Ir ao conteúdo

Saiba o significado das opções do setup...

Visitante

Posts recomendados

Postado

Motherboard BIOS Tuning.

CAS Latency Time.

This sets the time/clock cycles delay before the SDRAM starts to carry out a read command. It also sets the number of CLK's for the completion of the initial part of the burst transfer. The lower the quicker. Set to 2 for quickest performance.

Cycle Time Tras/Trc.

This sets the minimum number of clock cycles needed for the Tras & Trc of the memory. The slower setting is more stable but try the faster setting.

Tras is the Row Active Time or Min RAS Pulse Width, is the time the row is open for data transfers.

Trc is the Row Cycle Time which is the time the entire row-open row-refresh needs to complete.

RAS-to-CAS Delay.

Here you can insert a delay between the RAS (Row Address Strobe) and CAS (Column Address Strobe) signals. Setting it at 2T from 3T delay increases performance.

RAS Pre-charge Time.

Here you set the number of cycles for the RAS to store its charge before the memory refreshes. Reducing this setting from 3T to 2T increases performance.

Cycle Length.

This is the delay in clock cycles (CLK's) before the memory starts to carry out a read command. Very much the same as Latency Time above. Reducing to 2T from 3T increases performance again but some memory is not stable at this quicker setting.

Leadoff Command.

Sets the time needed before the data is stored in the SDRAM can be accessed. Increase to the faster setting of 3 if your memory can work at this speed.

Bank Interleave.

Interleaving lets the banks of memory alternate their refresh and access cycles. One bank will be in refresh cycle while another is being accessed. This setting here improves performance. Since all banks refresh cycles are staggered setting this to interleave smoothes out this process to pipeline effect.

With interleaving the first bank can start sending data to the CPU while the second bank is receiving an address from the CPU. Without Interleaving the CPU sends the address to the memory, received the data back and then waits for the memory to refresh before initiating the next data transfer. So interleaving increases SDRAM memory performance quite a bit.

SDRAM DIMM's are either 2-banks or 4-banks. 2-bank DIMM's use 16Mbit chips and the modules usually are no larger than 32MB, while 4-bank DIMM's usually use 64Mbit+ chips with modules up to 256MB's.

Set to 4-bank interleave for best performance.

ECC Data Integrity Mode.

Error Checking & Correction is only if you are using special 72-bit ECC RAM which allows the system to detect and correct single-bit errors to give you better data integrity and system stability. Otherwise makes sure it is disabled.

Page Closing Policy or Precharge Control.

Sets whether the CPU or the SDRAM controls the precharging of the memory. Set to disabled then all the CPU cycles to the memory will give an All Banks command to the SDRAM. It improves stability but reduces performance.

Setting to enabled the precharging of the memory is left to the SDRAM. This will reduce the number of times the memory is precharged as the memory will not precharge unless it needs to. Give better performance.

DRAM Read Latch.

For fine tune the DRAM timing to suit loading. More DIMM's & double-sided DIMS increase DRAM load than a single single-sided DIMM. You may find that you need to increase the delay as you install more memory as the increased load can cause the chipset latch not to work properly. Leave this at auto.

But if you find that your system has become a little unstable since you installed some more memory you might like to manually set the delay.

AGP Aperture Size.

This is the size of PCI memory set aside for memory address. With graphics cards with 32MB you should set this to a higher amount than if your card has 64MB of memory. This AGP Aperture Size is not used if the graphics card does not need to use it. Setting this to 64MB's is really all that is needed.

Spread Spectrum.

The spikes generated by your motherboards clock generator create EMI Electromagnetic Interference). This function reduces the EMI by modulating the pulses so that the spikes of the pulses are reduced and hence gives reduced EMI. But this reduction can mean that some of your time-critical devices such as SCSI devices can be affected and their stability reduced. Leave the setting disabled especially if you are overclocking your system. If you find you have to try this use the smallest % setting possible.

Some BIOS's have a Smart Clock setting which can turn off AGP, PCI & SDRAM clock signals when not in use which reduces EMI without giving system stability problems. This also give a slight reduction in power consumption.

