Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O bisavô de todos os monitores


Eduardo Rocha

Posts recomendados

Trabalho na UERJ e temos aqui tubos de raios catódicos (tubos de vácuo) muito antigos (30 ou 40 anos) que são usados em experiências de laboratório - quem ainda lembra do professor de química falando das ampolas de Crookes e a descoberta do elétron?

Dois desses tubos dependem de uma fonte específica que queimou (de tão velha que alguns componentes ninguém reconhece). Estamos com muita dificuldade de encontrar algo parecido. As tensões são semelhantes à do tubo de imagem de monitores.

6,3V ac (0,5A)

0-250V dc (<3mA)

Arrumei um esquema antigo, mas usa componentes pouco usuais, como resistores de 2K/10W e um capacitor 24uF/400V, sem contar um parrudo transformador de 200V/20VA. :ahh:

Alguém conhece uma fonte comercial com essas especificações?

:help:

Grato,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A original era ajustável, o efeito fica mais interessante. mas com tensão fixa já seria melhor do que nada.

Para terem ideia do que estou falando, na página http://physicsnt.clemson.edu/physdemo/cat/...rn/cathoder.htm aparecem alguns tubos iguais aos que temos aqui. Esses usam uma bobina (igual a da primeira foto) e uma fonte de 3V.

O nosso problema é com dois tipos de tubos mais modernos (!!!) que trabalham com excitação termoiônica (o circuito de 6,3V a/c) e depois aceleram os elétrons através de um anodo com alta tensão (>200V d/c), chamado "electron gun". A primeira é fácil de conseguir, o problema é a ddp da aceleração.

Aliás, esse é o esquema básico dos tubos de imagens até hoje.

Abraços.

P.s.: Vou tentar tirar umas fotos. Não sei se será útil, mas certamente divertido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devagar que meu negócio é química e não eletrônica. :P

Já brinquei um pouco com eletrônica, mas o projeto mais arrojado (!!) que já fiz foi uma escuta telefônica. E somente montei porque peguei um esqueminha bem paso-a-passo.

Mas a sugestão foi boa. Fiz uma pequena busca usando o Santo Google (que tudo sabe e tudo vê) e achei um esquema aparentemente simples para a duplicação. Vou tentar.

Mas uma outra dúvida: o flyback de monitores não fornece as tensões que estou procurando? Seria possível adaptar um flyback? BTW, os tubos são conectados em uma base de 11 pinos e a fonte é ligada à esta base por quatro plugues banana.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não, os fly-backs aumentam a tensão em mais de 5000 vezes, pro seu projeto q usa tensão relativamente baixa(250V) é inviável o uso desse transformador esse tranformador é usado pra MAT por volta de 35KV na saída...você também pode usar um transformador com dois primários de 127, ligar sua rede elétrica num desses enrolamentos e pegar os 250 dos 2 enrolamentos em série..qualquer coisa tamo ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!