Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede com ou sem dominio?


brlight

Posts recomendados

oi a todos,a minha duvida é a seguinte tenho 5 makinas ligadas em rede (sem dominio),gostava de saber se é mais vantajoso uma rede com dominio e kuais as suas principais diferenças,se me puderem indicar um bom site para aprender,configurar e perceber melhor o seu funcionamento agradecia desde já,se n for pedir muito se me puderem indicar um bom programa de contagem de downloads agradecia pois 1 das makinas ligadas em rede tem 1 "vicio" terrivel de exceder os downloads já tentei achar um programa q me desse mais ferramentas para gerir a pequena rede mas ate ver foi em vão:(,algo q o utilizador chegando aquele limite lhe corta-se a opção de download enfim deve andar algum programador a tomar conta desse assunto ainda :D ,malta fiquem todos bem e obg ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu ponto de vista, a maior diferença, é que os compartilhamentos (arquivos e impressoras) ficam a nível de USUÁRIO e COMPUTADOR, ou seja, um computador com varios users, onde o administrador determina quais usuários ou grupos podem fazer determinada tarefa, alem de que podem ser feitas auditorias e controle externos... é mais ou menos isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desde já estou grato a todos por terem respondido :) ,n sei se será o meu caso cgomes mas acho q n pois na minha rede td q fiz foi instalar o serviço de (clientes da rede microsoft)protocolo tcp/ip e partilha de ficheiros,partilhei a minha ligaçao á net mas com este tipo de configuração o windows n dá (ou então n sei):),ferramentas para gerir melhor a rede,pois qualquer makina com windows xp q se ligue ao meu hub tem acesso á net :;): n é muito boa ideia n,gostava de perceber melhor o funcionamento da rede c/dominio pois se calhar da-me mais opções de configuração e melhor gestao da rede pois como spr tem sempre "ovelhas negras" q vivem tentando aldrabar ,enfim melhor fim virá,espero! :D    fiquem bem malta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem,quero saber as diferenças entre as 2 redes porque se a rede com dominio for mais vantajosa mudo a minha apenas isso e tentar perceber um pouco mais de redes com dominio se me puderes dar uma ajuda ou indicar uns bons sites com tutoriais também agradeço lalaco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

na verdade uma rede com dominio, ela fica mais segura, pois você pode controlar quem realmente deve se logar e quais as funções que ele deve ter (como imprimir um servidor de rede... selecionar certos compartilhamentos). Já no caso da conexão acho que você pode manipular os direitos para toda rede, inclusive quais sites devem ser acessados e sites que n devem ser acessados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se sua rede for pequena, baseada num escritório pequeno, uma sala, você deve realmente saber então a diferença mesmo.

Num domínio você tem as coisas centralizadas, contas de usuários, recursos, configurações, etc. e neste caso se você tiver apenas um servidor e este parar de funcionar, você vai ter problemas com todos na rede, mas é interessante o controle que você tem sobre os usuários e os serviços que são executados.

Num Workgroup as coisas são decentralizadas, cada um tem que ter conta de usuário no computador do outro, é baseado também na confiança entre os usuários para que os HDs/impressoras fiquem compartilhados para facilidades. Pode centralizar numa máquina arquivos e impressoras.

Num domínio normalmente terá quer deixar uma máquina dedicada para hospedar o sistema operacional servidor que este também tem o custo bem mais alto e poderá necessitar de licenças para os clientes.

Veja bem como as coisas devem ser, *EU* com apenas 5 máquinas não colocaria domínio pelo fato do custo, a não ser que você domine o Linux e faça uma implantação de domínio, tudo legalizado certinho com base Windows, um domínio vai sair meio $ carinho.

Com 5 máquinas o custo benefício acredito que não compensa domínio a não ser que algum software banco de dados ou outra coisa necessite do Windows Server.

Abraço,

Celso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desde já 1 obrigadao por responderem mas então ker-se dizer q se eu quiser uma rede com dominio tenho de ter no minimo o 2000 server ,nt ou linux de outra maneira nada é isso?desculpem é q sou um novato nisto ainda faz cadito de confusao :),apesar de n perceber muito spr suspeitei q rede com dominio é bem mais segura tenho de tentar mas problema vai ser na configuração mas isto vai :) obg malta ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso ai, tem que adquirir um sistema operacional tipo servidor, NT4, 2000 Server ou Linux. Quanto a configuração vai depender também do que você quer rodar, mas é bom instalar os serviços com a certeza do que está fazendo.

Mas lembre bem!!! Custo x Benefício

Quanto a segurança em 5 máquinas, vai ser fácil gerenciar de qualquer modo.

Abraço,

Celso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!