Ir ao conteúdo

O que é pipe line, como funciona.

deathcon4

Posts recomendados

Postado

Como funciona o recurso de pipeline? Pelo que entendi o processador tenta executar as instruções em paralelo dividindo-as em pedaços menores, enquanto a segunda instrução está no segundo estágio, está decodificando a instrução enquanto no primeiro estágio o processador tenta buscar a instrução na memória.

Ela sempre pega uma instrução e avança um passo a frente enquanto ele faz uma operação a frente ele tentar pegar ao mesmo tempo uma outra instrução na memória.

Por exemplo, ele pode pegar a segunda instrução que está utilizando a unidade de aritmética e lógica e ao mesmo tempo na primeira instrução está utilizando a unidade de controle? Por quê, para adiantar e tentar pegar a autra instrução ela tem de dizer a unidade de controle que pode pegar a nova instrução enquanto a segunda instrução está em uma fase mais adiante e assim vai?

Quanto mais estágios, mais instruções o processador pode pegar tentando adivinhar o que deverá ser feito, assim tentando acelerar o processamento das instruções.

Minha outra dúvida é como estes estágios são divididos?

Está correto meu pensamento?

Expliquem e vamos discutir para eu entender melhor.

Postado

:D O pipeline pode ser comparado com um túnel. Quanto maior o túnel, mais carros passam por ele, mas demora mais para atingir o fim do mesmo. O pensamento básico é esse. Abaixo, uma relação de pipelines:

Intel:

- Pentium: 5 estágios de pipeline

- Pentium II : 10 estágios de pipeline

- Pentium III: 10 estágios de pipeline

- Pentium 4 (Willamette/Northwood): 20 estágios de pipeline

- Pentium 4 (Prescott): 31 estágios de pipeline

AMD:

- K5: 5 estágios de pipeline

- K6/-2/-3: 5 estágios de pipeline

- Athlon / Thunderbird / XP: 11 estágios de pipeline

- Athlon 64: 14 estágios de pipeline

Postado
Postado Originalmente por supersonix@17 de setembro de 2005, 23:31

- Athlon / Thunderbird / XP: 11 estágios de pipeline

- Athlon 64: 14 estágios de pipeline

o Athlon XP tem 10 estágios de pipeline, enquanto o Athlon 64 tem 12.

Postado

e graças a esses pipelines que os prossadores da AMD são mais baratos se comparados com seu concorrente direto.

E mesmo com menos pipelines, em muitos casos, os processadores AMD tem maior desempenho, isso que é tecnologia! :P

Leia este tópico para entender melhor!

:joia:

Postado
Postado Originalmente por rasta_man@18 de setembro de 2005, 04:49

e graças a esses pipelines que os prossadores da AMD são mais baratos se comparados com seu concorrente direto.

E mesmo com menos pipelines, em muitos casos, os processadores AMD tem maior desempenho, isso que é tecnologia!  :P

Leia este tópico para entender melhor!

:joia:

muitos casos como jogos, q é o q interessa para a maioria dos usuários. estou com a AMD e não sei como existem amigos que optam por pagar BEM mais caro por menos desempenho.

Além de ter menos pipes, os processadores da AMD rodam a menos GHz, imagine quando eles conseguirem rodar (de fato) na velocidade do PR (Performance Rating, o "+" seguidos de seus nomes). Aí o bicho vai pegar pra concorrente, hehehe....

Postado
:D Não só os processadores da AMD possuem poucos pipelines! Os pentium M/Celeron M também possuem boa performance! Clock é só um golpe de marketing!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!