Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para montagem de um computador


Posts recomendados

Introdução

Iae galera!! :bandeira:

Este TÓPICO GERAL de Montagem de pCs contém (ou pelo menos conterá) artigos, dicas e sugestões de configurações de pCs e muito mais. Com este tópico você poderá aprender mais rapidamente o básico para escolher bem as peças que irão compor seu pC.

Sintam-se a vontade para postar dúvidas, dicas e configurações de pCs, contribuindo com sua parte :P

Essa experiência já deu certo em outros Fóruns, então resolvi aplicá-la neste Fórum do Clube do Hardware também. Vamo ve si dá certo :D

Como utilizar o tópico?

Basta buscar pelo assunto desejado no Índice. Uma nova janela será aberta apresentando o post com o assunto buscado.

Bom uso! :D

El NoiAdoNziN :blush:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Regras do Tópico

1. Não poste inutilidades, não floodeie, enfim, não atrapalhe o bom andamento do Tópico :joia:

2. Quando for postar um artigo, dica ou sugestão de configuração, tente seguir este modelo: Título (negrito, fonte courier e colorida); Texto bem escrito, nem tão culto nem tão coloquial, com pontuação para que os outros possam entender o que você está falando :joia:

3. Após postar seu tópico logo estará destacado no Índice. Se você deseja criar maiores discussões sobre um assunto crie seu tópico, e provavelmente os itens mais importantes serão destacados aqui :joia:

4. Evite repetições de assuntos e caso deseje realizar correções em tópicos de outro user envie uma MP para este user relatando a correção. Isso evita que posts sejam criados apenas para corrigir outros... :joia:

5. Evite postar apenas links para que outros usuários tenham que abrir novas janelas. Além disso, os links podem estar quebrados, acabando com a função do tópico de ajudar. :joia:

6. Não crie um post gigantesco que fale sobre tudo mas que não explique nada. Divida os assuntos, facilitando a busca de usuários por informações desejadas.

7. Ao utilizar termos técnicos, estrangeiros ou difíceis mesmo :ZZZ: , explique-os durante o post ou faça uma observação no fim do post :joia:

:blush:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais os critérios para montar um pC?

Antes de comprar um computador, a maioria das pessoas olha primeiramente o preço do pC (e quem não olha :P ). Depois, olha o clock do processador, e compra o que estiver mais barato e com maior clock. Outros itens importantíssimos, como memória, placas de vídeo, placa mãe (item crucial do pC) e outros componentes passam batidos, em segundo plano...

Um artigo que eu recomendo à todos que desejam pelo menos comprar as peças que irão compor seu pC é este: Como comprar um micro sem ser enganado?. Ele irá explicar bastante coisa e é de grande valia...

Critérios na hora de escolher as peças

Preço

Logicamente que o preço é muito importante. Não adianta gastar todas suas economias em um pC top top, ou pior, torrar toda sua grana em um pC ruim. É de extrema necessidade avaliar bem os preços oferecidos, pesquisar em várias lojas diferentes com o objetivo de analisar qual o melhor preço, se a loja que oferece o menor preço é confiável...

Loja onde você irá comprar as peças

Eu costumo comprar as peças em diferentes lojas para não tomar calotes (afinal é mais comum isto acontecer quando a compra é grande). Antes de comprar visite Fóruns (como este) procurando saber se tais lojas são confiáveis, se alguém já comprou lá, como foi a negociação, etc etc etc...

Dê uma olhada no PROCON também. Já me livrei de problemas visitando o site e vendo se a empresa tinha reclamações.

Visite também a página de Recomendações de Serviços e Lojas deste Fórum e veja no Tópico Lojas de Informática se a loja onde você pretende comprar peças é confiável. Se necessário abra um tópico questionando a confiabilidade da loja.

Custo X Benefíco (Tecnologia)

Muitos dizem e eu confirmo: investir em tecnologia não é perda de tempo nem gasto inútil de dinheiro. Pagar um pouco mais para obter algo melhor pode fazer a diferença. Positiva ou negativa. Você portanto deverá saber se pagar mais será benéfico ou se representará um prejuízo...

Dou um exemplo de prejuízo: você pretende comprar um pC para jogar alguns games não tão recentes, como Age of Empires 2 e Counter-Strike 1.6. Há necessidade de comprar um pC de última geração para jogar games que um pC médio rodaria numa boa? Isso seria um prejuízo inútil. Você ofereceria muita capacidade para pouca necessidade.

