Ir ao conteúdo

Esquema LIga/desliga!

lesimi

Posts recomendados

Postado

Ola amigos,

Quria uma luz de vocês aqui do forum, queria um esqueminha de ligacao para ligar e desligar tudo isso junto pelo botao de power da p. mae.

filtro de linha (ele q esta ligado na tomada), onde nele esta ligado 2 ventuinhas de 110V, 1 amplificador 110v, 1 monitor e uma fonte 500w q esta empurrando um duron 1.3 c/256MB e um HD; apenas isso. Coloquei um botao de power externo para ligar e desligar a placa-mãe.

Bom a minha duvida e a seguinte: Quando eu desligo e ligo o botao de power da p.mae, ela desliga e liga tudo certo, sendo q as ventuinhas, o amplificador e o monitor q estão ligados no filtro de linha continuam ligados. então eu queria saber se tem como eu fazer desligar e ligar tudo isso quando eu desligar e ligar a p.mae.

Espero ter sido claro na minha explicacao para poder ter um retorno em minha duvida.

Qualquer duvida para esclarecer melhor, pode me perguntar q eu respondo.

LESIMI

Postado

é um botao de de gabinete, ele esta ligado na placa-mãe como sao ligados numa torre.

Entendeu?

OBS: a fonte é atx!

lesimi

Postado

Para que você possa ligar e desligar tudo pelo botão de power da placa mãe a fonte precisa continuar recebendo energia (Stand-by), portanto, você terá que deixar o filtro de linha ligado.

Esta energia consumida pela fonte em stand-by é muito pequena.

Creio que a forma mais simples de implementar isto é com um relé.

O enrolamento deste relé seria ligado no +12v da fonte de alimentação e sua chave controlaria a fase que iria para as tomadas que alimentam o monitor, o amplificador e as ventoinhas.

Postado

Ok claudomirorl,

O q eu não estou entendendo é o seguinte, se a unica coisa q esta ligado na fonte é a p. mae, como eu isolando o 12v+ desligaria tudo? Isso não iria acontecer so se o filtro de linha estivesse ligado na fonte e a fonte q estivesse ligada na tomada da light? Pois hoje quem esta ligado na tomada da light é o filtro e a fonte esta ligada no filtro.

Desculpe pois eu sou meio leigo nisso e ficou difícil de acompanhar você.

LESIMI

Postado

Funcionaria da seguinte forma:

O chave do relê iria controlar a fase que vai para as tomadas onde estão ligados o monitor, o amplificador e as ventoinhas (você teria que fazer uma adaptação nestas tomadas, desligando o fio fase que vai para elas).

Quando a fonte desligasse, após o botão de power da placa mãe ser acionado, a bobina do relê ficaria sem alimentação e o relê abriria os contatos de sua chave, cortando a alimentação do monitor, do amplificador e das ventoinhas.

Vou tentar fazer um esquema para que fique mais claro.

Postado

Aqui está um esquema simples de como seria:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img269.imageshack.us/img269/1521/esquema6ru.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

O fio fase que ia ligado na tomada que alimenta o monitor, amplificador e ventoinhas passa a ser ligado na chave do relé e este passa a controlar a alimentação daquela tomada. O fio neutro e terra da tomada continuam como estavam.

Você pode ligar mais de uma tomada no relé, mas, tem que tomar cuidado para que a corrente exigida pelos aparelhos não ultrapasse a capacidade do relé.

Neste site tem a explicação de como funciona um relé:

http://www.metaltex.com.br/tudosobrereles/tudo1.asp

Postado

Ok claudomirorl,

Eu entendi,

agora preciso de outra ajuda sobre isso, qual e o modelo desse rele? quanto custa +-? e como saber se o q vai ter ligado nele é muita coisa pra ele suportar?

LESIMI

Postado

Dei uma olhada rápida (to com sono) e pelo que eu vi o filtro esta ligado na tomada e no filtro está ligado o estabilizador... é isso? se for quando apertar o botão de desligar o rele vai ser acionado e como ele é muito mais rápido que o windows vai cortar a energia antes do micro desligar. então o mais certo seria sepadar a tomada da fonte do pc da tomada dos demais periféricos, o rele controlaria somente eles deixando a fonte funcionando.