Auto Detect DIMM/PCI Clk.

Similar to the Smart Clock above. As the BIOS monitors the AGP, PCI & SDRAM activity if it finds no cards in these slots it will turn off the relevant clock signals. It will also turn the clock signals off if there is no activity with one of your installed cards. This only needs to be enabled if you again have any EMI problems, otherwise leave disabled.

CPU Drive strength.

This sets the signal strength of the data from the chipset to the CPU. This can help in overclocking the CPU at the highest possible levels. Try increasing the strength up one notch or two.

PCI Latency Timer.

This sets how long each PCI device holds the bus before another takes over. Lower settings reduce the effective PCI bandwidth and higher settings increase it. But by increasing the time it also decreases the response time of your various PCI devices. This is normally set to 32 cycles. You could try increasing to 64 cycles.

No link abaixo tem todas as existentes opção de setup da bios, com uma explicação bem mais complexa.

http://www.rojakpot.com/default.aspx?location=1

T+ :cool:

• 2 meses depois...
Postado

1. Já aviso: se eu não souber alguma palavra, deixarei em inglês, entre aspas.

2. Algumas palavras como CLOCK não irei traduzir. Quem é tecnico entende.

3. Se alguma tradução ficar estranha, é porque faltou conhecimento tecnico meu para fazer melhor... sorry :(

Configuração da BIOS da placa-mãe

CAS Latency Time. (Tempo de latencia do CAS)

Isto seta (configura) o atraso do ciclo de tempo/clock antes que a SDRAM começa a disparar comandos de leitura. Também seta o numero de clocks para a finalização da parte inicial da transferencia de "burst" (o que é isso?). Quanto menor, mais rápido. Sete em 2 para mais rapida performance.

Cycle Time Tras/Trc. (Tempo de ciclo Tras/Trc)

Isto seta o minimo numero de ciclos de clock necessarios para o "Tras & Trc" da memoria. Quanto mais devagar voce configurar ficará mais estável, mas tente a configuração mais rápida.

"Tras" é o tempo ativo de "Row" ou banda minima de pulso "RAS", é o tempo que o "row" é aberto para transferencia de dados.

Trc "é" o tempo de ciclo do "Row" o qual é o tempo que toda  abertura-"row" atualização-"row" precisa para completar.

RAS-to-CAS Delay.(Atraso RAS-para-CAS)

Aqui voce pode inserir um atraso entre o sinal de RAS(Row Address Strobe) e CAS (Column Address Strobe). Setando de 3T para 2T aumenta performance.

RAS Pre-charge Time. (Tempo de pre-carregamento RAS)

Aqui voce seta o numero de ciclos para o RAS armazenar sua carga antes da atualização da memoria. Reduzindo esta configuração de 3T para 2T aumenta a performance.

Cycle Length.(Tempo de ciclo)

Este é o delay em ciclos de clock (CLK's) antes que a memoria comece a disparar comando de leitura. Bem igual ao tempo de latencia acima. Reduzindo para 2T de 3T, aumenta a performance novamente mas algumas memorias não sao estáveis para esta configuração mais veloz.

Leadoff Command. (Comando "leadoof")

Seta o tempo necessario antes que os dados armazenados na SDRAM possam ser acessados. Aumente para a config. mais rapida em 3 se sua memoria pode trabalhar nesta velocidade.

Bank Interleave. ("Interleave" do banco)

"Interleaving" permite aos bancos de memoria alternem seus ciclos de atualizações e acesso. Um banco estará no ciclo de atualização enquanto um outro estará sendo acessado. Esta configuração melhora a performance. Desde que todos os ciclos de atualização de todos os bancos estão "staggered" (setados?) para interleave, "amacia" o processo para efeito "pipeline".

Com "interleaving" o primeiro banco pode começar a mandar dados para o processador enquanto o segundo banco está recebendo um endereço do CPU. Sem Interleaving o CPU manda o endereço para a memoria, recebido os dados de volta e então espera para que a memoria atualize antes de iniciar a proxima transferencia de dados. então, interleaving aumenta a performance da memoria SDRAM um pouco.

