Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema de som 2.1 ou sua escolha


lenon_mrss

Posts recomendados

Olá pessoal, aqui estará uma disponibilidade de um sistema de som 2.1 (estéreo com subwoofer) ou à sua escolha (de 2.1 a 5.1 (com surrounds)). Um controlador de tonalidade regula a onda de resposta ao som. Veja ele na figura 1:

Ou poderá ser trocado por esse equalizador passivo (que não usa energia para funcionar) de 5 bandas de operação:

Poderá ser usado outro tipo de regulador, podendo ser até um equalizador que oferece regulagem de mais faixas de operação ao mesmo tempo. Este é alimentado com 12V e consome mínima corrente, não causando sobrecargas na fonte usada.

Próximo passo é o amplificador de potência. Este é citado abaixo, que posui uma capacidade máxima de amplificação de 30W RMS por canal, sabendo que este é mono, tendo que usar 3 amplificadores para canal 2.1 e 6 para 5.1. (usando canal 2.1 terá uma potência máxima de 90W RMS e usando 5.1 terá uma potência máxima de 180W RMS). Ótima potência, mas se você é daqueles que gosta de muiro som mesmo poderá usar outro amplificador com maior capacidade de potência, levando em conta sua taxa de distorção máxima harmônica. Veja a imagem:

Se você gosta de colocar vários aparelhos ao mesmo tempo em um único sistema, está citado abaixo um MINI MIXER para 4 entradas de qualidade. Ele é colocado logo por primeiro, na entrada, depoi vai para o pr-e-amplificador. Ele é ultra compacto, e não deixa a desejar. Com controle de volume individual para cada canal. Com dois circuitos desse você poderá unificar 4 canais de entrada estéreo cada um. Siga o circuito abaixo:

Para quem gosta de efeito visual, está listado também um sistema de Bargraph (barra móvel. Ele possui led's que se movimentam ao longo de uma barra (todos em ordem) conforme a música, subindo e descendo (ou para esquerda e direita) na posição desejada. Veja o esquema:

E para quem gosta de som mais pesado e reforçado, será exibido um sistema de Loundnees ou Bass Bost (reforço de graves). Este por sua vez vai no canal do subwoofer que por sua vez efetizará só os sinais graves (para baixo de 20Hz).

Veja o exemplo abaixo:

Aí está um pequeno exemplo da ligação desse sistema:

1- os dois mixer's em forma estéreo;

2- os dois pré-amplificadores em forma estéreo;

3- transformador de estéreo para mono para o canal subwoofer disponibilizado pelos amigos;

4- os dois reguladores de tonalidade nos canais estéreos, menos no subwoofer;

5- os três amplificadores de potência nos três canais;

6- sistema de loudnees só para o canal do subwoofer;

7- o filtro passa baixas (que passa só sinais graves) para o canal subwoofer disponibilizado pelos amigos;

:D Agora chegou a vez de vocês, se por acaso alguém possui um circuito filtro passa baixas (10Hz) para passagem somente de som grave para o subwoofer e para completar o sistema, por favor ajude, essim todos ficarão gratos pela ajuda (principalmente eu, he he).

Também se alguém tiver um circuito para transformação de sinais estéreos para sinais monos, sem que o primeiro não perca sua estereofonia, tembém para o canal de subwoofer e para completar ainda mais o sistema, por favor ajuda, assim todos ficarão gratos pela ajuda.

Obs.: cada esquema apresentado são todos monofônicos, para a realização do sistema completo estéreo 2.1 é necessário que cada canal (3 nanais para 2.1 e 6 canais para 5.1) possua seu próprio circuito (imagens usadas neste tópico).

Obrigado pela colaboração dos que ajudaram a completar este sistema que ajudará muitas pessoas. Qualquer coisa de errado, mal informada ou mal intendida (principalmente as imagens) responda notificando-me, estarei sempre monitorando este tópico.