Mais ai no caso o filtro continuaria ligado, uma coisa mais arriscada, seria fazer um circuito pra ligar nos fios de alimentação da placa, a fonte ATX so corta a energia da placa-mãe quando ela mandar, quando ela cortar essa energia vai desligar também o rele e tudo apaga, ( to com sono mesmo, porque essa ideia aida tem problemas como é q você vai ligar agora com o rele desligado) se não aparecer mais respostas então respondo depois do trabalho.

Pelo menos agora coloquei lenha na fogueira, vamos colocar tico e teco pra funcionar, é bem simples é so analisar...

Postado
Postado Originalmente por lesimi@22 de setembro de 2005, 21:45

Ok claudomirorl,

Eu entendi,

agora preciso de outra ajuda sobre isso, qual e o modelo desse rele? quanto custa +-? e como saber se o q vai ter ligado nele é muita coisa pra ele suportar?

LESIMI

Qualquer relé de 12v com 1 contato reversível para 15A, como este aqui:

http://www.metaltex.com.br/downloads/AT.pdf

Você usaria o contato normalmente aberto.

15A em 127v significa que ele pode chavear cargas de até 1.900W, ou seja, pode ficar tranquilo quanto à corrente suportada.

Seu preço deve ser de menos de R$10,00.

É recomendável ligar um diodo retificador invertido nos contatos da bobina, tal como explicado no tutorial que tem naquele link, desta forma:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img370.imageshack.us/img370/1340/relecomdiodo1ri.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Postado
Postado Originalmente por .SubZero.@22 de setembro de 2005, 23:49

Dei uma olhada rápida (to com sono) e pelo que eu vi o filtro esta ligado na tomada e no filtro está ligado o estabilizador... é isso? se for quando apertar o botão de desligar o rele vai ser acionado e como ele é muito mais rápido que o windows vai cortar a energia antes do micro desligar. então o mais certo seria sepadar a tomada da fonte do pc da tomada dos demais periféricos, o rele controlaria somente eles deixando a fonte funcionando.

Mais ai no caso o filtro continuaria ligado, uma coisa mais arriscada, seria fazer um circuito pra ligar nos fios de alimentação da placa, a fonte ATX so corta a energia da placa-mãe quando ela mandar, quando ela cortar essa energia vai desligar também o rele e tudo apaga, ( to com sono mesmo, porque essa ideia aida tem problemas como é q você vai ligar agora com o rele desligado) se não aparecer mais respostas então respondo depois do trabalho.

Pelo menos agora coloquei lenha na fogueira, vamos colocar tico e teco pra funcionar, é bem simples é so analisar...

A ideia é exatamente usar o relé somente na tomada do monitor, amplificador e ventoinhas de 110v.

Postado

Ok amigos,

Eu estou acompanhando vocês, mais tenho mais duvidas: eu preciso fazer uma PCI pra ligar isso ou eu posso fazer as ligacoes direto nos contatos do rele, tipo com Terminais?

Outra coisa, esse modelo do rele é para eu fazer uma ligacao em tomada de 110v; e se eu fosse fazer essa ligacao em tomada 220v? Tudo seria em 220v, tipo as ventuinhas 220v, o amplificador 220v o monitor é bivolt e a fonte ATX estaria com a chave seletora de tensão para 220v. Qual modelo de rele eu usaria pois se não me engano a corrente sera menor, não é isso?

obrigado pela ajuda de vocês e desculpe a quantidade de perguntas, pois a falta de conhecimento q faz isso. hehehe.

LESIMI

Postado

Este relé serve tanto para 110v como para 220v.

A diferença é que em 220v, ele suporta 10A ao invés de 15A.

Mas 10A em 220v dá e sobra.

O que você tem aí não vai consumir nem 5A.

Eu ligaria os fios diretamente nos terminais do relé, com solda de estanho. Depois colocaria o relé dentro de uma caixinha de plástico e os fios sairiam por um buraco.

Postado

Ok claudomirorl,

Valeu pela sua ajuda, vou fazer isso da caixinha de plastico. Eu encomendei o rele hoje e ele deve chegar na terca, ele chegando vou tentar fazer a ligacao e posto a solucao, ou mais duvidas hehehehehe.

Valeu

Um abraço e obrigado

LESIMI

Postado

Amigo claudomirorl,

hoje eu peguei o rele q você me indicou, e como eu já imaginava eu tenho duvidas, hehehe.

