Ir ao conteúdo

Tutorial de Lapidação e Polimento de Coolers

Posts recomendados

Postado

Introdução:

Este tutorial visa ensinar passo a passo e de um modo simples, usuários domésticos interessados ou não em overclock e/ou a penas em melhorar o desempenho de sua máquina diminuindo consideravelmente a temperatura do processador com o simples acabamento da base de seus coolers que na maioria dos casos não vêem de fábrica totalmente bem acabados e polidos. Explicito aqui que todo o material é de minha autoria tanto fotos como descrição de procedimentos. Todo o procedimento informativo foi tirado da Internet e adaptado segundo visualização prática, depois de consultar alguns tutoriais semelhantes, parti para a prática testando materiais e métodos até conseguir o resultado que me agradasse mais e elaborar este tutorial. Não há aqui a intenção de se fazer testes de comparação ou verificação da eficácia de tal método, (até porque o cooler em questão - VeryCom 21B - nunca foi usado, não tendo condições portanto de ter avaliação prévia de desempenho), o intuito principal é de demonstração da técnica pura e simples. O que li a respeito diz que pode contribuir com uma redução de 3 a 10 graus na temperatura. Resultados práticos com certeza serão obtidos e quem tiver a paciência e presteza de fazer testes comparativos e quiser contribuir, será com imenso prazer que incluirei no tutorial, obrigado.

Material Utilizado:

- Chave de fenda ou Philips (dependendo dos parafusos do seu cooler)

- Uma placa de vidro grossa e bem plana e se possível ampla (irregularidades podem interferir no desgaste adequado)

- 1 ou 2 lixas d?água número 600 (uma folha pode ser dividida em 2)

- 1 ou 2 lixas d?água numero 1200 (também pode ser dividida em 2)

- 1 Lata de Brasso, Kaol ou mesmo Silvo (produtos de polimento de metal)

- Detergente líquido (pode pegar o da sua mãe da cozinha mesmo, de preferência neutro e biodegradável)

- Álcool isopropílico

- Água

- Flanelas limpas e secas

- Chumaços de algodão

- Secador de cabelos

Esta foto mostra o cooler sem nenhum trabalho ainda, será nosso comparativo com o resultado

FOTO 1

Fases:

Desmontagem:

Inicialmente você deve desmontar totalmente seu cooler, separando todas as partes da base, o que facilita a limpeza final, pois terá que limpar somente a base no final, evitando molhar componentes elétricos.

FOTO 2

FOTO 3

Acabamento:

O acabamento visa remover marcas grosseiras e ranhuras de usinagem da superfície principal do cooler, o que evita o contato total e efetivo de sua base com o die do processador. Primeiramente você deve escolher onde realizar o procedimento, uma bancada ou uma mesa firme que não permita interferir na qualidade do seu movimento. Mesas ?mancas? podem prejudicar o lixamento. Apóie o vidro sobre a mesa/bancada, molhe a superfície do vidro, coloque a lixa numero 600 sobre o vidro molhado, molhe a lixa com abundância e em seguida coloque uma porção considerável de um dos líquidos polidores indicados (no caso foi usado o Brasso) Esta é uma das diferenças deste tutorial, o produto polidor foi misturado com a água. As fotos evidenciam as diferenças entre as lixas e o procedimento descrito:

FOTO 4

FOTO 5

FOTO 6

]FOTO 7[

FOTO 8

FOTO 9

Os movimentos devem ser suaves, com pouca pressão, e em movimentos circulares. Após fazer 10 movimentos circulares, gire a base 90 graus (1/4 de volta) repita esses 10 movimentos circulares e torne a girar 90 graus (1/4 de volta) até que dê uma volta completa na base. Esse procedimento faz com que o desgaste seja regular e evite inclinamentos ou desgaste excessivo em apenas uma porção. Limpe/lave o vidro e a lixa e repita o processo novamente até que não perceba mais ranhuras grosseiras na base e se visualize uma superfície mais lisa ao toque. Você vai perceber que o desgaste se inicia de fora para dentro, sendo que o centro da base é a ultima a ser alisada, (não se preocupe, tenha paciência que está no caminho certo). Isso tem uma explicação lógica, como os movimentos são circulares a distância percorrida por um ponto na porção mais externa da base será maior que a distância percorrida por um ponto no centro da mesma o qual sofrerá um desgaste menor por percorrer uma distância menor também, não desanime até que o centro esteja totalmente acabado. Alterne sempre os movimento renovando sempre a solução. Troque a lixa quando a mesma estiver com esta aparência:

