Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal...bom, é o seguinte, minha mae pediu pra mim consertar a maquina de lavar roupa (brastemp) dela, só que eu não faço a minima ideia como vou medir os componentes, pois tem uma cobertura (tipo uma massa, cola) anti-umidade cobrindo eles...

já ouvi falar que tem que cortar a cola, mas como vou saber qual componente pifou??? :muro:

se alguem já teve alguma experiencia com essas placas loucas aê me ajudem, pois eu não quero mandar pra fora, pagar sedex (ide e volta) e mais o conserto sendo que posso resolver isso....

muito obrigado a todos

:ahh:

Postado

Acho que vai ser mais barato ( e bem mais fácil ) pegar este modulo levar para uma assistência técnica ... pedir para testar e se estiver queimado comprar outro.

Agora se o preço for muito salgado, procure uma assitência "não autorizada" pois devem existir modulos compatíveis "genericos".

Quebrar esta capa de cola com certeza vai dar danificar algo dentro dele.

Postado

Ola Claos...infelizmente é caro uma placa nova e como eu disse fica caro também o conserto...mas existe um modo de tirar essa cola, pois no mercado livre tem muitos anuncios de consertos

Obrigado pela atencao, deus te abencoe :bye:

Postado

Oi Gustavo !

Esta capa é de epoxi ou resina, é muito dura parece uma pedra e é super inerte ( ou seja quase nada ataca o produto )

Talvez os caras usem a serra de metal para abrir ... posicionando em um ponto chave ( que não danifique nada ou muito pouco ), mas não acredito que tenha algum produto que dissolva isso.

Postado

Colega, se você tiver certeza que a placa esta com problema, você pode comprar uma nova ( + ou - 300,00 ) ou a base de troca, 80,00 aqui em campinas. A Troca é bastante fácil.

Apesar de serem bastante sensiveis a descargas eletricas, por isto é sempre bom desligar a tomada em temporais, pode ser outro problema.(você não disse o que esta acontecendo). já troquei varias, e um dos defeitos mais frequentes é do agitador bater so para um lado. Não tente consertar, pois provavelmente não vai conseguir e dai você não vai conseguir fazer a base de troca e vai ter de comprar uma nova.

Abraços

Postado

E aê Tuna...valeu aê pelo toke...

Mas o seguinte, você sabe me dizer c tem como tirar aquela cola por cima dos componentes???

E que eu sow bem fuçao e agora estou curioso para saber como remove....

Ahhh, e o problema é o seguinte, ela não bate a roupa :looka:

abraçaum aê irmão

Postado

Na primeira vez que mexi com estas placas fiquei curioso e furioso com esta tal massa. Deveria ser proibido usar esta cola. Imagine se a moda pega. Eu tambem sou fução, mas não consegui descobrir como eles fazem, pois nas recondicionadas eles tiram a cola, consertam a placa a a colocam de volta num serviço muito bem feito. Mas ela enche de agua? Chega no nivel de ligar e não liga? ou liga e faz algum barulho esquisito?

abraços

Postado

já tentaram eskentar essa cola até ela começar a derreter? aí quando ela começar a derreter tire ela?

pra falar a verdade, nunca vi essa cola de makina de lavar roupa, mass já vi umas em uns circuitos muito ###### de tirar... na maioria nada q uma faca não resolvesse (ir descolando ela beeeeeeem aos pokos, com ajuda de um martelinho...) OU eskentando com um mini-maçarico q eu tenho ... =P

não sei c é a mesmo cola.. masss

abraços!

Postado

Galera eu trabalhei com essas placas e sei que vai ser um saco você tira a cola normalmente as retificas sabem quais componentes dão maior problema e retiram só desse componente a cola pois sabem aonde ficam os componentes na placa, com calor que é retirado a cola derretendo-a, o que mais queima é um ci (não me lembro qual) de controle e também um regulador de tensão (também não sei qual o codigo), o problema mairo é conseguir retirar essa cola, aqui em são paulo a base de troca é de 50 a 80 reais acho bem mais fácil trocar pois é como já citaram se mexer e não consertar não vai conseguir a base de troca

Espero ter ajudado

Abraços :chicote:

Postado
Postado Originalmente por gzandomenico@30 de novembro de 2005, 23:00

Olá pessoal...bom, é o seguinte, minha mae pediu pra mim consertar a maquina de lavar roupa (brastemp) dela, só que eu não faço a minima ideia como vou medir os componentes, pois tem uma cobertura (tipo uma massa, cola) anti-umidade cobrindo eles...

já ouvi falar que tem que cortar a cola, mas como vou saber qual componente pifou??? :muro:

se alguem já teve alguma experiencia com essas placas loucas aê me ajudem, pois eu não quero mandar pra fora, pagar sedex (ide e volta) e mais o conserto sendo que posso resolver isso....

muito obrigado a todos

Qual é a marca da lavadora?

