Ir ao conteúdo

Qualidade de imagem entre a GeForce e ATI

Posts recomendados

Postado
Postado Originalmente por Tyellbee@07 de fevereiro de 2006, 14:40

Realmente quem já teve Ati e depois mudou pra Nvidia nota a diferença... Eu estava lendo num tópico um dia destes no forum da Futuremark e realmente é verdade...

Se você tem Nvidia e vai pra Ati você não sente, mas se você tem Ati e vai pra Nvidia você nota a diferença, eu tentei voltar pra Nvidia comprando uma 6800 mas ela não ficou nem 2 meses nas minhas mãos, fiquei desapontando com alguns problemas de imagem (shimmering,...), além do que a qualidade em geral da imagem não pareceia tão boa quanto minha antiga 9700pro... Daí voltei pra Ati comprando a placa que tenho hoje...

Mas me lembro que quando tinha uma Ti4200 (que queimou com menos de 3 meses de uso, maldita XFX) e mudei a primeira vez pra Ati comprando uma 9600pro não senti diferença de qualidade de imagem, não na época, mas claro que notei que podia usar aa e af com melhor desempenho e tal, e a qualidade final acabava melhor... Mas quando tentei voltar pra Nvidia após uma 9600pro, 9600xt e 9700pro eu notei a diferença...

E a diferença aumentou mais ainda em relação as Geforce6 vs 1800.... Eu espero (embora não acredito que vá acontecer pelo que tenho lido) que as 7900 tenham um aumento na qualidade de imagem e fiquem pelo menos com a mesma qualidade da série x1000, mas não acho que vá acontecer... Com certeza as 7900 vão ser mais rápidas, isto eu acredito, até porque chegarão depois...

sinceramente... a série GF7 já ta quase encostada em qualidade de imagem nas ATi... o AA 8XS pode ser pesado... mas eu garanto q comparando ele com o 6X da ATi é quase inotavel a diferença... vou esperar um momento q eu possa ligar o cabo do meu monitor no meu notebook e vou tirar uma SS com o PC e com o notebook (Radeon X300SE) e postarei por aqui...

• Membro VIP
Postado
sinceramente... a série GF7 já ta quase encostada em qualidade de imagem nas ATi... o AA 8XS pode ser pesado... mas eu garanto q comparando ele com o 6X da ATi é quase inotavel a diferença... vou esperar um momento q eu possa ligar o cabo do meu monitor no meu notebook e vou tirar uma SS com o PC e com o notebook (Radeon X300SE) e postarei por aqui...

O AA das Geforce7 é melhor que os da Geforce6 sem dúvidas, tem novos modos, mas as x1000 tiveram aumento de qualidade geral em relação as x800/850 e também nos filtros, e acabam tendo uma diferença de qualidade maior em relação as geforce7 se comparado x800/850 vs geforce6.... Não disse que a qualidade de imagem das Geforce7 é igual das Geforce6, ela melhorou mas manteve alguns problemas como shimmering e moire...

Mas as x1000 tiveram um maior aumento na qualidade de imagem em relação as x800/850 do que as geforce7 em relação as geforce6, por isto a diferença entre Ati vs Nvidia aumentou...

X1900XTX 4AA 8AF SM3.0 3DMark06

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://image.com.com/gamespot/images/2006/features/hardware/atiradeonx1900preview/ati1900_002.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

7800GTX 4AA 8AF SM3.0 3DMark06

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://image.com.com/gamespot/images/2006/features/hardware/atiradeonx1900preview/ati1900_003.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Fonte:Gamespot

Olhe, os contornos estão melhores e o dirigivel lá no fundo está melhor...

Postado

É, percebe-se uma leve diferença entre as imagens. Mas nada que se posso dizer que a Nvidia tenha filtros ruins. A Nvidia subiu no meu conceito com este seu post . . .

