Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Help: K8N Neo4-F, configuração da bios.


johannesrs

Posts recomendados

Oi Galera.

Bom, é o seguinte: não tô conseguindo acertar meu sistema no bios da minha placa novinha MSI K8N Neo4-F. Aliás, antes q perguntem, a BIOS foi atualizada ontem... :cry:

O q tá havendo de errado: bom, o primeiro problema q eu notei foi no UDMA. a máquina simplesmente não queria funcionar com o cabo de 80vias que eu tenho aqui, e q estava instalado noutra máquina e funcionando. quando coloco esse cabo, a máquina quase não me deixaentrar na bios... e não consigo achar nem na bios nem no manual qual é o truque pra ativar o reconhecimento do UDMA... :help: Alguém me dá uma luz? :bye:

A outra, até pior, é o processador. Na bios, ele identifica o processador como pra rdar em 1800MHz a, esqueci, acho q 1,36V no Vcore. Porém, tanto o MSICore, que vem com a placa mãe, quanto o CPU-Z me tão marcando que ele t´a 1008MHz (só trocar o 8 de lugar, galera! :P ), com 1,076V, HTT200MHz e multiplicador 5. Eu tô errado, ou o multiplicador deveria ser 9, um multiplicador q NÃO TEM na bios atualizada? :cry:

Aliás, multiplicador 4.5, pra 400MHz, se for esse o truque, também não tem... :cry:

Bom galera, fico esperando ajuda. Essa já tá me cansando... :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por johannesrs+19 de setembro de 2005, 16:26-->
O q tá havendo de errado: bom, o primeiro problema q eu notei foi no UDMA. a máquina simplesmente não queria funcionar com o cabo de 80vias que eu tenho aqui, e q estava instalado noutra máquina e funcionando. quando coloco esse cabo, a máquina quase não me deixaentrar na bios... e não consigo achar nem na bios nem no manual qual é o truque pra ativar o reconhecimento do UDMA...   :help: Alguém me dá uma luz? :bye:

Use o Cabo que vem com a placa, vá até o Setup e configure em UDMA 6, antes que pergunte onde, não sei ( não tenho essa placa ), procure no bios que pode TER CERTEZA que tem essa opção.

johannesrs@19 de setembro de 2005, 16:26

A outra, até pior, é o processador. Na bios, ele identifica o processador como pra rdar em 1800MHz a, esqueci, acho q 1,36V no Vcore. Porém, tanto o MSICore, que vem com a placa mãe, quanto o CPU-Z me tão marcando que ele t´a 1008MHz (só trocar o 8 de lugar, galera! :P  ), com 1,076V, HTT200MHz e multiplicador 5. Eu tô errado, ou o multiplicador deveria ser 9, um multiplicador q NÃO TEM na bios atualizada?   :cry:

Confie no bios amigo, baixe também o Everest e confirme isso ou use uma versão mais atual do CPU-Z ( se já não estiver usando ). O Multiplicador 5 é do HTT, que com os 200 MHz do Clock base lhe dá os 1000 MHz ( DDR 2000 MHz ) que é sua frequência de operação. Seu processador tem o Multiplicador travado, ou seja, 9 * 200 MHz ( 1800 MHz ), por isso esse Multi não é do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, primeiro de tudo, me desculpem pelo flood... mas dá um desconto, esse troço já tá me tirando do sério. :P

Bom, aí tão as imagens, tanto do AMD CPU-info quanto do CPU-Z, praticamente todas as abas... :(

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img397.imageshack.us/img397/4302/cpu8xb.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Pra quem quiser ver... o multiplicador tá em 5x, é o máximo q o sistema tá me permitindo, e como resultado eu tô com um maldito core speed de 1005 MHz... :cry::help:

Eu não tô entendendo nada. Ah, a bios tá hyper-atualizada, não tem nem 24 horas... :D

Alguém aí me dá uma luz, pelo amor de deux? eu comrpei esse processador pra overclockar ele, não pra ficar com ele underclockado... :cry::help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por johannesrs@20 de setembro de 2005, 00:20

Bom, primeiro de tudo, me desculpem pelo flood... mas dá um desconto, esse troço já tá me tirando do sério.  :P

Bom, aí tão as imagens, tanto do AMD CPU-info quanto do CPU-Z, praticamente todas as abas...  :(

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img397.imageshack.us/img397/4302/cpu8xb.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

Pra quem quiser ver... o multiplicador tá em 5x, é o máximo q o sistema tá me permitindo, e como resultado eu tô com um maldito core speed de 1005 MHz... :cry:  :help:

Eu não tô entendendo nada. Ah, a bios tá hyper-atualizada, não tem nem 24 horas...  :D

Alguém aí me dá uma luz, pelo amor de deux? eu comrpei esse processador pra overclockar ele, não pra ficar com ele underclockado... :cry:  :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desempate nem era preciso. o amdinfo estava dizendo o clock máximo, ou seja, quanto oficialmente ele deve ir. :(

bom, de qualquer forma, tá aqui o everest, mostrando os 1000MHz e o multiplicador 5x.

a bios ele também mostra q é de ontem.