SDRAM DIMM são ou 2-bancos ou 4-bancos. DIMM de 2-bancos usam chips de 16Mbit e os modulos normalmente não sao maiores que 32Mb, enquanto DIMM de 4-bancos normalmente usam chips de 64Mbit+ com modulos de até 256Mb.

Sete para 4-bank interleave para melhor performance.

ECC Data Integrity Mode. (modo de integridade de dados ECC)

Correção & Checagem de erros (ECC) é apenas se voce está usando uma ECC RAM especial de 72-bit o qual permite que o sistema detecte e corrija erros de bit-unico para dar a voce melhor integridade dos dados e estabilidade do sistema. Caso contrario, tenha certeza que esta opção está desabilitada.

Page Closing Policy or Precharge Control. (Politica de fechamento de pagina ou controle de precarregamento)

Seta se o CPU ou a SDRAM controla o precarregamento da memoria. Sete para disabled(inativo) então todos os ciclos do CPU para a memoria dará um comando de todos os bancos para a SDRAM. Melhora a estabilidade mas reduz performance.

Setando para enabled (ativo) o precarregamento da memoria é deixado para a SDRAM. Isto reduzirá o numero de vezes que a memoria é precarregada pois a memoria não irá precarregar ao menos que seja necessario. Dá uma melhor performance.

DRAM Read Latch. (Leitura DRAM "Latch?")

Para melhor ajuste do tempo da DRAM para suprir carregamento. Mais DIMM's e DIMS de dois lados aumentam a carga da DRAM que um unico DIMM de LADO UNICO. voce pode achar que precisa aumentar o atraso ao instalar mais memoria pois o aumento de carga pode causar o mau funcionamento do "latch" do chip. Deixe esta configuração em AUTO.

Mas se voce acha que seu sistema ficou um pouco instavel desde que voce instalou um pouco mais de memoria voce pode querer setar manualmente o atraso.

AGP Aperture Size. (Tamanho de "aperture" do AGP)

Este é o tamanho da memoria PCI setado para endereço de memoria. Para placas de video com 32MB voce deve setar para uma quantidade maior, do que se voce possui uma placa de 64MB de memoria. Este "AGP Aperture Size" não é usado se a placa de video não precisa usa-lo. Setando isto para 64MB é tudo o que voce precisa.

Spread Spectrum. (?)

Os picos gerados pelo gerador de clock das placas mae criam interferencia eletromagnetica (EMI). Esta funcao reduz o EMI modulando os pulsos para que os picos dos pulsos sejam reduzidos e então nos dá EMI reduzidos. mas esta redução pode significar que alguns de seus perifericos "criticos de tempo" como perifericos SCSI podem ser afetados e sua estabilidade reduzida. Deixe esta configuração disabled (inativa) especialmente se voce faz overclock do seu sistema. Se voce acha que precisa tentar, use a menor % possivel.

Algumas BIOS's possuem uma configuração de Smart Clock (clock inteligente) o qual pode desligar os sinais de clock do AGP, PCI e SDRAM sem uso, o qual reduz o EMI sem dar problemas de instabilidade do sistema. Isto tambem dá uma pequena redução no consumo de energia.

Auto Detect DIMM/PCI Clk.

Similar to the Smart Clock above. As the BIOS monitors the AGP, PCI & SDRAM activity if it finds no cards in these slots it will turn off the relevant clock signals. It will also turn the clock signals off if there is no activity with one of your installed cards. This only needs to be enabled if you again have any EMI problems, otherwise leave disabled.

CPU Drive strength. (forca do drive do CPU)

Isto seta o sinal de força dos dados do chipset para o CPU. isto pode ajudar a fazer overclock do CPU (CPU = processador, pra quem não sabe) em niveis mais altos possiveis. Tente aumentar a força em um ou dois "notch".

PCI Latency Timer. (temporizador de latencia do PCI)

Isto seta quanto tempo cada periferico PCI segura o BUS antes que um outro tome conta. Baixas configurações reduz efetivamente a banda PCI e maiores configurações aumenta ela. Mas aumentando o tempo, tambem diminui o tempo de resposta de seus varios dispositivos PCI. Isto normalmente é setado para 32 ciclos. voce poderia tentar aumentar para 64 ciclos.