Postado

aqui vai algumas SS's de minha própria autoria... a GPU da NV q eu usei foi a 7800GT e a da ATi foi a X300SE... as SS da NV estão com AA 8XS (ativados pelo driver) e o AA da X300SE te em 6X (também ativo pelo driver.. ambas as placas estão com 16X de AF... todas as SS estão em 1280x1024

as SS's do HL2 não estão perfeitamente no mesmo angulo... mas da para ter uma boa ideia...

GeForce 7800GT (1280x1024 8XS AA 16X AF)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img217.imageshack.us/img217/129/hl21280x10248xsaanv6yb.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

ATi X300SE (1280x1024 6X AA 16X AF)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img217.imageshack.us/img217/558/hl21280x10246xaaati7iz.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

3Dmark2006

GeForce 7800GT (1280x1024 8XS AA 16X AF)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img246.imageshack.us/img246/8996/gt120957800gt6ts.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

ATi X300SE (1280x1024 6X AA 16X AF)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img140.imageshack.us/img140/3228/gt12095x300se4bb.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

como podem ver... a ATi tem realmente qualidade superior nos filtros... mas isso apenas generalizando... se for bem observado da para notar q em quesito de serrilhado quase esta na mesmo em ambas as placas... mas o que ta pesando na qualidade da ATi é o AF...

Postado

assim por alto vendo as imagens notei a diferença nos filtros sim....a imagem da x300 com mais detalhe... porém a da 7800 mais suave.... dai me pareceu menos "pesada" a imagem ... tendo menos serrilhado perceptivel.... menor "area" de serrilhado .... mas a imagem da ati no geral mais bonita.... (mas a diferença é pequena)

tem uma explicação lógica pra isso ?

agora estava revendo as imagens.. notei uma boa diferença na segunda SS .....

Postado
Postado Originalmente por Timur@08 de fevereiro de 2006, 23:15

assim por alto vendo as imagens notei a diferença nos filtros sim....a imagem da x300 com mais detalhe... porém a da 7800 mais suave.... dai me pareceu menos "pesada" a imagem ... tendo menos serrilhado perceptivel.... menor "area" de serrilhado ....

tem uma explicação lógica pra isso ?

bem cara... explicacao logica eu não sei se tem... mas eu notei isso também... na minha opiniao a imagem mais suave da Nvidia é legal apenas até certo ponto... porém isso é efeito do AF... e o da Nvidia embassa paks... a o da ATi não deixa erros na imagem deixa todos os detalhes mais visiveis porém revela melhor os serrilhados

Postado

Testei o 3dmark06 aqui é a qualidade foi a mesma desse screenshot ai, já falei em outro topico e vou colocar aqui também, acho que alguns jogos sao otimizados pra rodar bem em ati e outros na nvidia, que é o caso do hl2 pra ati e doom pra nvidia.

Postado
Postado Originalmente por NandoFalleiros@09 de fevereiro de 2006, 02:07

Testei o 3dmark06 aqui é a qualidade foi a mesma desse screenshot ai, já falei em outro topico e vou colocar aqui também, acho que alguns jogos sao otimizados pra rodar bem em ati e outros na nvidia, que é o caso do hl2 pra ati e doom pra nvidia.

acho q é isso.... não é possivel dois fabricantes BONS distoarem tanto em relação à qualidade da imagem.... creio (achismo) que seja esse um dos pontos principais q interferem na imagem....

Postado

Se o AA8XS da Nivia for igual ao AAX6 da ATI, mas o AA8XS é bem mais pesado, tá na cara q no quesito filtros a ATI continua melhor.

Postado
Postado Originalmente por mad666@13 de fevereiro de 2006, 16:12

Se o AA8XS da Nivia for igual ao AAX6 da ATI, mas o AA8XS é bem mais pesado, tá na cara q no quesito filtros a ATI continua melhor.

pode continuar sendo pesado... mas eu estou falando no quesito qualidade de imagem... mesmo porque quem compra uma Placa de Video High-End deve esperar o maximo dela... eu uso o 8XS em todos os jogos possiveis...