FOTO 10

Quando notar que já tem uma superfície bem lisa independentemente de estar fosca ou com marcas de lixa em diversas direções passe para a lixa de numero 1200 repetindo todo o procedimento de lixamento como descrito, dessa vez utilizando apenas água e detergente líquido. As fotos a seguir demonstram a superfície após ser lixada com a lixa numero 600, é isso mesmo não se assuste.

FOTO 11

FOTO 12

Após lixar com a lixa 1200 como descrito, você deverá limpar bem seu cooler com jatos fortes de água corrente para remoção de todo resíduo grosseiro de material polidor, detergente e foligem do resultante do lixamento. Existe no mercado lixas de numero maior que a 1200 (1500, 2000) com granulação menor ainda, quem tiver a sorte de encontrar onde venda pode se valer de mais uma fase de lixamento, apesar de eu não achar necessário e como vocês mesmos poderão constatar no resultado final. Após a limpeza muito bem executada a base deverá ser muito bem seca, pois pode haver oxidação do metal da base, principalmente se for de cobre como no meu caso, o cobre tem alto potencial de oxidação. Para isso utilize um secador de cabelos na potencia máxima no mínimo por 5 minutos, recomendado usar 10 minutos, não há necessidade de ficar mais que isso. CUIDADO, esse procedimento pode deixar seu cooler exageradamente quente com risco de queimaduras, deixe-o esfriar naturalmente, o que vai demorar um pouco.

FOTO 13

Polimento/Espelhamento:

Umedeça uma flanela limpa e seca com o produto de polimento de metais escolhido e aplique sobre toda sua base:

FOTO 14

FOTO 15

FOTO 16

Nesta hora você já vai começar a ver resultados, faça movimentos de vai e vem em apenas um sentido, horizontal, e depois vertical por toda a superfície, usando o dedo indicador com o máximo de pressão possível até que não tenha mais vestígios do material sobre a base. Troque seu dedo de lugar na flanela pois ela ficará literalmente preta, repita quantas vezes achar necessário este procedimento.

FOTO 17

FOTO 18

Limpeza:

Para limpar, passe a flanela limpa sem nenhum produto, também com bastante pressão verticalmente e horizontalmente repetindo o procedimento até que a flanela não fique mais suja e passe mais algumas vezes a flanela limpa com pressão.

FOTO 19

FOTO 20

Ao final disso passe chumaços de algodão embebidos em álcool isopropílico até que ele saia limpo sem resíduos e seque também com algodão (esta etapa ainda não foi realizada e não há fotografias demonstrando, ainda serão incluídas)

Ao final de todos estes procedimentos você deverá ver uma superfície reflexiva como um espelho. Livre de sujeira e impurezas, recomenda-se não tocar nesta superfície evitando engorduramento pelo óleo da pele, o que favoreceria a oxidação. Seu cooler está pronto para ser usado. Veja resultados:

RESULTADO

RESULTADO 2

RESULTADO 3

RESULTADO 4

IMPORTANTE: se você não tem paciência de realizar este procedimento todo recomendo não fazê-lo, pois o mesmo necessita de paciência, destreza manual e mais paciência e um pouco mais de paciência. Se tiver animado a fazer esteja em um dia tranqüilo, sem stress, disposto a finalizar o polimento. Para se ter noção eu demorei pouco mais que 1 hora para realizar todo o processo, calcule tempo de sobra sem aperto, não faça na correria, tente fazer com muito carinho, pressa não combina com sucesso e perfeição.