Não consigo achar o q é, e tô quebrano a cabeça a dias... :muro:

mal acredito q vou ser o único do fórum a ter essa placa. poxa, ninguém NUNCA tropeçou com esse problema? nem com alguma placa msi parente? :cry:

Bom, fico esperando sugestões novas... :joia:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img353.imageshack.us/img353/89/everest6gb.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por johannesrs@20 de setembro de 2005, 02:15

como eu disse antes, se tá destravado eu não sei, só sei q 5x é o máximo q ele me deixa, e deveria ser 9x...   :cry:

tem 1x, 2x, 2.5x, 3x, 4x e 5x... e parou...   :cry:

Será que o amigo não está confundindo com o multiplicador do HTT?

Tem o multi do processador e do HTT, do HTT vai até 5X mesmo, já do CPU tem de estar em 9X, verifica isso aí certinho e posta novamente.;)

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, boa! :joia:

pena q não adiantou... :cry:

Explico: é, eu estava olhando o multiplicador errado. bios coloca um tal de startup no cpu ratio padrão, e como não tinha número eu nem enxergava.

Bom, ali eu ajustei pra 9x e... não adiantou nada...

Salvei a cofiguração, reiniciei o micro duas vezes, e tanto o cpu-z quanto o everest quanto o msicore continuam teimando q o multiplicador é 5x, e portanto a velocidade é só 1000MHz... :cry::bravo:

Agora me quebrou bonito... :( alguma sugestão nova, aí, tchê?

aliás, antes q me esqueça: só valendo as tuas ajudas. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Enéias Antunes Ramos@20 de setembro de 2005, 01:53

Só tem uma coisa então, se o multi do processador no bios está em 9X e o Clock base em 200 MHz, volte ao bios antigo que estava, e antes que esqueça, por que você atualizou o bios? Era por causa desse " problema " ?

Abraços.

Pois é como nós já falamos, só colocanco uma bios mais antiga que de suporte aos venice.

Aproveite, e tente testar o processador com outra placa mãe e vice-versa.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não adianta (des)atualizar a bios, os programas já indicavam só 1000MHz antes.

Eu atualizei levando em conta o problema. estava com medo de a placa mãe estar interpretando errado os dados e o cool & quiet não poder nem ser ativado... :(

uma coisa q eu notei ontem: teve ua hora e q eu estava com o cpu-z aberto, e ficou tanto a freqüência da cpu, quanto o multiplicador quanto o vcore pulando pro certo e pros valores estranhos q tão alí feito um cavalo chucro. ía pros 1800MHZ, x9 e 1.35V, e depois caia de volta pra 1.0V, 1000MHz e 5x, e voltava de novo... e ficou assim por horas....

estava chutando q era o estabilizador, mas tô com o micro ligado agora fora do estabilizador pra ver....

Q q pode ser isso então? fonte, placa-mãe ou processador baleados?

levando em conta que a bios tá me dizendo q tanto as 3 vias da fonte quanto o vcore tão estáveis onde deveríam estar.... :cry:

Mas q ##### é esta? :priv:

aliás, oscilação no vocre poderia modificar "O" multiplicador?

por sinal, não consegui ver essas oscilações de novo... :cry:

Alguém tem alguma sugestão? :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a config completa?

Se você acha que trocar por outra bios não adianta, ok não discuto.

Mas teria jeito você conseguir um outro athlon 64 emprestado, de preferência que não seja venice para testa a placa mãe?

Se conseguir uma outra placa mãe, daria para testar o processador, mas acredito que não seja.

Quando for trocar para testar, não esqueça de dar um clear cmos.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por R3N4T0@20 de setembro de 2005, 19:03

Qual a config completa?

Se você acha que trocar por outra bios não adianta, ok não discuto.

Mas teria jeito você conseguir um outro athlon 64 emprestado, de preferência que não seja venice para testa a placa mãe?

Se conseguir uma outra placa mãe, daria para testar o processador, mas acredito que não seja.

Quando for trocar para testar, não esqueça de dar um clear cmos.

Abraços

Bom, por partes...

a bios eu acho q não adianta, porque esse "problema" já acontecia com a bios de fábrica. Por isso até q eu fiz a troca, como disse. ;)

Config:

MSI K8N Neo4-F

Athlon 3000+ Venice

1x 512Mb Value Kingston

HD 60Gb

DVD RW

Fonte Seventeam 420W

Eu estava pensando em testar... mas eu sou a primeira pessoa q eu conheço a pegar um 939 na mão... :P logo, nem placa-mãe nem processadores alternativos dando sopa. :cry:

Agora, a novidade. E tô querendo um ajuda nessa. aliás, já resolvi o UDMA, se bem q só consigo acesso a 51, horríver. :P

Seguinte, este XP tem dois usuários criados. aquelas snapshots foram tiradas na minha conta. Assim, na minha conta eu só tenho multiplicador sempre coo 5x, e oprocessador a 1000MHz. :P

Porém, por acidente hoje olhei isso na área da minha irmã, a outra conta criada. estava arrumando umas coisas lá.