• 4 semanas depois...
Postado

Eu reparei bem as imagens e as texturas estão bem melhores na 7800GT, é só olhar para o chao e as construcoes ao fundo na primeira imagem. Mas como a 7800GT é bem melhor q a outra... Bem eu tenho uma 6600GT mas já vi muitas vezes a ATi rodando, e realmente, os filtros sao melhores nas ATi, por enquanto. mas a qualidade das texturas e td mais não tem diferenca entre ATi e nVidia no geral. Existem diferencas em jogos, quando sao otimizados e tal, tipo o Quake 4 fica com uma imagem um pouco melhor nas nVidia, porque eu já vi uma X800 rodando o jogo.

Postado
Postado Originalmente por Neobr10@09 de março de 2006, 15:20

Eu reparei bem as imagens e as texturas estão bem melhores na 7800GT, é só olhar para o chao e as construcoes ao fundo na primeira imagem. Mas como a 7800GT é bem melhor q a outra... Bem eu tenho uma 6600GT mas já vi muitas vezes a ATi rodando, e realmente, os filtros sao melhores nas ATi, por enquanto. mas a qualidade das texturas e td mais não tem diferenca entre ATi e nVidia no geral. Existem diferencas em jogos, quando sao otimizados e tal, tipo o Quake 4 fica com uma imagem um pouco melhor nas nVidia, porque eu já vi uma X800 rodando o jogo.

bem... eu notei essa diferença nas texturas... parece q as texturas na X300 estão embaçadas, e olha q o filtro 8XS da Nvidia embaça a imagem, acho q de forma a ela não mostrar os serrilhados...

será esse embaçamento o AF da ATi? ou o AA dela?

Postado
bem... eu notei essa diferença nas texturas... parece q as texturas na X300 estão embaçadas, e olha q o filtro 8XS da Nvidia embaça a imagem, acho q de forma a ela não mostrar os serrilhados...

não faco a minima ideia, mas eu arriscaria no AF.

• Membro VIP
Postado

É importante lmebrar que o IQ das x1800 e x1900 é superior aas placas anteriores, portanto superior as x850, x800, x300, etc...

Claro que a qualidade de imagem das Nvidia é ótima, ninguém ta falando que não... Mas hoje em dia as x1900 estão um pouco melhores...

Com o lançamento das 7900 veio de novo a história de IQ das x1900 e 7900 no forum da Futuremark, que frequento a um bom tempo, e como o IQ das 7900 é igual das 7800 as x1900 continua melhor...

quem quiser dar uma olhada pode conferir, só que é em inglês, lá tem várias pessoas que mencionam a melhor qualidade de imagem das x1800/1900 em relação as 7800/7900 e inclusive pessoas que foram de 7800 pra x1900 e confirmam isto, afirmando que é só começar a usar a placa que se nota o aumento do IQ de cara... (Link)

Well, I recently went from a 7800GTX SLI setup to this single X1900 XTX and I noticed the IQ went up. ATI's HQ AF really makes a difference.

My roommate who recently sold his 7800GTX for an AIW X1900 also noticed an increase in IQ.

(Tradução: Bem, eu recentemente mudei de 7800gtx em SLI para uma X1900XTX e eu notei que a qualidade de imagem subiu. O AF de Alta Qualidade da Ati realmente faz a diferença.

Meu colega de quarto recentemente vendeu a sua 7800gtx para pegar uma x1900 AIW e também noteou aumento na qualidade de imagem.)

O que as pessoas reclamam ainda bastante da Nvidia é do shimmering, que é reconhecidamente um problema maior desdes as Geforce6... Apesar de ele poder ser significativamente diminuido usando High Quality se você usar as configurações default do driver, que vem em Quality, o problema do shimmering está lá e vi na discussão citada bem como li no [H]ardOCP no review das 7900 que os testes dos sites são feitos com as configurações padroes dos drivers, portanto em Quality e portanto com shimmering, o que pode dar alguns frames a mais pra Nvidia, por isto que a Nvidia não deve ter colocado a opção com redução do shimmering como em High Quality como padrão...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!