***Não me responsabilizo por qualquer dano causado ao seu equipamento ou mesmo quanto ao uso dos produtos citados, pois os mesmos em raros casos podem ser potencialmente irritantes a peles mais sensíveis, em todo caso pode-se utilizar luvas para tanto. Realize o procedimento por sua conta e risco.***

Autor: GueD'S

Espero que vocês gostem do tutorial ai ....esse tutorial está bem explicandinho pra quem não tenha muita experiencia possa tentar !!

[]'s

leandrinhu^^aff

Postado
Postado Originalmente por leandrinhu^^aff@18 de novembro de 2005, 15:48

Não sei como colocar a foto diretamento no post ..so sei colocar o link ...se alguem me explicar ou alguma moderador quiser fazer isso !!

[]'s

Aqui na minha cidade não tem lugar nenhum pra achar lixa 600 ou 1200.. se poderia compra ai e me enviar pelo correio,, eu pago ?? :help:

Postado

Gostei, está bem ilustrado... meus parabéns rapaz!!

O engraçado é que um dia destes eu ia fazer no meu, mas ao retirá-lo, notei que ele estava bem espelhado, não tanto quanto o seu, mas estava...

Daí eu nem tchum...

Snake

Postado

Alguém aí sabe se o contato da pele com o cobre dissolvido na água não trás algum risco para saúde? já ouvi dizer que vai para não sei qual órgão aí... :P

Postado
Postado Originalmente por leandrinhu^^aff@18 de novembro de 2005, 23:59

aí sangsuga ...entra em contato comigo ai,dai agente vê o negocio das lixas ...!!

[]'s

Eu te mandei um MP

Postado

Parabéns cara. Tópico muito bem ilustrado e explicado.

Só arrume as fotos para não ter que ficar abrindo nova janela.

Para arrumar as fotos, faça o seguinte:

1 - Pegue o link original

Ex.: http://img338.imageshack.us/img338/3513/1inicial2jn.jpg

2 - No modo de edição insira os seguintes caracteres antes e após o link:

>

No nosso exemplo irá ficar algo assim

>

(eu coloquei na linha de baixo só prá mostrar)

Resultado final:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img338.imageshack.us/img338/3513/1inicial2jn.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Se quiseres evitar todo o processo, é só usar, dentro do modo de edição, o botão IMG.

Agora, arruma isso aí :P

:-BEER

Postado

Brigado cara...Eu vou fazer isso agora..!! vai ficar um pouco pesado pra quem tem 56k acho mais vai ficar melhor ..queria fazer isso mesmo!!

e sangsuga vou te manda um MP seguda-feira passando o preço e as coisas certinhas pra você beleza cara ?

[]'s

Postado

ENtão eu fui arrumei as fotos tudo mais quando coloquei em "Salvar Alterações" deu que eu ultrapassei o limite de fotos em um post ....Alguem poderia me informar qual é o limite de fotos em 1 post ?

[]'s

Postado

Faça a continuação do tópico no post #2. Aí divida as fotos entre os dois posts. E coloque apenas as fotos mais importantes. As demais, deixa o link.

:-BEER

• 1 ano depois...
Postado

Bom acabei de lapidar meu cooler. O resultado é surpreendente !!!!

Virou um espelho de estão brilhante...

Valeu ai pelo topico colega, agora so preciso saber se se a temperatura vai reduzir bem.

Uso um celeron 2.4 northwood já que ele não é la um aviao resolvi lapidar ele hehehehe

falou...

Postado

Bom a temperatura caiu e muito !!!

Antes ficava 46º e agora lapidado e sem pasta termica esta em 38º !!!!

Uma diferenca de 8º O.o

Muito bom mesmo, valeu ai...

Tutorial aprovado =p

Fui....