Qual não é a minha surpresa quando encontro o processador em 9x, a cpu a 1800MHz, firme, estável, por quase uma hora?

Vou dar uma reiniciadas aqui, pra ver se isso se mantém, mas alguém tem alguma explicação/solução pra isso? OU alguém já observou algo do gênero?? :ahh:

Qualquer ajuda nisso, eu agradeço, e MUITO galera. :joia: Acho q chegamos ao fim da questão se acharmos essa solução/explicação! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu não descobri porque aconteceu, mas contornei criando uma nova conta e renomeando elas...

a máquina fica esquisita, porque a conta original Jones (atual admin) ficou meio q irmã-siamesa da conta Johannes (atual Jones), mas dá pra se viver.

O q ocorre, aqui, é q agoraeu tenho o seguinte: os usuários Gel e Jones tem 1800MHz, ao passo que o usuário admin tem apenas 1000MHz em todo e qualquer leitor de performance possível.

O porue, eu não sei. só sei que parece estar ligado a existência de uma conta originalmente chamada Jones, porque se eu simplesmente apago essa conta ele manda todo mundo a 100MHz, não importa quantos usuários sejam.

Não consigo imaginar a causa desse problema, só sei q no próximo xp q eu instalar bem longe daqui, porque este vai durar, o primeiro usuário vai ser o admin, q vai instalar tudo, e só depois vou cirar as contas subseqüentes. :P

De qualquer fora, valeu galera por toda a ajuda oferecida! :joia:

Fica aqui o recado, caso alguém encontre os mesmos problemas. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por johannesrs@20 de setembro de 2005, 19:39

Bom, por partes...

a bios eu acho q não adianta, porque esse "problema" já acontecia com a bios de fábrica. Por isso até q eu fiz a troca, como disse.  ;)

Config:

MSI K8N Neo4-F

Athlon 3000+ Venice

1x 512Mb Value Kingston

HD 60Gb

DVD RW

Fonte Seventeam 420W

Eu estava pensando em testar... mas eu sou a primeira pessoa q eu conheço a pegar um 939 na mão...  :P  logo, nem placa-mãe nem processadores alternativos dando sopa.  :cry:

Agora, a novidade. E tô querendo um ajuda nessa. aliás, já resolvi o UDMA, se bem q só consigo acesso a 51, horríver.  :P

Seguinte, este XP tem dois usuários criados. aquelas snapshots foram tiradas na minha conta. Assim, na minha conta eu só tenho multiplicador sempre coo 5x, e oprocessador a 1000MHz.  :P

Porém, por acidente hoje olhei isso na área da minha irmã, a outra conta criada. estava arrumando umas coisas lá.

Qual não é a minha surpresa quando encontro o processador em 9x, a cpu a 1800MHz, firme, estável, por quase uma hora?

Vou dar uma reiniciadas aqui, pra ver se isso se mantém, mas alguém tem alguma explicação/solução pra isso? OU alguém já observou algo do gênero??  :ahh:

Qualquer ajuda nisso, eu agradeço, e MUITO galera.  :joia: Acho q chegamos ao fim da questão se acharmos essa solução/explicação! :palmas:

Pode ser que isso seja algum problema com o XP, veja se tem como você conseguir um linux (de preferência um live cd), como o Kurumim 5.0 ou algum anterior :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

formatação não é alternativa.

o engraçado é a forma q ele age... tem q haver uma conta associada ao nome Jones inicialmente, q vai ser o nome do diretório em questão, pra ter essa lendo sempre em 1000MHz e todas as outras em 1800MHz.

Na verdade, tá reso,vido. só q tem q anotar essa na manga: primeira conta é a ademin, q não serve pra fazer over, e q nunca vai ser usada. :P:D

Mas valeu por tudo, galera... só queria saber onde deixar essa dica guardada... :?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por johannesrs@22 de setembro de 2005, 00:54

formatação não é alternativa.

o engraçado é a forma q ele age... tem q haver uma conta associada ao nome Jones inicialmente, q vai ser o nome do diretório em questão, pra ter essa lendo sempre em 1000MHz e todas as outras em 1800MHz.

Na verdade, tá reso,vido. só q tem q anotar essa na manga: primeira conta é a ademin, q não serve pra fazer over, e q nunca vai ser usada. :P  :D

Mas valeu por tudo, galera... só queria saber onde deixar essa dica guardada... :?

Acredito que em lugar algum, pois o problema não foi resolvido, e sim desviado.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!