Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

1-Por favor amigos alguem tem um esquema do projetor caseiro com os itens indispensaveis para a montagem e um passa a passo.

2-Tem uns aq abaixo mas são todos com LCD so q não tenho grana para compra um e mesmo se tivece eu não teria coragem de desmontar, sendo assim eu queria montar um projetor usando um monito de PC ou uma TV sera que e possivel?

http://www.allinbox.com/allinside2/allinside.htm

Sei q a qualidade de imagem (resolução) não e tão boa mas para ver uns filmes já ate da. Se alguem tiver um projeto (planta) de um e não conseguir colocar aq no forum por favor mande-me por Email.

[email protected]

Muito obrigado a todos. :D

Postado

Compre uma lente Fresnel tem para vender no Mercado livre, você também terá que inverter a tela da Tv através de uma chave para que as legendas não saiam invertidas, só peça por uma lente de acrílico rígido pois as de pvc tem uma qualidade de imagem muito fosca, a tv tem que estar com o tubo de imagem bom pois se já estiver cansado a imagem fica uma eca!!

Boa Sorte

Postado
Postado Originalmente por angelodn@02 de outubro de 2005, 00:53

Compre uma lente Fresnel tem para vender no Mercado livre, você também terá que inverter a tela da Tv através de uma chave para que as legendas não saiam invertidas, só peça por uma lente de acrílico rígido pois as de pvc tem uma qualidade de imagem muito fosca, a tv tem que estar com o tubo de imagem bom pois se já estiver cansado a imagem fica uma eca!!

Boa Sorte

Pois e amigo angelodn, as lentes eu sei q tem pra vender agora diz ai nos projetores caseiros tem 2 tipos de lentes uma grande (quadrada) e outra pequena (redonda) qual a diferença entre elas e para q serve cada uma das lentes, por isso eu queria um projeto para eu ter uma base do q comprar.

Agora quanto a dica da lente de acrílico X pvc, gostei muito já q eu não sabia qual a diferença e digo a você que foi muito esclarecedor e ajudou muito.

Obrigado a todos.

Postado
Postado Originalmente por deley-_-@03 de outubro de 2005, 09:12

Essas lenter são as msms usadas pra retroprojetor???

Eu tambem tenho duvidas como esta, o negocio e ver se alguem da uma ajuda.

Postado

Pois e amigos eu tinha visto estes Sites mais o lance e o seguinte, nâo que ter q pagar por informações q não sei se vale mesmo a pena ($60 reais) q já estão na Net de graça o problema e q esta tudo em inglês e eu não saco nada do idioma, agora com um tutorial em portugues eu saberia o que comprar assim o negocio ia a frete.

Mais grato pela atenção.

Postado

Olá Arcanjo

Estou tentando montar um proj destes, pelo que ví quando se tenta com a Tv se utiliza só a lente fresnel, q na verdade faz com que a luz que chega nela fique organizada em fachos, digamos que a tarefa da fresnel é projetar a luz que chegue até ela até um ponto que se chama ponto focal e neste ponto focal vai a lente focal que é encarregada de projetar a distância, agora o pessoal que vende no mlivre projeta a imagem da fresnel direto sem lente focal, não sei como fica a qualidade desta projeção... mas insista que sua lente seja de acrílico rígido pois assim fica muito melhor, eu comprei um retroprojetro uzado para desenvolver meu projetor espero que fique bom...

Abraços

Angelo

Ps os farois de carro utilizam o princípio fresnel para organizar os fachos de luz e projetar a luz a um ponto específico, a fresnel é um conjunto de prismas que só mudam a direção da luz.

Postado

Eu já vi um desses na decada de 80! Posso afirmar que a qualidade deixa muito a desejar!

Basicamente você montar 2 caixas, uma corre dentro da outra, a TV (ou monitor) vai na caixa de traz de ponta cabeça, enquanto que a lente vai na caixa da frente. Mudando a distancia entre as duas você acerta o foco.

vocês podem usar um LCD de playstation, ele já entra video composto e custa por volta de 300 reais. A qualidade fica um pouco melhor. :-BEER

Postado

eu comprei essa lente de acrílico flexivel no mercado livre por 20 conto veio uns projetos de caixas para fazer muito toscos, não gostei da qualidade da imagem, o monitor precisa ter um brilho muito forte e a parede tem q estar bem branca assim como o quarto ESCURO se não não rola, não consgeui encontrar uma distancia focal boa e ter q inverter não fica legal, já pensei em montar com duas lentes, mas acho q perda de tempo , eu vi um projeto usando aqueles retroprojetores e um LCD , pore fica bem envolve um alto custo e risco com o LCD!!!

