Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre ampere


kung

Posts recomendados

caro amigo , esse valor 220volts se refere a tensão de trabalho do equipamento ou componete , amperes e unidade de corrente eletrica. existem formulas para saber um ou outro , mais e preciso ter outros parametros , como resistencia em ohms ou potencia em watts. espero ter ajudado . as formulas sao simples

P= ExI , esta e a mais simples P para potencia , E para tençao , I para corrente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bandeira: Olá Cassiano :-BEER

Mais uma vez você me ajudando a entender um pouco mais sobre eletrônica muito obrigado !!! :D

Cassiano já houvi falar que tipo uma pessoa pode morrer com x quantidade de amperes que é a intensidade que os elétrons se movimenta não é mesmo?!

por exemplo aqui onde eu moro na grande SP a tensão é de 220V gostaria de saber se é possível interpretar 220V em amperes.

tipo 220V é igual a xx amperes

30V a XXX amperes

valeu interAmigo cassiano até !!!

:bye::bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro kung

Essa relação não existe! Vamos tentar ver isso em números.

A corrente elétrica(os ampéres) dependem de dois fatores: Tensão(volts) e Resistência(ohms) e se relaciona da seguinte forma:

I = V / R onde, V é a tensão em volts, R é a resistência em ohms e I é a corrente em ampéres.

Tomemos dois valores de resistência e façamos uma análise do que ocorre com a corrente, para uma mesma tensão. Veja,

R1 = 10 ohms

R2 = 1000 ohms

V = 220V(seu caso). Veja o que ocorre com a corrente I.

Para R1 temos:

I1 = 220 / 10 = 22A

Para R2 temos:

I2 = 220 / 1000 = 0.22A.

Observe também que, variando a tensão, também mudará a corrente!

Perceba que a corrente que fluirá pela carga R dependerá do valor de R(barreira ou dificuldade). No caso de uma carga R muito próxima de ZERO, a corrente tende a ser INFINITA! É o que ocorre num CURTO CIRCUITO!

Na outra extremidade, para uma carga MUITO elevada, a corrente tende a ser nula ou seja, um circuito ABERTO!

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

:blink: amigo... Volts (unidade de tensão elétrica, é a diferença de potencial elétrica) é uma coisa, e Ampéres (unidade de corrente elétrica, é a medida do fluxo dos elétrons no condutor) é outra... elas estão associadas sim, mas não quer dizer que uma seja o mesmo que a outra... imagine essa tua tumada se 220V... se você não tem nada conectado a ela... não existe fluxo de elétrons... então a corrente é 0A (ZERO AMPERES)... no então, ainda sim, ela tem a ddp (diferença de potencial) de 220 Volts entre os terminais... se você tacar seu dedão nos terminais, como existe uma ddp... os elétrons vão do terminal onde eles estão mais concentrados pra o onde existe menor concentração, passando por seu corpo esse fluxo de X amperes... onde o valor exato da corrente, vai depender da oposição do seu corpo a passagem da corrente :P que é chamada resistência, e é dada em Ohms :D ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por kbca_cps@07 de setembro de 2005, 15:53

isso significa que se eu colocar um condutor ideal que não tenha oposição nenhuma, eu vou ter 220A?

Nem sempre. Para ter 220A você deve ter - teoricamente - um fio condutor ideal (que tenha resistência zero) uma fonte de tensão 220V e uma carga com resistência de 1 ohm. Pela lei de ohm I=U/R I=220/1 => I=220A . Mas na prática é diferente.

A corrente máxima fornecida pela tomada vai depender das perdas provocadas pela resistência do cabeamento elétrico da sua casa. Todo condutor elétrico real tem uma resistência x que aumenta quando se aumenta a distância do fio ou diminui-se a bitola.

