Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FUNCIONAMENTO ATX

Punk_Ramone

Posts recomendados

:help::help:

daí galera, depois de um grande tempo afastado do Clube do Hardware, voltei (com uma nova conta - perdi a antiga...)

ok, mas vamos ao que interessa

sou estudante do SENAI (aqui em curitiba-pr - SENAI-CIC/SETSAM)

estou no 2º periodo, fazendo o curso de eletrônica industrial

o meu professor passa 4 notas po modulo (o 1º foi digital, agora estamos em industrial)

:(

acontece que a 3ª nota do modulo em que estou (industrial) ele pediu para que os alunos comprassem uma fonte ATX e (q custa em media R$45,00) e mais alguns componentes (q dao em média uns R$40,00), q com isso, modificaremos a fonte e fariamos uma FONTE CHAVEADA

como eu não tenho dinheiro para comprar a fonte :cry: e os componentes, o professor me pediu para fazer um trabalho sobre fonte chaveada (mínimo 40 folhas) e vir dar uma aula sobre fonte chaveada para uma outra turma de eletrônica a tarde

o meu problema não é vergonha de falar na frente de pessoas desconhecidas...

o meu problema é conseguir entender BASTANTE para dar uma aula (de no mínimo 1 hora e meia)...

por isso meus amigos internautas, peço a ajuda com textos e apostilas q expliquem BASTANTE sobre FONTE CHAVEADA, dum modo que eu consiga entender, e com bastante conteudo para eu fazer o maldito trabalho...

:help::help:

eu estava até agora procurando, mas achei muita pouca coisa nos sites de busca

agradeço muito à aqueles que puderem me ajudar...

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Amigo

O tema é grande e de vasto conteúdo! Precisará iniciar pelas fontes lineares(não chaveadas) e a partir dai, introduzir as fontes do tipo chaveadas e seus tipos.

Veja se o link seguinte poderá ajudá-lo de alguma forma.

http://forum.clubedohardware.com.br/index....opic=267407&hl=

Link para o comentário

:goff: esse texto explicativo me ajudou sim, e muito, mas o problema é q eu já tenho ele impresso, uma amiga aqui do senai me deu ele

cara, valeu pela ajuda mesmo, pelo q eu vi você entende bem do assunto

mas sera q você n tem mais textos q expliquem por partes as "etapas duma fonte chaveada" (fala-se etapas mesmo? :blink: )

tipo n precisa de todas, mas alguma pelo menos pra q eu possa apresentar alguma coisa, entende?

(por exemplo: um texto

Link para o comentário

<_<

é, segundo o meu professor, eu não posso ir la e apresentar um trabalho e uma aula sobre: "abrangendo geral o q é uma fonte chaveada"... :bravo:

tipo, eu preciso explicar "coisa" por "coisa"

:stupid::stupid::stupid:

um exemplo dessa "coisa" é o PWM

entende sobre op q eu tenho q falar? n sei explciar direito, mas esao essas etapas, tipo a retificaçao, esse tal de PWM... e assim ir indo...

:muro:foi mal a enxeçao de saco, mas ######, to reprovando aqui no senai e preciso tirar uma boa nota nessa apresentaçao e no trabalho :muro:

se não :priv: ... :cry:

valeu galera... e me ajudem por favor (PWM)

Link para o comentário

• Membro VIP

Há uma imagem no tópico que citei, que mostra um diagrama de blocos de uma fonte chaveada. Basta detalhar o funcionamento de cada uma das etapas ou blocos mostrados. Não é tão difícil falar sobre isso...difícel é entender 100% :D:D .

Procure pela figura 1.3 com o diagrama citado. Vamos ver como ficaria:

- Retificador e filtro de entrada:

Fusível, varistor, diodos retificadores, capacitores e bobinas de filtro- falar sobre a função de cada componente;

- Elemento de chaveamento:

São os transistores chaveadores- explicar como ocorre esse processo de chaveamento no componente;

- Retificador e filtro de saída:

São os diodos schottkys, capacitores e bobinas de filtro secundários;

- Sinal de amostragem:

Sinal de tensão/corrente capturado de uma das saídas;

- Etapa de controle:

Essa etapa é composta por vários sub-blocos:

- Explique a função de cada um e tente ser simples e direto! O professor não pode querer exigir que sua "aula" seja um Nobel de eletrônica! :P:P

De qualquer forma, para falar sobre as etapas e componentes citados, será preciso uma leitura paciente em material que trate do assunto e de forma que possa ser entendido por você, dando-lhe condição de passar esse entendimento para seus "alunos".

Boa sorte!

Link para o comentário

sobre livros, tem um monte sim, mas ABSOLUTAMENTE NADA sobre fonte chaveada <_<

qnt ao q meiraneto disse, valeu cara, é uma boa eu explicar dessa forma q você disse, só q alem disso eu ainda tenho q explicar:

-pwm

-conversor fly-back

-invwersor

-conversor boost

-conversor buck

ou seja, qnt a explicaçao das etapas q qual você me mostrou como explicar, OK. certo. agora, o ###### é explicar essses outros q eu citei, mas tudo bem, pois já achei um site q explique esses "resto" de materia q faltava para eu explicar.

expero q eu me de bem na aula, porque senao o professor... :chicote: (ele não gosta de mim, sou da turminha odiada pelo professor :devil: )

meiraneto, valeu mesmo pela ajuda cara, agradeço muito

obrigado pela ajuda, e até :bye:

Link para o comentário

desculpem pela "chateaçao" (nossa, de onde eu tirei essa? :blink: )

mas eu preciso de mais uma coisinha

eu tenho q explicar sobre os aasuntos q cirtei acime certo (fly-back, pwm...)

acontece q eu não tenho a minima noção de qual vem primeiro, qual vem por depois... entedem? :looka:

pelo amor dos deuses gregos, romanos, egipcios e o Grande e Unico Deus Criador...

sera q vocês poderia me ajduar com mais essa? acho q um desenho esquematico deve bastar para eu saber a "ordem dos fatores"

desenhos eu achei, só q parte por parte, logo, eu n sei a ordem :(:stupid:

é mais essa gaslera, valeu muito pela ajuda q tem me dado, mas... preciso de mais uminha :unsure: ... hehehe :goff:

Link para o comentário

• Membro VIP

A ordem em que devem ser citados os tipos não importa! São tipos diferentes de conversores e são aplicados isoladamente no projeto da fonte.

Tipos de conversores mais usados:

- Buck ou Step-Down;(tensão de saída menor que na entrada).

- Boost ou Step-Up;(tensão de saída maior que na entrada).

- Fly-Back ou Inversor;(polaridade da entrada é invertida em relação à saída).

- Push-Pull;(trabalha com altas potências).

- Half-Bridge;(transistores operam com tensão menor que a entrada, alta potência).

- Full-Bridge;(usa 4 transistores e segue o padrão do modelo Half-Bridge).

Use sua imaginação e extraia mais informações do material já disponível.

Link para o comentário

:palmas: cara, valeu mesmo

me ajudou muito, tenho bastante material e explicaçao graças a você... :joia:

bem, agora o jeito é ir atras de bastante texto pra preencher folhas e mais folhas de trabalho, ler e entender pra q eu possa dar uma boa aula

obrigado pela ajuda e colaboraçao :-BEER

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...