É eletrônica ou daquelas antigas?

Os testes básicos são verificar o cabo de alimentação, continuidade do motor, solenóides e suas peças que na sua maioria são trocadas. Agora para testes mais complexos é bom ter o diagrama.

:bandeira:

Postado

Olá pessoal...bem, a maquina é Brastemp destes modelos novos...

Tentei eskentar a cola com o ferro de solda, mas foi sem sucesso, ela não saiu.

Bom, vou fazer mais algumas experiencias aqui...

Obrigado a todos aí e se alguem descubrir algo sobre o assunto e puder me ajudar postem aê

• mês depois...
  • 3 meses depois...
  • mês depois...
Postado

"Acho que vai ser mais barato ( e bem mais fácil ) pegar este modulo levar para uma assistência técnica ... pedir para testar e se estiver queimado comprar outro."

Amigos, não fica mais barato não! As assistencias vendem por R$350,00 a placa controladora (Tira-manchas) da Brastemp. Consegui consertar a minha por R$75,00 aqui em BH.

Na verdade a máquina apresenta um grave e grosseiro erro de projeto. A amioria queima com menos de um ano de uso. Mal dimensionamento inclusive do dissipador de calor dos transistores (Triacs).

Não tiveram a coragem de fazer um Recall. Desrespeito com os consumidores!

E essa desculpa de que a resina é para proteger o circuito contra a umidade... Balelas!

Bastava acondicionar a placa de circuito em uma caixa vedada com guarnições de silicone e deixar os conectores externos à mostra.

A Brastemp deveria ter levado um baita processo. Se eu tivesse tempo, terei providenciado um. Depois de famosa, começa a fazer porcarias de alto custo para o consumidor.

A Brastemp Já não é mais uma Brastemp!

É um absurdo! Não compro mais dessa marca, pra mim já era!

PClock

Aqui vai uma dica. Mandem recondicionar sua placa controladora e peçam para aumentar a área dos dissipadores de calor (que de fábrica é mínima).

Outro caso: tenho uma máquina de lavar roupas da continental. Ela não dá nenhum defeito e aguenta horas a fio de uso ininterrupto. O únicos problemas:

- ela funciona sem água! Se esquecer de abrir a torneira e trabalha o ciclo completo sem interpretar que não existe água.

- se baixar a mangueira de dreno, a água da máquina escorret completamente. Não possui válvula de passagem nem um decente sensor de nível.

Qual o nome do engenheiro (ir)responsável pelo projeto?

A gente tem engolir cara tranqueira! #$%$%#

Amigos, acessei os sites indicados.

Estão vendo o que falei? De tanto defeito recorrente nessa linha de máquinas, criou-se um negócio rentável fazer manutenção nelas. Tudo por conta de um projeto porcaria de mal feito.

Abaixo a linha de lavadoras Brastemp Tira-manchas! Irresponsáveis!

• 3 semanas depois...
Postado

Opa! Demoro a responder.

O defeito apresentado é o mesmo da outra vez: não trabalha os ciclos completos e não centrifuga.

Já dá pra ver uma área escura (marron) dentro da resina indicando a queima de 2 transistores, os que foram substituídos da última vez. Não sei como remover a resina se não eu mesmo trocava os transístores por outros de maior potência e colocava dissipadores decentes também.

• 1 ano depois...
Postado

Bom dia amigo, você sabe como faço para trocar a placa , pois estou no Rio e aqui não conh~ço, será que eles mandam e recebem pelo correio, gostaria de informações ou telefone destas empresas que consertam ou trocam a placa.

grato

• 8 anos depois...
  • Coordenador
Postado

Colega @AEAALMEIDA, O esquema da placa eletrônica é difícil! O que você consegue é o esquema da máquina completa:

http://www.portaldoeletrodomestico.com.br/lavadoras.htm

Os fabricantes consideram a placa como descartáveis! Se o defeito não é mecânico? Então é eletrônico! "Troque a placa" é a única solução apresentada!...

Lógico, são recuperáveis desde que o defeito seja em componente "substituíveis" como Triac's, reles, capacitores, ou outros componentes comuns!...

Caso seja no processador, desista, compre uma placa nova!....

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...