tems uma CPU que opera a 1909 Mhz (11,5x166) com 1,5 de vcore e ate onde sei estes possuem o multiplicador TRAVADO.

O que voce pode tentar fazer é elevar o FSB para 200 mantendo como esta o multiplicador em 11,5. assim voce operará a 2300 Mhz ou 3400+. Eleve os fsb aos poucos e veja com quanto de vcore voce tem estabilidade. os DTR´s geralemnte são bons de over também mas tem os multiplicadores TRAVADOS.

Postado Originalmente por Mayler@03 de setembro de 2005, 23:56

Recentemente comprei um Athlon XP 2600+ Mobile DTR(1,5 V) e uma Asus A7N8X-E Deluxe. Fiquei algum tempo trabalhando a 166 Mhz e recentemente aumentei o fsb para 200 Mhz e coloquei o mult. em 10.5x . Atualmente está funcionando perfeitamente ( 45 graus em full-load e 42 no idle, 34 na MB esta como o 3000+). Só que quando aumento para 11x o mult. (com 166 ele trabalha com mult 11,5x)  ele reseta na abertura do Windows XP :bravo:  e trava na abertura do Kurumin ( versao CD) :ahh: . O que pode estar acontecendo? Pode ser que a fonte esteja no talo? Não acredito que as memórias estejam influenciando, apesar de serem genéricas :D. Outra coisa estranha é que o programa da Nvidia diz que a DDR está com tensão de 2.7 V apesar que na BIOS está como 2.6V :help:

Gostaria de deixar claro que não quero ir alem... só quero que ele funcione a 3200+ pra mim taria bom d+ :-BEER  valeu aí pela ajuda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, na abertura da BIOS aparece que ele é Mobile. O vcore do meu processador está em 1,5V(stock) e o mult é destravado de fabrica( tanto pra cima quanto pra baixo, eu testei o mult com barramento inferior(166) para cima e para baixo). Eu diminuí o mult e aumentei direto pra 200mhz e funcionou normalmente... o problema é que está travando quando eu aumento o mult de 10,5x pra 11x, o computador liga, reconhece que é 3200+, mas na telinha preta de abertura do XP ele reseta... :blink: e no linux ele trava quando tá identificando o acpi( pode ser coincidência). A 10,5x ele está bem estavel sem travas ou "soluços"... :P ( nem aquecimento - 45 em full load)

O numero de identificacao do processador se não me engano é axdl2600dlv4d e vendo o resto dos numeros ele parece ser bom para um overclock, já que a cor do núcleo é homogenea e que ele foi um dos primeiros da semana em q saiu( o q indica que pegou a melhor regiao do wafer).

Eu não sei se é a fonte que não tá aguentando ( na BIOS diz que o 3.3 tem 3V apesar que eu medi com o multimetro no conector da placa-mãe( fio laranja) e ele indicou 3.17-3.2 V) A fonte é generica com 350 W reais( 450 W maqueados :chicote: ). Outra coisa que comentei que me incomoda é que no programa Nvidia system utility ele me indica que a memoria está com overvolt de 2.7V apesar que na BIOS esta 2.6V. O programa tá me enganando :P Tem algum programa que me diz a tensão da memoria fora esse ?

Obrigado pela ajuda aí

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É destravado sim. Toda vez que mudo o multiplicador ele muda a perfomance no teste do everest e no nome da BIOS sim... Quando volto a BIOS ele está no que eu deixei... Será que aumentar SOMENTE UM PASSO de vcore vai deixa-lo estavel? Eu num estava querendo mexer no vcore :-BEER

valeu pela ajuda... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente o Barton DTR parece ser destravado, mas ele não é um mobile... quanto ao over, pode não ser, mas a fonte é genérica, mesmo tendo 350w reais, pode não sergurar as voltagens direito. Ou finalmente pode ser que o próprio processador não chegue a essa freqüência com 1.5v. Mas é perigoso tentar subir essa tensão sem saber se a fonte vai aguentar...

Coloca o máximo de over que voce conseguiu estável e roda o Prime ficando de olho nas voltagens... se ficarem não oscilarem muito, depois voce pode tentar aumentar o vcore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso 'e claramente problema de alimenta'cao, voce não est'a alimentando o processador com a tensão necessaria, aumenta a tens~ao do proc, mas esteja preparado pra isso, certifique-se que você tem uma fonte de qualidade e um cooler bom pra esfriar teu proc

e ele t'a quente viu, aqui este rodando a 2400Mhz t[a rodando a 30º em idle e 39º em full

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por chileno@05 de setembro de 2005, 10:22

isso 'e claramente problema de alimenta'cao, voce não est'a alimentando o processador com a tensão necessaria, aumenta a tens~ao do proc, mas esteja preparado pra isso, certifique-se que você tem uma fonte de qualidade e um cooler bom pra esfriar teu proc

e ele t'a quente viu, aqui este rodando a 2400Mhz t[a rodando a 30º em idle e 39º em full

[]'s

Não da pra comparar tanto assim os processadores, pois o seu é um Mobile, o dele é um Barton DTR... ;)

Mas aí vai uma dica... tentar rodar ele com o multi 12 e fsb 166. Se funcionar estável, voce vai subindo o fsb até onde der... pode ser um bug no multiplicador, apesar de nunca ter ouvido falar em bug com multi 11...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a dif. é que um é mobile 45W , 1,45v de vcore e fsb 133. o outro é desktop replacement tem vcore 1,5, consumo de 55W e fsb de 166.

mas ambos são bons de over. certamente o mobile é melhor.

Postado Originalmente por Mayler@06 de setembro de 2005, 14:47

Po, mas no BOOT o meu é detectado como Mobile. Qual a diferença entre o Mobile e o DTR?... E eu queria meu fsb em 400 mhz por causa das mem genericas  :chicote: . tá muito melhor em relação ao 333 :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!