um dia eu ainda compro um Projetor de verdade :P

Postado
Postado Originalmente por angelodn@07 de outubro de 2005, 00:35

Olá Arcanjo

Estou tentando montar um proj destes, pelo que ví quando se tenta com a Tv se utiliza só a lente fresnel, q na verdade faz com que a luz que chega nela fique organizada em fachos, digamos que a tarefa da fresnel é projetar a luz que chegue até ela até um ponto que se chama ponto focal e neste ponto focal vai a lente focal que é encarregada de projetar a distância, agora o pessoal que vende no mlivre projeta a imagem da fresnel direto sem lente focal, não sei como fica a qualidade desta projeção... mas insista que sua lente seja de acrílico rígido pois assim fica muito melhor, eu comprei um retroprojetro uzado para desenvolver meu projetor espero que fique bom...

Abraços

Angelo

Ps os farois de carro utilizam o princípio fresnel para organizar os fachos de luz e projetar a luz a um ponto específico, a fresnel é um conjunto de prismas que só mudam a direção da luz.

Fala ai Angelo beleza... cara gostei rápido e rasteiro sua explicação, pois e agora ve pagar $60 reais por informações relativamente simples já q se você olhar nas fotos dos caras (do projetor) não parece ser um bicho de 7 cabeças.

Agora vamos ver se eu entendi? Os caras usam a frenel (a lenter grande e quadrada) na frente do monitor (como um oculos) para projetar a imagem em um ponto, por exemplo:

2 metros entre o progetor (monitor) e a parede (tela) mas tera q ficar tudo fixo por causa do foco.

já eu usando a lente focal nesta ordem:

1-Monitor ou TV

2- Frenel

3- Lente Focal

Eu poderia colocar o progetor mais longe (Ex: 3 ou 4 metros) da parede, já q eu poderia ajusta o foco e continuar com a mesma qualidade de foco de 2 metros.

Agora diz ai se ta tudo certo?

Desde já agradeço a todos, e digo q e uma experiencia muito boa já q o custo e muito baixo e se der certo vai ter um ENORME custo beneficio :palmas: pra galera, e se alguem já fez diz ai como esta. :bye:

Postado

Primeiramente peço desculpas a os amigos DM2, angelodn e Medx porq não vi os posts de vocês já q eu estava escrevendo e parei no meio para ler um outro artigo em outra janela sendo assim quanto terminei de escrever meu post ele entrou depois do d vocês.

Mas a parada e esta galera, eu jamais desmontaria um LCD para tentar fazer o projetor (já q não tenho experiencia) pelo seu custo sendo assim para mim so sera possivel usar um monitor ou a TV.

Assim amigos, eu quero e vou usar o projetor na parede do meu quarto ela e bem branquinha e quando fecho a janela do mesmo fica um verdadeiro "Breu" sendo assim vai dar para ver ate bem, agora so vai depender do tal projetor.

Postado

Veja que se você posicionar o seu projetor muito longe da parede a luminancia ficará dividida pelo novo tamanho da imagem, assim o brilho da sua tv ficaria diluido na nova imagem... sendo assim o tamanho da projeção só fica limitado pelo brilho do tubo de imagem... e por tabela pela qualidade ótica das lentes... lente ruim acaba tendo imagem ruim, por isso insisto em lentes de acrílico rígido que tem uma transparência melhor e menos perda...

Postado

O lcd de note 486 funciona sim, mas para assistir filmes não daria primeiro porque o 486 não rodaria filmes e segundo porque a taxa de resposta do lcd é muito baixa isso é quando você arrasta o mouse ele faz um fantasma, os pixels demoram para se apagar tem que ser um lcd com tempo de resposta mais elevado, no mínimo uns 40ms para comecar a ficar bom... mas para projetar imagens estáticas fica bom sim...

Postado

E ai pessoal,

Comprei uma lente na internet mas ela é de PVC, não montei a caixa mas a pergunta é a seguinte é essencial ter a lente focal, e se sim qual a finalidade dessa lente focal, pelo que entendi a lente focal da a possibilidade de ter o projetor a uma distancia maior da parede.É isso ou estou errado?

Valeu

Alan

• 2 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por Wallam@16 de outubro de 2005, 23:34

E ai pessoal,

Comprei uma lente na internet mas ela é de PVC, não montei a caixa mas a pergunta é a seguinte é essencial ter a lente focal, e se sim qual a finalidade dessa lente focal, pelo que entendi a lente focal da a possibilidade de ter o projetor a uma distancia maior da parede.É isso ou estou errado?

