Ir ao conteúdo

Som! relacao ohms!

lesimi

Posts recomendados

Postado

Amigos,

Tenho notado q existe componentes de som a venda tipo: sub woofer, tweeter, midi e amplificador de 4 e 8 ohms.

Gostaria de saber no resultado final, qual a diferenca entre os dois tipos, assim em qualidade de som e utilidade.

Qual a real diferenca?!

LESIMI

Postado
Postado Originalmente por lesimi@12 de setembro de 2005, 13:09

Amigos,

Tenho notado q existe componentes de som a venda tipo: sub woofer, tweeter, midi e amplificador de 4 e 8 ohms.

Gostaria de saber no resultado final, qual a diferenca entre os dois tipos, assim em qualidade de som e utilidade.

Qual a real diferenca?!

LESIMI

a impendancia vai ser o valor da "resistencia" à passagem de corrente q seu aparelho (no caso, sua caixa de som) vai ter.

quando tratamos de transferencia de potencia eletrica entre aparelhos, tem-se duas coisas a serem consideradas:

1. a maxima potencia transmitida

2. a maxima eficiencia na transmissao.

A maxima potencia transmitida é quando você tem o maior valor de Pout, na sua carga, em valores absolutos. Vai ser o caso em q você tem um maior volume no som, por exemplo.

Já a máxima eficiencia na transmissão ocorre quando você tem um valor maximo de potencia de saída relativo ao valor da potencia dissipada na impedancia interna do seu amplificador.

Em termos quantitativos, a maxima potencia transmitida é obtida quando você tem a impendancia da sua carga como sendo o conjugado da impedancia do seu amplificador (resistencias iguais e reatancias simétricas; é por isso q geralmente, para alimentar caixas de som, q sao indutivas, temos amplificadores com suas saídas capacitivas). Em módulo, as impedancias seriam iguais. É o chamado 'casamento de impedancia'. Em ambas as impedancias sendo iguais, é intuitivo observar que metade da potencia produzida pela fonte fica na impedancia interna, sendo dissipada, e que somente a outra metade é de fato transmitida.

Já a eficiencia de transmissão é estão maior quanto maior for a sua impedancia de saída.

De cara podemos observar q nunca teremos as 2 ao mesmo tempo. No caso extremo de termos a impedancia da carga muito maior do q a impedancia de saida do amplificador (ZL >> Zo), como num aberto por exemplo, a eficiencia seria máxima (PL >> Po), mas só q a potencia transmitida de fato seria 0.

Intuitivamente, é como se, para a maxima eficiencia, tivéssemos o menor desperdicio de energia eletrica (mesmo q não tivessemos uma boa performance do sistema), enqto q no caso da maxima transmissao tivessemos a melhor performance possivel, mesmo q desperdiçando mais energia do q no outro caso.

Na pratica, o q se busca na verdade é realmente o casamento da impedancia (os fabricantes não tão nem aí se a gente gasta mais energia ou não :P; o q eles querem é q seu sistema tenha uma performance auditiva melhor q os dos outros, para poderem fazer mais propaganda). No final, a quantidade de energia desperdiçada fica mascarada, mesmo porque geralmente é bem menor do que o valor total de energia de uma casa típica. Mas saiba que, se o seu sistema tem 150W rms de potencia de áudio, por exemplo, outros 150W rms estão sendo desperdiçados dentro do amplificador.

Voltando à pergunta inicial, esses valores de impedância baixos são justamente os valores típicos da impendancia de saída dos amplificadores *. Então, para que haja o casamento, a impedancia das caixas acaba acompanhando os valores típicos de impedancia dos amplificadores.

* Aqui, já caímos numa outra questao. Para que houvesse o casamento, bastaria q tivessemos impedancias iguais (em termos de modulo, não estou considerando as reatancias especificamente). Poderíamos ter as duas impedancias (saída do amp e entrada da caixa) com valores em 1k ohm, por exemplo. E se a tensão de saida daquela caixa fosse de 12V, por exemplo, teríamos uma potencia total distribuida de 12²/2k = 72 mW (metade dissipada, metade transmitida). Agora, imagine q tenhamos ambas as impendancias em 4 ohm. A potencia total seria então de 12²/8 = 18 W, que é bem maior do que os 72 mW anteriores. então, quanto menor a impedancia total observada pela fonte do amplificador, maior seria a potencia q este conseguiria produzir. Os limites ficam a cargo de limitações técnicas mesmo (impedancia muito pequenas gerariam potencias muito grandes, o q poderiam requerer equipamentos mais caros). Mas quando se quer uma transmissao de fidelidade maxima, pode observar q teremos quase sempre produtos com impedancias bem baixas (1 ou 2 ohm).

• 3 anos depois...
Postado

Henrique.

Gostaria de fazer uma pergunta que deve ser uma dúvida de muitos:

Quero usar um subwoofer para um som automotivo com foco em qualidade, não em "barulho e pressão sonora". Minha dúvida é quais as vantagens e/ou desvantagens em usar o conjunto amplificador-sub-woofer em 1 ohm e em 4 ohms?

Digo em 1 ou 4ohms, pois o meu subwoofer tem bobina dupla (2ohm X 2ohm), então conforme a ligação entre as bobinas terá 1 ohm, ou 4 ohms.

Conseguir um amplificador de alta potência para 1 ohm é bem mais fácil do que 4 ohms.

Levando em consideração que os alto-falantes "profissionais" usam impedância de 8ohms para cima, "pré julguei" que quanto menor a impedância menor a qualidade acústica, e quanto menor a impedância, maior a potência sonora obtida.

Lembrando que quero qualidade em vez de quantidade. Lógico que o foco é CustoX Benefício. (senão eu colocaria um amplificador valvulado hehe)

Outra dúvida: O meu subwoofer conforme especificação são 300RMS. Para uma utilização plena dele, qual a potência ideal que o amplificador deveria disponibilizar ao sub? Levando-se em conta que geralmente a eficiência de um amplificador fica em torno de 75% a 80%, qual a potência para eu conseguir o máximo do desempenho do subwoofer. (Meu Sub é de 10 pol)

Agradeço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!