Outro exemplo, agora de benefício: você pretende comprar um pC para games mais atuais, como Age of Empires 3 e Counter-Strike:Source. Você vê que a recomendação mínima para estes games é de uma placa de vídeo que custa 200 reais. Ao cotar preços você percebe que uma placa de vídeo bem melhor, com tecnologia mais atual e maior quantidade de recursos custa 250 reais, ou seja, uma diferença de 50 reais. Você tem esses 50 reais. Até mais. Investir mais dinheiro nesse caso seria muito mais benéfico, pois com essa placa de vídeo melhor você poderá rodar os games com qualidade melhor, sem travadas e sem dor de cabeça. Ou seja, gastar um pouco a mais faz toda a diferença.

Upgradeabilidade

Upgrade para quem não sabe é trocar algumas peças do seu pC (e não ele inteiro) a fim de melhorá-lo. Assim, Upgradeabilidade é a capacidade do seu pC de receber upgrades.

Mas por que isso é importante? Simples. Atualmente o avanço tecnológico é MUITO rápido. Daqui a dois meses sairão placas de vídeo que darão um banho nas atuais. Processadores muito melhores e mais rápidos. E os preços acompanham essa evolução tão violenta.

Logicamente que os games e programas também acompanham o progresso. Afinal, se os equipamentos melhoram, então os games também se tornam cada dia melhores. E melhorar significa exigir mais máquina, melhores peças, continuando o ciclo...

Assim, se você não quer ficar parado no tempo, sem jogar games lançados recentemente, precisará realizar um upgrade no seu pC. Isso pode demorar. Ou não. E seu pC precisa estar preparado para isto.

Bem, se seu pC precisa estar preparado para receber um upgrade, ele precisa pelo menos ter peças com tecnologias mais atuais. Não adianta comprar uma placa mãe que suporta um 486 e depois querer colocar um processador de 64 bits nessa placa-mãe (placa-mãe = MotherBoard = placa mãe). Você precisará de uma placa-mãe mais atual. Não a top de linha. Mas uma placa-mãe que irá suportar futuramente um processador melhor, uma VGA melhor (VGA = Placa de Vídeo).

Esse pensar no futuro, se resume em investir um pouco mais em tecnologia. Assim caímos no mesmo conceito de Custo X Benefício.

Agora... se você pretende ficar com seu pC por um bom tempo sem se preocupar com games lançados futuramente, compre o que quiser. Mas, se for para melhorar seu pC com o tempo, compre peças mais recentes. Não o top top. Mas algo novo.

Marcas das peças

Sim, cada peça tem MARCAS, assim como suas roupas, seu rádio, sua televisão. Com certeza antes de comprar uma TV, seu pai, sua mãe ou você mesmo deram uma pesquisada. Quando viam a Philips ou a Toshiba falavam "Ohh! Essa é a Philips! Essa é uma boa TV". Talvez não tenham falado mas pelo menos pensado. E viram o preço. "Ohhh! Sabia que era cara...". Depois viram aquela TV que a marca parecem que inventaram agora o nome de tão ridículo. E disseram "Ahh! Essa é a TV que eu não vou comprar. Eu nunca ouvi falar da marca dela...".

Realmente a marca influencia todo mundo na hora de comprar alguma coisa. Todos falam "Comprei meu tênis Nike", "Vou comprar uma blusa da Rip Curl"... Mesmo que o produto não seja O MELHOR, a pessoa compra. Não porque ela seja troxa, mas porque a marca transmite poder, confiabilidade.

O mesmo acontece com as peças. Existem as de marca, e existem as genéricas. Assim como os remédios. Só que no caso dos remédios, a qualidade não é diferente (acho :D ). No caso das peças do seu pC, ele irá agradecer se você prestar um pouco de atenção na marca/fabricante da sua peça...

Acredite, com certeza esse Athlon64 3000+ que você vê sendo anunciado por aí por 1200 reais é muamba com certeza. Não que as peças sejam ruins. Bom, elas são ruins. Com certeza vem sem VGA, sem placa-mãe boa, enfim, um pC mal montado. E isso com certeza barateia e muito um pC. É possível montar um pC assim até com menos de 1000 reais. Mas acho que não é isto que você quer.

Continuo amanhã :blush:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!