Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oscilador


Rodolfoamorimm

Posts recomendados

bem pessoal, eu estou precisando de um circuito oscilador

que gere freqüências pequenas, de alguns hz ou alguns khz...

é basicamente para eu utilizar aqui na bancada, será útil

para alguns projetos meus aqui, como por exemplo um horímetro que

estou fazendo, que precisa de um clock de 10hz +- no input

do 7490... qqr ajuda serve...

eu lembro que numa revista se não me engano a eletrônica total, tinha

um circuito bem simpleszinhoo de oscilador, baseado praticamente

em capacitores eletroliticos... bem é so.. qqr ajuda serve!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oscilador: http://www.play-hookey.com/digital/experim...tl_astable.html

para saber a pinagem do display pegue por ex, 10 resistores de 330Ohms, ligue cada um em um pino do display e vá testando, dois por vez, com um terra e um +5V... faça isso até encontrar o pino comum a cada lado, esse será o seu +Vcc, onde voce pode colocar apenas um resistor e as entradas dos segmentos diretamente no CI, mas tome cuidado. se voce estiver começando agora use resistores em todos os pinos até se acostumar... eu mesmo queimei dois segmentos na ########....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pra testar um display com o multimetro coloque ele numa escala alta de resistencia, como LED tem polaridade seu display pode ser anodo comum ou catodo comum.

O pino do meio em ambos os displays é o comum dele, coloque a ponta de prova positiva no pino do meio e a negativa em qualquer outro pino c acender seu display é anodo comum (e assim você vai saber qual LED aquele pino acende, e só ir mudando a ponta negativa pra ver os outros pinos) se não acender nd coloque a ponta negativa no comum (pino do meio) e teste do mesmo jeito c acender é catodo comum.

catodo comum => pino comum é ligado ao terra => decodificador CI7448 (TTL)

anodo comum => pino comum é ligado ao vcc => decodificador CI7447 (TTL)

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre que eu quero ver a pinagem do display eu coloco o multiteste em teste de diodo, ai uma ponteira eu coloco no pino comum, que no caso é o do meio (tem 5 pinos de um lado e 5 de outro.. O pino do meio de ambos os lados é o comum). E a outra ponteira eu vou colocando nos outros pinos, aí o segmento correspondente vai acender. Semelhante ao que o colega acima falou, mas eu coloco em teste de diodo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!