Postado

mt bom o topico leandrinhu , merece destaque , porque , com o polimento melhora a superficie entre a CPU e a base do dissipador , aumentando a transferencia de calor ,

meu processador P4 3ghz HT . estava a 54°C em idle e 69°C full load , agora ta a 45° idle e 60° C full load

olha o estado do dissipador comu estava

dsc011761abg8.jpg

e agora comu tá

dsc011961avh5.jpg

:ahh: :palmas: :palmas:

Postado

então galera.

Acabei o meu, e o resultado foi realmente surpreendente. A base ficou literalmente um espelho!!!

As temperaturas que antes ficava em 40º idle e uns 45º full load agora fica em 37º idle e mais ou menos 40º full. E a rotação da ventoinha que antes tinha que atingir cerca de 4100 RPM para manter a temperatura e agora não precisa mais passar de cerca de 3100 RPM, aumentando até a propria vida util do coler.

Este procedimento melhorou consideravelmente o desempenho do dissipador do coler ( que já era bem eficiente originalmente por ser da TT ) melhorando a transferencia de calor do processador para o coler, resultando em uma diminuição de cerca de 5º a temperatura (no meu caso por o coler ser da TT e ser novo), e isto considerando que estamos no verão aqui.

Muito bom este tutorial, meus parabens :palmas: :palmas: :bandeira: , este topico deveria ser fixado!!!

Valeu e obrigado!!!

Postado

Eu costumo, após o passo da lixa 1200, viro a lixa 1200 e do outro lado dela passo um bocado de creme dental (importante que seja creme dental e não gel dental pois o creme dental é levemente abrasivo) e trabalho dessa forma por alguns minutos, rapidamente percebe-se que a superficie fica totalmente uniforme, e fica super preparada para a faze do polidor de metais.

Essa ideia eu tirei do site watercoolerbr, mas lá o cara ensinou a usar a flanela, mas eu percebi que usando a lixa do lado inverso ela é muito mais plana, resultando num aspecto super homogeneo, permitindo que na hora do polidor, perca-se menos tempo para chegar a um resultado extremamente satisfatorio.

Postado

E ai galera beleza...

Fiz todas as etapas na lapidação do meu Vcom 39B só q na hora de finalizar não tinha a massa de polir nº2 ai a base do dissipador ficou lisinha lisinha mas com pouco reflexo, nada igual a de um espelho.

Será q vou ter problemas em usa-lo assim relativo as temperaturas?

Valeu pela atenção e aguardo comentários!!!

Postado

Era bom você ter a massa de polir pra tirar a sujeira que ainda tem nele.

e pra deixar ele um pouco mais acabado.

sei não aqui em casa em tenho a massa usei e estou usando ele sem pasta termica a diferenca de temperatura é 8º ou 9º.

Muito bom esse esquema eu ia fazer antes mas estava com medo de danificar alguma coisa. Mas é totalmente seguro.

Postado

Eu costumo, após o passo da lixa 1200, viro a lixa 1200 e do outro lado dela passo um bocado de creme dental (importante que seja creme dental e não gel dental pois o creme dental é levemente abrasivo) e trabalho dessa forma por alguns minutos, rapidamente percebe-se que a superficie fica totalmente uniforme, e fica super preparada para a faze do polidor de metais.

Essa ideia eu tirei do site watercoolerbr, mas lá o cara ensinou a usar a flanela, mas eu percebi que usando a lixa do lado inverso ela é muito mais plana, resultando num aspecto super homogeneo, permitindo que na hora do polidor, perca-se menos tempo para chegar a um resultado extremamente satisfatorio.

Olha muito boa essa dica, valeu cara!!

Ei LeonardoRP se usar o coler lapidado sem pasta termica a temperatura abaixa mais ainda??? porque no meu estou usando pasta termica e a temperatura diminuiu uns 5º depois da lapidação, sera que se eu tirar a pasta termica abaixa mais???

Valeu

Postado

tirei o meu todo feliz e contente pra fazer... separei todo o material aqui bunitinho... quando olho a base do meu cooler :s brilhando como uma prata nova ! refletindo mais que espelho ehaheahehae que raiva ! mais ta bom ne... outro dia eu faço so por fazer mesmo !

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...