Ir ao conteúdo

Proteção contra "Surtos" de Tensão em REDES!

Digão AMD

Posts recomendados

Postado

Salve galera!

Gostaria de saber, se algum dos meus caros amigos, poderia, ou melhor, saberia me dizer o que utilizar (circuito eletrônico) em matéria de proteção contra "surtos" de tensão na rede elétrica, que podem também, dependendo da sua amplitude, afetar o funcionamento de uma rede de PC`s. :blink:

Sei que parece estranho o meu pedido, mas é que ando sofrendo MUITO com problemas de surtos de tensão, que sinceramente não sei exatamente de onde vêm, pois aqui em Manaus, praticamente TODOS os DIAS tem muitos "relâmpagos e trovões" (sem exageros), e acontece que a minha rede no trabalho (comunicação em 4 vias) está praticamente sempre "queimando" o CI que é usado para amplificar o sinal da caixa comutadora para os respectivos terminais usados na rede(ADM485 - 8 pinos DIP), isso quando não queima também outros 485 usados em cada terminal (total de 6)!!! :ahh:

Ando levando um prejuízo relativamente "grande" com essas chuvas e sinceramente ando sem "noção" de como "proteger" (nem que uso meros fusistores na entrada como esses protetores de linha telefonica convencional, apesar destes so "protegerem 2 vias"), mas sinceramente gostaria de saber se alguém tem alguma "DICA" pra me ajudar! :joia:

Que seja um "simples" circuito, ou um "super" protetor, só preciso mesmo de ajuda dos amigos...

Lembrando que usar fusistores na entrada, pra mim, não é muito viável, até porque apresentam resistência como sabem, e isso impede "o trafego" de informações na respectiva rede dos PC`s.

Meu amigos, peço desculpas pelo "testamento", mas ando "cabisbaixo" com esta situacao que não deixa de me "perturbar" dia após dia.

Caso não entendam qualquer coisa, por favor, sintam-se a vontade em me questionar, que tentarei explicar mais detalhamente possivel.

Obrigado a todos pela atenção. :-BEER

Grande Abraço. :bandeira:

• Membro VIP
Postado

digam

Problemas com surtos são bem complicados, mas após a perfeita identificação do "caminho" percorrido fica mais fácil contornar esse pipino!

Não saco nada de rede, mas se o problema for nesse tipo de cabo(sinal), pode tá ocorrendo por indução, talvez!

Já tive problemas com queima de componentes em que o surto provinha tanto pelo cabo telefônico, quanto pela rede AC. As soluções serão diferentes em cada um.

Postado

Salve galera!!!

Meu caro amigo Meiraneto, td bem?! :-BEER

Poxa, esse problema esta me deixando bem chateado mesmo, alem do prejuizo que tomo sempre (todo dia praticamente) quando comeca a tempestade (muitos relampagos!) e que sempre queimam os mesmos componentes, no caso o CI ADM485 que citei.

De qualquer forma, MUITO OBRIGADO pela atenção ao meu Post meu amigo, fico grato mesmo, até porque quando muitos pensam que não estão ou vão ajudar em alguma coisa, por incrivel que pareca o X da questao pode estar em apenas uma palavra!

Mas como você citou bem, eu acredito tambem que o meu problema de "surtos" estejam ocorrendo mesmo por Indução magnética, e que como sabemos, qualquer Voltizinho a mais induzido no cabeamento da rede, pode mesmo destruir componentes, principalmente este que citei, de logica TTL e que é alimentado com meros 5VCC!

Penso eu, ou melhor, pergunto a você se poderia me dar alguma "dica" pra que no minimo eu possa "reduzir" um pouco desses prejuizos diarios que ando tendo, no caso com uma protecao que possa me ajudar eletronicamente.

Pois eu penso que, mesmo que o problema não seja apenas via "inducao", como tambem pela rede AC, acho que devemos ir por partes, primeiro tento resolver o que acredito que seja (que é a inducao magnetica) e depois, caso nada mude, partiria pra rede de energia (220VAC), e com certeza com o apoio seu e dos amigos que porventura queiram dar uma ajuda, fico mais seguro ainda.

É isso aí, desculpe pelo enorme texto, mas ele não esta nem na metade do tamanho da minha aflição diaria, desculpe! :joia:

Muito Obrigado mais uma vez meu caro. Qualquer ajuda será muito bem vinda sempre, pode acreditar. :-BEER

Paz e Sucesso.

Grande Abraço. :bandeira:

• 2 anos depois...
  • Membro VIP
Postado

Um bom aterramento, como já foi citado, nesses casos é indispensável. Você pode adquirir ou construir um desses filtros/protetores contra surto para proteger as possíveis vias de acesso de surtos à tua config. Veja ai um exemplo de um protetor que segura bem os surtos provenientes da rede elétrica, bem como da linha ethernet (RJ45)

ProteoEthernet.jpg

Consulte a Home-page desse fornecedor e constatará que eles tem proteção até para fio de varal... www.clamper.com.br

Contate-os via e-mail ou 0800. Colegas de fórum tem comprado direto da fábrica, se na sua cidade não os encontrar.

Abraço...

• 3 anos depois...
Postado

Com o advento da eletrônica, as impurezas em redes elétricas têm aumentando consideravelmente, visto que esses equipamentos são sensíveis a variações de tensão. Os surto de tensão, também chamado de transientes, ocorre muitas vezes com descargas atmosfera, que em redes elétricas, pode elevar a tensão para ordem de kv isso ocorre em período muito curto milissegundos, ocasionando series problemas em equipamentos eletrônico.

Uma boa proteção elétrica, como um bom aterramento e bem dimensionada, já garante uma boa proteção.

Pode também utilizar protetores contra surto em na rede elétrica, o que na identificação de surto, esses protetores canalizam a variação de tensão para o aterramento. Por isso para utilizar esses protetores contra surto, tem que garantir um bom aterramento e assegurar que ele suportara o aumento de potencial na hora do despejo dos protetores de surto.

Lembrando que as correntes de loop em aterramento são perigosas, e se algum equipamento estiver desprotegido, esse poderá sofrer danos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!