Eu acredito q o fase da tomada deve entrar de um lado e sair do outro, o 12v da fonte não precisa não é isso, ele tem so q entrar ne?

Ele sendo olhado por baixo tem 2 pinos de contato de um lado e do outro tem 3, então qual pino eu ligo o 12v da fonte e qual eu ligo o fase da tomada?

O 12v da fonte eu tenho q trazer so ele ou tem q trazer o terra(gnd) também?

O rele é esse aqui!

http://www.metaltex.com.br/downloads/AT.pdf

Obrigado

LESIMI

Postado

Olá LESIMI, é um prazer poder ajudar. :joia:

Você vai desconectar o fio fase que está ligado na tomada e ligá-lo no pino central do relé.

Você vai fazer isto somente com a tomada onde está ligado o monitor, as ventoinhas e o amplificador.

O pino da tomada onde estava ligado o fio fase, vai ligado no contato NA do relé, conforme a figura abaixo:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img212.imageshack.us/img212/339/esquemarel4mz.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

O diodo é para proteção da fonte do PC.

A posição dos pinos nesta figura eu copiei do datasheet do relé e portanto correspondem ao modelo que você postou.

Conforme você pode ver na figura acima, você tem de trazer o GND (fio preto) também.

O fio fase é o da direita quando se olha a tomada de frente, conforme a figura abaixo:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img286.imageshack.us/img286/1739/tomada4to.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Porém, acontece do eletricista instalar o fio fase invertido, neste caso, para você ter certeza, você pode testar com uma chave identificadora de fase, que você encontra nas casas de material elétrico. Se estiver invertido, aproveite para desinverter na tomada da parede.

Postado

Putz amigo claudomirorl,

Mais detalhado q isso é impossivel... rsrsrs.

Cara testado e aprovado esta funcionando 100%.

Mais 1 vez muito obrigado pela ajuda e principalmente pela paciencia e muito boa vontade q você teve em me ajudar.

LESIMI

Postado

Salve galera!

Meu amigo lesimi, desculpe-me intrometer no seu "papo", mas numa boa, não é "baba-ovo" de minha parte não, mas verdade seja dita sempre e justiça seja feita, o amigo claudomirorl em matéria de atenção a nossas duvidas de iniciante, cai como um bom professor....hehehehe....não me levem a mal, por favor. :D

Abração a todos. :bandeira:

Postado

Por nada LESIMI, este é o espírito do fórum. Todos se ajudando. Tenho notado que este fórum de eletrônica tem evoluído e espero que venha a se tornar um dos principais foruns de eletrônica do Brasil.

Obrigado pelos elogios, amigo digam. Igualmente considero você um exemplo de boa vontade aqui no fórum.

:-BEER

Postado

Salve galera!

Meu caro amigo claudomirorl, fico contente em saber o que achas de minha pessoa! :D:-BEER

Tenho notado que este fórum de eletrônica tem evoluído e espero que venha a se tornar um dos principais foruns de eletrônica do Brasil.

Concordo PLENAMENTE com você meu amigo! :palmas:

Dá-lhe Clube do Hardware! :-BEER

Abração. :bandeira:

• 2 semanas depois...
Postado

Olá Claudomirorl,

Pelo que entendi este circuito estara me permitindo acionar circuitos 110v com alimentação 12v. Eu poderia fazer o contrário, isto é, com alimentação 110v acionar circuitos 12v com este mesmo tipo de rele, ou como seria, poderia detalhar o circuito por favor????.

Desde já agradeço. Abraços

Mark971.

Postado

Bom Dia, Claudomir

É o seguinte comprei um sensor de presença destes que se encontra normalmente em casas de elétrica e acoplei uma sirene automotiva a este, funciona, entretanto quando o sensor ativa a sirene começa a ``berrar´´ então decidi aproveitar a central do alarme para que: Eu tenha tempo de desasmar a sirene não o sensor.

O esquema do alarme é o seguinte:

Fio Cinza -> 12v

Fio Preto -> Negativo (terra)

Fio Vermelho -> Sirene

Fio Marron -> Interruptor Porta (12v que aciona o alarme)

Então qual seria sua ideia para tal?

Abraços

Marcos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...