Valeu e obrigado pela atenção... :joia: Espero ter ajudado mais uma vez... :joia:

Qualquer coisa estou no e-mail [email protected] ou no MSN (com o mesmo e-mail) :joia:

:bandeira::bandeira::bandeira:

já já colocarei outro circuito, os pré-amplificadores, mas na próxima vez que atualizarei este tópico. Assim não perderei os dados aqui a poderei colocar mais circuitos no tópico. Agradeço a colaboração e compreensão de vocês para este último circuito. Obrigado e não demorarei para colocá-lo aqui, Esperem... Valeu.

post-46570-13884891193516_thumb.gif

post-46570-13884891193787_thumb.gif

post-46570-13884891193974_thumb.gif

post-46570-13884891195356_thumb.gif

post-46570-13884891196263_thumb.gif

post-46570-13884891196993_thumb.gif

post-46570-13884897808476_thumb.gif

post-46570-1388489780865_thumb.gif

post-46570-13884897808761_thumb.gif

post-46570-13884897810152_thumb.gif

post-46570-13884897810841_thumb.gif

post-46570-13884897811354_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah cara muito legal teu tópico! Infelizmente não tenho nenhum circuito para complementar, mas parabéns, também gosto muito desses esquemas de som embora ainda não tenha tido coragem de construir nada, principalmente depois que o meu baybus pegou fogo :unsure: . E aproveitando o tópico, meu pc tem saída de som 5.1, só que o canal frontal e o grave saem no mesmo fio, alguém sabe como diferenciar os dois?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lethal_Serginho@15 de outubro de 2005, 20:48

Bah cara muito legal teu tópico! Infelizmente não tenho nenhum circuito para complementar, mas parabéns, também gosto muito desses esquemas de som embora ainda não tenha tido coragem de construir nada, principalmente depois que o meu baybus pegou fogo  :unsure: .  E aproveitando o tópico, meu pc tem saída de som 5.1, só que o canal frontal e o grave saem no mesmo fio, alguém sabe como diferenciar os dois?

:joia: Valeu cara, muito abrigado. Seu PC tem saída de som 5.1, parabéns, mas para diferenciar o canal grave da frontal não é difícil. No mesmo jack de saída possuem, como se fosse estéreo né? no que seria o negativo é negativo normal, (o primeiro pininho, o mais grande, donde vem o cabo). O do meio deve ser o frontal e o último (o mais piquininho, da pontinha) deve ser o grave. Teste com um amplificador básico de pequeno porte de amplificação e um alto falante, e veja, aquele que sair o som mais grave é para subwoofer e o outro é frontal.

Desculpe se foi mal explicado, é porque eu num sei a pinagem desses tipos de placas 5.1 para computador. Talvez entre no site do fabricante de sua placa, talvez lá explique melhor e você entenda melhor.

Valeu cara, abraços.... :-BEER

:bandeira::bandeira::bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:blink: Opa amigo, pra você ligar esse amplificador na saída de som do PC você tem q ter um pré-amplificador antes. Ele pode ser ligado em 12V, consumindo um máximo de 2 Ampéres na potência total. Pô cara, achei um pré aqui num livro do Instituto Universal Brasileiro, mas num tenho Scaner aqui pra passar pra você. Eu tenho um pré aqui no PC, mas ele é ligado numa fonte de 15V, mas ele tem um sistema de Loudness ou Bass Bost (Reforço de graves) embutido. você sabe q esse amplificador e esse pré-amplificador são oa dois monos, pra você ligar na saída do PC (que é estéreo) você pricisa ligar dois pré desses, um para cada canal e o amplificador também.

Ou já como você tem uma saída 5.1 no PC, você pode (se tiver um pouco mais de dinheiro para a compra dos componentes) fazer 6 desses pré amplificadores ou outro q você achar, um para cada saída e 6 amplificadores, respectivamente um para cada saída também. Com uma fonte de 15V e 15Ampéres você terá em sua casa um verdadeiro som de cinema de 5.1 canais com 180W RMS reais no PC!!!

você presisa mais os alto-falantes para o sistema, 5 de 4" e mais um de 10" pesado em uma caixa apropriada para subwoofer... :joia:

Já o pré q você quis dizer aí num sei se dá, tem q ve ele antesou saber sua expecificação antes de fazer algo, mas atendendo à sensibilidade de 100mV de entrada e 1V de saída já de bom tamanho.

Bom, o pré-amplificador está aí em baixo, se você quiser pegar ele, está a disposição... :-BEER

Beleza amigo, espero ter ajudado mais uma vez....... :palmas: :chicote::bye:

:bandeira::bandeira::bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!