YES! ACABEI!!! ESPERO QUE AJUDE! EU PELO MENOS APRENDI MUITO!!!!

valeu galerinha!

Daniel  ?.?.?   :::)   :)))))))   :bye:   :oba:    =:-)=   9-))   :hehehe:   :-baaa

• 2 meses depois...
Postado

parabens ao RC777 pela iniciativa e ao brazil_dpr pela tradução.

e no Clube do Hardware tem um texto muito bom (e grande) falando apenas de SETUP.

exemplos:

"Advanced CMOS Setup (ou BIOS Features Setup): Setup avançado. Aqui você encontrará algumas opções de configuração avançada, que em sua maioria inclui opções de customização do seu micro e que podem ser alteradas de acordo com o seu gosto pessoal. Também há aqui algumas opções que podem aumentar o desempenho do micro."

"Quick Power On Self Test: Em BIOS Award, o teste de memória é executado três vezes. Com essa opção habilitada, o teste é feito somente uma vez, tornando o processo de boot mais rápido."

o link ta aí pra quem quiser ver.

https://www.clubedohardware.com.br/d050100.html

• mês depois...
Postado
Postado Originalmente por chemu@31 Out. 2003,10:27

- VIDEO RAM CACHEABLE

- SYSTEM BIOS CAHCEABLE

Alguem sabe o que deixar, disabled ou enablead... ???

Estas duas opções perguntam se você quer colocar os dados da bios da placa mãe e de video na memoria ram do computador. Só não sei te responder quais o beneficios que ista trás se alguem souber responde ai também tenho esta curiosidade.

• 2 semanas depois...
Postado

galera, ainda que tarde na minha resposta, até onde sei estas duas opções podem e devem estar habilitadas. Como dito isto isto faz com que os dois paramentros sejam alocados na memória RAM que, como sabemos tem latencias e tempos de acesso rápidos, o que nos daria ganho de desempenho.

Se eu estiver errado, favor me corrigir.

abraços,galera  :;):

Postado

Olá... mesmo no meu pequeno conhecimento sobre eletrônica e hardware, eu acredito q o moura18 está certo. o os dois tem que ficar abilitado para melhorar o rendimento. Mesmo q seja pequeno, dependendo do conjunto (equipamento completo) a informática hoje está como a Formula 1 "Cada milésimo de rendimento aqui e ali, pode significar um ganho considerável no final. :cool:

• 4 semanas depois...
Postado

Estava lendo a explicação para cada item do setup da placa mãe. Agora, a minha pergunta é a seguinte :

Isso serve para qualquer marca de placa mãe(cada placa tem uma bios diferente ), por exemplo , a bios da minha placa Gigabyte 7VRXP( que é da AMIBIOS ) não a maioria das opções que eu li no tópico de: COMO ENTENDER CADA ITEM DA BIOS.

Alguém poderia me dar uma dica de aonde eu posso arrumar um explicativo com relação aos itens da AMIBIOS .

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado

Pessoal, não sei c vocês perceberam mas eu retirei um monte d posts desnecessários, como os "huhuuuu... Valeu, muito bom..."

Sem contar aqueles q não tinham nada a ver com o assunto... Por favor, vamos nos ater a proposta inicial deste tópico, dúvidas ou contribuições a ele relacionadas serão bem vindas, o resto é dispensável...

[]'s

• mês depois...
Postado

você tem razão Phoenix quando aos postes ########### q o pessoal coloca, e quanto a palavra ( burst ) se não me engano é mulltiplo ou triplo, o sentido é mais ou menos isso........

Postado

pessoal, aproveitando... o q são aquelas opções q tem 1:1, 5:4...

o q são e pra q servem elas???

valeu amigos até mais.

Postado

- VIDEO RAM CACHEABLE

- SYSTEM BIOS CAHCEABLE

cache melhora o seu rendimento

entre no setup e cofigure!!!