Valeu

Alan

Acho q esta certo, mas posso esta errado já q tambem estou estudando o assunto e espero mais informações sobre o assunto.

• 2 semanas depois...
Postado

Eu vou tenta mais ou menos explica o que são esses projetores

esses funcionam igual a um retroprojetor.

se você pegar um retro projetor ele tem a luz dentro do ganinete, aquele vidro onde você coloca o slide ou “filme - transparência” é uma dessas lentes Fresnel e em cima tem a lente cocal usada para das o foco na imagem que sairá ampliada na parede

nesses projetores que tem se falado por ai o esquema é o mesmo...

tem uma luz passa por uma lente Fresnel passa pelo lcd “o lcd é transparente por isso ele é usado” e passa por aquela lente da frente da caixa “uma lente de foco” por isso alguns desse projetores tem lentes que vão para frente e para trás assim como no retroprojetror a lente vai para cima e para baixo

essa história de projetor com a tv ou monitor é uma grande furada, porque o monitor e nem a tv tem luz para projetar-se na parede nesse projetos a lente Fresnel é usada na saída de luz da caixa “projetor” não tendo assim uma lente de foco, conseqüentemente a imagem sairá sim na parede mas sairá muito fraca escura desfocada e provavelmente com as bordas pretas

por isso a única forma de se fz isso é com o lcd, tentar fazer com uma tv convencional é perda de tempo a não ser que se contente com muito pouco aiwudhaiwdhiwygiwygw

caso queiram o projeto me mandem email... eu tenho o projeto certinho e ilustrado aqui do modelo com lcd

se quiserem dar uma olhada

O que eu queria ver e uma foto dessa lente que estão vendendo no mercado livre se alguém compro e tiver uma foto mande pra mim eu queria da uma olhada

meu email e MSN: [email protected]

abraços te mais gente!

Postado
Postado Originalmente por Jow.pw@11 de novembro de 2005, 14:42

por isso a única forma de se fz isso é com o lcd, tentar fazer com uma tv convencional é perda de tempo a não ser que se contente com muito pouco aiwudhaiwdhiwygiwygw

caso queiram o projeto me mandem email... eu tenho o projeto certinho e ilustrado aqui do modelo com lcd

se quiserem dar uma olhada

O que eu queria ver e uma foto dessa lente que estão vendendo no mercado livre se alguém compro e tiver uma foto mande pra mim eu queria da uma olhada

meu email e MSN: [email protected]

abraços te mais gente!

Poi e cara, mas eu quero montar na TV so pra ter uma experiencia já q se eu comprar a lente Fresnel a mesma fica guardada ate eu comprar um Lcd nestes de Play Station q custa uns 300reais. Quanto o lance das fotos tambem quero velar.

Postado

Olá Arcanjo!

Se você quer se aventurar pela experiencia então você é dos meus....

Eu comprei um retro e um lcd lg1550s e estou com frio na barriga de desmontar ele, tenho q organizar a oficina antes para não dar caca!!

Se você realmente vais e aventurar comece com uma tv 14' pelo q sei a luminosidade da 14 é melhor e tem uma imagem melhor também....

Outra coisa q você deve preparar é um quarto específico, como você vai ter pouca luminosidade você tem q ter um quarto estiilo breu para poder ter uma imagem melhor... tape todos os buracos e até aquela fresta embaixo da porta pode ser providenciada uma borracha.... a parede pintada de branco acrílico fosco também é fundamental...

Boa Sorte!

Postado
Postado Originalmente por Arcanjo C.H@13 de novembro de 2005, 15:59

Poi e cara, mas eu quero montar na TV so pra ter uma experiencia já q se eu comprar a lente Fresnel a mesma fica guardada ate eu comprar um Lcd nestes de Play Station q custa uns 300reais. Quanto o lance das fotos tambem quero velar.

É isso ai mesmo caro Arcanjo tem que testa mesmo...é esse o divertido fala ai...faz o seguinte...usa a lente Fresnel mas não como estão nos projetos do mercado livre... tenta usa ela como nos projetores LCD e com uma óptica na frente...

sei la... será que só com a fesnel num fica complicado de da foco... pela luz ser fraca!

se você testar com a tv posta as fotos... se der...!

eu vou fica aqui torcendo pra da certo e você posta o seu projeto pra nos =]

boa sorte cara!

Postado

Venho acompanhando o tópico com interesse, e espero que consigamos chegar a uma solução satisfatória, já que a Copa do Mundo tá chegando e um telão barato viria bem a calhar!

É isso amigos! :-BEER:bandeira:

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...