Se a resistência da fiação do poste até a tomada for de 1 ohm a corrente fornecida será de no máximo 220A alcançada quando a carga tem 0 ohms (ISSO QUER DIZER CURTO CIRCUITO - PELO AMOR DE DEUS NÃO FAÇA ISSO). A potência dissipada pela fiação P=ExI => P=220x220 será de 48400W. TODA A PERDA DE ENERGIA É DISSIPADA EM CALOR, isso quer dizer que se os condutores dissiparem tudo isso, é incêndio na certa. Essa é a causa de muitos incêndios em residências: a fiação em muitas casas e lojas foi projetada numa época em que não tinha forno microondas, pc, chapa elétrica para lanche.... Muita gente compra vários eletrodomésticos mas se esquecem de aumentar a capacidade da rede elétrica doméstica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por kbca_cps@07 de setembro de 2005, 15:53

isso significa que se eu colocar um condutor ideal que não tenha oposição nenhuma, eu vou ter 220A?

sem oposição nenhuma = 0 ohms 220V/0 Ohms = 0A

alguem aqui sabe quanto é "aproximadamente" a resistencia do corpo humano (varia de pessoa pra pessoa)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por seccoxiru@07 de setembro de 2005, 17:09

sem oposição nenhuma = 0 ohms  220V/0 Ohms = 0A

alguem aqui sabe quanto é "aproximadamente" a resistencia do corpo humano (varia de pessoa pra pessoa)?

Amigo isso tá errado...

220/0 = E... ou seja, não é um número real.... por isso que quando temos resistência 0 significa curto circuito... (se eu estiver errado me corrijam...)

Quanto a resistencia humana, sim, varia de pessoa pra pessoa...

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É...isso tá errado!!!

Se a resistência for zero, a corrente é a máxima (curto). Se fosse ZERO não ocorreria o curto-circuito, pois corrente zero é uma chave ABERTA.

Não façam isso, mas ligando os terminais de uma tomada na rede irá ocorrer uma explosão, um curto. Se a corrente fosse zero isso não ocorreria, a corrente é zero quando este fio não faz o contato, fica em aberto.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia a Todos. :D

Li atentamente as respostas dos colegas do Forum e em minha opinão foram técnicamente corretas. E tentando ajudar o colega Kung . Você deseja transformar ou expressar 220v em Amper é fácil.

Supomos: Sua tensão é 220v e seu chuveiro tem uma resistência de 22 ohms a corrente elétrica que passara ou fluira por ele é de 10Amperes.

Supondo: Sua tensão 220v e sua torneira elétrica 10 ohms sua corrente elétrica é de 22Amperes

Supondo: Tensão 220v e sua torradeira 5 ohms sua corrente elétrica é de 44Amperes

Pronto chega de suposições, você dessa forma esta fazendo o que queria saber: transformou sua Tensão 220v Dividido pela resistência do seu aparelho (ohms) e obteve o valor em corrente elétrica Amper.

Note que como os demais colegas do forum lhe explicaram técnicamente e muito bem explicado, quanto maior resistência (ohm) seu aparelho tiver chuveiro,torneira e torradeira menor sera a quantidade de amperes que você obtera ou medira e o inverso e proporcional.

Espero ter ajudado em sua duvida.

Um abraço a todos. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kung, as respostas acima estão bem completas, só para clarear ainda mais, você não consegue converter velocidade em distância, porque são duas grandezas OK. Quanto a sua pergunta "220Volts são quantos amperes" é o seguinte, você quer saber quantos volts são possíveis de serem obtidos não é isso?

Você pode ter quase que qualquer valor em 220V, tipo uns 1000 Amperes :ahh: , basta lembrar que apenas 0,001 no seu coração já manda o camarada para o andar de cima. O caso é o seguinte, seu corpo apresenta uma resistência, uma oposição a corrente impulsionada pelos 220V certo! A resistência do corpo varia muito, em média fica em torno de 550.000 ohms ( ohms é outra grandeza, exprime a dificuladade da passagem dos eletrons em um condutor). 220/550.000 = 0,0004A.

0,0004 A é a corrente que irá passar pelo seu corpo lembre-se que é independente da capacidade de fornecimento da linha de 220V. Uma coisa é a capacidade de fornecimento de corrente da fonte, outro é o consumo, que no caso seu corpo é o consumidor e vai obrigatóriamente consumir este pequeno valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!