:D:-BEER

• 2 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por Foxy@04 mar 2004, 18:20

valeu amigos até mais.

E relativo a sincronia entre memoria e FSB.

EX: FSB 166 memoria 200 (ddr 400)

166 : 33 = 5

200 : 33 = 6

5 : 6 e o fator de referencia entre seu FSB e Memoria (assincronno)

1 : 1 seria sincronia!

Basta dividir os valores reais por 33 (PCI) pra encontrar o valor assincronoi que devera ser configurado ou colocar 1 : 1 para sincronia!

Postado
Postado Originalmente por Renatomarcelino+17 mar 2004, 11:43-->
Foxy@04 mar 2004, 18:20

valeu amigos até mais.

E relativo a sincronia entre memoria e FSB.

EX: FSB 166 memoria 200 (ddr 400)

166 : 33 = 5

200 : 33 = 6

5 : 6 e o fator de referencia entre seu FSB e Memoria (assincronno)

1 : 1 seria sincronia!

Basta dividir os valores reais por 33 (PCI) pra encontrar o valor assincronoi que devera ser configurado ou colocar 1 : 1 para sincronia!

Desculpe a minha ignorância, mas fiquei curioso isso dá algum rendimento?? algo assim ?! valeu :)

• 3 semanas depois...
  • mês depois...
Postado

Bus Mastering seria basicamente o driver da controladora IDE... isso aliado ao DMA ativado no SO + o flat de o0 vias voce ganha desempenho... de maneira que o HD ira acessar as memorias sem utilizar o processador, deixando este livre para outras operaçoes.! Normalmente esse driver vem junto com o pacote de drivers do chipset!

• 2 semanas depois...
Postado

Bom aproveitando vocês poderiam me dar uma ajudinha com essas opções da placa mãe m598lmr da pc ships.

Bom aí vai as dúvidas. (preciso melhorar o maximo o desempenho do meu pc, porque a coisa ta feia aqui ehehehhe).

Refresh Queue Depth:

This item determines the operation of the memory refresh timing. We Recommend that you leave this item at the default value.

Cas Latency:

This item determines the operation of the main memory CAS (column address strobe). We recommend that you leave this item at the default value.

System Bios Cacheable:

If you enable this item, a segment of the system BIOS will be cached to main memory for faster execution.

Boot to OS/2 Over 64mb:

Enable this item if you are booting the OS/2 operating system and you have more than 64mb of memory installed.

Video 32k Shadow:

When this item determines the operation of the memory refresh timing. We recommend that you leave this item at the default value. (tem opção 0, 4, 8 e 12).

Entre totos esses itens quais eu devia mexer para melhorar o desempenho geral do meu micro?????

Pois minha memoria ram esta trabalhando a 133mb/s de acordo com o Everest e a mesma memoria com o mesmo programa trabalhou em 534mb/s no micro do meu amigo.

Me ajudem estou desesperado já.

valeu pessoal.

• 2 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por CCS1201+31 out 2003, 09:49-->
chemu@31 Out. 2003,10:27

- VIDEO RAM CACHEABLE

- SYSTEM BIOS CAHCEABLE

Alguem sabe o que deixar, disabled ou enablead... ???

Estas duas opções perguntam se você quer colocar os dados da bios da placa mãe e de video na memoria ram do computador. Só não sei te responder quais o beneficios que ista trás se alguem souber responde ai também tenho esta curiosidade.

A memória ROM é muito mais lenta que a RAM. Quando a Bios da Placa mãe e da Placa de vídeo são carregadas em RAM, aumenta significativamente o desempenho do micro e de aplicações que requerem uso intenso da BIOS de vídeo

como josgos 3D. Este benefício é muito válido, já que ocupam pouca quantidade de memória e ficam localizados em segmentos da memória estendida.

Postado
Postado Originalmente por A_Luiz@13 jun 2004, 22:10

Eu gostaria de saber o que significa as opções IDE-0, IDE-1, IDE-2 e IDE-3 que aparece na opção "Advanced CMOS Setup"?

