Ir ao conteúdo

555 em modo astável?!

Digão AMD

Posts recomendados

Postado

Salve galera!!

Pessoal, sei que quando começo não paro mais, mas estou com um projetinho na cabeça e juro pra vocês que quero muito coloca-lo em PRATICA e o melhor, funcionando!! :D

Vejam bem, eu desejo criar um circuito que faça o seguinte: (funcoes Básicas, e o que esta escrito abaixo, foi COMO EU PENSEI, mas se tiver erro, fiquem a vontade em opinar, falar, comentar, etc) :-BEER

- Eu quero que um motor seja acionado (gire) quando eu apertar um interruptor comum, mas sendo que, quero que este motor seja acionado para que uma porta de pvc seja aberta, mas quando uma pessoa passar, aí um sensor (pensei em fotodiodo, ldr, sei la...so quero dizer o que pensei) "avisa"/desarma o LM555 e este por sinal passa sua saida de nivel alto pra baixo (mas somente quando esse "sensor" detectar que uma pessoa ou algo qualquer já PASSOU).

Será que ficou muito complicado pra galera entender?!

OBS.: Na minha santa ignorância penso em que quando o interruptor seja acionado, o 555 va a nivel alto e libere tensão/corrente suficiente para a bobina de um rele arma-lo e este, apos o "sensor" ver que algo já passou, seja automaticamente "desarmado", levando o 555 novamente a nivel baixo e fazendo a porta voltar... :bored:

Eu já imagino muitas coisas sobre esse circuito, mas sinceramente, so na teoria, e mesmo assim, nem sei se esta 100% certa, que basicamente, tudo que falei acima é como eu pensei. :blink: rs

Espero mesmo que alguém possa me ajudar a CONCLUIR esse projeto, será uma gratificação muito grande mesmo meus amigos. :D

Obrigado a todos.

ABração. :bandeira:

Postado

Salve galera!

Acho que o pessoal tá meio sem tempo né?! Porque pensei mesmo que algum Expert pudesse me ajudar a resolver essa questão que narrei acima, nem que fosse em poucas palavras, mas preciso mesmo de uma AJUDA! :help:

Espero que alguém me de uma LUZ, uma IDEIA, um CIRCUITO, enfim, qualquer coisa, porque eu to tentando criar num simulador, e minha gente, TÁ MUITO difícil PRA MIM! :cry:

Desculpem, mas não é exagero, é apenas a verdade.

P.S.: Se alguém quiser mandar MP, qualquer coisa, que possa ter uma ideia legal pra me ajudar, fique a vontade!

Mais uma vez, grato.

Grande Abraço.

Postado

digam

Você TEM que montar o circuito?

Se não, existe um sensor de controle de portão de garagens, que fecha o mesmo algum tempo após a passagem de um veículo, por exemplo.

Espero que sirva!

Abraço,

lenhare

Postado

Salve galera!!

Meu caro amigo lenhare, primeiramente, seja bem vindo ao Clube do Hardware! :D

Cara, pra te ser sincero, é basicamente isso que eu quero fazer, mas preciso mesmo MONTAR, da maneira mais simples possivel (meu conhecimento é pequeno), mas so de você POSTAR uma dica dessas, fico até FELIZ! :-BEER

Se você tivesse um diagrama de um circuito assim, rsss....(sei que é pedir demais), mas seria talvez uma SOLUCAO! :palmas:

Mais uma vez, MUITO OBRIGADO pela atenção. :D

Grande Abraço. :bandeira:

Postado

Salve galera!!

Meu amigo andfm, FICO MUITO GRATO MESMO pela sua Dica/Ajuda!! :palmas:

É muito bom saber que pelo menos meu Post, que no caso é um problema que eu estou querendo CONCLUIR com toda certeza desse mundo, está recebendo atenção de amigos como você, que chegam pelo menos no intuito de "dar uma luz"!! :D

Obrigado mesmo, apesar que, felizmente ou infelizmente, rss...eu tenho já esse software, que até me ajudou um pouco, mas sinceramente, já to achando que o 555 nem vai me servir, porque eu queria que ele permanecesse seu pino 3 (out) em estado alto, mesmo sem sinal no pino de entrada (2), mas sinceramente, tá MUITO difícil, mas ainda to na BUSCA! :bored:

Mais uma vez obrigado!

Se souber de algo mais e lembrar que pode ajudar esse cara CHATO aqui, pode Postar!!

Postado

:bandeira: É só colocar um transistor com sua base ligada no pino 3 (out) e o emissor ao terra (Vcc-) do circuito, um resistor de carga ligado do Vcc+ ao coletor do transistor, a saída vai ser no coletor do transistor.

Como o pino 3 esta em estado baixo, pois não existe sinal de entrada no pino 2 (in)o trasistor não conduz e o coletor se encontra em nivel alto, quando é injetado o sinal de entrada o pino 3 vai a nivel alto e faz o transistor conduzir, levando o coletor ao nivel baixo.

Postado

Salve galera!!

Meu caro amigo andfm, NEM SEI COMO AGRADECER por você estar tendo DISPOSIÇÃO em me dar um bom :help: !!!! :palmas: rs

Fico muito grato MESMO!

Agora, poxa, essa sua ideia é MUITO show de bola, só que eu preciso te perguntar uma outra coisa, baseado claro, na sua ideia 10! Me diz uma coisa, será que então eu so dando um "apertaozinho" num PUSH-BUTTON, eu disparo o 555, sua saida vai a nivel alto e dispara o transistor, que como carga, no meu caso, sera um RELE 12V, sendo assim, será que o transistor continuaria a deixar o rele ATIVADO, mesmo com a saida do 555 em baixa?! :bored:

Fique a vontade meu amigo, pode comentar o que quiser, fico é muito contente de saber que to tendo uma ajuda!!! :-BEER

Muito obrigado!

Sucesso.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!