Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resfriamento de processadores...


Christiane

Posts recomendados

Nem tenho conhecimento de que se usa nitrogênio líquido para resfriar processadores, pelo menos não no dia a dia. Já li sobre o uso mas foram em testes ou naquelas competições loucas de desempenho. Em maio de 2004 dois malucos bateram o record de pontos no 3DMark 2003. Usaram uma X800XT a 760/652 e um P4 Extreme Edition ES a 4433MHz. Tanto o CPU como a GPU foram arrefecidos então com o LN2.

Pra uso doméstico acho uma coisa inviável. Um bom sistema de water cooler já fica muito caro, imagina um com nitrogênio líquido. Se o treco não for muito bem planejado sua placa mãe ou o processador podem quebrar que nem cerâmica. Isso é coisa pra supercomputadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais é algo mt interessante! Existem brasileiros q já o fizeram e outros q provavelmente estão fazendo ou bolando os seus em casas..rs..

Tinha um topico q eu acompanhava de um cara q estava fazendo coisas q fiquei mt absurdado com tanta genialidade e vontade dele p/ construir algo do tipo, mt mao de obra! O Projeto em si não pareceu caro, não o vi finalizado mais ate onde estava ficou mt legal! Alcançava marcas de uns -40 graus eu acho...rs.. Bom de uma olhada abaixo q estou postando os topicos dele:

Unico topico q ele publicou aqui no forum do Clube do Hardware

Outro forum(Com Mais detalhes)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que seja inviável um projeto desses.

Lembro que, na faculdade, eles utilizavam nitrogênio líquido para resfriar a máquina que produzia hélio líquido. Na tubulação por onde se passava o nitrogênio, se formava uma capa de gelo de uns 4cm de espessura em pouco tempo.

Para ter o nitrogênio no estado líquido, você precisaria mantê-lo a -173ºC (ou -183ºC, não me lembro bem). Acima disso ele é gasoso. Imagine o preço e o tamanho de algo que consiga manter um gás nessa temperatura. Sem falar no perigo que é 'aprisionar' um gás nessas condições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...