Estes são os canais de IDE que poderiam existir no seu micro. Se seu PC possui 2 canais IDE, então ele utliza IDE-0 e IDE-1.

No caso da utilização de 2 Sistemas Operacionais, você pode optar por localizar o sistema na IDE-0 ou na IDE-1.

Caso alguem esteja lendo e discorde, por favor, me corrija.

Obrigado!

Postado
Postado Originalmente por Macrotec+24 jun 2004, 01:55-->
A_Luiz@13 jun 2004, 22:10

Eu gostaria de saber o que significa as opções IDE-0, IDE-1, IDE-2 e IDE-3 que aparece na opção "Advanced CMOS Setup"?

Estes são os canais de IDE que poderiam existir no seu micro. Se seu PC possui 2 canais IDE, então ele utliza IDE-0 e IDE-1.

No caso da utilização de 2 Sistemas Operacionais, você pode optar por localizar o sistema na IDE-0 ou na IDE-1.

Caso alguem esteja lendo e discorde, por favor, me corrija.

Obrigado!

só complementando:

toda placa mãe possui 2 soquetes IDE...

o primeiro: IDE-0, IDE-1

o segundo: IDE-2, IDE-3

eles servem para instalar unidades de CD-ROM, HDs, Gravadores...

em cada canal IDE você somente pode colocar 2 periféricos...

por exemplo, se você quer instalar um CD-ROM e um HD então, atraves de um cabo chamado (flatcable) que é plugado com uma da suas extremidades no soquete IDE e a outra extremidade plugando o HD ou CD-ROM...(o flat vem com 3 plugues que você liga um na placa mãe e os outros 2 os periféricos...)

dai como cada canal IDE suporta 2 periféricos, então você terá que configurar tipo assim o HD para "Master" e o CD-ROM para "Slave" (isso é feito atraves de jumpers localizados na parte traseira dos periféricos...)

mas o correto a fazer é sempre deixar o HD no primeiro canal IDE como "Master", e então usar o segundo canal IDE para a instalação de CD-ROM, Gravadores, Leitores de DVD, e assim vai....

espero não ter enrrolado muito, e ter ajudado...

falou... :-BEER

Postado
Postado Originalmente por Du_Balaco_Bako@22 jun 2004, 09:50

galera eu ainda não entendi... para que serve a final:

AGP Aperture Size. (Tamanho de "aperture" do AGP)???? :muro:  :muro:

se alguem puder me dar uma breve explicação e agradeço...

galera ninguém manja pra que serve??? e o que significa isso???

ajuda aí...

Postado
Postado Originalmente por Du_Balaco_Bako@24 jun 2004, 09:37

toda placa mãe possui 2 soquetes IDE...

o primeiro: IDE-0, IDE-1

o segundo: IDE-2, IDE-3

eles servem para instalar unidades de CD-ROM, HDs, Gravadores...

em cada canal IDE você somente pode colocar 2 periféricos...

por exemplo, se você quer instalar um CD-ROM e um HD então, atraves de um cabo chamado (flatcable) que é plugado com uma da suas extremidades no soquete IDE e a outra extremidade plugando o HD ou CD-ROM...(o flat vem com 3 plugues que você liga um na placa mãe e os outros 2 os periféricos...)

dai como cada canal IDE suporta 2 periféricos, então você terá que configurar tipo assim o HD para "Master" e o CD-ROM para "Slave" (isso é feito atraves de jumpers localizados na parte traseira dos periféricos...)

mas o correto a fazer é sempre deixar o HD no primeiro canal IDE como "Master", e então usar o segundo canal IDE para a instalação de CD-ROM, Gravadores, Leitores de DVD, e assim vai....

espero não ter enrrolado muito, e ter ajudado...

falou... :-BEER

Nâo, isso dos soquetes IDE admitirem 2 componentes dentre HD, CD, DVD e outros, eu sei. O que eu queria de fato saber é qual o significado de IDE-0, IDE-1, IDE-2 e IDE-3. Por exemplo, eu sei que IDE-0 indica o Primary Master (o que tá configurado como Master na IDE primária, que geralmente é o HD), mas eu queria saber o que significa o restante?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...